Questões de Concursos Docente II Resolva questões de Docente II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Docente II Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q893653 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, assinale a medida que está de acordo com as disposições do art. 3º, inciso IV, da Constituição Federal, que repudiam o preconceito e quaisquer formas de discriminação, e reconhecem a singularidade irredutível de todos os indivíduos, especialmente no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) étnico-raciais. ✂️ a) Inclusão de disciplinas sobre história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. ✂️ b) Realização de campanhas publicitárias que promovam questões étnico-raciais. ✂️ c) Criação de escolas exclusivas para determinados grupos étnicos. ✂️ d) Implementação de cotas raciais em universidades públicas e privadas. ✂️ e) Acesso de determinados grupos étnicos a espaços públicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas: ✂️ a) diretrizes fixas que excluem a participação das famílias e dos estudantes. ✂️ b) orientações obrigatórias que devem ser seguidas pelas escolas. ✂️ c) recomendações opcionais para as escolas, sem impacto direto na elaboração dos currículos. ✂️ d) sugestões flexíveis que podem ou não ser adotadas pelas instituições de ensino. ✂️ e) guias de planejamento pedagógico que devem ser desenvolvidos, exclusivamente, pelos gestores escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q893655 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, assinale aquela em que Paulo Ghraldelli Jr, descreveu de como se estruturou o sistema educacional no Império. ✂️ a) Básico, intermediário e avançado. ✂️ b) Primário, secundário e superior. ✂️ c) Fundamental, médio e superior. ✂️ d) Primário, secundário e universitário. ✂️ e) Elementar, médio e pós-graduação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q893656 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Os princípios que NÃO são mencionados como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, são: ✂️ a) princípios de diversidade, visando à construção de identidades plurais e solidárias. ✂️ b) princípios políticos, como reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático. ✂️ c) princípios éticos, incluindo justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; respeito à dignidade da pessoa humana e compromisso com a promoção do bem de todos. ✂️ d) princípios estéticos, envolvendo cultivo da sensibilidade, enriquecimento das formas de expressão e valorização das diferentes manifestações culturais. ✂️ e) princípios econômicos, como garantia de acesso à educação, à saúde, ao trabalho, a bens culturais e a outros benefícios, além da redução da pobreza e das desigualdades sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q893657 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, de acordo com o art. 210 da Constituição Federal, é: ✂️ a) proibido. ✂️ b) facultativo e será ministrado fora do horário escolar. ✂️ c) facultativo e constituirá disciplina dos horários normais das escolas. ✂️ d) obrigatório apenas para escolas particulares de ensino fundamental. ✂️ e) obrigatório durante os horários normais das escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q893658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O período histórico que, de acordo com Gatti (2009), as escolas normais no Brasil começaram a ser valorizadas, é a: ✂️ a) década de 1920, após a Revolução Constitucionalista. ✂️ b) década de 1930, com o advento do Estado Novo. ✂️ c) década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. ✂️ d) década de 1950, com a expansão do ensino primário. ✂️ e) década de 1960, durante a ditadura militar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q893659 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Conforme o art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sobre a jornada escolar no ensino fundamental, assinale a opção correta. ✂️ a) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ b) O ensino fundamental deve ser ministrado em tempo integral, sem ressalvas. ✂️ c) O período de permanência na escola no ensino fundamental deve ser reduzido progressivamente para incentivar outras atividades extracurriculares. ✂️ d) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ e) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, seis horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q893660 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Sobre o financiamento da educação, a porcentagem mínima que a União deve aplicar anualmente na manutenção e no desenvolvimento do ensino público, de acordo com o art. 69 da Lei nº 9.394/96, é: ✂️ a) 15%. ✂️ b) 18%. ✂️ c) 20%. ✂️ d) 25%. ✂️ e) 30%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q893661 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, a que melhor reflete a relação entre os brinquedos, o brincar e a criança, de acordo com os estudos de Benjamin e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é: ✂️ a) o brincar não é valorizado nem pelos textos de Benjamin nem pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que priorizam o conhecimento formal sobre a experiência sensorial e expressiva das crianças. ✂️ b) os brinquedos são apenas objetos inúteis que as crianças utilizam para se entreter, sem conexão com sua história ou autonomia. ✂️ c) os brinquedos têm uma história cultural, mas não desempenham um papel importante na vida das crianças. ✂️ d) Benjamin enfatiza que os brinquedos são ferramentas de socialização, enquanto as Diretrizes Curriculares destacam a importância do conhecimento formal na educação infantil. ✂️ e) o brincar é fundamental para a criança se libertar, reinventar seu mundo e promover interações significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q893662 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O art. 38, seção V – Da Educação de Jovens e Adultos, da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, aponta que “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”. Os exames a que se refere esse artigo realizar-se-ão: ✂️ a) para os maiores de quatorze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezesseis anos no ensino médio. ✂️ b) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezoito anos no ensino médio. ✂️ c) para os maiores de dezesseis anos no ensino fundamental e para os maiores de vinte e um anos no ensino médio. ✂️ d) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezenove anos no ensino médio. ✂️ e) para os maiores de doze anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q893663 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o art. 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) identifique, dentre as opções abaixo, a entidade que pode acionar o poder público para exigir o acesso à educação básica obrigatória. ✂️ a) Qualquer cidadão. ✂️ b) Somente o Ministério Público. ✂️ c) Somente o Ministério da Educação. ✂️ d) Apenas associações comunitárias. ✂️ e) Apenas entidades de classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q893664 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com Smolka, durante as décadas de 60 e 70, no Brasil, a ideia da educação compensatória ganhou destaque, especialmente pelo governo, que, confundindo convenientemente “diferença” com “deficiência”, criava mitos relacionados ao fracasso escolar. Uma das propostas apresentadas como solução foi: ✂️ a) o aumento do número de alunos por sala de aula. ✂️ b) a implementação de programas de reforço escolar após o horário regular de aulas. ✂️ c) a redução do número de disciplinas no currículo escolar. ✂️ d) o aumento do período de férias escolares. ✂️ e) o fornecimento de educação pré-escolar como solução para o fracasso escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q893665 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em seu livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak ressalta a importância das diferenças individuais e o valor da diversidade. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica aborda a gestão pedagógica e administrativa das escolas indígenas. Assinale a opção que melhor reflete o princípio defendido por ambos os textos. ✂️ a) Para evitar conflitos, as Secretarias de Educação devem impor critérios rígidos para a gestão das escolas indígenas, independentemente do consentimento das comunidades, assegurando a uniformidade na implementação das políticas educacionais. ✂️ b) Os professores indígenas devem ser capacitados para adotar práticas escolares padronizadas, garantindo a igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos. ✂️ c) As escolas indígenas devem adotar um protocolo único de gestão, alinhado com as normas estabelecidas pelos sistemas de ensino, visando à homogeneidade e à eficiência administrativa. ✂️ d) A composição do quadro de gestão das escolas indígenas deve ser determinada, exclusivamente, pelas Secretarias de Educação, sem considerar a participação das comunidades indígenas, garantindo, assim, a eficiência administrativa. ✂️ e) É necessário reconhecer a diversidade sociocultural das comunidades indígenas e permitir que elas exerçam controle sobre a gestão de suas escolas, conforme estabelecido pelas DCN, promovendo, assim, a valorização das diferenças individuais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q893666 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Um dos textos do documento Ensino Fundamental de Nove Anos − Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade aborda a importância do acesso à arte na escola, que se destaca como uma forma de: ✂️ a) promover a experiência estética, possibilitando novas formas de sentir, pensar, compreender, dizer e fazer ✂️ b) estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas, como desenho e pintura. ✂️ c) proporcionar entretenimento aos alunos durante o período escolar. ✂️ d) garantir o conhecimento dos alunos em disciplinas relacionadas às artes. ✂️ e) reduzir o tempo de aula dedicado a disciplinas consideradas mais tradicionais, como matemática e ciências. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q893667 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em relação aos recursos públicos destinados à educação, e de acordo com o art. 68 da Lei nº 9.394/96, é correto afirmar que as receitas provêm de todas as opções, EXCETO: ✂️ a) de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ b) de transferências constitucionais e outras transferências. ✂️ c) do salário-educação e de outras contribuições sociais. ✂️ d) de vendas de bens públicos. ✂️ e) de incentivos fiscais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q893668 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais que cuidam regularmente de crianças na primeira infância devem: ✂️ a) ter no mínimo cinco anos de experiência na área de cuidados infantis. ✂️ b) passar por avaliação psicológica anual. ✂️ c) ser submetidos a cursos de formação específica e contínua. ✂️ d) possuir formação em primeiros socorros apenas. ✂️ e) ter concluído um curso de pedagogia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q893669 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Luckesi (2012) afirma que “são dois parâmetros históricos de acompanhamento dos resultados da aprendizagem dos educandos na escola: os exames escolares e a avaliação de aprendizagem”. Assinale a opção que descreve o evento que marcou o surgimento da avaliação da aprendizagem nos Estados Unidos. ✂️ a) Em 1910, John Dewey introduziu o conceito de avaliação formativa nas escolas americanas. ✂️ b) Em 1920, William Bagley desenvolveu o primeiro sistema de testes padronizados para avaliar o desempenho dos alunos. ✂️ c) Em 1930, Ralph Tyler propôs o método de ensino por objetivos para reduzir os índices de reprovação escolar. ✂️ d) Em 1940, Benjamin Bloom publicou a Taxonomia de Bloom, uma estrutura para classificar objetivos educacionais. ✂️ e) Em 1950, Robert Mager lançou o livro “Preparing Instructional Objectives”, consolidando o método de ensino por objetivos de Tyler. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q893670 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as adaptações necessárias à oferta de educação básica para a população rural, conforme estipulado no art. 28 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n o 9.394/96). ✂️ a) Fornecimento de transporte escolar apenas para alunos que residem em áreas rurais distantes. ✂️ b) Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. ✂️ c) Adaptação dos conteúdos curriculares e metodologias de ensino às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural. ✂️ d) Adequação à natureza do trabalho na zona rural, considerando as demandas e os desafios enfrentados pelos estudantes. ✂️ e) Promoção de programas de educação ambiental voltados para as especificidades do meio rural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q893671 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Uma das tarefas precípuas da prática educativa-progressista, de acordo com o pensamento de Paulo Freire sobre a curiosidade humana, é: ✂️ a) suprimir qualquer forma de curiosidade para manter a ordem social. ✂️ b) desenvolver a curiosidade passiva e aceitar a racionalidade tecnológica sem questionamentos. ✂️ c) ignorar a curiosidade humana em prol de uma abordagem tradicional de ensino. ✂️ d) estimular a curiosidade crítica, insatisfeita e indócil. ✂️ e) promover a diabolização da tecnologia em detrimento da curiosidade humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como: ✂️ a) somativa, concentrando-se na avaliação do produto final do projeto. ✂️ b) quantitativa, priorizando notas e resultados finais. ✂️ c) classificatória, focada na mensuração de conhecimentos adquiridos pelo aluno. ✂️ d) formativa, com ênfase no acompanhamento e crescimento do aluno ao longo do processo. ✂️ e) comparativa, visando à comparação do desempenho do aluno e de seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q893653 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, assinale a medida que está de acordo com as disposições do art. 3º, inciso IV, da Constituição Federal, que repudiam o preconceito e quaisquer formas de discriminação, e reconhecem a singularidade irredutível de todos os indivíduos, especialmente no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) étnico-raciais. ✂️ a) Inclusão de disciplinas sobre história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. ✂️ b) Realização de campanhas publicitárias que promovam questões étnico-raciais. ✂️ c) Criação de escolas exclusivas para determinados grupos étnicos. ✂️ d) Implementação de cotas raciais em universidades públicas e privadas. ✂️ e) Acesso de determinados grupos étnicos a espaços públicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q893654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica podem ser consideradas: ✂️ a) diretrizes fixas que excluem a participação das famílias e dos estudantes. ✂️ b) orientações obrigatórias que devem ser seguidas pelas escolas. ✂️ c) recomendações opcionais para as escolas, sem impacto direto na elaboração dos currículos. ✂️ d) sugestões flexíveis que podem ou não ser adotadas pelas instituições de ensino. ✂️ e) guias de planejamento pedagógico que devem ser desenvolvidos, exclusivamente, pelos gestores escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q893655 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, assinale aquela em que Paulo Ghraldelli Jr, descreveu de como se estruturou o sistema educacional no Império. ✂️ a) Básico, intermediário e avançado. ✂️ b) Primário, secundário e superior. ✂️ c) Fundamental, médio e superior. ✂️ d) Primário, secundário e universitário. ✂️ e) Elementar, médio e pós-graduação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q893656 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Os princípios que NÃO são mencionados como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, são: ✂️ a) princípios de diversidade, visando à construção de identidades plurais e solidárias. ✂️ b) princípios políticos, como reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático. ✂️ c) princípios éticos, incluindo justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; respeito à dignidade da pessoa humana e compromisso com a promoção do bem de todos. ✂️ d) princípios estéticos, envolvendo cultivo da sensibilidade, enriquecimento das formas de expressão e valorização das diferentes manifestações culturais. ✂️ e) princípios econômicos, como garantia de acesso à educação, à saúde, ao trabalho, a bens culturais e a outros benefícios, além da redução da pobreza e das desigualdades sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q893657 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, de acordo com o art. 210 da Constituição Federal, é: ✂️ a) proibido. ✂️ b) facultativo e será ministrado fora do horário escolar. ✂️ c) facultativo e constituirá disciplina dos horários normais das escolas. ✂️ d) obrigatório apenas para escolas particulares de ensino fundamental. ✂️ e) obrigatório durante os horários normais das escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q893658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O período histórico que, de acordo com Gatti (2009), as escolas normais no Brasil começaram a ser valorizadas, é a: ✂️ a) década de 1920, após a Revolução Constitucionalista. ✂️ b) década de 1930, com o advento do Estado Novo. ✂️ c) década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. ✂️ d) década de 1950, com a expansão do ensino primário. ✂️ e) década de 1960, durante a ditadura militar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q893659 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Conforme o art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sobre a jornada escolar no ensino fundamental, assinale a opção correta. ✂️ a) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ b) O ensino fundamental deve ser ministrado em tempo integral, sem ressalvas. ✂️ c) O período de permanência na escola no ensino fundamental deve ser reduzido progressivamente para incentivar outras atividades extracurriculares. ✂️ d) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, cinco horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. ✂️ e) A jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo, seis horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q893660 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Sobre o financiamento da educação, a porcentagem mínima que a União deve aplicar anualmente na manutenção e no desenvolvimento do ensino público, de acordo com o art. 69 da Lei nº 9.394/96, é: ✂️ a) 15%. ✂️ b) 18%. ✂️ c) 20%. ✂️ d) 25%. ✂️ e) 30%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q893661 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entre as opções abaixo, a que melhor reflete a relação entre os brinquedos, o brincar e a criança, de acordo com os estudos de Benjamin e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é: ✂️ a) o brincar não é valorizado nem pelos textos de Benjamin nem pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que priorizam o conhecimento formal sobre a experiência sensorial e expressiva das crianças. ✂️ b) os brinquedos são apenas objetos inúteis que as crianças utilizam para se entreter, sem conexão com sua história ou autonomia. ✂️ c) os brinquedos têm uma história cultural, mas não desempenham um papel importante na vida das crianças. ✂️ d) Benjamin enfatiza que os brinquedos são ferramentas de socialização, enquanto as Diretrizes Curriculares destacam a importância do conhecimento formal na educação infantil. ✂️ e) o brincar é fundamental para a criança se libertar, reinventar seu mundo e promover interações significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q893662 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O art. 38, seção V – Da Educação de Jovens e Adultos, da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, aponta que “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”. Os exames a que se refere esse artigo realizar-se-ão: ✂️ a) para os maiores de quatorze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezesseis anos no ensino médio. ✂️ b) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezoito anos no ensino médio. ✂️ c) para os maiores de dezesseis anos no ensino fundamental e para os maiores de vinte e um anos no ensino médio. ✂️ d) para os maiores de quinze anos no ensino fundamental e para os maiores de dezenove anos no ensino médio. ✂️ e) para os maiores de doze anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q893663 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o art. 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) identifique, dentre as opções abaixo, a entidade que pode acionar o poder público para exigir o acesso à educação básica obrigatória. ✂️ a) Qualquer cidadão. ✂️ b) Somente o Ministério Público. ✂️ c) Somente o Ministério da Educação. ✂️ d) Apenas associações comunitárias. ✂️ e) Apenas entidades de classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q893664 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com Smolka, durante as décadas de 60 e 70, no Brasil, a ideia da educação compensatória ganhou destaque, especialmente pelo governo, que, confundindo convenientemente “diferença” com “deficiência”, criava mitos relacionados ao fracasso escolar. Uma das propostas apresentadas como solução foi: ✂️ a) o aumento do número de alunos por sala de aula. ✂️ b) a implementação de programas de reforço escolar após o horário regular de aulas. ✂️ c) a redução do número de disciplinas no currículo escolar. ✂️ d) o aumento do período de férias escolares. ✂️ e) o fornecimento de educação pré-escolar como solução para o fracasso escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q893665 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em seu livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak ressalta a importância das diferenças individuais e o valor da diversidade. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica aborda a gestão pedagógica e administrativa das escolas indígenas. Assinale a opção que melhor reflete o princípio defendido por ambos os textos. ✂️ a) Para evitar conflitos, as Secretarias de Educação devem impor critérios rígidos para a gestão das escolas indígenas, independentemente do consentimento das comunidades, assegurando a uniformidade na implementação das políticas educacionais. ✂️ b) Os professores indígenas devem ser capacitados para adotar práticas escolares padronizadas, garantindo a igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos. ✂️ c) As escolas indígenas devem adotar um protocolo único de gestão, alinhado com as normas estabelecidas pelos sistemas de ensino, visando à homogeneidade e à eficiência administrativa. ✂️ d) A composição do quadro de gestão das escolas indígenas deve ser determinada, exclusivamente, pelas Secretarias de Educação, sem considerar a participação das comunidades indígenas, garantindo, assim, a eficiência administrativa. ✂️ e) É necessário reconhecer a diversidade sociocultural das comunidades indígenas e permitir que elas exerçam controle sobre a gestão de suas escolas, conforme estabelecido pelas DCN, promovendo, assim, a valorização das diferenças individuais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q893666 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Um dos textos do documento Ensino Fundamental de Nove Anos − Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade aborda a importância do acesso à arte na escola, que se destaca como uma forma de: ✂️ a) promover a experiência estética, possibilitando novas formas de sentir, pensar, compreender, dizer e fazer ✂️ b) estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas, como desenho e pintura. ✂️ c) proporcionar entretenimento aos alunos durante o período escolar. ✂️ d) garantir o conhecimento dos alunos em disciplinas relacionadas às artes. ✂️ e) reduzir o tempo de aula dedicado a disciplinas consideradas mais tradicionais, como matemática e ciências. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q893667 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em relação aos recursos públicos destinados à educação, e de acordo com o art. 68 da Lei nº 9.394/96, é correto afirmar que as receitas provêm de todas as opções, EXCETO: ✂️ a) de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ b) de transferências constitucionais e outras transferências. ✂️ c) do salário-educação e de outras contribuições sociais. ✂️ d) de vendas de bens públicos. ✂️ e) de incentivos fiscais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q893668 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais que cuidam regularmente de crianças na primeira infância devem: ✂️ a) ter no mínimo cinco anos de experiência na área de cuidados infantis. ✂️ b) passar por avaliação psicológica anual. ✂️ c) ser submetidos a cursos de formação específica e contínua. ✂️ d) possuir formação em primeiros socorros apenas. ✂️ e) ter concluído um curso de pedagogia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q893669 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Luckesi (2012) afirma que “são dois parâmetros históricos de acompanhamento dos resultados da aprendizagem dos educandos na escola: os exames escolares e a avaliação de aprendizagem”. Assinale a opção que descreve o evento que marcou o surgimento da avaliação da aprendizagem nos Estados Unidos. ✂️ a) Em 1910, John Dewey introduziu o conceito de avaliação formativa nas escolas americanas. ✂️ b) Em 1920, William Bagley desenvolveu o primeiro sistema de testes padronizados para avaliar o desempenho dos alunos. ✂️ c) Em 1930, Ralph Tyler propôs o método de ensino por objetivos para reduzir os índices de reprovação escolar. ✂️ d) Em 1940, Benjamin Bloom publicou a Taxonomia de Bloom, uma estrutura para classificar objetivos educacionais. ✂️ e) Em 1950, Robert Mager lançou o livro “Preparing Instructional Objectives”, consolidando o método de ensino por objetivos de Tyler. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q893670 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as adaptações necessárias à oferta de educação básica para a população rural, conforme estipulado no art. 28 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n o 9.394/96). ✂️ a) Fornecimento de transporte escolar apenas para alunos que residem em áreas rurais distantes. ✂️ b) Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. ✂️ c) Adaptação dos conteúdos curriculares e metodologias de ensino às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural. ✂️ d) Adequação à natureza do trabalho na zona rural, considerando as demandas e os desafios enfrentados pelos estudantes. ✂️ e) Promoção de programas de educação ambiental voltados para as especificidades do meio rural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q893671 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Uma das tarefas precípuas da prática educativa-progressista, de acordo com o pensamento de Paulo Freire sobre a curiosidade humana, é: ✂️ a) suprimir qualquer forma de curiosidade para manter a ordem social. ✂️ b) desenvolver a curiosidade passiva e aceitar a racionalidade tecnológica sem questionamentos. ✂️ c) ignorar a curiosidade humana em prol de uma abordagem tradicional de ensino. ✂️ d) estimular a curiosidade crítica, insatisfeita e indócil. ✂️ e) promover a diabolização da tecnologia em detrimento da curiosidade humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como: ✂️ a) somativa, concentrando-se na avaliação do produto final do projeto. ✂️ b) quantitativa, priorizando notas e resultados finais. ✂️ c) classificatória, focada na mensuração de conhecimentos adquiridos pelo aluno. ✂️ d) formativa, com ênfase no acompanhamento e crescimento do aluno ao longo do processo. ✂️ e) comparativa, visando à comparação do desempenho do aluno e de seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro