Questões de Concursos Desenvolvimento de Pessoas Tarde

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1Q1053952 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Entre as teorias sobre liderança e seus respectivos processos, a literatura ressalta que “a linguagem emergente é da política e o discurso atual consiste em alianças, equipes, delegação de poderes e espaço para iniciativa”. Contudo, essa característica contemporânea foi antecedida por paradigmas denominados industriais e da sociedade do conhecimento. Relacione adequadamente os paradigmas às suas respectivas características.

1. Paradigma industrial.
2. Paradigma do conhecimento.

( ) Estrutura virtual e flexível.
( ) Previsibilidades / Estabilidades.
( ) Manutenção do status.
( ) Imprevisibilidade / Instabilidade.
( ) Flexibilidade e adaptabilidade a novas posições.

A sequência está correta em
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2Q1053953 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Segundo do dicionário Michaelis (2020), a motivação pode ser definida como a “série de fatores que atuam num indivíduo, determinando-lhe o comportamento”. Além disso, há algumas teorias que pretendem explicar as nossas motivações sem serem concorrentes entre si, complementando, na verdade, o conhecimento sobre a motivação dos comportamentos humanos. Entre as teorias motivacionais, se encontra a teoria do instinto. Segundo a teoria do instinto, os comportamentos são:
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3Q1053954 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A motivação para realização é um construto que pode ser considerado central nas teorias sobre motivação. A motivação para realização consiste em:

I. Desejo de realização significativa.
II. Desejo de dominar habilidades ou ideias.
III. Desejo de controlar e de alcançar um alto padrão.
IV. Boa imagem própria e que as pessoas tenham essa mesma percepção.

Está correto o que se afirma em
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4Q1053955 | Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Um dos temas fundamentais e que rememorou com a pandemia de Covid-19 foi o de associação entre pertencimento e motivação no trabalho, principalmente em decorrência do teletrabalho, popularmente abordado como home office. Muito dessa associação se modificou devido ao distanciamento e ao isolamento social, ocasionando um fenômeno denominado “dor social”. Sobre a dor social, nota-se que as pessoas possuem diferentes formas de reagir a ela. Entre tais formas, é correto afirmar que as pessoas:
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5Q1053956 | Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Em 13 de outubro de 2021, o jornal “El País” apresentou a matéria “Frustração e depressão na volta ao escritório”, a qual aponta, com referência ao Relatório Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde (OMS), que distúrbios psicológicos se multiplicam após a Covid-19 e se tornam mais visíveis no mundo do trabalho. A menção dessa reportagem evidencia um indicador claro do quão necessário será oferecer, no ambiente de trabalho, assistência à saúde mental visando qualidade de vida; além de consolidar a concepção de que o trabalho não pode ser compreendido como obrigação em troca de seus salários. Sobre as características que eclodem no mundo do trabalho, antes e após a pandemia, analise as afirmativas a seguir.

I. O ambiente onde as pessoas trabalham tem influência direta sobre sua a saúde e, consequentemente, sobre o quanto elas conseguem, de fato, realizar as suas atividades.
II. O ambiente excludente, que ignora ou mesmo promove assédios a seus funcionários, tende a desencadear queda em seu desempenho e pode iniciar ou agravar problemas psicológicos como depressão e ansiedade.
III. O ambiente que promove o desenvolvimento de trabalhos em times faz com que a motivação das pessoas para a realização das tarefas difíceis seja aumentada, assim como a perseverança e o engajamento.
IV. O ambiente amigável e com espaços e horários para a interação entre as pessoas que ali convivem pode ser mais uma motivação para engajamento dos colaboradores em suas atividades e para que se sintam satisfeitos.

Está correto o que se afirma em
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6Q1053957 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O processo da avaliação de desempenho na gestão de equipes é capaz de gerar um movimento de integração entre os trabalhadores. Por meio da gestão de desempenho, no contexto da Administração Pública, por exemplo, um servidor pode ser integrado aos desafios propostos na pactuação de metas por equipe de trabalho. No contexto da Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde-MS, mesmo com avanços, ainda se constata enfrentamento de desafios frente ao processo de gestão de desempenho de equipes. Explicita corretamente um desafio de gestão de desempenho enfrentado pelo MS:
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7Q1053958 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O trabalho em equipe é explicitado quando os objetivos de uma tarefa são conhecidos, ao contribuírem, responsável e entusiasticamente, para a realização da tarefa e ao se apoiarem mutuamente. Essa característica evidencia o ciclo de vida e os estágios de desenvolvimento de uma equipe. Os estágios típicos na evolução de uma equipe são:
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8Q1053959 | Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“O bem-estar subjetivo é uma dimensão positiva da saúde. É considerado, simultaneamente, um conceito complexo, que integra uma dimensão cognitiva e uma dimensão afetiva, e um campo de estudo que abrange outros grandes conceitos e domínios de estudo como são a qualidade de vida.”
(GALINHA, Iolanda; RIBEIRO, J. L. História e evolução do conceito de bem-estar subjectivo. Psicologia, saúde & doenças, v. 6, n. 2. P. 203-214, 2005.)

Considerando o trecho, é correto afirmar que:
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9Q1053960 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Entre as discussões sobre o trabalho em equipe estão as equipes com empowerment, que consideram a motivação dos membros como a principal ferramenta para serem bem sucedidas. Na concepção das equipes com empowerment, os membros que a integram se sentem mais motivados e fortalecidos, quando:
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10Q1053961 | Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“(...) Isabel Aranda, membro do Conselho de Psicologia de Madri (Espanha), afirma que o aumento de 20% nas consultas se mantém, mas, com a volta ao escritório, o problema a ser tratado mudou. ‘Agora é a frustração em vez da fadiga da pandemia. Para muitas pessoas, o teletrabalho significou uma melhora da qualidade de vida. E, de repente, elas foram obrigadas a voltar ao escritório, inclusive em cifras anteriores à pandemia. Isso está gerando muita frustração e mal-estar’.”
(Jornal El País, 13 de outubro de 2021.)

O trecho remete a importância dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Sobre esses programas, assinale a alternativa correta.
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11Q1053962 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“As organizações públicas possuem certas características que as diferenciam das organizações privadas, a busca pela qualidade deve levar em consideração estas especificidades, enquanto a iniciativa privada é conduzida pela autonomia, as públicas são regidas pela supremacia do interesse público, pelos princípios da legalidade e da eficiência; deve tratar a todos de maneira igual, enquanto as empresas podem segmentar o mercado, estabelecendo preferências no tratamento dos clientes.”
(Aragão-Júnior, 2016. P. 29.)

A busca por qualidade no serviço público se associa diversos programas; entre eles, o Programa Nacional de Desburocratização (PND) de 1979. Sobre tal Programa, assinale a afirmativa correta.
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12Q1053963 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Entre os métodos e ferramentas para a gestão da qualidade, a literatura cita o “Diagrama de Causa e Efeito” ou o “Diagrama de Ishikawa”. Trata-se de uma ferramenta gráfica que possibilita estabelecer as causas de determinada falha, os relacionamentos entre um efeito e uma causa potencial. Neste diagrama, as causas são organizadas por categorias e semelhanças, facilitando, assim, a atuação de modo específico. Porém, requer algumas etapas para a sua elaboração. Assinale a sequência correta de elaboração do Diagrama de Causa e Efeito.
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13Q1053964 | Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Um dos temas caros à gestão de pessoas é o estresse; sobretudo, por implicar as temáticas relativas à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Entre as teorias de estresse há a de Hans Selye, que denominou a resposta adaptativa do corpo ao estresse de Síndrome de Adaptação Geral (SAG), por envolver em três fases de adaptação. Sobre a SAG, assinale a afirmativa correta.
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14Q1053965 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O tema “Competência e Liderança” ganhou notabilidade na década de 1980, em um contexto de alto desemprego e busca crescente de competitividade. A noção de competência envolve a capacidade de combinar recursos incorporados à pessoa e recursos presentes no meio. Na linha mais preocupada com resultados efetivos da competência, destaca-se a concepção de este conceito abranger características subjacentes ao indivíduo que o levem a resultados efetivos e/ou a uma performance superior no trabalho. Na referida linha, a literatura destaca 21 competências de Boyatzis, que estão dimensionadas em:
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15Q1053966 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Uma importante contribuição à gestão por competência é dada por Moscovici, que afirma que ela pode ser analisada sob o prisma da competência técnica e da competência interpessoal, que são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Sobre a competência interpessoal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A percepção e a habilidade são componentes de relevância capital para a competência interpessoal.
( ) As dimensões “saber”, “saber fazer” e “saber agir” são interrelacionadas e podem, inclusive, se confundir no contexto organizacional.
( ) O desenvolvimento de competências agrega valor às pessoas, embora não traga benefícios à organização por condicioná-la aos desejos das pessoas.
( ) O “saber agir” refere-se a habilidades ancoradas no desenvolvimento de práticas e na consciência da ação tomada, o que visa emprego adequado de conhecimentos e atitudes.
( ) A percepção consiste em uma visão acurada da situação interpessoal, enquanto a habilidade engloba, dentre outros aspectos, flexibilidade perceptiva e comportamental.

A sequência está correta em
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16Q1053967 | Administração Pública, Eficiência, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“A própria Constituição reconhece a diferença entre eficiência e eficácia. É o que fica patente com a leitura do Art. 74, que trata de um sistema de controle interno integrado entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, inciso II: “comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, (...) a Constituição reconhece a distinção entre conceitos em um artigo e não o faz em outro. Tal hipótese seria completamente absurda. Nessa seara, pode-se concluir que a CF, ao tratar do Princípio da Eficiência, não faz menção à eficácia, nem tampouco à efetividade. (...) Já a redação da EC 19 se deu em outra realidade. O que se buscava era a modernização da Administração Pública. Uma mudança de paradigmas do modelo burocrático, que se preocupava principalmente com meios, para o modelo gerencial, com ênfase em resultados. A introdução do Princípio da Eficiência significou um norte, um estímulo, uma indicação de caminho para a Administração Pública. Ela não se satisfazia somente com o controle, ela queria resultados.”
(Castro, 2006, p. 7-8. Adaptado.)

Considerando o trecho, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas. I. “Uma administração eficiente é aquela que prioriza a otimização dos resultados e cujos objetivos são alcançados de maneira hábil, usando o mínimo possível de recursos.”
II. “Esse processo faz com que uma equipe se envolva diretamente com as metas e objetivos da organização em direção ao alcance dos resultados.”

Assinale a alternativa correta.
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17Q1053968 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Um importante conceito para aplicabilidade da administração de conflitos e tomada de decisão se refere à afiliação. Tal conceito é importante, pois:
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18Q1053969 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep/Cogep/SAA/SE/MS), a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde desenvolveu uma metodologia de pactuação de metas por equipes de trabalho, que vem sendo implementada nas unidades de avaliação. Entre as técnicas adotadas pela coordenação na pactuação de metas é a Matriz de Competência e Vontade, que tem como objetivo considerar o perfil:
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19Q1053970 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A atual política de gestão de desempenho de equipes do Ministério da Saúde menciona que a abordagem do processo de gestão passa a buscar o engajamento dos trabalhadores na melhoria da qualidade dos serviços prestados por esse MS aos usuários do Sistema Único da Saúde (SUS). Para isso, emprega o ciclo de gestão de desempenho tendo em conta contextos de trabalho e fatores contingenciais. Assinale, a seguir, a sequência correta das etapas do ciclo de gestão de desempenho.
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20Q1053971 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O papel do líder na gestão do desempenho das equipes é fundamental em todas as etapas, inclusive na gestão pública. Neste contexto, compete às lideranças:
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