Questões de Concursos Docente II Resolva questões de Docente II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Docente II Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q893678 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Uma das tarefas primordiais do educador democrático, de acordo com o pensamento de Paulo Freire, é: ✂️ a) trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica na aproximação dos objetos cognoscíveis. ✂️ b) encorajar a memorização mecânica de conteúdos sem questionamento. ✂️ c) desestimular a curiosidade e a insubmissão dos educandos. ✂️ d) reforçar a passividade do educando, desencorajando sua capacidade crítica. ✂️ e) transferir passivamente o perfil do objeto ou do conteúdo para os educandos, de forma bancária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q893662 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O art. 38, seção V – Da Educação de Jovens e Adultos, da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, aponta que “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”. Os exames a que se refere esse artigo realizar-se-ão: ✂️ a) para os maiores de quatorze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezesseis anos no ensino médio. ✂️ b) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezoito anos no ensino médio. ✂️ c) para os maiores de dezesseis anos no ensino fundamental e para os maiores de vinte e um anos no ensino médio. ✂️ d) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezenove anos no ensino médio. ✂️ e) para os maiores de doze anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q893684 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Muitas são as perspectivas que embasam as políticas curriculares de diferentes documentos da educação. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação básica, a política curricular é: ✂️ a) vista como uma questão técnica, sem relação com aspectos culturais e sociais. ✂️ b) determinada pelos especialistas em educação, desconsiderando as múltiplas singularidades da sociedade. ✂️ c) entendida como uma política cultural, refletindo os embates entre diferentes concepções de conhecimento e formas de perceber o mundo. ✂️ d) considerada uma formalidade burocrática, com restrita influência na prática educativa. ✂️ e) definida de maneira unilateral pelo governo, desconsiderando as demandas e necessidades das comunidades escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q893658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O período histórico que, de acordo com Gatti (2009), as escolas normais no Brasil começaram a ser valorizadas, é a: ✂️ a) década de 1920, após a Revolução Constitucionalista. ✂️ b) década de 1930, com o advento do Estado Novo. ✂️ c) década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. ✂️ d) década de 1950, com a expansão do ensino primário. ✂️ e) década de 1960, durante a ditadura militar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q893659 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Conforme o art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sobre a jornada escolar no ensino fundamental, assinale a opção correta. ✂️ a) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ b) O ensino fundamental deve ser ministrado em tempo integral, sem ressalvas. ✂️ c) O período de permanência na escola no ensino fundamental deve ser reduzido progressivamente para incentivar outras atividades extracurriculares. ✂️ d) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ e) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, seis horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas: ✂️ a) diretrizes fixas que excluem a participação das famílias e dos estudantes. ✂️ b) orientações obrigatórias que devem ser seguidas pelas escolas. ✂️ c) recomendações opcionais para as escolas, sem impacto direto na elaboração dos currículos. ✂️ d) sugestões flexíveis que podem ou não ser adotadas pelas instituições de ensino. ✂️ e) guias de planejamento pedagógico que devem ser desenvolvidos, exclusivamente, pelos gestores escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q893688 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), uma característica dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é: ✂️ a) os cursos são exclusivamente oferecidos na modalidade de ensino a distância. ✂️ b) os cursos podem ser presenciais e a sua duração é determinada pelo sistema de ensino. ✂️ c) a duração dos cursos é determinada pelo Conselho Nacional de Educação. ✂️ d) a presença física do estudante é obrigatória em todos os anos do Ensino Fundamental. ✂️ e) a duração dos cursos é fixada em 1.600 horas em todos os sistemas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q893655 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, assinale aquela em que Paulo Ghraldelli Jr, descreveu de como se estruturou o sistema educacional no Império. ✂️ a) Básico, intermediário e avançado. ✂️ b) Primário, secundário e superior. ✂️ c) Fundamental, médio e superior. ✂️ d) Primário, secundário e universitário. ✂️ e) Elementar, médio e pós-graduação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q893663 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o art. 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) identifique, dentre as opções abaixo, a entidade que pode acionar o poder público para exigir o acesso à educação básica obrigatória. ✂️ a) Qualquer cidadão. ✂️ b) Somente o Ministério Público. ✂️ c) Somente o Ministério da Educação. ✂️ d) Apenas associações comunitárias. ✂️ e) Apenas entidades de classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria: ✂️ a) a aptidão para estimar volumes e áreas sem a necessidade de calcular exatamente, baseando-se apenas em intuição e observação visual. ✂️ b) a habilidade de realizar cálculos matemáticos avançados utilizando ferramentas tecnológicas modernas, como calculadoras e softwares especializados. ✂️ c) o processo de memorizar sequências numéricas e fórmulas matemáticas complexas para resolver problemas de geometria e álgebra ✂️ d) a prática de utilizar instrumentos de medição, como transferidores e réguas, para realizar operações matemáticas básicas em situações do cotidiano. ✂️ e) a capacidade de compreender e aplicar os sistemas de numeração e medida da cultura em que os indivíduos estão inseridos, para resolver problemas numéricos e espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ ImprimirPróximo →
1Q893678 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Uma das tarefas primordiais do educador democrático, de acordo com o pensamento de Paulo Freire, é: ✂️ a) trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica na aproximação dos objetos cognoscíveis. ✂️ b) encorajar a memorização mecânica de conteúdos sem questionamento. ✂️ c) desestimular a curiosidade e a insubmissão dos educandos. ✂️ d) reforçar a passividade do educando, desencorajando sua capacidade crítica. ✂️ e) transferir passivamente o perfil do objeto ou do conteúdo para os educandos, de forma bancária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q893662 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O art. 38, seção V – Da Educação de Jovens e Adultos, da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, aponta que “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”. Os exames a que se refere esse artigo realizar-se-ão: ✂️ a) para os maiores de quatorze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezesseis anos no ensino médio. ✂️ b) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezoito anos no ensino médio. ✂️ c) para os maiores de dezesseis anos no ensino fundamental e para os maiores de vinte e um anos no ensino médio. ✂️ d) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezenove anos no ensino médio. ✂️ e) para os maiores de doze anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q893684 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Muitas são as perspectivas que embasam as políticas curriculares de diferentes documentos da educação. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação básica, a política curricular é: ✂️ a) vista como uma questão técnica, sem relação com aspectos culturais e sociais. ✂️ b) determinada pelos especialistas em educação, desconsiderando as múltiplas singularidades da sociedade. ✂️ c) entendida como uma política cultural, refletindo os embates entre diferentes concepções de conhecimento e formas de perceber o mundo. ✂️ d) considerada uma formalidade burocrática, com restrita influência na prática educativa. ✂️ e) definida de maneira unilateral pelo governo, desconsiderando as demandas e necessidades das comunidades escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q893658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O período histórico que, de acordo com Gatti (2009), as escolas normais no Brasil começaram a ser valorizadas, é a: ✂️ a) década de 1920, após a Revolução Constitucionalista. ✂️ b) década de 1930, com o advento do Estado Novo. ✂️ c) década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. ✂️ d) década de 1950, com a expansão do ensino primário. ✂️ e) década de 1960, durante a ditadura militar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q893659 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Conforme o art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sobre a jornada escolar no ensino fundamental, assinale a opção correta. ✂️ a) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ b) O ensino fundamental deve ser ministrado em tempo integral, sem ressalvas. ✂️ c) O período de permanência na escola no ensino fundamental deve ser reduzido progressivamente para incentivar outras atividades extracurriculares. ✂️ d) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ e) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, seis horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas: ✂️ a) diretrizes fixas que excluem a participação das famílias e dos estudantes. ✂️ b) orientações obrigatórias que devem ser seguidas pelas escolas. ✂️ c) recomendações opcionais para as escolas, sem impacto direto na elaboração dos currículos. ✂️ d) sugestões flexíveis que podem ou não ser adotadas pelas instituições de ensino. ✂️ e) guias de planejamento pedagógico que devem ser desenvolvidos, exclusivamente, pelos gestores escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q893688 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), uma característica dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é: ✂️ a) os cursos são exclusivamente oferecidos na modalidade de ensino a distância. ✂️ b) os cursos podem ser presenciais e a sua duração é determinada pelo sistema de ensino. ✂️ c) a duração dos cursos é determinada pelo Conselho Nacional de Educação. ✂️ d) a presença física do estudante é obrigatória em todos os anos do Ensino Fundamental. ✂️ e) a duração dos cursos é fixada em 1.600 horas em todos os sistemas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q893655 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, assinale aquela em que Paulo Ghraldelli Jr, descreveu de como se estruturou o sistema educacional no Império. ✂️ a) Básico, intermediário e avançado. ✂️ b) Primário, secundário e superior. ✂️ c) Fundamental, médio e superior. ✂️ d) Primário, secundário e universitário. ✂️ e) Elementar, médio e pós-graduação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q893663 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o art. 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) identifique, dentre as opções abaixo, a entidade que pode acionar o poder público para exigir o acesso à educação básica obrigatória. ✂️ a) Qualquer cidadão. ✂️ b) Somente o Ministério Público. ✂️ c) Somente o Ministério da Educação. ✂️ d) Apenas associações comunitárias. ✂️ e) Apenas entidades de classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria: ✂️ a) a aptidão para estimar volumes e áreas sem a necessidade de calcular exatamente, baseando-se apenas em intuição e observação visual. ✂️ b) a habilidade de realizar cálculos matemáticos avançados utilizando ferramentas tecnológicas modernas, como calculadoras e softwares especializados. ✂️ c) o processo de memorizar sequências numéricas e fórmulas matemáticas complexas para resolver problemas de geometria e álgebra ✂️ d) a prática de utilizar instrumentos de medição, como transferidores e réguas, para realizar operações matemáticas básicas em situações do cotidiano. ✂️ e) a capacidade de compreender e aplicar os sistemas de numeração e medida da cultura em que os indivíduos estão inseridos, para resolver problemas numéricos e espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro