O Design Instrucional (DI) é uma área
da Tecnologia Educacional definida
como o estudo e a prática ética de
facilitação de aprendizagem e melhoria
do desempenho, por meio da criação,
uso e gestão de processos e recursos
tecnológicos apropriados. Ao fazermos
uma retrospectiva sobre o DI, é correto
afirmar que
✂️ a) na década de 40, do século passado,
Bloom apresentou uma categorização dos
objetivos educacionais, cognitivos e, mais
tarde, dos afetivos. ✂️ b) na era considerada do “behaviorismo”,
a preocupação em educação era com
a tecnologia do ensino, a aplicação de
princípios científicos às situações de
ensino. ✂️ c) data da década de 90 do século passado o
desenvolvimento do enfoque sistêmico tão
difundido na tecnologia da educação. ✂️ d) Romiszowski é considerado o primeiro
exemplo de profissional a ser chamado de
Designer Instrucional. ✂️ e) atualmente, o DI tem como sua maior
preocupação o produto e não o processo de
ensino-aprendizagem.