Questões de Concursos Designer Resolva questões de Designer comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Designer Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q727571 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Acerca de softwares gráficos para uso profissional em design, julgue os itens de 61 a 84. O Adobe Dreamweaver é um aplicativo para criação e desenvolvimento de websites compatível com as codificações HTML, JavaScript, PHP, entre outras, mas que não oferece suporte para CSS. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q727573 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Quanto às noções de HTML e CSS e às técnicas de web design, julgue os próximos itens. As imagens rasterizadas para uso em páginas web devem ser convertidas para modo de cor CMYK e possuir alta resolução para permitir ampliações em dispositivos de alta definição sem perda de qualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q727567 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Quanto às noções de HTML e CSS e às técnicas de web design, julgue os próximos itens. Responsive web design é um conceito que orienta o desenvolvimento de páginas web de carregamento rápido específicas para uso em dispositivos móveis. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q727577 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Com relação à arte final, à produção gráfica e a processos de impressão e acabamento, julgue os itens seguintes. Os papéis revestidos possuem uma camada superficial, composta principalmente de minerais e cola, que lhes confere pouca porosidade, tornando-os adequados à impressão de alta qualidade e elevada lineatura de retícula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q727749 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Acerca de softwares gráficos para uso profissional em design, julgue os itens de 61 a 84. Antes de criar um novo documento em branco no Adobe Illustrator CC, é possível modificar suas predefinições, tais como quantidade de pranchetas, altura e largura das pranchetas, modo de cores, fontes e parágrafo padrão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q728275 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVNo Rio de Janeiro, onde se localiza a sede da Funarte, os programas mais comumente utilizados são: ✂️ a) Corel Draw, Adobe Indesign e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Macromedia Freehand e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Macromedia Flash para sites na Internet ✂️ b) Corel Draw, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Adobe Indesign e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Macromedia Flash para sites na Internet. ✂️ c) Adobe Illustrator, Macromedia Freehand e Corel Draw para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Adobe Indesign e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Adobe Illustrator para sites na Internet. ✂️ d) Adobe Illustrator, Corel Draw e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Macromedia Dreamweaver e Adobe Indesign para layout de impressos paginados; e Macromedia Flash e Microsoft Frontpage para sites na Internet. ✂️ e) Macromedia Fireworks, Corel Draw e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker e Adobe Indesign para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Adobe Acrobat para sites na Internet. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q728080 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVSão extensões de arquivos de imagem bitmap: ✂️ a) TIF, GIF, CDR. ✂️ b) EPS, JPG, GIF. ✂️ c) TIF, AI, EPS. ✂️ d) JPG, CDR, AI. ✂️ e) GIF, EPS, CDR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q728452 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVEm Layout: o design da página impressa, o Art Nouveau é caracterizado pelo autor como um prelúdio à emergência do design gráfico, não sendo incluído nesse campo em sua periodização. A principal argumentação utilizada para sua qualificação como "prelúdio" - e que é comum em outras obras que tratam desse período sob o ponto de vista do design - é a de que: ✂️ a) a maioria dos impressos projetados pelos adeptos do movimento era reproduzida por litografia, um processo que, por seu aspecto artesanal, invalida tais produções como efetivamente pertencentes à esfera do design gráfico. ✂️ b) os projetos típicos do período possuem pontos em comum com o campo do design gráfico – inclusive no que concerne ao uso de ornamentos, mesmo que de forma excessiva –, mas sua produção se caracterizava por processos de impressão artesanais. ✂️ c) a maior parte dos adeptos do Art Nouveau era composta por artistas, o que caracteriza tal produção como mais pertencente à esfera da arte do que ao campo do design gráfico – e isso se reflete no próprio layout dos impressos do período. ✂️ d) tais projetos não se ajustam aos quatro aspectos que caracterizam o design gráfico, conforme estabelecidos em outra obra que consta na bibliografia sugerida neste concurso. ✂️ e) ainda que o autor ressalve que a decoração é uma influência persistente na comunicação visual, o decorativismo – ou seja, o privilégio dado aos elementos ornamentais e seu excesso nos layouts – não se coaduna com o design gráfico, argumento que evidencia a influência do paradigma funcionalista no enfoque adotado no texto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q728431 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVAnalise as afirmativas que se seguem: I. A escala Europa se aplica à reflexão da luz pelo papel. Por isso, é adequada para o controle das cores nas impressões em policromias. II. A escala RGB se aplica às cores emitidas diretamente pelas ondas luminosas. Por isso, é adequada para aplicações de layout em monitores. III. Pantone é uma marca registrada, e seus padrões se destinam ao controle de impressões com menos de quatro tintas ou em cores impossíveis de serem obtidas pelo uso da escala Europa. Assinale: ✂️ a) se apenas a alternativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a alternativa II estiver correta. ✂️ c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as alternativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q728046 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVO livro Design no Brasil: origens e instalação tornou-se um marco bibliográfico ao ser lançado, em 1997, porque evidenciou uma revisão historiográfica no design brasileiro, que, por sua vez, refletiu discussões paradigmáticas sobre a atividade no mundo todo. Essa revisão foi provocada principalmente porque: ✂️ a) a autora mostra que a escolha do Rio de Janeiro como sede da primeira escola de design de nível superior no país, quando a transferência da capital para Brasília já permitia um processo de descentralização e interiorização do parque industrial brasileiro, retardou por décadas a efetiva inserção do design como ferramenta do processo produtivo, com a reprodução de modelos paradigmáticos viciados por práticas ultrapassadas, adotadas desde o Estado Novo. ✂️ b) a autora demonstra que a instalação da escola pelo Governo Federal não levou em conta as práticas projetuais já desenvolvidas no parque industrial brasileiro, especialmente na área da comunicação visual, preterindo-as em nome das diretrizes traçadas pelos ideólogos da Escola de Chicago e da Escola de Ulm – adequadas aos países centrais, mas descontextualizadas da realidade dos países periféricos. ✂️ c) a autora mostra que, ao privilegiar a escolha de artistas e outros agentes ligados à área cultural para a elaboração do projeto pedagógico da nova escola, em detrimento de técnicos e outros agentes efetivamente envolvidos na produção industrial, a criação da escola representou o marco histórico da inserção do design no país como atividade de criação individual, e não como etapa projetual da produção. ✂️ d) a autora evidencia a aplicação acrítica do modelo paradigmático racionalista da Escola de Ulm na criação da primeira escola de design de nível superior no país, em detrimento do desenvolvimento de alternativas originais e autóctones, e sua reprodução contínua por meio da endogenia de professores e sua influência nos demais cursos criados a partir de então. ✂️ e) a autora mostra que a escolha do Rio de Janeiro como sede da nova escola, calcada nos moldes da política desenvolvimentista então adotada no país, não levou em conta a proeminência do parque industrial paulista e o surto industrial que já se evidenciava na região sul, dificultando e mesmo inviabilizando a adoção efetiva do design como item de modernização da economia brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q728318 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVEspecialmente a partir dos anos 1980, o design gráfico passou a vivenciar uma crise de seus paradigmas. No cenário dos países centrais do Ocidente, alguns dos designers cujos projetos são comumente citados para indicar tais transformações são: ✂️ a) Neville Brody, David Carson e Peter Saville, em contraposição a Walter Gropius, Ian Tschichold e Adrian Frutiger - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. ✂️ b) Rudy Vanderlans, David Carson e Adrian Frutiger, em contraposição a Walter Gropius, Ian Tschichold e Joseph Albers - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. ✂️ c) Wolfgang Weingart, Neville Brody e David Carson, em contraposição a Peter Saville, Zuzana Licko e Walter Gropius - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. ✂️ d) Neville Brody, Peter Saville e Zuzana Licko, em contraposição a Joseph Albers, Tomás Maldonado e Wolfgang Weingart - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. ✂️ e) Joseph Albers, David Carson e Adrian Frutiger, em contraposição a Rudy Vanderlans, Tomás Maldonado e Walter Gropius - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q728515 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVNa definição das dimensões de um impresso, caso a variável custo seja preponderante na decisão, os seguintes elementos da matriz de impressão devem, de maneira geral, ser levados em conta para o cálculo do aproveitamento do papel: ✂️ a) as margens laterais, da tira de cor, de controle da lineatura, de sangramento e da perda do refile. ✂️ b) a área útil de impressão (definida pelas margens laterais e da pinça, já embutida aí a tira de cor), as margens para as marcas de impressão (corte, dobras, serrilhados, etc.) e margens de sangramento, caso o layout os preveja. ✂️ c) as áreas de impressão lipófila e hidrófila, sendo subtraídas da área lipófila as margens laterais, da pinça, dos sangramentos e da tira de cor. ✂️ d) a área útil de impressão (definida pelas margens laterais, da tira de cor e do controle da lineatura), margens para as marcas de impressão (corte, dobras, serrilhados, etc.) e margens de sangramento, caso o layout os preveja. ✂️ e) a área de impressão lipófila (margens laterais, da pinça, da tira de cor, de controle da lineatura e de sangramento), com desconto da área hidrófila e da perda do refile. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q727670 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Com relação à arte final, à produção gráfica e a processos de impressão e acabamento, julgue os itens seguintes. O processo offset é uma tecnologia de impressão indireta que utiliza chapas metálicas como formas e se baseia no princípio da repulsão entre água e gordura para separar as áreas de grafismo e contragrafismo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q727983 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVNo parque gráfico brasileiro, o formato de fábrica de papel mais comum para o processo de impressão de folhetos e cartazes, excetuando-se as bobinas, que deve ser tomado como padrão em caso de cálculo para um formato final econômico do impresso é: ✂️ a) o formato 2B, que mede 66cm x 96cm. ✂️ b) o formato 2A, que mede 76cm x 112cm. ✂️ c) o formato A4, que mede 21cm x 29,7cm. ✂️ d) o formato americanão, que mede 89cm x 119cm. ✂️ e) o formato 2A, que mede 66cm x 96cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q728485 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVAssinale afirmativa incorreta. ✂️ a) Apesar do desenvolvimento de novos estudos acerca da percepção e da linguagem, a Teoria da Gestalt continua sendo a principal referência para a projetação em design gráfico, no que concerne a esses aspectos. Tal se deve ao fato de que ela identifica princípios simples – as chamadas "leis", como as de semelhança, proximidade, fechamento, figura e fundo – que orientam a disposição dos elementos visuais de maneira a facilitar a rápida decodificação do layout pelo usuário. ✂️ b) Entre as relações apontadas pela Teoria da Gestalt que possibilitarão o agrupamento das partes da imagem na percepção visual, estão a proximidade, a semelhança, a pregnância, a boa continuidade, e o fechamento. ✂️ c) As chamadas "leis" da Gestalt, baseadas em pesquisas científicas desenvolvidas no início do século XX – incluindo experimentos práticos com indivíduos –, mapeiam, de forma sintética, princípios de percepção próprios da natureza humana e que devem ser respeitados na organização dos layouts, permitindo a eficiência da comunicação a partir dos próprios instintos perceptivos do homem. ✂️ d) A Teoria da Gestalt parte de duas constatações, quais sejam: a percepção humana se dá pelo "todo", e não pelas partes isoladas; e, para formar o "todo", o observador tende a agrupar os elementos em grupos que interagem entre si. ✂️ e) O termo "gestalt", de difícil tradução, significa "forma", "imagem", "todo", embutindo a noção de que qualquer conformação visual consiste numa relação de forças entre seus elementos, na qual cada um deles interfere na percepção do outro e todos formam um conjunto comum que não equivale à sua simples soma, já que o sentido individual de cada elemento é alterado justamente pelas demais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q728427 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVAssinale a alternativa que reúne nomes da história da tipografia que se tornaram expressivos por terem produzido famílias tipográficas típicas da época de cada um. ✂️ a) Le Corbusier, Peter Saville e Zuzana Licko ✂️ b) Aloísio Magalhães, David Carson e Piet Mondrian ✂️ c) Herb Lubalin, Le Corbusier e Piet Mondrian ✂️ d) Adrian Frutiger, Claude Garamond e Zuzana Licko ✂️ e) Adrian Frutiger, David Carson e Neville Brody Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q728249 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVAnalise as afirmativas que se seguem, todas relativas ao sistema de grade (ou malha, ou "grid"): I. Trata-se de uma ferramenta projetual que agiliza a projetação de layouts para impressos paginados e pode assegurar a unidade formal concomitantemente à pluralidade de soluções aplicadas às páginas. II. Trata-se de um recurso técnico que pode garantir a harmonia, o equilíbrio e a unidade da solução de layout, sendo seu uso essencial para qualquer projeto que busque a eficiência comunicacional aliada à coerência formal. III. Trata-se de um recurso herdado ainda da estética clássica, especialmente da pintura e da arquitetura renascentistas, adequado para impressos com layouts que busquem sobriedade e rápida comunicação, estando hoje praticamente em desuso, exceto em projetos de design informacional. Assinale: ✂️ a) se apenas a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as alternativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q633300 | Informática, Designer, CFA, IADESRuby on Rails é um framework gratuito que promete aumentar a velocidade e a facilidade no desenvolvimento de sites orientados a banco de dados, uma vez que é possível criar aplicações com base em estruturas pré-definidas. Em relação ao Rails (RoR), assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Foi construído na linguagem Ruby. ✂️ b) Suas aplicações são desenvolvidas com base no padrão de projetos MVC (Model View-Controller) ✂️ c) É considerado um framework completo, pois surgiu de um único framework. ✂️ d) É altamente escalável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q727746 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Acerca de softwares gráficos para uso profissional em design, julgue os itens de 61 a 84. O Adobe Acrobat Pro possui ferramentas de produção que permitem definir as configurações de arquivo para fluxo de trabalho de reprodução gráfica de alta qualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q728220 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVO termo "mancha gráfica" se refere: ✂️ a) à área estabelecida pelo centro ótico da superfície projetual. ✂️ b) à área definida pelas margens da página e onde se concentram os elementos visuais, exceto aqueles "sangrados". ✂️ c) à área ocupada na página pelos elementos "sangrados", rompendo com a grade-padrão. ✂️ d) à área ocupada pelos elementos visuais de maior peso no layout. ✂️ e) à área ocupada pelos elementos que disputam com o centro ótico a atenção do leitor, estabelecendo uma tensão perceptiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q727571 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Acerca de softwares gráficos para uso profissional em design, julgue os itens de 61 a 84. O Adobe Dreamweaver é um aplicativo para criação e desenvolvimento de websites compatível com as codificações HTML, JavaScript, PHP, entre outras, mas que não oferece suporte para CSS. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q727573 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Quanto às noções de HTML e CSS e às técnicas de web design, julgue os próximos itens. As imagens rasterizadas para uso em páginas web devem ser convertidas para modo de cor CMYK e possuir alta resolução para permitir ampliações em dispositivos de alta definição sem perda de qualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q727567 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Quanto às noções de HTML e CSS e às técnicas de web design, julgue os próximos itens. Responsive web design é um conceito que orienta o desenvolvimento de páginas web de carregamento rápido específicas para uso em dispositivos móveis. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q727577 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Com relação à arte final, à produção gráfica e a processos de impressão e acabamento, julgue os itens seguintes. Os papéis revestidos possuem uma camada superficial, composta principalmente de minerais e cola, que lhes confere pouca porosidade, tornando-os adequados à impressão de alta qualidade e elevada lineatura de retícula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q727749 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Acerca de softwares gráficos para uso profissional em design, julgue os itens de 61 a 84. Antes de criar um novo documento em branco no Adobe Illustrator CC, é possível modificar suas predefinições, tais como quantidade de pranchetas, altura e largura das pranchetas, modo de cores, fontes e parágrafo padrão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q728275 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVNo Rio de Janeiro, onde se localiza a sede da Funarte, os programas mais comumente utilizados são: ✂️ a) Corel Draw, Adobe Indesign e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Macromedia Freehand e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Macromedia Flash para sites na Internet ✂️ b) Corel Draw, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Adobe Indesign e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Macromedia Flash para sites na Internet. ✂️ c) Adobe Illustrator, Macromedia Freehand e Corel Draw para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Adobe Indesign e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Adobe Illustrator para sites na Internet. ✂️ d) Adobe Illustrator, Corel Draw e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Macromedia Dreamweaver e Adobe Indesign para layout de impressos paginados; e Macromedia Flash e Microsoft Frontpage para sites na Internet. ✂️ e) Macromedia Fireworks, Corel Draw e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker e Adobe Indesign para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Adobe Acrobat para sites na Internet. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q728080 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVSão extensões de arquivos de imagem bitmap: ✂️ a) TIF, GIF, CDR. ✂️ b) EPS, JPG, GIF. ✂️ c) TIF, AI, EPS. ✂️ d) JPG, CDR, AI. ✂️ e) GIF, EPS, CDR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q728452 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVEm Layout: o design da página impressa, o Art Nouveau é caracterizado pelo autor como um prelúdio à emergência do design gráfico, não sendo incluído nesse campo em sua periodização. A principal argumentação utilizada para sua qualificação como "prelúdio" - e que é comum em outras obras que tratam desse período sob o ponto de vista do design - é a de que: ✂️ a) a maioria dos impressos projetados pelos adeptos do movimento era reproduzida por litografia, um processo que, por seu aspecto artesanal, invalida tais produções como efetivamente pertencentes à esfera do design gráfico. ✂️ b) os projetos típicos do período possuem pontos em comum com o campo do design gráfico – inclusive no que concerne ao uso de ornamentos, mesmo que de forma excessiva –, mas sua produção se caracterizava por processos de impressão artesanais. ✂️ c) a maior parte dos adeptos do Art Nouveau era composta por artistas, o que caracteriza tal produção como mais pertencente à esfera da arte do que ao campo do design gráfico – e isso se reflete no próprio layout dos impressos do período. ✂️ d) tais projetos não se ajustam aos quatro aspectos que caracterizam o design gráfico, conforme estabelecidos em outra obra que consta na bibliografia sugerida neste concurso. ✂️ e) ainda que o autor ressalve que a decoração é uma influência persistente na comunicação visual, o decorativismo – ou seja, o privilégio dado aos elementos ornamentais e seu excesso nos layouts – não se coaduna com o design gráfico, argumento que evidencia a influência do paradigma funcionalista no enfoque adotado no texto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q728431 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVAnalise as afirmativas que se seguem: I. A escala Europa se aplica à reflexão da luz pelo papel. Por isso, é adequada para o controle das cores nas impressões em policromias. II. A escala RGB se aplica às cores emitidas diretamente pelas ondas luminosas. Por isso, é adequada para aplicações de layout em monitores. III. Pantone é uma marca registrada, e seus padrões se destinam ao controle de impressões com menos de quatro tintas ou em cores impossíveis de serem obtidas pelo uso da escala Europa. Assinale: ✂️ a) se apenas a alternativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a alternativa II estiver correta. ✂️ c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as alternativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q728046 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVO livro Design no Brasil: origens e instalação tornou-se um marco bibliográfico ao ser lançado, em 1997, porque evidenciou uma revisão historiográfica no design brasileiro, que, por sua vez, refletiu discussões paradigmáticas sobre a atividade no mundo todo. Essa revisão foi provocada principalmente porque: ✂️ a) a autora mostra que a escolha do Rio de Janeiro como sede da primeira escola de design de nível superior no país, quando a transferência da capital para Brasília já permitia um processo de descentralização e interiorização do parque industrial brasileiro, retardou por décadas a efetiva inserção do design como ferramenta do processo produtivo, com a reprodução de modelos paradigmáticos viciados por práticas ultrapassadas, adotadas desde o Estado Novo. ✂️ b) a autora demonstra que a instalação da escola pelo Governo Federal não levou em conta as práticas projetuais já desenvolvidas no parque industrial brasileiro, especialmente na área da comunicação visual, preterindo-as em nome das diretrizes traçadas pelos ideólogos da Escola de Chicago e da Escola de Ulm – adequadas aos países centrais, mas descontextualizadas da realidade dos países periféricos. ✂️ c) a autora mostra que, ao privilegiar a escolha de artistas e outros agentes ligados à área cultural para a elaboração do projeto pedagógico da nova escola, em detrimento de técnicos e outros agentes efetivamente envolvidos na produção industrial, a criação da escola representou o marco histórico da inserção do design no país como atividade de criação individual, e não como etapa projetual da produção. ✂️ d) a autora evidencia a aplicação acrítica do modelo paradigmático racionalista da Escola de Ulm na criação da primeira escola de design de nível superior no país, em detrimento do desenvolvimento de alternativas originais e autóctones, e sua reprodução contínua por meio da endogenia de professores e sua influência nos demais cursos criados a partir de então. ✂️ e) a autora mostra que a escolha do Rio de Janeiro como sede da nova escola, calcada nos moldes da política desenvolvimentista então adotada no país, não levou em conta a proeminência do parque industrial paulista e o surto industrial que já se evidenciava na região sul, dificultando e mesmo inviabilizando a adoção efetiva do design como item de modernização da economia brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q728318 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVEspecialmente a partir dos anos 1980, o design gráfico passou a vivenciar uma crise de seus paradigmas. No cenário dos países centrais do Ocidente, alguns dos designers cujos projetos são comumente citados para indicar tais transformações são: ✂️ a) Neville Brody, David Carson e Peter Saville, em contraposição a Walter Gropius, Ian Tschichold e Adrian Frutiger - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. ✂️ b) Rudy Vanderlans, David Carson e Adrian Frutiger, em contraposição a Walter Gropius, Ian Tschichold e Joseph Albers - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. ✂️ c) Wolfgang Weingart, Neville Brody e David Carson, em contraposição a Peter Saville, Zuzana Licko e Walter Gropius - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. ✂️ d) Neville Brody, Peter Saville e Zuzana Licko, em contraposição a Joseph Albers, Tomás Maldonado e Wolfgang Weingart - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. ✂️ e) Joseph Albers, David Carson e Adrian Frutiger, em contraposição a Rudy Vanderlans, Tomás Maldonado e Walter Gropius - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q728515 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVNa definição das dimensões de um impresso, caso a variável custo seja preponderante na decisão, os seguintes elementos da matriz de impressão devem, de maneira geral, ser levados em conta para o cálculo do aproveitamento do papel: ✂️ a) as margens laterais, da tira de cor, de controle da lineatura, de sangramento e da perda do refile. ✂️ b) a área útil de impressão (definida pelas margens laterais e da pinça, já embutida aí a tira de cor), as margens para as marcas de impressão (corte, dobras, serrilhados, etc.) e margens de sangramento, caso o layout os preveja. ✂️ c) as áreas de impressão lipófila e hidrófila, sendo subtraídas da área lipófila as margens laterais, da pinça, dos sangramentos e da tira de cor. ✂️ d) a área útil de impressão (definida pelas margens laterais, da tira de cor e do controle da lineatura), margens para as marcas de impressão (corte, dobras, serrilhados, etc.) e margens de sangramento, caso o layout os preveja. ✂️ e) a área de impressão lipófila (margens laterais, da pinça, da tira de cor, de controle da lineatura e de sangramento), com desconto da área hidrófila e da perda do refile. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q727670 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Com relação à arte final, à produção gráfica e a processos de impressão e acabamento, julgue os itens seguintes. O processo offset é uma tecnologia de impressão indireta que utiliza chapas metálicas como formas e se baseia no princípio da repulsão entre água e gordura para separar as áreas de grafismo e contragrafismo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q727983 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVNo parque gráfico brasileiro, o formato de fábrica de papel mais comum para o processo de impressão de folhetos e cartazes, excetuando-se as bobinas, que deve ser tomado como padrão em caso de cálculo para um formato final econômico do impresso é: ✂️ a) o formato 2B, que mede 66cm x 96cm. ✂️ b) o formato 2A, que mede 76cm x 112cm. ✂️ c) o formato A4, que mede 21cm x 29,7cm. ✂️ d) o formato americanão, que mede 89cm x 119cm. ✂️ e) o formato 2A, que mede 66cm x 96cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q728485 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVAssinale afirmativa incorreta. ✂️ a) Apesar do desenvolvimento de novos estudos acerca da percepção e da linguagem, a Teoria da Gestalt continua sendo a principal referência para a projetação em design gráfico, no que concerne a esses aspectos. Tal se deve ao fato de que ela identifica princípios simples – as chamadas "leis", como as de semelhança, proximidade, fechamento, figura e fundo – que orientam a disposição dos elementos visuais de maneira a facilitar a rápida decodificação do layout pelo usuário. ✂️ b) Entre as relações apontadas pela Teoria da Gestalt que possibilitarão o agrupamento das partes da imagem na percepção visual, estão a proximidade, a semelhança, a pregnância, a boa continuidade, e o fechamento. ✂️ c) As chamadas "leis" da Gestalt, baseadas em pesquisas científicas desenvolvidas no início do século XX – incluindo experimentos práticos com indivíduos –, mapeiam, de forma sintética, princípios de percepção próprios da natureza humana e que devem ser respeitados na organização dos layouts, permitindo a eficiência da comunicação a partir dos próprios instintos perceptivos do homem. ✂️ d) A Teoria da Gestalt parte de duas constatações, quais sejam: a percepção humana se dá pelo "todo", e não pelas partes isoladas; e, para formar o "todo", o observador tende a agrupar os elementos em grupos que interagem entre si. ✂️ e) O termo "gestalt", de difícil tradução, significa "forma", "imagem", "todo", embutindo a noção de que qualquer conformação visual consiste numa relação de forças entre seus elementos, na qual cada um deles interfere na percepção do outro e todos formam um conjunto comum que não equivale à sua simples soma, já que o sentido individual de cada elemento é alterado justamente pelas demais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q728427 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVAssinale a alternativa que reúne nomes da história da tipografia que se tornaram expressivos por terem produzido famílias tipográficas típicas da época de cada um. ✂️ a) Le Corbusier, Peter Saville e Zuzana Licko ✂️ b) Aloísio Magalhães, David Carson e Piet Mondrian ✂️ c) Herb Lubalin, Le Corbusier e Piet Mondrian ✂️ d) Adrian Frutiger, Claude Garamond e Zuzana Licko ✂️ e) Adrian Frutiger, David Carson e Neville Brody Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q728249 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVAnalise as afirmativas que se seguem, todas relativas ao sistema de grade (ou malha, ou "grid"): I. Trata-se de uma ferramenta projetual que agiliza a projetação de layouts para impressos paginados e pode assegurar a unidade formal concomitantemente à pluralidade de soluções aplicadas às páginas. II. Trata-se de um recurso técnico que pode garantir a harmonia, o equilíbrio e a unidade da solução de layout, sendo seu uso essencial para qualquer projeto que busque a eficiência comunicacional aliada à coerência formal. III. Trata-se de um recurso herdado ainda da estética clássica, especialmente da pintura e da arquitetura renascentistas, adequado para impressos com layouts que busquem sobriedade e rápida comunicação, estando hoje praticamente em desuso, exceto em projetos de design informacional. Assinale: ✂️ a) se apenas a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as alternativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q633300 | Informática, Designer, CFA, IADESRuby on Rails é um framework gratuito que promete aumentar a velocidade e a facilidade no desenvolvimento de sites orientados a banco de dados, uma vez que é possível criar aplicações com base em estruturas pré-definidas. Em relação ao Rails (RoR), assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Foi construído na linguagem Ruby. ✂️ b) Suas aplicações são desenvolvidas com base no padrão de projetos MVC (Model View-Controller) ✂️ c) É considerado um framework completo, pois surgiu de um único framework. ✂️ d) É altamente escalável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q727746 | Desenho Industrial, Desenho Industrial, Designer, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018Acerca de softwares gráficos para uso profissional em design, julgue os itens de 61 a 84. O Adobe Acrobat Pro possui ferramentas de produção que permitem definir as configurações de arquivo para fluxo de trabalho de reprodução gráfica de alta qualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q728220 | Desenho Industrial, Designer, MinC, FGVO termo "mancha gráfica" se refere: ✂️ a) à área estabelecida pelo centro ótico da superfície projetual. ✂️ b) à área definida pelas margens da página e onde se concentram os elementos visuais, exceto aqueles "sangrados". ✂️ c) à área ocupada na página pelos elementos "sangrados", rompendo com a grade-padrão. ✂️ d) à área ocupada pelos elementos visuais de maior peso no layout. ✂️ e) à área ocupada pelos elementos que disputam com o centro ótico a atenção do leitor, estabelecendo uma tensão perceptiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro