Questões de Concursos Edital 2022

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1Q675120 | Português, Gêneros Textuais, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

O complexo de falar difícil

O que importa realmente é que o(a) detentor(a)do notável saber jurídico saiba quando e como deve fazer uso desse português versão 2.0, até porque não tem necessidade de alguém entrar numa padaria de manhã com aquela cara de sono falando o seguinte: “Por obséquio, Vossa Senhoria teria a hipotética possibilidade de estabelecer com minha pessoa umarelação de compra e venda, mediante as imposições dos códigos Civil e do Consumidor, para que seja possível a obtenção de 10 pãezinhos em temperatura estável para que a relação pecuniária no valor de RS 5,00 seja plenamente legitima e capaz de saciarminha fome matinal?”.

O problema é que temos uma cultura de valorizar quem demonstra ser inteligente ao invés de valorizar quem é. Pela nossa lógica, todo mundo que fala dificil tende aser mais inteligente do que quem valoriza o simples,99,9% das pessoas que estivessem na padaria iriam ficarboquiabertas se alguém fizesse uso das palavras queeu disse acima em plenas 7 da manhã em vez de dizer:“Bom dia! O senhor poderia me vender cinco reais de pão francês?”


Agora entramos na parte interessante: o querealmente é falar dificil? Simplesmente fazer uso depalavras que a maioria nao faz ideia do que seja é umato de falar difícil? Eu penso que não, mas é assim quemuita gente age. Falar dificil é fazer uso do simples,mas com coerência e coesão, deixar tudo amarradinhogramaticalmente falando. Falar dificil pode fazer alguémparecer inteligente, mas não por muito tempo. É claro queem alguns momentos não temos como fugir do portuguêsrebuscado, do juridiquês propriamente dito, como nocaso de documentos jurídicos, entre outros.
ARAÚJO, H. Disponível om: www.diariojurista.comAcesso em 20 nov. 2021 (adaptado)
Nesso artigo de opinião, ao fazer uso de uma falarebuscada no exemplo da compra do pão, o autor evidencia a importância de(a)
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2Q936772 | Inglês, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

As my official bio reads, I was made in Cuba, assembled in Spain, and imported to the United States — meaning my mother, seven months pregnant, and the rest of my family arrived as exiles from Cuba to Madrid, where I was born. Less than two months later, we emigrated once more and settled in New York City, then eventually in Miami, where I was raised and educated. Although technically we lived in the United States, the Cuban community was culturally insular in Miami during the 1970s, bonded together by the trauma of exile. What’s more, it seemed that practically everyone was Cuban: my teachers, my classmates, the mechanic, the bus driver. I didn’t grow up feeling different or treated as a minority. The few kids who got picked on in my grade school were the ones with freckles and funny last names like Dawson and O’Neil.
BLANCO, R. Disponível em: http://edition.cnn.com. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).

Ao relatar suas vivências, o autor destaca o(a)
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3Q936773 | Inglês, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

“Two hundred years ago, Jane Austen lived in a world where single men boasted vast estates; single ladies were expected to speak several languages, sing and play the piano. In both cases, it was, of course, advantageous if you looked good too. So, how much has — or hasn't — changed? Dating apps opaquely outline the demands of today's relationship market; users ruminate long and hard over their choice of pictures and what they write in their biographies to hook in potential lovers, and that's just your own profile. What do you look for in a future partner's profile — potential signifiers of a popular personality, agood job, a nice car? These apps are a poignant reminder of the often classist atitudes we still adopt, as well as the financial and aesthetic expectations we demand from potential partners.
GALER,S. Disponível em: www.bbc.com, Acesso em: 8 dez. 2047 (adaptado)

O texto aborda relações interpessoais com o objetivo de
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4Q936774 | Inglês, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

A Tean's Viow of Social Media
Instagram is made up of all photos and videos. There is the home page that showcases the posts from people you follow, an explore tab which offers posts from accounts all over the wold, and your own page, with a notification tab to show who likes and comments on your posts.
It has some downsides though. It is known to make many people feel insecure or down about themselves because the platform shoncases the highlights of everyone's lives, while rarely showing the negatives. This can make one feel like their life is not going as well as others, contributing to the growing rates of anxiety or depression in many teens today. There is an underlyingdesire for acceptance through the number of likes or followers one has.
Disponível em: https://cyberbulling.org. Acesso em 29 out. 2021

O termo “downsides” introduz a ideia de que o Instagram é responsável por
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5Q936775 | Inglês, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

I tend the mobile now like an injured bird
We text, text, text our significant words.
I re-read your first, your second, your third,
Look for your small xx, feeling absurd.
The codes we send arrive with a broken chord.
I try to picture your hands, their image is blurred.
Nothing my thumbs press will ever be heard.
DUFFY, C. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 27 out 2021

Nesse poema, o eu lírico evidencia um sentimento de
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6Q936776 | Português, Figuras de Linguagem, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Urgência emocional
Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir “eu te amo”. Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: “paciência”. Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É uma refeição que pode durar uma vida.
MEDEIROS, M Disponível em: http://porumavidasimples.blogspot.com.br. Acesso em: 20 Ago. 2017 (Adaptado)

Nesse texto de opinião, as marcas linguísticas revelam uma situação distensa e de pouca formalidade, o que se evidencia pelo(a)
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7Q936783 | Português, Gêneros Textuais, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Ela era linda. Gostava de dançar, fazia teatro em São Paulo e sonhava ser atriz em Hollywood. Tinha 13 anos quando ganhou uma câmera de vídeo — e uma irmã. As duas se tornaram suas companheiras de experimentações. Adolescente, Elena vivia a criar filminhos e se empenhava em dirigir a pequena Petra nas cenas que inventava. Era exigente com a irmã. E acreditava no potencial da menina para satisfazer seus arroubos de diretora precoce. Por cinco anos, integrou algumas das melhores companhias paulistanas de teatro e participou de preleções para filmes e trabalhos na TV. Nunca foi chamada. No início de 1990, Elena tinha 20 anos quando se mudou para Nova York para cursar artes cênicas e batalhar uma chance no mercado americano. Deslocada, ansiosa, frustrada após alguns testes de elenco malsucedidos, decepcionada com a ausência de reconhecimento e vitimada por uma depressão que se agravava com a falta de perspectivas, Elena pôs fim à vida no segundo semestre. Petra tinha 7 anos. Vinte anos depois, é ela, a irmã caçula, que volta a Nova York para percorrer os últimos passos da irmã, vasculhar seus arquivos e transformar suas memórias em imagem e poesia.
Elena é um filme sobre a irmã que parte e sobre a irmã que fica. É um filme sobre a busca, a perda, a saudade, mas também sobre o encontro, o legado, a memória. Um filme sobre a Elena de Petra e sobre a Petra de Elena, sobre o que ficou de uma na outra e, essencialmente, um filme sobre a delicadeza.

VANUCHI, C. Época, 19 out. 2012 (adaptado)
O texto é exemplar de um gênero discursivo que cumpre a função social de
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8Q936784 | Português, Figuras de Linguagem, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

PALAVRA — As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas, e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento às coisas, fazer sentido. A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra "palavra" diz. O que quer. E nunca desdiz depois. As palavras têm corpo o alma, mas são diferentes das pessoas em vários pontos. As palavras dizem o que querem, está dito, e pronto.
Falcão, A. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Salamandra, 2013 (Adaptado)

Esso texto, que simula um verbete para a palavra “palavra”, constitui-se como um poema porque
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9Q936785 | Português, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Morte lenta ao luso infame que inventou a calçada portuguesa. Maldito D. Manuel I e sua corja de tenentes Eusébios. Quadrados de pedregulho irregular socados à mão. À mão! É claro que ia soltar, ninguém reparou que ia soltar? Branco, preto, branco, preto, as ondas do mar de Copacabana. De que me servem as ondas do mar de Copacabana? Me deem chão liso, sem protuberâncias calcárias. Mosaico estúpido. Mania de mosaico. Joga concreto em cima e aplaina. Buraco, cratera, pedra solta, bueiro-bomba. Depois dos setenta, a vida se transforma numa interminável corrida de obstáculos. A queda é a maior ameaça para o idoso. “Idoso”, palavra odienta. Pior, só “terceira idade”. A queda separa a velhice da senilidade extrema. O tombo destrói a cadeia que liga a cabeça aos pés. Adeus, corpo. Em casa, vou de corrimão em corrimão, tateio móveis e paredes, e tomo banho sentado. Da poltrona para a janela, da janela para a cama, da cama para a poltrona, da poltrona paraa janela. Olha aí, outra vez, a pedrinha traiçoeira atrás de me pegar. Um dia eu caio, hoje não.
TORRES, F. Fim. São Paulo: Cia das Leras, 2013.
O recurso que caracteriza a organização estrutural desse texto é o(a)
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10Q936788 | Literatura, Escolas Literárias, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

A escrava
— Admira-me —, disse uma senhora de sentimentossinceramente abolicionistas —; faz-me até pasmar como sepossa sentir, e expressar sentimentos escravocratas,no presente século, no século dezenove! A moral religiosa e a moral cívica aí se erguem, e falam bemalto esmagando a hidra que envenena a família no mais sagrado santuário seu, e desmoraliza, e avilta a naçãointeira! Levantai os olhos ao Gólgota, ou percorrei-os emtorno da sociedade, e dizei-me:
— Para que se deu em sacrifício o Homem Deus,que ali exalou seu derradeiro alento? Ah! Então não éverdade que seu sangue era o resgate do homem! Éentão uma mentira abominável ter esse sangue compradoa liberdade!? E depois, olhai a sociedade... Não vedeso abutre que a corrói constantemente!... Não sentis adesmoralização que a enerva, o cancro que a destrói?
Por qualquer modo que encaremos a escravidão, elaé, e será sempre um grande mal. Dela a decadência docomércio; porque o comércio e a lavoura caminham demãos dadas, e o escravo não pode fazer florescer a lavoura:porque o seu trabalho é forçado.
REIS, M. F. Úrsula outras obras, Brasília: Câmara dos Deputados, 2018
Inscrito na estética romântica da literatura brasileira,o conto descortina aspectos da realidade nacional no século XIX ao
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11Q936793 | Português, Funções da Linguagem Emotiva, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Assentamento
Zanza daqui Zanza pra acolá
Fim de feira, periferia afora
A cidade não mora mais em mim
Francisco, Serafim Vamos embora

Ver o capim Vero baobá
Vamos ver a campina quando flora
A piracema, rios contravim Binho, Bel, Bia, Quim
Vamos embora

Quando eu morrer Cansado de guerra Morro de bem Com a minha terra: Cana, caqui Inhame, abóbora Onde só vento se semeava outrora Amplidão, nação, sertão sem fim Ó Manuel, Miguilim Vamos embora BUARQUE, C. As cidades.Rio de Janeiro: RCA, 1998 (fragmento).
Nesse texto, predomina a função poética da linguagem.Entretanto, a função emotiva pode ser identificada no ver
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12Q936796 | Literatura, Escolas Literárias, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

A senhora manifestava-se por atos, porgestos, esobretudo por um certo silêncio, que amargava, que esfolava. Porémdesmoralizar escancaradamente o marido, não eracom ela.[..]
As negras receberam ordem para meter no serviço agentedo tal compadre Silveira as cunhadas, ao fuso: os cunhados,ao campo, tratar do gado com os vaqueiros; a mulhere as irmãs, que se ocupassem da ninhada. Margarida não tivera filhos, e como os desejasse com a força de suas vontadestratava sempre bem aos pequenitos às mães que os estavacriando. Não era isso. uma sentimentalidade cristã, uma ternura, era o egoístae cru instinto da maternidade, obrando por mera simpatia carnal.Quanto ao pai do lote (refere-se ao Antônio)esse que fosse ajudar ao vaqueiro das bestas.
Ordens dadas, o Quinquim referendava. Cada ummoralizava o outro, para moralizar-se.
PAIVA, M. O. Dona Guidinha do Poço. Rio de Janeiro, Tecnoprint, s/d.
No trecho do romance naturalista, a forma como o narrador julga comportamentos e emoçõesdas personagens femininas revele influência do pensamento.
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13Q936797 | Literatura, Escolas Literárias, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Era o êxodo da seca de 1898. Uma ressureição docemitérios antigos — esqueletos redivivos, com o aspectoterroso e o fedor das covas podres.
Os fantasmas estropiados como que iam dançandode tão trópegos e trêmulos, num passo arrastado déquem leva as pernas, em vez de ser levado por elas.
Andavam devagar, olhando para trás, como quemquer voltar. Não tinham pressa em chegar, porque nãosabiam aonde iam. Expulsos de seu paraíso por espadasde fogo, iam, ao acaso, em descaminhos, no arrastão dosmaus fados.
Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçadonomadismo.
Adelgaçados na magreira cômica, cresciam, como seo vento os levantasse. E os braços afinados desciam-lhesaos joelhos, de mãos abanando.
Vinham escoteiros. Menos os hidrópicos — de asciteconsecutiva à alimentação tóxica — com os fardos dasbarrigas alarmantes.
Não tinham sexo, nem idade, nem condição nenhuma.Eram os retirantes. Nada mais.
ALMEIDA, J. A.. A bagacelra, Rio do Janeiro: J, Olýmpio, 1978.

Os recursos composicionais que inserem a obra nochamado “Romance de 30” da literatura brasileira manifestam-se aqui no(a)
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14Q936798 | Literatura, Escolas Literárias, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Notas
Soluços, lágrimas, casa armada, veludo preto nos portais, um homem que veio vestir o cadáver, outro quetomou a medida do caixão, caixão, essa, tocheiros, convites, convidados que entravam, lentamente, a passo surdo,e apertavam a mão à família, alguns tristes, todos sérios e calados, padre e sacristão, rezas, aspersões d'água benta,o fechar do caixão, a prego e martelo, seis pessoas que o tomam da essa, e o levantam, e o descem a custo pelaescada, não obstante os gritos, soluços e novas lágrimas da família, e vão até o coche fúnebre, e o colocam em cimae traspassam e apertam as correias, o rodar do coche, o rodar dos carros, um a um... Isto que parece um simplesinventário eram notas que eu havia tomado para um capítulo triste e vulgar que não escrevo.
ASSIS, M Memórias póstumas de Brás Cubas. Disponivel em: www.dominiopublico.gov.br Acesso em: 25 jul 2022,

O recurso linguístico que permite a Machado de Assis considerar um capítulo de Memórias póstumas de Brás Cubascomo inventário é a
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15Q936800 | Português, Gêneros Textuais, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Ser cronista
Sei que não sou, mas tenho meditado ligeiramente no assunto. Crônica é um relato? É uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei, pois antes de começar a escrever para o Jornal do Brasil, eu só tinha escrito romances e contos. E também sem perceber, à medida que escrevia para aqui, ia me tornando pessoal demais, correndo o risco de em breve publicar minha vida passada e presente. o que não pretendo. Outra coisa notei: basta eu saber que estou escrevendo para o jornal, isto é, para algo aberto facilmente por todo o mundo, e não para um livro, que só é aberto por quem realmente quer, para que, sem mesmo sentir, o modo de escrever se transforme. Não é que me desagrade mudar, pelo contrário. Mas queria que fossem mudanças mais profundas e interiores que não viessem a se refletir no escrever. Mas mudar só porque isso é uma coluna ou uma crônica? Ser mais leve só porque o leitor assim o quer? Divertir? Fazer passar uns minutos de leitura? E outra coisa: nos meus livros quero profundamente a comunicação profunda comigo e com o leitor. Aqui no jornal apenas falo com o leitor e agrada-me que ele fique agradado. Vou dizer a verdade: não estou contente.
LISPECTOR, C. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
No texto, ao refletir sobre a atividade do cronista, a autora questiona característica do gênero crônica como
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16Q936801 | Português, Funções da Linguagem Emotiva, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Projeto na Câmara de BH quer a vacinação gratuita decães contra a leishmaniose
A doença é grave e vem causando preocupação naregião metropolitana da capital mineira
Ela é uma doença grave, transmitida pela picada domosquito-palha, e afeta tanto os seres humanos quantoos cachorros: a leishmaniose. Por ser um problema de saúde pública, a doença pode ganhar uma ação preventiva importante, caso um projeto de lei seja aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Diante do alto número de casos da doença na Grande BH, a Comissão de Saúde e Saneamento da CMBH aprovou a proposta de realização de campanhas públicas de vacinação gratuita de cães contra a leishmoniose, tema do PL 404/17, apreciado pelo colegiado em reunião ordinária, no dia 6 de dezembro.
Disponível em: https://revistaencontro.com.br. Acesso em: 11 dez 2017.

Essa notícia além de cumprir sua função informativa, assume o papel de
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17Q936803 | Literatura, Gênero Lírico, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Firmo, o vaqueiro
No dia seguinte á hora em que saía o gado, estava eu debruçado á varanda quando vi o cafuzo que preparava o animal viajeiro:
— Raimundinho, como vai ele?...
Do longe apontou a palhoça.
— Sim.
O braço caiu-lhe, olhou-me algum tempo comovido;depois, saltando para o animal, levou o polegar à bocafazendo estalar a unha nos dentes: "As quatro horasda manhã... Atirei um verso e disse, para bulir com ele:Pega, velho! Não respondeu. Tio Firmo, mesmo velho edoente, não era homem para deixar um verso no chão...Fui ver, coitadol... estava morto”. E deu de esporas paraque eu não lhe visse as lágrimas.
NETTO, C. In: MARCHEZAN.L.G (Og). O conto regionalista. São Paulo: Marina Fontes, 2009.


A passagem registra um momento em que aexpressividade lírica é reforçada pela
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18Q936806 | Português, Gêneros Textuais, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Vanda vinha do interior de Minas Gerais e de dentro de um livro de Charles Dickens. Sem dinheiro para criá-la, sua mãe a dera, com seus sete anos, a uma conhecida. Ao recebe-la, a mulher perguntou o que a garotinha gostava de comer. Anotou tudo num papel. Mal a mãe virou as costas, no entanto a fulana amassou a lista e, como uma vilã de folhetim, decretou: "A partir de hoje, você não vai mais nem sentir cheiro dessas comidas!".

Vanda trabalhou lá até os quinze anos, quando recebeu a carta de uma prima com uma nota de cem cruzeiros, saiu de casa com a roupa do corpo e fugiu num ônibus para São Paulo.

Todas as vezes que eu e minha irmã a importunávamos com nossas demandas de criança mimada, ela nos contava histórias da infância de gata-borralheira, fazia-nos apertar seu nariz quebrado por uma das filhas da “patroa” com um rolo de amassar pão e nos expulsava da cozinha: “Sai pra lá, peste, e me deixa acabar essa janta”.

PRATA, A. Nu de botas. São Paulo: Cia. das Letras, 2013 (adaptado).

Pela ótica do narrador, a trajetória da empregada de sua casa assume um efeito expressivo decorrente da

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19Q936808 | Conhecimentos Gerais, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Espere, resignado, o dia 13 daquele mês porque, em tal data, usança avoenga lhefaculta sondar o futurointerrogando a providência. É a experiência tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expõe ao relento, em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se estão intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu, transmudada em aljôfar límpido, é certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, é inevitável o inverno benfazejo.Esta experiência é belíssima.

CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Editora Três, 1984.

No experimento descrito, a relação com a paisagem e com a religiosidade permite que o sertanejo seja

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20Q936809 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Sempre que a relevância do discurso entra em jogo, a questão torna-se política por definição, pois é o discurso que faz do homem um ser político. E tudo que os homens fazem, sabem ou experimentam só tem sentido na medida em que pode ser discutido. Haverá, talvez, verdades que ficam além da linguagem e que podem ser de grande relevância para o homem no singular, isto é, para o homem que, seja o que for, não é um ser político. Mas homens no plural, isto é, os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, só podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligíveis entre si e consigo mesmos. ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
No trecho, a filósofa Hannah Arendt mostra a importância da linguagem no processo de
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