Questões de Concursos Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais

Resolva questões de Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1059849 | Engenharia Eletrônica, Eletrônica Analógica Na Engenharia Eletrônica, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Sobre os amplificadores usados em aplicações de RF, sabe-se que são divididos nas classes A, B, AB e C, de acordo com a porção do sinal de entrada que coloca os transistores do amplificador em condução.

Considerando um amplificador da classe C, seu ângulo de condução
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1059850 | Engenharia Eletrônica, Eletrônica Analógica Na Engenharia Eletrônica, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

A escolha da classe do amplificador a ser utilizado depende dos requisitos da sua respectiva aplicação em RF. Alguns fenômenos, conhecidos como distorções, podem ser amenizados quando do emprego de determinada classe de amplificador.

Sobre as distorções do sinal em RF, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Distorção harmônica é a geração de harmônicos da frequência do sinal de entrada no sinal de saída.
( ) A distorção de frequência ocorre quando o amplificador responde da mesma forma a diferentes frequências do sinal de entrada.
( ) Os amplificadores da classe AB corrigem a distorção de crossover, um fenômeno que surge quando os dois transistores entram na região de corte devido ao módulo do sinal de entrada não superar o módulo da tensão de polarização da junção baseemissor do transistor.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1059851 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Em circuitos transmissores e receptores de RF, é muito comum a utilização de um misturador para converter a frequência de sinais.

Sobre esse típico componente de circuitos RF, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em sistemas de edição de áudio, a mistura de duas faixas sonoras, de modo que sejam ouvidas simultaneamente, é um exemplo de mistura de sinais típico de um misturador.
( ) Um misturador é sempre um circuito com um componente não-linear, que produz frequências soma e diferença dos sinais de entrada.
( ) Em circuitos transmissores é comum usar a frequência diferença para converter “para cima” a portadora a uma frequência mais elevada.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1059852 | Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Um receptor super-heteródino é aquele que envolve um misturador para converter frequências dos sinais RF a partir das frequências soma e diferença com um oscilador local.

Com relação a esse receptor, analise as afirmativas a seguir.

I. A escolha adequada da frequência da seção de FI fixa, envolve, principalmente, minimizar a interferência e otimizar a seletividade do receptor.
II. Em projetos de receptores, é comum selecionar uma frequência acima da mais alta frequência de sinal transmitida, como frequência intermediária fixa.
III. Seu maior benefício é possibilitar uma seção de frequência intermediária de sintonia fixa, sintonizada diretamente na fábrica.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1059853 | Engenharia de Telecomunicações, Projetos de Sistemas de Radio, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Nas últimas décadas, as pesquisas sobre o rádio definido por software permitiram diversas inovações nas comunicações móveis, tais como o LTE e o Wi-Fi.

Acerca dessa tecnologia, analise as afirmativas a seguir.

I. O desempenho do rádio não é mais relacionado exclusivamente ao desempenho de seus componentes analógicos, uma vez que o processamento dos sinais foi transferido para o domínio digital.
II. O rádio definido por software permite projetos mais flexíveis, uma vez que os componentes típicos de sistemas rádio, tais como misturadores e filtros, podem ser implementados via software.
III. Não é possível suportar novos padrões de comunicação sem substituir o hardware do equipamento rádio.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1059854 | Engenharia Eletrônica, Engenharia de Áudio e Telecomunicações, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Sobre o processo de conversão de frequências em sistemas de tecnologia RF, analise as afirmativas a seguir.

I. Na saída dos misturadores, geralmente deseja-se eliminar via filtragem as componentes da frequência do sinal original, seus harmônicos e sua soma, no caso dos circuitos transmissores.
II.Os elementos chaveadores que realizam o processo de conversão de frequências podem ser implementados com diodos ou transistores.
III. Os misturadores podem ser dos tipos simples, balanceado ou balanceado duplo, caso utilizem um, dois ou quatro elementos chaveadores, respectivamente.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1059855 | Engenharia Eletrônica, Eletrônica Analógica Na Engenharia Eletrônica, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

O principal objetivo durante o projeto de amplificadores de RF é alcançar o máximo ganho de potência dentro de uma margem calculável de estabilidade.

Sobre a estabilidade de amplificadores de RF, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Um amplificador estável é aquele que é livre de oscilações indesejáveis, isto é, não produzirá sinais por si só, exceto no caso de ruídos.
( ) O fator de estabilidade de Linvill é um importante indicador de estabilidade do amplificador, tomado com ambas portas de entrada e saída do amplificador em circuito aberto.
( ) Amplificadores de RF são menos sujeitos a oscilações indesejáveis do que amplificadores de áudio, devido a frequências de operação maiores.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1059856 | Engenharia Elétrica, Acionamentos e Controles Elétricos, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Uma Ponte H recebe como entrada dois sinais digitais PWM, denominados, A e B, que alimentam os terminais de um motor DC, sendo que um deles sempre está em nível lógico 0. Em uma determinada configuração, o sinal A está 40% do tempo em nível lógico 1 e o motor gira no sentido horário.

Em outra configuração, o sinal B está 40% do tempo em nível lógico 0 e, portanto, girando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1059857 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Com relação à interface GPIB, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma interface paralela, utilizada em equipamentos de teste e que possibilita a interconexão de apenas dois equipamentos, um controlador (master) e um subordinado (slave).
II. Foi uma interface bastante utilizada, porém, mais recentemente, acabou sendo substituída por outras interfaces com melhor desempenho como a USB.
III. Também conhecida como IEEE-488, essa interface permite a conexão de vários equipamentos a um mesmo barramento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1049938 | Eletrônica, Análise de Circuitos, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Ao utilizar um osciloscópio para visualizar um sinal de tensão triangular em seu circuito, um engenheiro configurou o equipamento da seguinte forma: acoplamento AC, modo automático, escala vertical de 1V/div, escala horizontal de 1ms/div e atenuação da ponta de prova 10x.

Ao realizar a medida, ele se deparou com um sinal que não ficava fixo na tela do osciloscópio, ou seja, a forma de onda apresentada na tela não estava sincronizada, pois formas de onda sucessivas eram disparadas em pontos distintos da forma de onda.

Para corrigir esse problema o engenheiro deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1049939 | Engenharia de Telecomunicações, Arv Analisador de Rede Vetorial, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Para o projeto de um sistema RF, um engenheiro encomendou um filtro RF passa-banda de uma empresa terceirizada.

Tendo em vista a necessidade de o engenheiro realizar a validação do protótipo do filtro a ser recebido, assinale a opção que indica o equipamento o mais adequado para a execução de tal validação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1049940 | Engenharia de Telecomunicações, Espectro, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Ao testar um sistema de transmissão em RF em desenvolvimento no laboratório, o engenheiro responsável percebeu que, de forma intermitente, esse sistema interferia no funcionamento de outros sistemas RF do laboratório, os quais operavam em frequências diferentes da qual o sistema em teste foi projetado para operar.

Com o intuito de compreender melhor o problema, o engenheiro executou os seguintes passos:

• desconectou a antena de transmissão do sistema em teste, a qual estava ligada no estágio de saída;
• com o uso dos atenuadores e conector necessários, ligou o estágio de saída do sistema em teste a um determinado instrumento;
• a partir do uso do referido instrumento, efetuou medições no sistema em teste para verificar se estava emitindo radiação eletromagnética fora da faixa especificada.

O instrumento utilizado pelo engenheiro para realizar as medições mencionadas é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1049941 | Eletrotécnica, Equipamentos e Componentes, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Com relação ao osciloscópio, analise as afirmativas a seguir.

I. No osciloscópio, excluindo-se o modo matemático presente em alguns equipamentos, o sinal apresentado em tela é sempre uma tensão (eixo vertical) em relação ao tempo (eixo horizontal).
II. O ajuste da escala vertical afeta apenas a visualização do sinal na tela do osciloscópio, não afetando a captação do sinal.
III. Para medir o offset (nível médio) de uma senoide com o osciloscópio, deve ser utilizado o modo de acoplamento DC.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1049942 | Engenharia Eletrônica, Sistemas Embarcados, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Como requisito de um projeto com um microcontrolador alimentado com 5V, deve ser utilizada uma única porta de 8 bits para ler uma matriz de 8 teclas e acionar uma matriz com 8 LEDs, de forma que cada vez que uma tecla for acionada o respectivo LED deve mudar de estado (ON/OFF).

Com relação a esse requisito, supondo que as portas suportem a corrente dos LEDs e subentendendo a utilização de resistores, caso necessário, analise as afirmativas a seguir.

I. Não é possível, pois o acionamento das teclas vai interferir com os LEDs.
II. As portas devem atuar como saída para acionar os LEDs e como entrada para ler o estado das chaves.
III. Não é possível utilizar uma única porta como entrada e saída na mesma aplicação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1049943 | Engenharia Eletrônica, Sistemas Embarcados, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Relacione os conceitos sobre a arquitetura interna básica de um microcontrolador às suas respectivas definições.

1. Acumulador
2. Unidade de deslocamento
3. Unidade de Lógica e Aritmética
4. Program Counter (PC)
( ) Componente fundamental para o funcionamento do microprocessador, pois integra as funções: somador, subtrator, operadores AND, OR e XOR, incrementador e decrementador.
( ) Um registrador especial dedicado às operações envolvendo a ULA, pois recebe os resultados das operações deste outro componente.
( ) Registrador que guarda a posição da memória que aponta para a instrução do programa atualmente em execução, e que é incrementado para que o microprocessador avance para a próxima instrução a ser executada.
( ) Componente que contém um registrador capaz de realizar um deslocamento de bits à esquerda ou à direita ou então não realizar deslocamento nenhum.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1049944 | Engenharia Eletrônica, Eletrônica Digital Na Engenharia Eletrônica, Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais, INPE, FGV, 2024

Um software de desenvolvimento para a configuração de um FPGA requer um arquivo de restrições. Uma das principais funções desse arquivo, necessária para compatibilizar a configuração ao projeto do layout da placa de circuito, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.