Questões de Concursos Diretor Adjunto de Unidade Escolar

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1Q10988 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Cipriano Luckesi, hoje no Brasil, em nossas escolas, convivem diversas tendências pedagógicas. De alguma forma elas refletem as nossas escolhas, ou seja, as escolas que queremos. Na concepção de Luckesi, a escola que queremos é:
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2Q10989 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A gestão democrática na educação básica, em conformidade com o Art. 14 da Lei 9394/96, obedecerá aos seguintes princípios:
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3Q10966 | Administração Pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Thomas Marshall, em 1949, afirmou que o conceito de cidadania deveria incluir, não apenas os direitos civis e políticos, mas também os direitos sociais. Um cidadão pleno, portanto, deve gozar desses três direitos: civis, políticos e sociais. Tal ideia foi amplamente aceita, mas apenas em 1988, com a Constituição, o Brasil instituiu esses direitos na forma da lei. Nesta Constituição, um dos direitos sociais é:
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4Q177769 | Gestão de Pessoas, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A vantagem de longo prazo de qualquer estratégia requer que a vantagem competitiva seja:

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5Q10970 | Administração Pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A sociedade civil é um conceito muito importante para um país que pensa em se construir com a participação do cidadão e anuncia uma administração pública efetivamente transparente e a serviço do seu povo. Isto tem sido difícil e sempre adiado, com os governos cada vez mais centralizados e autoritários. O próprio conceito de sociedade civil é pouco conhecido, significando, no entender de Habermas:
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6Q10963 | Administração Geral, Administração Geral, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Para adotar uma estratégia de diferenciação, o fundamental é que o atributo escolhido seja diferente:
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7Q10984 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

No processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastante estudado e trabalhado para a construção de uma nova realidade, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que constitui:
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8Q172463 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Cipriano Luckesi, hoje no Brasil, em nossas escolas, convivem diversas tendências pedagógicas. De alguma forma elas refl etem as nossas escolhas, ou seja, as escolas que queremos. Na concepção de Luckesi, a escola que queremos é:

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10Q10975 | Recursos Humanos, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O líder que promete uma recompensa em troca de obediência dos seguidores chama-se líder transacional. Nesse tipo de relação, governada por trocas entre contribuições e recompensas, há um contrato:
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11Q10998 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas (DIESP), anteriormente chamada de COESP (Coordenadoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas), foi criada, em fevereiro de 2008, para atuar como Diretoria Regional junto às Unidades Escolares em espaços de privação de liberdade, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas.

A principal função da DIESP é:
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12Q10992 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, atender necessidades singulares de determinados alunos é apresentar uma visão de educação voltada para:
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13Q10965 | Administração Geral, Administração Geral, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Robbins (2000:127), “as organizações estão progressivamente empreendendo projetos que sejam um tanto incomuns ou únicos, tenham prazos finais específicos, contenham tarefas complexas inter-relacionadas que exijam habilidades especializadas e sejam de caráter”:
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14Q10962 | Administração Geral, Administração Geral, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A análise PFOA é a essência de qualquer esforço de planejamento estratégico porque permite que a organização:
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15Q10974 | Recursos Humanos, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A implementação é uma das etapas do processo de treinamento e refere-se:
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16Q10969 | Administração Pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

“[...] é em primeiro lugar uma teoria das práticas político- econômicas que propõe [...] estrutura institucional caracterizada por sólidos direitos a propriedade privada, livres mercados e livre comércio. O papel do Estado é criar e preservar uma estrutura institucional apropriada a essas práticas; o Estado tem de garantir, por exemplo, a qualidade e integridade do dinheiro. Deve também estabelecer as estruturas e funções militares, de defesa, da polícia e legais requeridas para garantir direitos de propriedade individuais e para assegurar, se necessário pela força, o funcionamento apropriado dos mercados. Além disso, se não existirem mercados (em áreas como a terra, a água, a instrução, o cuidado de saúde, a segurança social ou a poluição ambiental), estes deverão ser criados, se necessário pela ação do Estado. Mas o Estado não deve aventurar-se para além dessas tarefas.” Esta frase é de um influente pensador atual, e se refere ao:
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17Q10985 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Não constitui incumbência dos estabelecimentos de ensino:
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18Q10990 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
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19Q180892 | Administração Pública, Princípios da Administração Pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Um professor de escola pública dá tratamento especial ao fi lho da Diretora da escola, proporcionando-lhe horas extras de aulas particulares. Neste caso ele está ferindo o seguinte princípio constitucional:

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