Questões de Concursos Desenvolvimento

Resolva questões de Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1038592 | Redes de Computadores, Protocolo, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) é um protocolo, sem estado, de nível de aplicação para sistemas de informação de hipertexto distribuídos e colaborativos. O HTTP permite que um emissor crie uma requisição condicional com um ou mais campos de cabeçalho de requisição que indicam uma pré-condição a ser testada antes de aplicar o método de requisição ao recurso de destino. Se a pré- -condição especificada não for atendida, o servidor não retorna o item requisitado. As requisições GET condicionais são o mecanismo mais eficiente para atualizações de cache HTTP. Pode-se usar um campo de cabeçalho nessas requisições condicionais para solicitar a transferência de um item sob a condição de ele ter sido atualizado desde uma data especificada.
Um exemplo de uso desse campo de cabeçalho é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1038593 | Segurança da Informação, Controles de Segurança, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Uma empresa está enfrentando dificuldades no gerenciamento de permissões de acesso aos seus sistemas internos. Alguns funcionários conseguem visualizar informações confidenciais que não são necessárias para suas funções, enquanto outros relatam dificuldades para acessar recursos essenciais. Para resolver isso, a equipe de TI decide implementar o modelo de Controle de Acesso Baseado em Papéis (Role-Based Access Control – RBAC).
No modelo de Controle de Acesso Baseado em Papéis (RBAC), como são atribuídas as permissões de acesso aos usuários?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1038594 | Engenharia de Software, Refatoração, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Uma fintech especializada em processamento de pagamentos enfrenta dificuldades na manutenção da API de transações financeiras. Tais dificuldades ocorrem devido ao crescimento desorganizado do código dessa API, que resulta em funções extensas, repetição de lógica e desafios na implementação de novas funcionalidades. Pequenos ajustes nesse código tornaram-se arriscados, pois qualquer alteração pode gerar efeitos colaterais inesperados, além de demandar um tempo excessivo da equipe para compreender trechos confusos e mal estruturados. Para resolver esse problema, o diretor de tecnologia propõe a adoção de práticas de refatoração.
Dado o problema enfrentado por essa fintech, a abordagem que se alinha ao conceito de refatoração para resolver essa situação é a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1038595 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Uma empresa especializada em desenvolvimento de software para gestão bancária enfrenta problemas frequentes com erros inesperados em seu sistema de processamento de empréstimos. Muitos desses erros ocorrem devido a entradas inválidas, falta de validação adequada e contratos mal definidos entre os módulos do sistema. Para garantir que os componentes do software se comuniquem corretamente e respeitem regras bem definidas, o arquiteto de software propõe a adoção da Programação por Contrato (Design by Contract – DbC).
Nesse contexto, o uso da Programação por Contrato (Design by Contract – DbC) é adequado pois ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1038571 | Estatística, Cálculo de Probabilidades, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Um banco implementou um sistema de detecção de fraudes para monitorar transações realizadas com seu cartão de crédito. O sistema utiliza modelos probabilísticos para identificar transações suspeitas, com base em padrões históricos.
Os analistas sabem que:
• Apenas 1% de todas as transações são fraudulentas.
• Quando uma transação é fraudulenta, o sistema a classifica como “suspeita” em 95% dos casos (taxa de acerto).
• Quando uma transação não é fraudulenta, o sistema ainda a classifica como “suspeita” em 5% dos casos (falso positivo).

Se o sistema classificou uma transação como suspeita, a probabilidade de ela realmente ser fraudulenta é de, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1038572 | Estatística, Modelos Lineares, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

O setor de Recursos Humanos de um banco está utilizando People Analytics para identificar padrões no desempenho dos funcionários e melhorar a alocação de talentos. Durante uma análise recente, a equipe utilizou dados de avaliações de desempenho (pontuações de 0 a 100) e correlacionou esses dados à quantidade de horas dedicadas a treinamentos no último semestre. J, membro da equipe, construiu um modelo de regressão linear para prever a pontuação de um funcionário na avaliação de desempenho (Y), em função do número de horas dedicadas a treinamentos no último semestre (X), obtendo o modelo a seguir.

Ŷ = 50 + 0,5 X
Ele verificou que o modelo atende a todas as premissas do modelo de regressão linear.
A pontuação esperada de um funcionário que dedicou 60 horas a treinamento no último semestre é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1038573 | Estatística, Cálculo de Probabilidades, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Um banco oferece para seus clientes um seguro residencial. Esse seguro cobre o segurado em caso de danos ao imóvel causados por incêndio, queda de raio, explosão ou queda de aeronaves. W, gerente desse banco, vendeu esse seguro para P e para Q. A probabilidade de P acionar o seguro é de 10%, e a de Q, 20%. O fato de P acionar o seguro é independente de Q ter acionado ou não o seguro.
A probabilidade de que o seguro não seja acionado nem por P e nem por Q é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1038574 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Sergipe, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

O texto a seguir apresenta uma descrição da vila de São Cristóvão, em Sergipe, feita pelo padre Gonçalo Soares da Franca, em 1724.

Jaz situada esta freguesia entre os dois Rios Vaza-barris e o de Sergipe, que faz barra na Cotinguiba. […] Todo o distrito da Cidade de Sergipe lhe pertencia, hoje pertence a Cotinguiba a paróquia de Nossa Senhora do Socorro, com quem pelo Norte parte a sobredita freguesia de Nossa Senhora da Vitória. Numera pessoas sete mil seiscentos e setenta e seis. Homens mil e seiscentos. Mulheres mil e oitocentos e cinquenta e seis. Criados vinte. Escravos quatro mil e duzentos.
FRANCA, 1724 apud MENEZES, W. História da capitania de Sergipe através de textos e documentos. Aracaju: Secretaria de Estado de Educação, do Esporte e da Cultura, 2021. p. 115. Adaptado.


A descrição feita por Gonçalo Soares da Franca aponta aspectos de uma sociedade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1038575 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Sergipe, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Considere o texto a seguir sobre a expansão urbana de Aracaju.

A cidade de Aracaju no início da década de 1940 possuía uma população urbana de cerca de 65.692 habitantes, representando […] 30,3% da população do estado de Sergipe, com uma taxa de crescimento entre os anos de 1940 e 1950 considerada alta […] Muito desse aumento populacional também ocorreu em virtude de correntes migratórias vindas do interior, em busca de emprego e melhores condições de vida […].
PÉROLA DANTAS BARROS, M. L. Um passeio pela Aracaju dos anos 1940. Boletim Historiar, v. 8, n. 1, p. 50, 2021.


A atividade econômica concentrada na capital que justifica o adensamento demográfico, no enquadramento histórico abordado, é o desenvolvimento da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1038576 | Arquitetura de Software, Padrões de Projeto Design Patterns, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

J é um desenvolvedor de uma empresa e foi incumbido de criar um novo sistema de arquivos. Esse sistema seguirá uma estrutura de árvore com pastas que podem conter arquivos ou outras pastas. Além disso, tanto as pastas como os arquivos compartilharão operações como copiar, mover e excluir.
A partir desse contexto, J lembrou que há um padrão de projeto que poderia ajudá-lo nessa tarefa, que é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1038577 | Arquitetura de Software, Padrões de Projeto Design Patterns, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

M desempenha o papel de líder de arquitetura de software em uma empresa. Percebeu, junto com sua equipe, a necessidade de desenvolver, em uma linguagem orientada a objetos, um esqueleto de um algoritmo, composto por um conjunto de passos na sua superclasse. A definição de alguns desses passos deverá ser postergada para as suas subclasses. Vale destacar que a estrutura do algoritmo, ou seja, a ordem, definida na superclasse, em que os passos serão executados não poderá ser mudada, podendo-se alterar, a partir das subclasses, o que será executado por alguns dos passos.
Nesse caso, o padrão de projeto utilizado por M e sua equipe é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1038578 | Programação, Javascript, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Um técnico bancário da área de desenvolvimento estava analisando um código desenvolvido em Javascript e se deparou com algumas linhas que usavam a seguinte estrutura:

<String>.prototype.isWellFormed()

Essa estrutura chama um método que verifica se uma determinada string
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1038579 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Em uma equipe de desenvolvimento que trabalha em um sistema bancário, os desenvolvedores estão enfrentando dificuldades em integrar o código que foi desenvolvido de maneira isolada por vários desenvolvedores. O código está sendo testado manualmente por cada desenvolvedor, mas há um grande atraso na detecção de erros e conflitos, resultando em muitos bugs, descobertos apenas nas fases mais avançadas do projeto. Com o aumento do número de desenvolvedores e a complexidade do sistema, a equipe decide adotar uma abordagem de Integração Contínua.
Ao tomar essa decisão, a equipe levou em conta que essa abordagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1038580 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Um banco deseja implementar um sistema de controle de contas bancárias utilizando herança para reutilizar código e organizar melhor as responsabilidades das classes. O código para implementação desse sistema é apresentado a seguir.

Classe ContaBancaria: Atributos: saldo Metodos: depositar(valor) sacar(valor) exibir_saldo()
Classe ContaCorrente herda ContaBancaria: Atributos: limite_cheque_especial Metodos: sacar(valor)
Classe ContaPoupanca herda ContaBancaria: Metodos: calcular_rendimento()

Com base nesse código, verifica-se que a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1038581 | Engenharia de Software, Teste de Software, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Um técnico bancário está aprofundando seus conhecimentos em testes de software, buscando identificar o mais adequado para avaliar o limite de capacidade do sistema e como ele se comporta sob pressão, considerando, inclusive, seu tempo de resposta e sua escalabilidade.
Nesse contexto, o técnico deve utilizar o teste de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1038582 | Engenharia de Software, Teste de Software, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

A equipe de suporte bancário foi designada para realizar o Teste de Integração entre os diferentes microsserviços que compõem um sistema bancário distribuído, como o gerenciamento de contas, o processamento de pagamentos e a autenticação de usuários. A comunicação entre os módulos do sistema é realizada por meio de APIs RESTful.
Nesse contexto, o Teste de Integração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1038583 | Engenharia de Software, Qualidade de Software, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

A prática de Garantia da Qualidade de Software visa garantir a qualidade de um software e envolve atividade realizada ao longo do seu ciclo de vida.
Sobre essa prática, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1038584 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Ao apresentar um projeto para sua equipe, um desenvolvedor percebeu que existiam dúvidas em relação a Análise e Projeto Orientado a Objetos, técnica usada por ele no projeto.
Ele explicou à equipe que essa técnica de desenvolvimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1038585 | Sistemas Operacionais, Kernel, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

O núcleo do sistema operacional, denominado kernel, é formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços às aplicações dos usuários e ao próprio sistema.
Para usar um serviço do sistema operacional, a aplicação do usuário aciona a respectiva rotina do kernel através da técnica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1038586 | Sistemas Operacionais, Gerência do Processador, Desenvolvimento, BANESE, CESGRANRIO, 2025

A gerência do processador adota uma política de escalonamento que define os critérios para determinar qual processo será escolhido para fazer uso do processador. As características de cada sistema operacional determinam os principais aspectos da implementação da política de escalonamento. Um problema crítico nos algoritmos de escalonamento é o bloqueio de processos por tempo indefinido, conhecido como estagnação (starvation).
A política de escalonamento de processos que pode provocar a estagnação é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.