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Docente II Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q893678 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Uma das tarefas primordiais do educador democrático, de acordo com o pensamento de Paulo Freire, é: ✂️ a) trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica na aproximação dos objetos cognoscíveis. ✂️ b) encorajar a memorização mecânica de conteúdos sem questionamento. ✂️ c) desestimular a curiosidade e a insubmissão dos educandos. ✂️ d) reforçar a passividade do educando, desencorajando sua capacidade crítica. ✂️ e) transferir passivamente o perfil do objeto ou do conteúdo para os educandos, de forma bancária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q893662 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O art. 38, seção V – Da Educação de Jovens e Adultos, da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, aponta que “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”. Os exames a que se refere esse artigo realizar-se-ão: ✂️ a) para os maiores de quatorze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezesseis anos no ensino médio. ✂️ b) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezoito anos no ensino médio. ✂️ c) para os maiores de dezesseis anos no ensino fundamental e para os maiores de vinte e um anos no ensino médio. ✂️ d) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezenove anos no ensino médio. ✂️ e) para os maiores de doze anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas: ✂️ a) diretrizes fixas que excluem a participação das famílias e dos estudantes. ✂️ b) orientações obrigatórias que devem ser seguidas pelas escolas. ✂️ c) recomendações opcionais para as escolas, sem impacto direto na elaboração dos currículos. ✂️ d) sugestões flexíveis que podem ou não ser adotadas pelas instituições de ensino. ✂️ e) guias de planejamento pedagógico que devem ser desenvolvidos, exclusivamente, pelos gestores escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q893684 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Muitas são as perspectivas que embasam as políticas curriculares de diferentes documentos da educação. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação básica, a política curricular é: ✂️ a) vista como uma questão técnica, sem relação com aspectos culturais e sociais. ✂️ b) determinada pelos especialistas em educação, desconsiderando as múltiplas singularidades da sociedade. ✂️ c) entendida como uma política cultural, refletindo os embates entre diferentes concepções de conhecimento e formas de perceber o mundo. ✂️ d) considerada uma formalidade burocrática, com restrita influência na prática educativa. ✂️ e) definida de maneira unilateral pelo governo, desconsiderando as demandas e necessidades das comunidades escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q893658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O período histórico que, de acordo com Gatti (2009), as escolas normais no Brasil começaram a ser valorizadas, é a: ✂️ a) década de 1920, após a Revolução Constitucionalista. ✂️ b) década de 1930, com o advento do Estado Novo. ✂️ c) década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. ✂️ d) década de 1950, com a expansão do ensino primário. ✂️ e) década de 1960, durante a ditadura militar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q893659 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Conforme o art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sobre a jornada escolar no ensino fundamental, assinale a opção correta. ✂️ a) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ b) O ensino fundamental deve ser ministrado em tempo integral, sem ressalvas. ✂️ c) O período de permanência na escola no ensino fundamental deve ser reduzido progressivamente para incentivar outras atividades extracurriculares. ✂️ d) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ e) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, seis horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q893663 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o art. 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) identifique, dentre as opções abaixo, a entidade que pode acionar o poder público para exigir o acesso à educação básica obrigatória. ✂️ a) Qualquer cidadão. ✂️ b) Somente o Ministério Público. ✂️ c) Somente o Ministério da Educação. ✂️ d) Apenas associações comunitárias. ✂️ e) Apenas entidades de classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q893655 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, assinale aquela em que Paulo Ghraldelli Jr, descreveu de como se estruturou o sistema educacional no Império. ✂️ a) Básico, intermediário e avançado. ✂️ b) Primário, secundário e superior. ✂️ c) Fundamental, médio e superior. ✂️ d) Primário, secundário e universitário. ✂️ e) Elementar, médio e pós-graduação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q893667 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em relação aos recursos públicos destinados à educação, e de acordo com o art. 68 da Lei nº 9.394/96, é correto afirmar que as receitas provêm de todas as opções, EXCETO: ✂️ a) de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ b) de transferências constitucionais e outras transferências. ✂️ c) do salário-educação e de outras contribuições sociais. ✂️ d) de vendas de bens públicos. ✂️ e) de incentivos fiscais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q893688 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), uma característica dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é: ✂️ a) os cursos são exclusivamente oferecidos na modalidade de ensino a distância. ✂️ b) os cursos podem ser presenciais e a sua duração é determinada pelo sistema de ensino. ✂️ c) a duração dos cursos é determinada pelo Conselho Nacional de Educação. ✂️ d) a presença física do estudante é obrigatória em todos os anos do Ensino Fundamental. ✂️ e) a duração dos cursos é fixada em 1.600 horas em todos os sistemas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q893664 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com Smolka, durante as décadas de 60 e 70, no Brasil, a ideia da educação compensatória ganhou destaque, especialmente pelo governo, que, confundindo convenientemente “diferença” com “deficiência”, criava mitos relacionados ao fracasso escolar. Uma das propostas apresentadas como solução foi: ✂️ a) o aumento do número de alunos por sala de aula. ✂️ b) a implementação de programas de reforço escolar após o horário regular de aulas. ✂️ c) a redução do número de disciplinas no currículo escolar. ✂️ d) o aumento do período de férias escolares. ✂️ e) o fornecimento de educação pré-escolar como solução para o fracasso escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como: ✂️ a) somativa, concentrando-se na avaliação do produto final do projeto. ✂️ b) quantitativa, priorizando notas e resultados finais. ✂️ c) classificatória, focada na mensuração de conhecimentos adquiridos pelo aluno. ✂️ d) formativa, com ênfase no acompanhamento e crescimento do aluno ao longo do processo. ✂️ e) comparativa, visando à comparação do desempenho do aluno e de seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria: ✂️ a) a aptidão para estimar volumes e áreas sem a necessidade de calcular exatamente, baseando-se apenas em intuição e observação visual. ✂️ b) a habilidade de realizar cálculos matemáticos avançados utilizando ferramentas tecnológicas modernas, como calculadoras e softwares especializados. ✂️ c) o processo de memorizar sequências numéricas e fórmulas matemáticas complexas para resolver problemas de geometria e álgebra ✂️ d) a prática de utilizar instrumentos de medição, como transferidores e réguas, para realizar operações matemáticas básicas em situações do cotidiano. ✂️ e) a capacidade de compreender e aplicar os sistemas de numeração e medida da cultura em que os indivíduos estão inseridos, para resolver problemas numéricos e espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q893681 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024No livro Trajetórias e Fundamentos na Educação Ambiental, o conceito de Educação Ambiental proposto por Loureiro pode ser definido como: ✂️ a) uma abordagem educativa que visa à preservação dos recursos naturais e ambientais. ✂️ b) uma práxis educativa e social que visa à construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes para compreender a realidade ambiental. ✂️ c) uma prática educativa e social destinada a inculcar crenças e valores sobre a natureza e as ecologias. ✂️ d) um processo de ensino centrado na transmissão de conhecimentos científicos sobre o meio ambiente e os elementos. ✂️ e) uma estratégia educativa focada na conservação de espécies ameaçadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q893676 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em seu livro Terreno Baldio, Lopes (2021) aponta para a relação entre o corpo e as paisagens. Para o autor, na construção e interpretação das paisagens, o corpo ✂️ a) é irrelevante na relação com as paisagens. ✂️ b) é completamente independente na formação das paisagens. ✂️ c) atua apenas como observador passivo das paisagens. ✂️ d) molda apenas estruturas físicas e não tem um papel. ✂️ e) participa ativamente na percepção e construção das paisagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q893668 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais que cuidam regularmente de crianças na primeira infância devem: ✂️ a) ter no mínimo cinco anos de experiência na área de cuidados infantis. ✂️ b) passar por avaliação psicológica anual. ✂️ c) ser submetidos a cursos de formação específica e contínua. ✂️ d) possuir formação em primeiros socorros apenas. ✂️ e) ter concluído um curso de pedagogia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q893656 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Os princípios que NÃO são mencionados como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, são: ✂️ a) princípios de diversidade, visando à construção de identidades plurais e solidárias. ✂️ b) princípios políticos, como reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático. ✂️ c) princípios éticos, incluindo justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; respeito à dignidade da pessoa humana e compromisso com a promoção do bem de todos. ✂️ d) princípios estéticos, envolvendo cultivo da sensibilidade, enriquecimento das formas de expressão e valorização das diferentes manifestações culturais. ✂️ e) princípios econômicos, como garantia de acesso à educação, à saúde, ao trabalho, a bens culturais e a outros benefícios, além da redução da pobreza e das desigualdades sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q893657 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, de acordo com o art. 210 da Constituição Federal, é: ✂️ a) proibido. ✂️ b) facultativo e será ministrado fora do horário escolar. ✂️ c) facultativo e constituirá disciplina dos horários normais das escolas. ✂️ d) obrigatório apenas para escolas particulares de ensino fundamental. ✂️ e) obrigatório durante os horários normais das escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q893690 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as regras para a organização da educação infantil, conforme estabelecido nos arts. 30 e 31 da Lei nº 9.394/96. ✂️ a) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial. ✂️ b) Avaliação do desenvolvimento das crianças sem o objetivo de promoção. ✂️ c) Creches para crianças de até três anos de idade e pré-escolas para crianças de quatro a cinco anos de idade. ✂️ d) Carga horária mínima anual de 600 horas distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho educacional. ✂️ e) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigindo uma frequência mínima de 60% do total de horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q893661 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, a que melhor reflete a relação entre os brinquedos, o brincar e a criança, de acordo com os estudos de Benjamin e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é: ✂️ a) o brincar não é valorizado nem pelos textos de Benjamin nem pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que priorizam o conhecimento formal sobre a experiência sensorial e expressiva das crianças. ✂️ b) os brinquedos são apenas objetos inúteis que as crianças utilizam para se entreter, sem conexão com sua história ou autonomia. ✂️ c) os brinquedos têm uma história cultural, mas não desempenham um papel importante na vida das crianças. ✂️ d) Benjamin enfatiza que os brinquedos são ferramentas de socialização, enquanto as Diretrizes Curriculares destacam a importância do conhecimento formal na educação infantil. ✂️ e) o brincar é fundamental para a criança se libertar, reinventar seu mundo e promover interações significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q893678 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Uma das tarefas primordiais do educador democrático, de acordo com o pensamento de Paulo Freire, é: ✂️ a) trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica na aproximação dos objetos cognoscíveis. ✂️ b) encorajar a memorização mecânica de conteúdos sem questionamento. ✂️ c) desestimular a curiosidade e a insubmissão dos educandos. ✂️ d) reforçar a passividade do educando, desencorajando sua capacidade crítica. ✂️ e) transferir passivamente o perfil do objeto ou do conteúdo para os educandos, de forma bancária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q893662 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O art. 38, seção V – Da Educação de Jovens e Adultos, da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, aponta que “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”. Os exames a que se refere esse artigo realizar-se-ão: ✂️ a) para os maiores de quatorze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezesseis anos no ensino médio. ✂️ b) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezoito anos no ensino médio. ✂️ c) para os maiores de dezesseis anos no ensino fundamental e para os maiores de vinte e um anos no ensino médio. ✂️ d) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezenove anos no ensino médio. ✂️ e) para os maiores de doze anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas: ✂️ a) diretrizes fixas que excluem a participação das famílias e dos estudantes. ✂️ b) orientações obrigatórias que devem ser seguidas pelas escolas. ✂️ c) recomendações opcionais para as escolas, sem impacto direto na elaboração dos currículos. ✂️ d) sugestões flexíveis que podem ou não ser adotadas pelas instituições de ensino. ✂️ e) guias de planejamento pedagógico que devem ser desenvolvidos, exclusivamente, pelos gestores escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q893684 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Muitas são as perspectivas que embasam as políticas curriculares de diferentes documentos da educação. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação básica, a política curricular é: ✂️ a) vista como uma questão técnica, sem relação com aspectos culturais e sociais. ✂️ b) determinada pelos especialistas em educação, desconsiderando as múltiplas singularidades da sociedade. ✂️ c) entendida como uma política cultural, refletindo os embates entre diferentes concepções de conhecimento e formas de perceber o mundo. ✂️ d) considerada uma formalidade burocrática, com restrita influência na prática educativa. ✂️ e) definida de maneira unilateral pelo governo, desconsiderando as demandas e necessidades das comunidades escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q893658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O período histórico que, de acordo com Gatti (2009), as escolas normais no Brasil começaram a ser valorizadas, é a: ✂️ a) década de 1920, após a Revolução Constitucionalista. ✂️ b) década de 1930, com o advento do Estado Novo. ✂️ c) década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. ✂️ d) década de 1950, com a expansão do ensino primário. ✂️ e) década de 1960, durante a ditadura militar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q893659 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Conforme o art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sobre a jornada escolar no ensino fundamental, assinale a opção correta. ✂️ a) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ b) O ensino fundamental deve ser ministrado em tempo integral, sem ressalvas. ✂️ c) O período de permanência na escola no ensino fundamental deve ser reduzido progressivamente para incentivar outras atividades extracurriculares. ✂️ d) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ e) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, seis horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q893663 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o art. 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) identifique, dentre as opções abaixo, a entidade que pode acionar o poder público para exigir o acesso à educação básica obrigatória. ✂️ a) Qualquer cidadão. ✂️ b) Somente o Ministério Público. ✂️ c) Somente o Ministério da Educação. ✂️ d) Apenas associações comunitárias. ✂️ e) Apenas entidades de classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q893655 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, assinale aquela em que Paulo Ghraldelli Jr, descreveu de como se estruturou o sistema educacional no Império. ✂️ a) Básico, intermediário e avançado. ✂️ b) Primário, secundário e superior. ✂️ c) Fundamental, médio e superior. ✂️ d) Primário, secundário e universitário. ✂️ e) Elementar, médio e pós-graduação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q893667 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em relação aos recursos públicos destinados à educação, e de acordo com o art. 68 da Lei nº 9.394/96, é correto afirmar que as receitas provêm de todas as opções, EXCETO: ✂️ a) de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ b) de transferências constitucionais e outras transferências. ✂️ c) do salário-educação e de outras contribuições sociais. ✂️ d) de vendas de bens públicos. ✂️ e) de incentivos fiscais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q893688 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), uma característica dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é: ✂️ a) os cursos são exclusivamente oferecidos na modalidade de ensino a distância. ✂️ b) os cursos podem ser presenciais e a sua duração é determinada pelo sistema de ensino. ✂️ c) a duração dos cursos é determinada pelo Conselho Nacional de Educação. ✂️ d) a presença física do estudante é obrigatória em todos os anos do Ensino Fundamental. ✂️ e) a duração dos cursos é fixada em 1.600 horas em todos os sistemas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q893664 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com Smolka, durante as décadas de 60 e 70, no Brasil, a ideia da educação compensatória ganhou destaque, especialmente pelo governo, que, confundindo convenientemente “diferença” com “deficiência”, criava mitos relacionados ao fracasso escolar. Uma das propostas apresentadas como solução foi: ✂️ a) o aumento do número de alunos por sala de aula. ✂️ b) a implementação de programas de reforço escolar após o horário regular de aulas. ✂️ c) a redução do número de disciplinas no currículo escolar. ✂️ d) o aumento do período de férias escolares. ✂️ e) o fornecimento de educação pré-escolar como solução para o fracasso escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como: ✂️ a) somativa, concentrando-se na avaliação do produto final do projeto. ✂️ b) quantitativa, priorizando notas e resultados finais. ✂️ c) classificatória, focada na mensuração de conhecimentos adquiridos pelo aluno. ✂️ d) formativa, com ênfase no acompanhamento e crescimento do aluno ao longo do processo. ✂️ e) comparativa, visando à comparação do desempenho do aluno e de seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria: ✂️ a) a aptidão para estimar volumes e áreas sem a necessidade de calcular exatamente, baseando-se apenas em intuição e observação visual. ✂️ b) a habilidade de realizar cálculos matemáticos avançados utilizando ferramentas tecnológicas modernas, como calculadoras e softwares especializados. ✂️ c) o processo de memorizar sequências numéricas e fórmulas matemáticas complexas para resolver problemas de geometria e álgebra ✂️ d) a prática de utilizar instrumentos de medição, como transferidores e réguas, para realizar operações matemáticas básicas em situações do cotidiano. ✂️ e) a capacidade de compreender e aplicar os sistemas de numeração e medida da cultura em que os indivíduos estão inseridos, para resolver problemas numéricos e espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q893681 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024No livro Trajetórias e Fundamentos na Educação Ambiental, o conceito de Educação Ambiental proposto por Loureiro pode ser definido como: ✂️ a) uma abordagem educativa que visa à preservação dos recursos naturais e ambientais. ✂️ b) uma práxis educativa e social que visa à construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes para compreender a realidade ambiental. ✂️ c) uma prática educativa e social destinada a inculcar crenças e valores sobre a natureza e as ecologias. ✂️ d) um processo de ensino centrado na transmissão de conhecimentos científicos sobre o meio ambiente e os elementos. ✂️ e) uma estratégia educativa focada na conservação de espécies ameaçadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q893676 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em seu livro Terreno Baldio, Lopes (2021) aponta para a relação entre o corpo e as paisagens. Para o autor, na construção e interpretação das paisagens, o corpo ✂️ a) é irrelevante na relação com as paisagens. ✂️ b) é completamente independente na formação das paisagens. ✂️ c) atua apenas como observador passivo das paisagens. ✂️ d) molda apenas estruturas físicas e não tem um papel. ✂️ e) participa ativamente na percepção e construção das paisagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q893668 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais que cuidam regularmente de crianças na primeira infância devem: ✂️ a) ter no mínimo cinco anos de experiência na área de cuidados infantis. ✂️ b) passar por avaliação psicológica anual. ✂️ c) ser submetidos a cursos de formação específica e contínua. ✂️ d) possuir formação em primeiros socorros apenas. ✂️ e) ter concluído um curso de pedagogia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q893656 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Os princípios que NÃO são mencionados como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, são: ✂️ a) princípios de diversidade, visando à construção de identidades plurais e solidárias. ✂️ b) princípios políticos, como reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático. ✂️ c) princípios éticos, incluindo justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; respeito à dignidade da pessoa humana e compromisso com a promoção do bem de todos. ✂️ d) princípios estéticos, envolvendo cultivo da sensibilidade, enriquecimento das formas de expressão e valorização das diferentes manifestações culturais. ✂️ e) princípios econômicos, como garantia de acesso à educação, à saúde, ao trabalho, a bens culturais e a outros benefícios, além da redução da pobreza e das desigualdades sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q893657 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, de acordo com o art. 210 da Constituição Federal, é: ✂️ a) proibido. ✂️ b) facultativo e será ministrado fora do horário escolar. ✂️ c) facultativo e constituirá disciplina dos horários normais das escolas. ✂️ d) obrigatório apenas para escolas particulares de ensino fundamental. ✂️ e) obrigatório durante os horários normais das escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q893690 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as regras para a organização da educação infantil, conforme estabelecido nos arts. 30 e 31 da Lei nº 9.394/96. ✂️ a) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial. ✂️ b) Avaliação do desenvolvimento das crianças sem o objetivo de promoção. ✂️ c) Creches para crianças de até três anos de idade e pré-escolas para crianças de quatro a cinco anos de idade. ✂️ d) Carga horária mínima anual de 600 horas distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho educacional. ✂️ e) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigindo uma frequência mínima de 60% do total de horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q893661 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, a que melhor reflete a relação entre os brinquedos, o brincar e a criança, de acordo com os estudos de Benjamin e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é: ✂️ a) o brincar não é valorizado nem pelos textos de Benjamin nem pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que priorizam o conhecimento formal sobre a experiência sensorial e expressiva das crianças. ✂️ b) os brinquedos são apenas objetos inúteis que as crianças utilizam para se entreter, sem conexão com sua história ou autonomia. ✂️ c) os brinquedos têm uma história cultural, mas não desempenham um papel importante na vida das crianças. ✂️ d) Benjamin enfatiza que os brinquedos são ferramentas de socialização, enquanto as Diretrizes Curriculares destacam a importância do conhecimento formal na educação infantil. ✂️ e) o brincar é fundamental para a criança se libertar, reinventar seu mundo e promover interações significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro