Início Questões de Concursos Desenho Instrucional Resolva questões de Desenho Instrucional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Desenho Instrucional Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q993400 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Se considerarmos a avaliação como um processo de emancipação e de promoção da aprendizagem, é correto afirmar que ✂️ a) é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. ✂️ b) desestimula a expressão de juízos pessoais dos alunos. ✂️ c) recompensa aprendizagens efêmeras. ✂️ d) favorece a especulação com a sorte ✂️ e) dificulta a prática de uma pedagogia da descoberta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q993399 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Referente às modalidades de avaliação da aprendizagem nos ambientes virtuais de aprendizagem, assinale a alternativa correta. ✂️ a) É um processo de finalização, momento que que se atribui notas ao desempenho dos participantes. ✂️ b) É normalmente construída pela avaliação somativa. ✂️ c) A avaliação somativa ocorre durante o processo de instrução e visa à recuperação de falhas na aprendizagem. ✂️ d) O feedback aos alunos não pode ser garantido, visto que os tutores não atuam presencialmente com os participantes. ✂️ e) É um processo que deve acompanhar toda a trajetória e ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q993395 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Considerando uma perspectiva construtivista acerca da aprendizagem e da relevância pedagógica do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) O uso de chats tornar-se-á propício à aprendizagem se respeitar o contrato de conversação a ser estabelecido no ambiente virtual. ✂️ b) A definição do nível de abertura de um AVA precisa levar em consideração aspectos relativos à promoção da autonomia do estudante, procurando-se dimensionar as atividades como estruturas no sentido piagetiano, que não reduzam as possibilidades de interação. ✂️ c) Além da aprendizagem COM a tecnologia, em que o aluno melhora seu rendimento intelectual, há a aprendizagem DA tecnologia, a partir da qual resulta um “resíduo cognitivo” obtido no processo de colaboração. ✂️ d) O erro nesse ambiente tem um caráter punitivo e inibidor, comprometendo a aprendizagem, mas auxilia o professor nas suas estratégias de mediação. ✂️ e) A construção de portfólios virtuais pelos estudantes deve levar em consideração que aquela produção passa a integrar a internet, local onde o estudante é um dos protagonistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q993398 | Pedagogia, O Papel da Afetividade na Aprendizagem, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019A respeito dos objetivos do domínio cognitivo, é correto afirmar que ✂️ a) envolvem, entre outros, o conhecimento factual e conceitual. ✂️ b) podem ser classificados em receptividade, valorização e organização. ✂️ c) abarcam a categoria denominada manipulação. ✂️ d) envolvem o desenvolvimento de novas ações para manipular objetos. ✂️ e) se apresentam em níveis do mais simples ao mais complexo, como da análise para a compreensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q993394 | Português, Morfologia, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Sérgio elaborou um material textual para a capacitação de seus colaboradores e seguiu alguns princípios na sua redação, objetivando orientar os estudos e evitar abordagens superficiais do tema abordado. Informe se é Adequado (A) ou Inadequado (I) os princípios estabelecidos por ele e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Utilizar a voz ativa verbal. ( ) Utilizar sequências de substantivos. ( ) Elaborar frases curtas. ( ) Colocar várias informações em uma mesma frase ✂️ a) I – A – I – A. ✂️ b) A – I – A – I. ✂️ c) A – A – A – I. ✂️ d) I – A – A – A. ✂️ e) I – A – A – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q993389 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019O Design Instrucional (DI) é uma área da Tecnologia Educacional definida como o estudo e a prática ética de facilitação de aprendizagem e melhoria do desempenho, por meio da criação, uso e gestão de processos e recursos tecnológicos apropriados. Ao fazermos uma retrospectiva sobre o DI, é correto afirmar que ✂️ a) na década de 40, do século passado, Bloom apresentou uma categorização dos objetivos educacionais, cognitivos e, mais tarde, dos afetivos. ✂️ b) na era considerada do “behaviorismo”, a preocupação em educação era com a tecnologia do ensino, a aplicação de princípios científicos às situações de ensino. ✂️ c) data da década de 90 do século passado o desenvolvimento do enfoque sistêmico tão difundido na tecnologia da educação. ✂️ d) Romiszowski é considerado o primeiro exemplo de profissional a ser chamado de Designer Instrucional. ✂️ e) atualmente, o DI tem como sua maior preocupação o produto e não o processo de ensino-aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q993406 | Gestão de Pessoas, Visão Geral da área de RH na organização, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019As empresas necessitam progredir quanto à aplicação da gestão da informação e da gestão do conhecimento em suas práticas de trabalho. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O pensamento complexo dissocia a gestão da informação da gestão do conhecimento. ✂️ b) Na gestão da informação, as pessoas são apenas as que projetam e não aquelas que manuseiam e utilizam os sistemas de informação. ✂️ c) A gestão do conhecimento amplia a sensação de incerteza dos funcionários, por isso deve ser orientada. ✂️ d) A gestão da informação é considerada uma nova área de estudos, que vem para auxiliar as mudanças do ambiente organizacional. ✂️ e) As empresas precisam ser orientadas por uma visão sistêmica de gestão e auto-organização, a fim de criar ambientes revolucionários e inovadores, e, concomitantemente, sustentar a complexidade que contribui para o desenvolvimento da atual sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q993396 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Para o desenvolvimento de competências, é importante que elas estejam previstas em plano de curso ou em um plano de trabalho. Sobre esse plano, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. É um documento de execução que, de acordo com seu nível de detalhes, pode ser denominado programa, projeto ou outro. II. Teoricamente, deve explicitar cada um dos passos a ser percorrido. III. É elaborado com base no conteúdo a ser desenvolvido. ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas II. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q993390 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019É possível considerar que há três tipos de Design Instrucional: fixo, aberto e contextualizado. Sobre o Design Instrucional aberto, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) Também é denominado Design on-the-fly ✂️ b) O Designer privilegia os processos mais do que os produtos da aprendizagem. ✂️ c) Esse tipo propõe uma aprendizagem mais flexível e dinâmica, por meio de um ambiente menos estruturado, com mais links, encaminhando às referências externas ✂️ d) É aquele cuja ação de planejar, desenvolver e aplicar situações didáticas específicas parte da intenção de incorporar, tanto na fase de concepção como durante a implementação, mecanismos de contextualização e flexibilização. ✂️ e) Implica menor qualidade de mídias devido à escassez de tempo necessário para produzi-las. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q993392 | Pedagogia, Ausubel e a Aprendizagem Significativa, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Considerando os estudos sobre a aprendizagem significativa, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A aprendizagem significativa ocorre quando o aluno percebe o conteúdo como relevante para seus objetivos. ✂️ b) É a aprendizagem que envolve mudança na organização do eu na percepção de si, sendo ameaçadora e com tendência a provocar resistência. ✂️ c) Essa perspectiva resgata o papel do professor como aquele que transmite o conhecimento, determina os objetivos e o ritmo para cada atividade proposta, além de fixar e avaliar os objetivos finais a serem alcançados. ✂️ d) Nessa aprendizagem, a independência, a criatividade e a autoconfiança são facilitadas quando são básicas a autocrítica e a autoavaliação, e de importância secundária a avaliação dos outros. ✂️ e) É a aprendizagem iniciada pelo próprio aluno e que envolve toda a sua pessoa, sentimentos e intelecto, sendo a mais abrangente e duradoura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q993403 | Pedagogia, A Elaboração do Projeto de Pesquisa Elementos Integrantes, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Lúcia desenvolveu um projeto para a capacitação de uma equipe de colaboradores e, considerando a aprendizagem em uma ótica andragógica, é necessário que ela tenha seguido as fases: ✂️ a) planificou o programa; planificou os métodos; aplicou o programa; avaliou os resultados e readignosticou a aprendizagem. ✂️ b) planificou o programa; aplicou o programa; avaliou os resultados e readignosticou a aprendizagem. ✂️ c) identificou as necessidades educativas em função dos objetivos do programa; planificou os métodos; aplicou o programa; avaliou os resultados e readignosticou a aprendizagem. ✂️ d) identificou as necessidades educativas em função dos objetivos do programa; planificou o programa; aplicou o programa e avaliou os resultados. ✂️ e) identificou as necessidades educativas em função dos objetivos do programa; planificou o programa; planificou os métodos; aplicou o programa; avaliou os resultados e readignosticou a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q993400 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Se considerarmos a avaliação como um processo de emancipação e de promoção da aprendizagem, é correto afirmar que ✂️ a) é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. ✂️ b) desestimula a expressão de juízos pessoais dos alunos. ✂️ c) recompensa aprendizagens efêmeras. ✂️ d) favorece a especulação com a sorte ✂️ e) dificulta a prática de uma pedagogia da descoberta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q993399 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Referente às modalidades de avaliação da aprendizagem nos ambientes virtuais de aprendizagem, assinale a alternativa correta. ✂️ a) É um processo de finalização, momento que que se atribui notas ao desempenho dos participantes. ✂️ b) É normalmente construída pela avaliação somativa. ✂️ c) A avaliação somativa ocorre durante o processo de instrução e visa à recuperação de falhas na aprendizagem. ✂️ d) O feedback aos alunos não pode ser garantido, visto que os tutores não atuam presencialmente com os participantes. ✂️ e) É um processo que deve acompanhar toda a trajetória e ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q993395 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Considerando uma perspectiva construtivista acerca da aprendizagem e da relevância pedagógica do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) O uso de chats tornar-se-á propício à aprendizagem se respeitar o contrato de conversação a ser estabelecido no ambiente virtual. ✂️ b) A definição do nível de abertura de um AVA precisa levar em consideração aspectos relativos à promoção da autonomia do estudante, procurando-se dimensionar as atividades como estruturas no sentido piagetiano, que não reduzam as possibilidades de interação. ✂️ c) Além da aprendizagem COM a tecnologia, em que o aluno melhora seu rendimento intelectual, há a aprendizagem DA tecnologia, a partir da qual resulta um “resíduo cognitivo” obtido no processo de colaboração. ✂️ d) O erro nesse ambiente tem um caráter punitivo e inibidor, comprometendo a aprendizagem, mas auxilia o professor nas suas estratégias de mediação. ✂️ e) A construção de portfólios virtuais pelos estudantes deve levar em consideração que aquela produção passa a integrar a internet, local onde o estudante é um dos protagonistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q993398 | Pedagogia, O Papel da Afetividade na Aprendizagem, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019A respeito dos objetivos do domínio cognitivo, é correto afirmar que ✂️ a) envolvem, entre outros, o conhecimento factual e conceitual. ✂️ b) podem ser classificados em receptividade, valorização e organização. ✂️ c) abarcam a categoria denominada manipulação. ✂️ d) envolvem o desenvolvimento de novas ações para manipular objetos. ✂️ e) se apresentam em níveis do mais simples ao mais complexo, como da análise para a compreensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q993394 | Português, Morfologia, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Sérgio elaborou um material textual para a capacitação de seus colaboradores e seguiu alguns princípios na sua redação, objetivando orientar os estudos e evitar abordagens superficiais do tema abordado. Informe se é Adequado (A) ou Inadequado (I) os princípios estabelecidos por ele e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Utilizar a voz ativa verbal. ( ) Utilizar sequências de substantivos. ( ) Elaborar frases curtas. ( ) Colocar várias informações em uma mesma frase ✂️ a) I – A – I – A. ✂️ b) A – I – A – I. ✂️ c) A – A – A – I. ✂️ d) I – A – A – A. ✂️ e) I – A – A – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q993389 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019O Design Instrucional (DI) é uma área da Tecnologia Educacional definida como o estudo e a prática ética de facilitação de aprendizagem e melhoria do desempenho, por meio da criação, uso e gestão de processos e recursos tecnológicos apropriados. Ao fazermos uma retrospectiva sobre o DI, é correto afirmar que ✂️ a) na década de 40, do século passado, Bloom apresentou uma categorização dos objetivos educacionais, cognitivos e, mais tarde, dos afetivos. ✂️ b) na era considerada do “behaviorismo”, a preocupação em educação era com a tecnologia do ensino, a aplicação de princípios científicos às situações de ensino. ✂️ c) data da década de 90 do século passado o desenvolvimento do enfoque sistêmico tão difundido na tecnologia da educação. ✂️ d) Romiszowski é considerado o primeiro exemplo de profissional a ser chamado de Designer Instrucional. ✂️ e) atualmente, o DI tem como sua maior preocupação o produto e não o processo de ensino-aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q993406 | Gestão de Pessoas, Visão Geral da área de RH na organização, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019As empresas necessitam progredir quanto à aplicação da gestão da informação e da gestão do conhecimento em suas práticas de trabalho. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O pensamento complexo dissocia a gestão da informação da gestão do conhecimento. ✂️ b) Na gestão da informação, as pessoas são apenas as que projetam e não aquelas que manuseiam e utilizam os sistemas de informação. ✂️ c) A gestão do conhecimento amplia a sensação de incerteza dos funcionários, por isso deve ser orientada. ✂️ d) A gestão da informação é considerada uma nova área de estudos, que vem para auxiliar as mudanças do ambiente organizacional. ✂️ e) As empresas precisam ser orientadas por uma visão sistêmica de gestão e auto-organização, a fim de criar ambientes revolucionários e inovadores, e, concomitantemente, sustentar a complexidade que contribui para o desenvolvimento da atual sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q993396 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Para o desenvolvimento de competências, é importante que elas estejam previstas em plano de curso ou em um plano de trabalho. Sobre esse plano, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. É um documento de execução que, de acordo com seu nível de detalhes, pode ser denominado programa, projeto ou outro. II. Teoricamente, deve explicitar cada um dos passos a ser percorrido. III. É elaborado com base no conteúdo a ser desenvolvido. ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas II. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q993390 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019É possível considerar que há três tipos de Design Instrucional: fixo, aberto e contextualizado. Sobre o Design Instrucional aberto, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) Também é denominado Design on-the-fly ✂️ b) O Designer privilegia os processos mais do que os produtos da aprendizagem. ✂️ c) Esse tipo propõe uma aprendizagem mais flexível e dinâmica, por meio de um ambiente menos estruturado, com mais links, encaminhando às referências externas ✂️ d) É aquele cuja ação de planejar, desenvolver e aplicar situações didáticas específicas parte da intenção de incorporar, tanto na fase de concepção como durante a implementação, mecanismos de contextualização e flexibilização. ✂️ e) Implica menor qualidade de mídias devido à escassez de tempo necessário para produzi-las. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q993392 | Pedagogia, Ausubel e a Aprendizagem Significativa, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Considerando os estudos sobre a aprendizagem significativa, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A aprendizagem significativa ocorre quando o aluno percebe o conteúdo como relevante para seus objetivos. ✂️ b) É a aprendizagem que envolve mudança na organização do eu na percepção de si, sendo ameaçadora e com tendência a provocar resistência. ✂️ c) Essa perspectiva resgata o papel do professor como aquele que transmite o conhecimento, determina os objetivos e o ritmo para cada atividade proposta, além de fixar e avaliar os objetivos finais a serem alcançados. ✂️ d) Nessa aprendizagem, a independência, a criatividade e a autoconfiança são facilitadas quando são básicas a autocrítica e a autoavaliação, e de importância secundária a avaliação dos outros. ✂️ e) É a aprendizagem iniciada pelo próprio aluno e que envolve toda a sua pessoa, sentimentos e intelecto, sendo a mais abrangente e duradoura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q993403 | Pedagogia, A Elaboração do Projeto de Pesquisa Elementos Integrantes, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019Lúcia desenvolveu um projeto para a capacitação de uma equipe de colaboradores e, considerando a aprendizagem em uma ótica andragógica, é necessário que ela tenha seguido as fases: ✂️ a) planificou o programa; planificou os métodos; aplicou o programa; avaliou os resultados e readignosticou a aprendizagem. ✂️ b) planificou o programa; aplicou o programa; avaliou os resultados e readignosticou a aprendizagem. ✂️ c) identificou as necessidades educativas em função dos objetivos do programa; planificou os métodos; aplicou o programa; avaliou os resultados e readignosticou a aprendizagem. ✂️ d) identificou as necessidades educativas em função dos objetivos do programa; planificou o programa; aplicou o programa e avaliou os resultados. ✂️ e) identificou as necessidades educativas em função dos objetivos do programa; planificou o programa; planificou os métodos; aplicou o programa; avaliou os resultados e readignosticou a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro