Início Questões de Concursos Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile Resolva questões de Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q993427 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Para chegar a um nível de perfeição de um software, é necessário aplicar muitos testes, sendo que o teste de integração é um dos mais importantes. Considerando o exposto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica dos testes de integração de software. ✂️ a) Testar as dependências entre os componentes. ✂️ b) Testar as interfaces entre as unidades. ✂️ c) Simular módulos ainda não implementados que se comunicam ao módulo testado. ✂️ d) Testar conformidade com a especificação dos requisitos. ✂️ e) Realizar teste estrutural ou caixa-branca. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q993424 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos de Busca, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Formalmente, um algoritmo de busca é aquele que aceita um argumento e tenta encontrar o registro cuja chave seja igual ao argumento. Assim, analisando o seguinte passo a passo de um algoritmo de busca, é correto afirmar que se trata de um algoritmo 1. Defina que min= 1 e max = n. 2. Encontre a média de max e min, arredondando para baixo para que seja um inteiro. 3. Se você tiver adivinhado o número certo. Pare – Fim algoritmo! 4. Se o palpite foi muito baixo, defina o min como 1 a mais do que o palpite. 5. Se o palpite foi muito alto, defina o max como 1 a menos do que o palpite. 6. Volte ao passo dois. ✂️ a) busca sequencial. ✂️ b) busca binária. ✂️ c) busca por interpolação. ✂️ d) busca em árvore. ✂️ e) hash. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q993426 | Programação, JUnit, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Ao se pensar em testes unitários, já se pensa em Junit, pois ele é um framework simples para escrever testes repetíveis automatizados com suporte na linguagem de programação Java em que é possível criar testes para verificar funcionalidades de classes e seus métodos. O Junit trabalha basicamente com anotações (Annotations) que definem se um método é ou não de teste, se deve ser executado antes ou depois da classe, se deve ser ignorado e outras diversas funcionalidades. Assinale a alternativa que apresenta a anotação que, quando colocada antes do método, define que ele vai ser executado antes de cada caso de teste, para que, antes de um método, as variáveis possam ser inicializadas. ✂️ a) @BeforeClass ✂️ b) @After ✂️ c) @Before ✂️ d) @AfterClass ✂️ e) @Ignore Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q993433 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Compreender o ciclo de vida das views das aplicações é extremamente importante, sobretudo quando falamos de aplicações para dispositivos móveis. Sobre o ciclo de vida das aplicações iOS com Swift, assinale a alternativa que apresenta um método que é chamado toda vez que uma visão vai aparecer na tela, podendo ser chamado mais de uma vez, e é muito usado para acionar quaisquer operações que precisem ocorrer antes que a ViewController seja apresentada na tela, como atualizar os dados do usuário. ✂️ a) viewDidLoad() ✂️ b) viewDidAppear() ✂️ c) viewWillAppear() ✂️ d) viewWillLoad() ✂️ e) viewRestart() Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q993432 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Você está desenvolvendo um aplicando iOS usando Swift, que é uma agenda de controle de tarefas do funcionário do departamento de Tecnologia da Informação que presta o serviço de manutenção e suporte para os usuários da corporação. Nesse momento do desenvolvimento, é preciso fornecer uma maneira para nosso usuário sair da listagem de tarefas e ir para a tela de nova tarefa, ou seja, é necessário trabalhar com a navegação entre telas, pois o usuário precisa navegar entre a tela de listagem e a de nova tarefa, tanto a ida quanto a volta. Para isso, é necessário ter uma barra de navegação. Assinale a alternativa que apresenta o que você deve utilizar para implementar essa ação. ✂️ a) NavController ✂️ b) Navigation Jetpacks ✂️ c) Navigation Component ✂️ d) Navigation Controller ✂️ e) Routing Navigation Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q993425 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Os sistemas ainda são colocados em uso nos dias atuais pelo fato de que os softwares são pouco testados ou não o são. O problema é que os testes têm alto custo de tempo e dinheiro. Assim, uma boa solução são os testes automatizados, que são muito parecidos com o manual, porém são executados pela máquina. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta as três etapas fundamentais dos testes automatizados, respectivamente. ✂️ a) Montar o cenário, executar a ação e validar a saída. ✂️ b) Montar o cenário, avaliar a ação e executar a ação. ✂️ c) Definir requisitos, validar requisitos e implantar testes. ✂️ d) Analisar a situação, sintetizar a intervenção e avaliar a nova situação. ✂️ e) Analisar a situação, aplicar teste e avaliar o resultado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q993429 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Ao se falar em desenvolvimento de aplicações Android, fala-se em Activity, que é um componente de aplicação com um ciclo de vida específico. Quando o usuário acessa a aplicação, navega pelas opções, sai ou retorna para ela, as atividades que a compõem passam por uma série de estados do ciclo de vida. A Activity é uma das mais importantes classes de um aplicativo Android, pois gerencia a interface com o usuário, recebendo as requisições, tratando-as e processando-as. Supõese que, no desenvolvimento de uma aplicação mobile com Android, você precisa inserir dados para o carregamento de layouts e inicialização de operações que devem ser executadas somente uma vez. Assinale a alternativa que apresenta em qual método correspondente Activity você deve inserir essas operações. ✂️ a) onCreate() ✂️ b) onStart() ✂️ c) onInit() ✂️ d) onResume() ✂️ e) onRestart() Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q993430 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Ao desenvolver um aplicativo android, é possível utilizar layouts que a plataforma oferece de forma facilitada, pois, para usar os componentes, basta clicar sobre o desejado e arrastá-lo para a tela. Supondo que é necessário criar um longo formulário de entrada de dados do usuário e que será utilizado um dos layouts prontos da plataforma, qual é o layout mais indicado para esse caso? ✂️ a) Linear Layout. ✂️ b) Relative Layout. ✂️ c) Table Layout. ✂️ d) Tabs Layout. ✂️ e) Blank Layout. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q993434 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Com o swift no desenvolvimento para iOS, a Apple adotou novas características e capacidades para a linguagem de programação, como o uso de protocolos. Estes trabalham de uma maneira que visa estender a funcionalidade de uma classe ou estrutura existente. Um protocolo pode ser pensado como um escopo ou interface que define um conjunto de propriedades e métodos. Um dos protocolos mais utilizados nessa linguagem de programação é o que tem a capacidade de determinar quando dois objetos são iguais e, com extensões condicionais a esse protocolo, é possível fornecer funcionalidade específica para tipos específicos de objetos em conformidade com um protocolo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome desse protocolo. ✂️ a) Equatable. ✂️ b) CollectionType. ✂️ c) ViewController. ✂️ d) NSCoding. ✂️ e) MyDelegate. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q993423 | Programação, Linguagens de programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Ao se implementar programas de computador em Java, há possibilidade de ocorrerem erros imprevistos durante sua execução. Esses erros são conhecidos como exceções. Sabendo disso, considere que Márcio está fazendo uma operação em um banco de dados, porém essa operação dispara uma exceção de que o campo que ele está manipulando para inserir nesse banco está vazio, ou seja, acontece um NullPointerException. O problema, nesse caso, é a conexão com o banco de dados ficar aberta, o que não pode acontecer. Assim, assinale a alternativa que apresenta o bloco/código no qual deve ser inserida essa operação de fechamento da conexão com o banco de dados. ✂️ a) if ✂️ b) else ✂️ c) try ✂️ d) catch ✂️ e) finally Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q993428 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019A popularidade da prática do uso do Desenvolvimento Orientado a testes tem crescido cada vez mais entre os desenvolvedores, pelo fato de trazer diversas vantagens em diferentes áreas do software. A ideia é que, quando se começa pelo teste, escreve-se naturalmente um código que é mais fácil de ser testado. O código apresenta maior coesão, menos acoplamento, interface pública e precondições mais simples. Essas melhorias são apresentadas com o uso de TDD em ✂️ a) desempenho. ✂️ b) usabilidade. ✂️ c) legibilidade. ✂️ d) performance. ✂️ e) design de classes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q993435 | Programação, Linguagens de marcação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Uma das mudanças significativas que aconteceu com o surgimento da versão 5 é como a tarefa de escrever HTML ficou mais simples. Diversos pontos pequenos se tornaram opcionais ou desnecessários e o que antes era repetitivo deixou de ser parte da rotina. Como consequência, o código se tornou mais simples e fácil de se ler. Um ótimo exemplo disso é o Doctype do HTML5, a instrução que informa aos navegadores como ele deve processar o código HTML, que ficou bastante simples em relação aos seus antecessores. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a nova forma de escrever o Doctype no HTML5. ✂️ a) <!DOCTYPE html 5 version 1.8.1> ✂️ b) <!DOCTYPE html version 5> ✂️ c) <!DOCTYPE html version=5> ✂️ d) <!DOCTYPE html=5> ✂️ e) <!DOCTYPE html> Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q993422 | Programação, Linguagens de marcação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Um problema complicado de se lidar no desenvolvimento de aplicações web é o uso excessivo da tag div, que, por ser um elemento genérico, é utilizada para estruturar as páginas, desde o cabeçalho ao rodapé. O HTML5 traz novos elementos com tags mais semânticas e descritivas para alguns elementos clássicos que antes somente eram feitos por meio de divs. Supondo que Mateus precisa desenvolver um site para um escritório de advocacia, sendo necessário exibir informações importantes no cabeçalho e no rodapé, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as tags HTML5 corretas, que ele deve utilizar para esse fim. ✂️ a) Header e aside. ✂️ b) Footer e aside. ✂️ c) Footer e header. ✂️ d) Header e footer. ✂️ e) Section e nav. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q993431 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Para construir uma aplicação Android, é possível utilizar quatro tipos de componentes, cada qual com um propósito e ciclo de vida bem definidos. Assinale a alternativa que apresenta os componentes que são executados em segundo plano e que não dispõem de interface gráfica, além de terem como objetivo principal realizar tarefas que podem consumir muito tempo para executar, sem comprometer a interação do usuário. ✂️ a) Activities. ✂️ b) Services. ✂️ c) Content providers. ✂️ d) Broadcast receivers. ✂️ e) Routes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q993427 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Para chegar a um nível de perfeição de um software, é necessário aplicar muitos testes, sendo que o teste de integração é um dos mais importantes. Considerando o exposto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica dos testes de integração de software. ✂️ a) Testar as dependências entre os componentes. ✂️ b) Testar as interfaces entre as unidades. ✂️ c) Simular módulos ainda não implementados que se comunicam ao módulo testado. ✂️ d) Testar conformidade com a especificação dos requisitos. ✂️ e) Realizar teste estrutural ou caixa-branca. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q993424 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos de Busca, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Formalmente, um algoritmo de busca é aquele que aceita um argumento e tenta encontrar o registro cuja chave seja igual ao argumento. Assim, analisando o seguinte passo a passo de um algoritmo de busca, é correto afirmar que se trata de um algoritmo 1. Defina que min= 1 e max = n. 2. Encontre a média de max e min, arredondando para baixo para que seja um inteiro. 3. Se você tiver adivinhado o número certo. Pare – Fim algoritmo! 4. Se o palpite foi muito baixo, defina o min como 1 a mais do que o palpite. 5. Se o palpite foi muito alto, defina o max como 1 a menos do que o palpite. 6. Volte ao passo dois. ✂️ a) busca sequencial. ✂️ b) busca binária. ✂️ c) busca por interpolação. ✂️ d) busca em árvore. ✂️ e) hash. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q993426 | Programação, JUnit, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Ao se pensar em testes unitários, já se pensa em Junit, pois ele é um framework simples para escrever testes repetíveis automatizados com suporte na linguagem de programação Java em que é possível criar testes para verificar funcionalidades de classes e seus métodos. O Junit trabalha basicamente com anotações (Annotations) que definem se um método é ou não de teste, se deve ser executado antes ou depois da classe, se deve ser ignorado e outras diversas funcionalidades. Assinale a alternativa que apresenta a anotação que, quando colocada antes do método, define que ele vai ser executado antes de cada caso de teste, para que, antes de um método, as variáveis possam ser inicializadas. ✂️ a) @BeforeClass ✂️ b) @After ✂️ c) @Before ✂️ d) @AfterClass ✂️ e) @Ignore Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q993433 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Compreender o ciclo de vida das views das aplicações é extremamente importante, sobretudo quando falamos de aplicações para dispositivos móveis. Sobre o ciclo de vida das aplicações iOS com Swift, assinale a alternativa que apresenta um método que é chamado toda vez que uma visão vai aparecer na tela, podendo ser chamado mais de uma vez, e é muito usado para acionar quaisquer operações que precisem ocorrer antes que a ViewController seja apresentada na tela, como atualizar os dados do usuário. ✂️ a) viewDidLoad() ✂️ b) viewDidAppear() ✂️ c) viewWillAppear() ✂️ d) viewWillLoad() ✂️ e) viewRestart() Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q993432 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Você está desenvolvendo um aplicando iOS usando Swift, que é uma agenda de controle de tarefas do funcionário do departamento de Tecnologia da Informação que presta o serviço de manutenção e suporte para os usuários da corporação. Nesse momento do desenvolvimento, é preciso fornecer uma maneira para nosso usuário sair da listagem de tarefas e ir para a tela de nova tarefa, ou seja, é necessário trabalhar com a navegação entre telas, pois o usuário precisa navegar entre a tela de listagem e a de nova tarefa, tanto a ida quanto a volta. Para isso, é necessário ter uma barra de navegação. Assinale a alternativa que apresenta o que você deve utilizar para implementar essa ação. ✂️ a) NavController ✂️ b) Navigation Jetpacks ✂️ c) Navigation Component ✂️ d) Navigation Controller ✂️ e) Routing Navigation Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q993425 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Os sistemas ainda são colocados em uso nos dias atuais pelo fato de que os softwares são pouco testados ou não o são. O problema é que os testes têm alto custo de tempo e dinheiro. Assim, uma boa solução são os testes automatizados, que são muito parecidos com o manual, porém são executados pela máquina. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta as três etapas fundamentais dos testes automatizados, respectivamente. ✂️ a) Montar o cenário, executar a ação e validar a saída. ✂️ b) Montar o cenário, avaliar a ação e executar a ação. ✂️ c) Definir requisitos, validar requisitos e implantar testes. ✂️ d) Analisar a situação, sintetizar a intervenção e avaliar a nova situação. ✂️ e) Analisar a situação, aplicar teste e avaliar o resultado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q993429 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Ao se falar em desenvolvimento de aplicações Android, fala-se em Activity, que é um componente de aplicação com um ciclo de vida específico. Quando o usuário acessa a aplicação, navega pelas opções, sai ou retorna para ela, as atividades que a compõem passam por uma série de estados do ciclo de vida. A Activity é uma das mais importantes classes de um aplicativo Android, pois gerencia a interface com o usuário, recebendo as requisições, tratando-as e processando-as. Supõese que, no desenvolvimento de uma aplicação mobile com Android, você precisa inserir dados para o carregamento de layouts e inicialização de operações que devem ser executadas somente uma vez. Assinale a alternativa que apresenta em qual método correspondente Activity você deve inserir essas operações. ✂️ a) onCreate() ✂️ b) onStart() ✂️ c) onInit() ✂️ d) onResume() ✂️ e) onRestart() Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q993430 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Ao desenvolver um aplicativo android, é possível utilizar layouts que a plataforma oferece de forma facilitada, pois, para usar os componentes, basta clicar sobre o desejado e arrastá-lo para a tela. Supondo que é necessário criar um longo formulário de entrada de dados do usuário e que será utilizado um dos layouts prontos da plataforma, qual é o layout mais indicado para esse caso? ✂️ a) Linear Layout. ✂️ b) Relative Layout. ✂️ c) Table Layout. ✂️ d) Tabs Layout. ✂️ e) Blank Layout. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q993434 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Com o swift no desenvolvimento para iOS, a Apple adotou novas características e capacidades para a linguagem de programação, como o uso de protocolos. Estes trabalham de uma maneira que visa estender a funcionalidade de uma classe ou estrutura existente. Um protocolo pode ser pensado como um escopo ou interface que define um conjunto de propriedades e métodos. Um dos protocolos mais utilizados nessa linguagem de programação é o que tem a capacidade de determinar quando dois objetos são iguais e, com extensões condicionais a esse protocolo, é possível fornecer funcionalidade específica para tipos específicos de objetos em conformidade com um protocolo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome desse protocolo. ✂️ a) Equatable. ✂️ b) CollectionType. ✂️ c) ViewController. ✂️ d) NSCoding. ✂️ e) MyDelegate. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q993423 | Programação, Linguagens de programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Ao se implementar programas de computador em Java, há possibilidade de ocorrerem erros imprevistos durante sua execução. Esses erros são conhecidos como exceções. Sabendo disso, considere que Márcio está fazendo uma operação em um banco de dados, porém essa operação dispara uma exceção de que o campo que ele está manipulando para inserir nesse banco está vazio, ou seja, acontece um NullPointerException. O problema, nesse caso, é a conexão com o banco de dados ficar aberta, o que não pode acontecer. Assim, assinale a alternativa que apresenta o bloco/código no qual deve ser inserida essa operação de fechamento da conexão com o banco de dados. ✂️ a) if ✂️ b) else ✂️ c) try ✂️ d) catch ✂️ e) finally Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q993428 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019A popularidade da prática do uso do Desenvolvimento Orientado a testes tem crescido cada vez mais entre os desenvolvedores, pelo fato de trazer diversas vantagens em diferentes áreas do software. A ideia é que, quando se começa pelo teste, escreve-se naturalmente um código que é mais fácil de ser testado. O código apresenta maior coesão, menos acoplamento, interface pública e precondições mais simples. Essas melhorias são apresentadas com o uso de TDD em ✂️ a) desempenho. ✂️ b) usabilidade. ✂️ c) legibilidade. ✂️ d) performance. ✂️ e) design de classes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q993435 | Programação, Linguagens de marcação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Uma das mudanças significativas que aconteceu com o surgimento da versão 5 é como a tarefa de escrever HTML ficou mais simples. Diversos pontos pequenos se tornaram opcionais ou desnecessários e o que antes era repetitivo deixou de ser parte da rotina. Como consequência, o código se tornou mais simples e fácil de se ler. Um ótimo exemplo disso é o Doctype do HTML5, a instrução que informa aos navegadores como ele deve processar o código HTML, que ficou bastante simples em relação aos seus antecessores. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a nova forma de escrever o Doctype no HTML5. ✂️ a) <!DOCTYPE html 5 version 1.8.1> ✂️ b) <!DOCTYPE html version 5> ✂️ c) <!DOCTYPE html version=5> ✂️ d) <!DOCTYPE html=5> ✂️ e) <!DOCTYPE html> Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q993422 | Programação, Linguagens de marcação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Um problema complicado de se lidar no desenvolvimento de aplicações web é o uso excessivo da tag div, que, por ser um elemento genérico, é utilizada para estruturar as páginas, desde o cabeçalho ao rodapé. O HTML5 traz novos elementos com tags mais semânticas e descritivas para alguns elementos clássicos que antes somente eram feitos por meio de divs. Supondo que Mateus precisa desenvolver um site para um escritório de advocacia, sendo necessário exibir informações importantes no cabeçalho e no rodapé, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as tags HTML5 corretas, que ele deve utilizar para esse fim. ✂️ a) Header e aside. ✂️ b) Footer e aside. ✂️ c) Footer e header. ✂️ d) Header e footer. ✂️ e) Section e nav. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q993431 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019Para construir uma aplicação Android, é possível utilizar quatro tipos de componentes, cada qual com um propósito e ciclo de vida bem definidos. Assinale a alternativa que apresenta os componentes que são executados em segundo plano e que não dispõem de interface gráfica, além de terem como objetivo principal realizar tarefas que podem consumir muito tempo para executar, sem comprometer a interação do usuário. ✂️ a) Activities. ✂️ b) Services. ✂️ c) Content providers. ✂️ d) Broadcast receivers. ✂️ e) Routes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro