Questões de Concursos Docente II

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1Q893678 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Uma das tarefas primordiais do educador democrático, de acordo com o pensamento de Paulo Freire, é:
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2Q893662 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O art. 38, seção V – Da Educação de Jovens e Adultos, da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, aponta que “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”. Os exames a que se refere esse artigo realizar-se-ão:
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3Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas:
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4Q893684 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Muitas são as perspectivas que embasam as políticas curriculares de diferentes documentos da educação. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação básica, a política curricular é:
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5Q893658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O período histórico que, de acordo com Gatti (2009), as escolas normais no Brasil começaram a ser valorizadas, é a:
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6Q893659 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Conforme o art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sobre a jornada escolar no ensino fundamental, assinale a opção correta.
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7Q893663 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com o art. 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) identifique, dentre as opções abaixo, a entidade que pode acionar o poder público para exigir o acesso à educação básica obrigatória.
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8Q893655 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Entre as opções abaixo, assinale aquela em que Paulo Ghraldelli Jr, descreveu de como se estruturou o sistema educacional no Império.
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9Q893667 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Em relação aos recursos públicos destinados à educação, e de acordo com o art. 68 da Lei nº 9.394/96, é correto afirmar que as receitas provêm de todas as opções, EXCETO:
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10Q893688 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), uma característica dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é:
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11Q893664 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com Smolka, durante as décadas de 60 e 70, no Brasil, a ideia da educação compensatória ganhou destaque, especialmente pelo governo, que, confundindo convenientemente “diferença” com “deficiência”, criava mitos relacionados ao fracasso escolar. Uma das propostas apresentadas como solução foi:
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12Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como:
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13Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria:
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14Q893681 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

No livro Trajetórias e Fundamentos na Educação Ambiental, o conceito de Educação Ambiental proposto por Loureiro pode ser definido como:
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15Q893676 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Em seu livro Terreno Baldio, Lopes (2021) aponta para a relação entre o corpo e as paisagens. Para o autor, na construção e interpretação das paisagens, o corpo
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16Q893668 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais que cuidam regularmente de crianças na primeira infância devem:
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17Q893656 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Os princípios que NÃO são mencionados como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, são:
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18Q893657 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, de acordo com o art. 210 da Constituição Federal, é:
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19Q893690 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Assinale a opção que NÃO está de acordo com as regras para a organização da educação infantil, conforme estabelecido nos arts. 30 e 31 da Lei nº 9.394/96.
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20Q893661 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Entre as opções abaixo, a que melhor reflete a relação entre os brinquedos, o brincar e a criança, de acordo com os estudos de Benjamin e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é:
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