Questões de Concursos DT Ensino Religioso

Resolva questões de DT Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q991952 | Filosofia, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A filosofia da tradição religiosa é um campo amplo que explora os fundamentos, a lógica interna e as questões filosóficas subjacentes às várias tradições religiosas ao redor do mundo. Nesse sentido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q991953 | Filosofia, O Conhecimento Humano e o Conhecimento Divino, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A crença no transcendente pode oferecer um senso de propósito e significado à vida de uma pessoa, ajudando-a a encontrar respostas para questões existenciais. Nesse sentido, o conceito de transcendência refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q991954 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Originário do subcontinente indiano, essa religião tem raízes antigas nas escrituras védicas, como os Vedas e os Upanishads, datando de aproximadamente 1500-500 a.C. Sua filosofia inclui conceitos como karma, dharma e a busca pela libertação (moksha). Nesse sentido, é correto afirmar que essa religião é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q991955 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

As estruturas hierárquicas das religiões variam significativamente de uma tradição para outra. Algumas religiões têm uma estrutura muito definida, com hierarquias claras, enquanto outras são mais descentralizadas ou flexíveis. Sobre a estrutura hierárquica do catolicismo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q991956 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Na antiga religião egípcia, as mulheres desempenhavam papéis significativos e diversificados em vários aspectos da vida religiosa, embora as funções e posições fossem distintas em comparação aos homens. Sobre isso, analise os itens abaixo:

I. O panteão egípcio incluía várias divindades femininas poderosas, como Ísis, Hathor, Sekhmet e Bastet, entre outras. Essas deusas eram adoradas em templos e também faziam parte da vida cotidiana das pessoas.

II. Algumas mulheres atuavam como sacerdotisas em templos dedicados a divindades femininas, desempenhando funções religiosas importantes.

III. O culto a Ísis tinha sacerdotisas que desempenhavam papéis proeminentes na religião, inclusive na cura e em rituais ligados à fertilidade.

IV. As mulheres eram privadas de participar de rituais e práticas religiosas em templos ou em casa, oferecendo preces e oferendas às divindades.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q991957 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

No Cristianismo, a crença comum é na existência do céu, um lugar de felicidade eterna em comunhão com Deus, e do inferno, um estado de separação de Deus e sofrimento. Nesse sentido, assinale a alternativa sobre a crença em relação à morte e à vida com base no Islamismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q991958 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Diferentes tradições religiosas têm abordagens distintas em relação ao cuidado com a vida, valorizando aspectos morais, éticos e espirituais. Sobre esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

( ) A caridade (zakat) é um dos pilares do Islamismo, incentivando o cuidado com os necessitados e a comunidade.

( ) O Hinduísmo valoriza todas as formas de vida, promovendo a violência (ahimsa) e a compaixão para com todos os seres vivos.

( ) O Cristianismo enfatiza a sacralidade da vida e a importância de cuidar dos necessitados, dos doentes e dos marginalizados.

( ) O Budismo compartilha da ênfase na não violência (ahimsa), valorizando a compaixão e o cuidado com todos os seres.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q991959 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos é um evento importante, marcando o início da disseminação do Cristianismo e a formação da igreja cristã primitiva. Esse acontecimento é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q991960 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

As histórias de criação do mundo e do homem variam amplamente entre as tradições religiosas. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q991961 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A cosmologia budista se concentra mais na natureza cíclica do universo e na interdependência de todos os fenômenos. Sobre isso, marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos:

( ) O Budismo enfatiza a criação de um universo por uma divindade ou entidade superior.

( ) Não há um Deus criador supremo no Budismo.

( ) A cosmologia budista gira em torno do conceito de samsara, o ciclo contínuo de nascimentos e mortes.

( ) Para o budismo, tudo no universo está sujeito à impermanência, constantemente passando por mudanças.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q991962 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Os ritos e símbolos desempenham papéis importantes nas tradições religiosas, sendo fundamentais para a expressão da fé, a transmissão de valores e a conexão espiritual. Nesse sentido, é correto afirmar que é um rito tradicional da religião islâmica a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q991963 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Cada tradição religiosa, filosófica e mística possui seus próprios símbolos distintivos que representam suas crenças, princípios e valores. Nesse sentido, é correto afirmar que o Olho da Providência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.