Questões de Concursos Edital n 29

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1Q1045504 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A identificação de transtornos como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, Transtorno do Espectro Autista - TEA e Dislexia é crucial para promover uma educação inclusiva. Considerando os sinais gerais que podem indicar a presença desses transtornos em alunos, e como os professores podem adaptar suas abordagens pedagógicas para atender a essas necessidades específicas, assinale a alternativa correta.
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2Q1045506 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A alfabetização de crianças com deficiência intelectual (DI) apresenta desafios específicos que exigem estratégias pedagógicas diferenciadas. É fundamental que os professores compreendam as necessidades e potencialidades desses alunos para promover um aprendizado eficaz e inclusivo. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)A criança com DI precisa de mais tempo, repetição e estímulo para aprender.
(__)A alfabetização de crianças com DI depende exclusivamente do conhecimento continuado do professor, que deve aprender a lidar com essas crianças e a entendê-las.
(__)A conexão do conteúdo escolar com a vida cotidiana é importante para a assimilação do aprendizado por crianças com DI.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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3Q1045507 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando a definição de deficiência física neuromotora, assinale a alternativa que melhor descreve os impactos das lesões neurológicas na coordenação motora e/ou fala dos alunos, bem como as adaptações possíveis para superar as dificuldades geradas.
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4Q1016120 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Durante uma palestra sobre saúde mental ministrada para um público misto de surdos e ouvintes, o intérprete de Libras se depara com termos técnicos complexos e expressões idiomáticas que não possuem equivalência direta em Libras. Para garantir a acessibilidade comunicacional e a compreensão da mensagem pelo público surdo, qual competência o intérprete deve mobilizar prioritariamente nessa situação?
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5Q1045509 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O ensino colaborativo é uma abordagem pedagógica que visa integrar professores de educação regular e de atendimento educacional especializado (AEE) para promover a inclusão escolar de alunos com deficiência. Assim, avalie as proposições:
I.O ensino colaborativo pode ser realizado tanto na sala de aula regular quanto em outros espaços da escola, como a biblioteca e o pátio.
II.A resistência dos professores de sala regular em aceitar alunos com deficiência é um dos desafios do ensino colaborativo.
III.O ensino colaborativo substitui completamente as práticas pedagógicas da sala de aula regular.

Assinale a alternativa correta:
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6Q1045502 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo o autismo, são caracterizados por dificuldades significativas na comunicação, na interação social e por comportamentos repetitivos. A educação inclusiva visa proporcionar um ambiente escolar adequado para o desenvolvimento e a inclusão desses alunos, garantindo-lhes o direito à educação. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)A intervenção educativa deve ser uniforme e padronizada para todos os alunos com autismo.
(__)A parceria com a família é fundamental para o sucesso das intervenções educacionais.
(__)A comunicação não verbal é um indicador de risco para o desenvolvimento intelectual em crianças com autismo.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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7Q1045505 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Durante a Idade Média, a percepção das pessoas com deficiência era marcada por superstições e crenças religiosas, influenciando seu tratamento na sociedade. Assim, avalie as proposições:
I.Na Idade Média, as pessoas com deficiência eram frequentemente vistas como portadoras de poderes especiais ou como bruxos.
II.O nascimento de uma criança com deficiência era geralmente considerado um castigo divino.
III.As crianças com deficiência eram sempre acolhidas e protegidas pelas famílias e comunidades, por acreditarem terem poderes divinos.

Assinale a alternativa correta:
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8Q1045508 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando a implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) na escolarização de alunos com deficiência intelectual e os principais desafios enfrentados pelos professores regentes na promoção da inclusão escolar, assinale a alternativa correta.
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9Q1071932 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na composição teatral, elementos como figurinos, cenário e iluminação contribuem para a construção do significado cênico. Considerando o papel da iluminação em um espetáculo contemporâneo, qual das alternativas a seguir descreve corretamente sua função?
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10Q1045503 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Nos últimos anos, a educação inclusiva tornou-se um movimento global que defende os direitos dos alunos com deficiência ao acesso e participação de qualidade nas salas de aula regulares. No caso específico dosalunos surdos, a inclusão envolve a integração desses alunos em salas de aula de educação geral, com o suporte necessário para garantir seu desenvolvimento acadêmico e social. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)A inclusão de alunos surdos em escolas regulares é uma prática recente no Brasil.
(__)A formação continuada dos professores é fundamental para a inclusão efetiva de alunos surdos.
(__)A língua de sinais é considerada uma linguagem não gramatical.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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11Q1045501 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Com a pandemia da Covid-19, diversas estratégias pedagógicas foram adotadas para minimizar os impactos na educação de surdos e deficientes auditivos. Assim, assinale a alternativa que apresenta uma das principais dificuldades enfrentadas, particularmente, por esses alunos no ensino remoto durante o período pandêmico de 2020 a 2021:
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12Q1016116 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em um congresso internacional sobre acessibilidade, um palestrante estrangeiro se apresenta para um público composto por surdos brasileiros e ouvintes de diversos países. O intérprete de Libras precisa garantir a acessibilidade comunicacional para o público surdo brasileiro, considerando o idioma da palestra e a presença de ouvintes estrangeiros. Qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação?
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13Q1016117 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os Estudos Surdos constituem um campo interdisciplinar que investiga a surdez, a cultura surda e a língua de sinais a partir de diferentes perspectivas. Considerando as contribuições dos Estudos Surdos para a compreensão da surdez, qual das seguintes afirmações não reflete a perspectiva atual sobre a surdez?
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14Q1016113 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Lei nº 12.319/2010 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, definindo suas atribuições e os requisitos para o exercício profissional. Assim, avalie as proposições:
I.A lei garante o direito ao profissional de solicitar condições adequadas de trabalho, como iluminação, visibilidade e tempo de descanso, para o exercício da profissão.
II.A formação em nível médio, com certificado de proficiência em Libras, é suficiente para a atuação profissional como tradutor e intérprete de Libras.
III.A lei permite que o tradutor e intérprete de Libras realize atividades que extrapolem sua função, como aconselhamento jurídico e psicológico aos surdos.

Assinale a alternativa correta:
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15Q1016119 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os Estudos Linguísticos da Língua de Sinais investigam a estrutura, o funcionamento e a evolução da Libras, contribuindo para o seu reconhecimento como línguanatural e para o desenvolvimento de métodos de ensino. Assim, avalie as proposições:
I.A Libras possui uma gramática própria, com regras fonológicas, morfológicas e sintáticas que diferem das línguas orais.
II.A Libras é uma língua visual-espacial, que utiliza as mãos, o corpo e a expressão facial para a construção de significados.
III.A Libras é uma língua universal, utilizada por todos os surdos do mundo, independentemente da sua nacionalidade ou cultura.

Assinale a alternativa correta:
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16Q1016112 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O intérprete educacional desempenha um papel fundamental na inclusão de alunos surdos em escolas regulares, atuando como mediador entre a língua de sinais, a língua oral e a cultura surda. Sobre o papel do intérprete educacional, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)O intérprete educacional deve ter domínio da Libras, da Língua Portuguesa e dos conteúdos curriculares, além de conhecimento da cultura surda.
(__)A principal função do intérprete educacional é traduzir literalmente o que o professor fala, garantindo a acessibilidade da informação para o aluno surdo.
(__)O intérprete educacional contribui para a construção de um ambiente bilíngue e bicultural na escola, promovendo a interação entre alunos surdos e ouvintes.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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17Q1016115 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em um hospital, um paciente surdo precisa realizar um exame médico complexo. O médico, que não domina a Libras, solicita a presença de um tradutor e intérprete de Libras para garantir a comunicação com o paciente. Considerando as principais atribuições do tradutor e intérprete nesse contexto, assinale a alternativa correta:
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18Q1016123 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Um intérprete de Libras é contratado para atuar em uma reunião entre uma empresa e um grupo de investidores surdos. Durante a reunião, o intérprete percebe que os representantes da empresa estão omitindo informações importantes que podem influenciar a decisão dos investidores. Diante dessa situação, como o intérprete deve agir, considerando o Código de Conduta e Ética da Febrapils?
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19Q1016124 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma audiência judicial, uma testemunha surda precisa prestar depoimento. O juiz, os advogados e os demais presentes não dominam a Libras. Considerando a necessidade de garantir a acessibilidade comunicacional e o bom andamento do processo judicial, qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação?
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20Q1016126 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma instituição de ensino superior, um professor surdo ministra aulas para alunos ouvintes. Durante as aulas, o tradutor e intérprete de Libras precisa garantir a acessibilidade comunicacional entre o professor e os alunos. Considerando as atribuições do tradutor e intérprete de Libras nesse contexto educacional, qual das seguintes ações não faz parte de suas responsabilidades?
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