Questões de Concursos Edital n 29 Resolva questões de Edital n 29 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Edital n 29 Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1045504 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A identificação de transtornos como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, Transtorno do Espectro Autista - TEA e Dislexia é crucial para promover uma educação inclusiva. Considerando os sinais gerais que podem indicar a presença desses transtornos em alunos, e como os professores podem adaptar suas abordagens pedagógicas para atender a essas necessidades específicas, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Dificuldade de concentração, dificuldades sociais e dificuldades na leitura e na escrita; os professores devem criar ambientes desestruturados, promover a inclusão social e utilizar técnicas auditivas. ✂️ b) Dificuldade de concentração, dificuldades sociais e dificuldades motoras; os professores devem criar ambientes organizados, promover a inclusão social e utilizar técnicas visuais. ✂️ c) Dificuldade de concentração, dificuldades sociais e dificuldades na leitura e na escrita; os professores devem criar ambientes organizados, promover a inclusão social e utilizar técnicas multissensoriais. ✂️ d) Dificuldade de concentração, dificuldades motoras e dificuldades na leitura e na escrita; os professores devem criar ambientes desestruturados, promover a inclusão social e utilizar técnicas auditivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q1045505 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Durante a Idade Média, a percepção das pessoas com deficiência era marcada por superstições e crenças religiosas, influenciando seu tratamento na sociedade. Assim, avalie as proposições: I.Na Idade Média, as pessoas com deficiência eram frequentemente vistas como portadoras de poderes especiais ou como bruxos. II.O nascimento de uma criança com deficiência era geralmente considerado um castigo divino. III.As crianças com deficiência eram sempre acolhidas e protegidas pelas famílias e comunidades, por acreditarem terem poderes divinos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a proposição II está correta. ✂️ b) Apenas as proposições I e II estão corretas. ✂️ c) Apenas as proposições II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas a proposição III está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q1045506 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A alfabetização de crianças com deficiência intelectual (DI) apresenta desafios específicos que exigem estratégias pedagógicas diferenciadas. É fundamental que os professores compreendam as necessidades e potencialidades desses alunos para promover um aprendizado eficaz e inclusivo. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A criança com DI precisa de mais tempo, repetição e estímulo para aprender. (__)A alfabetização de crianças com DI depende exclusivamente do conhecimento continuado do professor, que deve aprender a lidar com essas crianças e a entendê-las. (__)A conexão do conteúdo escolar com a vida cotidiana é importante para a assimilação do aprendizado por crianças com DI. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − F − F. ✂️ b) V − F − V. ✂️ c) V − F − F. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q1045507 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Considerando a definição de deficiência física neuromotora, assinale a alternativa que melhor descreve os impactos das lesões neurológicas na coordenação motora e/ou fala dos alunos, bem como as adaptações possíveis para superar as dificuldades geradas. ✂️ a) Lesões neurológicas causam dificuldades apenas na escrita; adaptações incluem apenas a utilização de pranchas de comunicação. ✂️ b) Lesões neurológicas podem causar dificuldades funcionais nos movimentos e na fala; adaptações incluem carteiras ajustáveis e uso de tecnologia assistiva. ✂️ c) Lesões neurológicas podem causar dificuldades funcionais nos movimentos e na fala; adaptações incluem apenas o uso de tecnologia assistiva. ✂️ d) Lesões neurológicas afetam apenas a coordenação motora e não interferem significativamente na fala; adaptações incluem apenas a modificação do mobiliário escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q1045508 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Considerando a implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) na escolarização de alunos com deficiência intelectual e os principais desafios enfrentados pelos professores regentes na promoção da inclusão escolar, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O PEI prioriza atividades padronizadas e homogêneas para todos os alunos, limitando a personalização das estratégias educacionais e os avanços pedagógicos. ✂️ b) O principal desafio é a falta de interesse dos alunos em participar das atividades planejadas, pois o PEI não prevê adaptações curriculares específicas para alunos com deficiência intelectual. ✂️ c) A elaboração do PEI dispensa o envolvimento da equipe multidisciplinar, sendo responsabilidade exclusiva do professor regente, que deve adaptá-lo com base em sua prática pedagógica. ✂️ d) O PEI promove a inclusão escolar ao estabelecer estratégias e metas específicas para o desenvolvimento do aluno, mas a falta de formação continuada dos professores dificulta sua aplicação prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q1045509 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024O ensino colaborativo é uma abordagem pedagógica que visa integrar professores de educação regular e de atendimento educacional especializado (AEE) para promover a inclusão escolar de alunos com deficiência. Assim, avalie as proposições: I.O ensino colaborativo pode ser realizado tanto na sala de aula regular quanto em outros espaços da escola, como a biblioteca e o pátio. II.A resistência dos professores de sala regular em aceitar alunos com deficiência é um dos desafios do ensino colaborativo. III.O ensino colaborativo substitui completamente as práticas pedagógicas da sala de aula regular. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas as proposições II e III estão corretas. ✂️ b) Apenas a proposição III está correta. ✂️ c) Apenas a proposição II está correta. ✂️ d) Apenas as proposições I e II estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q1016112 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024O intérprete educacional desempenha um papel fundamental na inclusão de alunos surdos em escolas regulares, atuando como mediador entre a língua de sinais, a língua oral e a cultura surda. Sobre o papel do intérprete educacional, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)O intérprete educacional deve ter domínio da Libras, da Língua Portuguesa e dos conteúdos curriculares, além de conhecimento da cultura surda. (__)A principal função do intérprete educacional é traduzir literalmente o que o professor fala, garantindo a acessibilidade da informação para o aluno surdo. (__)O intérprete educacional contribui para a construção de um ambiente bilíngue e bicultural na escola, promovendo a interação entre alunos surdos e ouvintes. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − V − V. ✂️ b) V − F − V. ✂️ c) F − F − V. ✂️ d) V − F − F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q1016113 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A Lei nº 12.319/2010 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, definindo suas atribuições e os requisitos para o exercício profissional. Assim, avalie as proposições: I.A lei garante o direito ao profissional de solicitar condições adequadas de trabalho, como iluminação, visibilidade e tempo de descanso, para o exercício da profissão. II.A formação em nível médio, com certificado de proficiência em Libras, é suficiente para a atuação profissional como tradutor e intérprete de Libras. III.A lei permite que o tradutor e intérprete de Libras realize atividades que extrapolem sua função, como aconselhamento jurídico e psicológico aos surdos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a proposição II está correta. ✂️ b) Apenas as proposições I e III estão corretas. ✂️ c) Apenas a proposição III está correta. ✂️ d) Apenas a proposição I está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q1016114 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A formação do tradutor e intérprete de Libras exige um conjunto de conhecimentos e habilidades, abrangendo vários aspectos. Sobre a formação do tradutor e intérprete de Libras, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A fluência em Libras e em Língua Portuguesa é suficiente para a atuação profissional, dispensando a necessidade de formação específica em tradução e interpretação. (__)A formação do tradutor e intérprete de Libras deve contemplar o conhecimento da cultura surda, bem como as especificidades linguísticas da Libras. (__)A legislação brasileira reconhece a importância da formação profissional, estabelecendo critérios para a atuação do tradutor e intérprete de Libras. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − V − V. ✂️ b) V − F − F. ✂️ c) F − V − V. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q1016115 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em um hospital, um paciente surdo precisa realizar um exame médico complexo. O médico, que não domina a Libras, solicita a presença de um tradutor e intérprete de Libras para garantir a comunicação com o paciente. Considerando as principais atribuições do tradutor e intérprete nesse contexto, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Traduzir e interpretar as informações médicas, garantindo a compreensão do paciente sobre o procedimento, os riscos e os benefícios do exame, além de interpretar suas dúvidas e respostas para o médico. ✂️ b) Simplificar a linguagem médica utilizada pelo médico, usando termos mais comuns e expressões mais simples para facilitar a compreensão do paciente surdo. ✂️ c) Tomar decisões sobre o tratamento médico do paciente surdo, caso ele não consiga se comunicar de forma clara com o médico, baseando-se em seu conhecimento prévio sobre a cultura surda. ✂️ d) Atuar como acompanhante do paciente surdo, auxiliando-o no preenchimento de formulários, na locomoção pelo hospital e na interação com outros profissionais de saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q1016116 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em um congresso internacional sobre acessibilidade, um palestrante estrangeiro se apresenta para um público composto por surdos brasileiros e ouvintes de diversos países. O intérprete de Libras precisa garantir a acessibilidade comunicacional para o público surdo brasileiro, considerando o idioma da palestra e a presença de ouvintes estrangeiros. Qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação? ✂️ a) Interpretação sussurrada, interpretando simultaneamente para um pequeno grupo de surdos próximos ao intérprete. ✂️ b) Interpretação simultânea, utilizando o equipamento de tradução simultânea para transmitir a interpretação em Libras para o público surdo. ✂️ c) Interpretação consecutiva, realizando a interpretação após cada trecho da fala do palestrante, com o auxílio de anotações. ✂️ d) Interpretação simultânea, utilizando um intérprete adicional para traduzir a palestra para a Língua Portuguesa oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1016117 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Os Estudos Surdos constituem um campo interdisciplinar que investiga a surdez, a cultura surda e a língua de sinais a partir de diferentes perspectivas. Considerando as contribuições dos Estudos Surdos para a compreensão da surdez, qual das seguintes afirmações não reflete a perspectiva atual sobre a surdez? ✂️ a) A surdez é vista como uma diferença linguística e cultural, e não como uma deficiência a ser corrigida. ✂️ b) A língua de sinais é um sistema linguístico complexo e completo, com estrutura gramatical própria e capacidade de expressar qualquer conceito. ✂️ c) A cultura surda é rica em expressões artísticas, literárias e sociais, que refletem a experiência visual e a identidade surda. ✂️ d) A integração dos surdos na sociedade ouvinte deve ser priorizada, incentivando o uso de próteses auditivas e a oralização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1016118 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em uma situação hipotética, um intérprete de Libras é contatado para atuar em um processo judicial envolvendo um surdo acusado de um crime. Durante a interpretação, o intérprete toma conhecimento de informações confidenciais que poderiam inocentar o réu, mas que não foram mencionadas por ele em seu depoimento. Diante desse dilema ético, qual deve ser a conduta do intérprete, considerando o Código de Conduta e Ética da Febrapils? ✂️ a) Revelar as informações confidenciais ao advogado de defesa, no intuito de garantir a justiça e o bem-estar do réu. ✂️ b) Manter a confidencialidade das informações, a menos que seja legalmente obrigado a revelá-las, e orientar o réu a buscar aconselhamento jurídico. ✂️ c) Incentivar o réu a apresentar as informações durante o processo, intervindo na interpretação para garantir que a verdade seja revelada. ✂️ d) Aguardar o término do processo judicial e, caso o réu seja condenado, revelar as informações às autoridades competentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q1016119 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Os Estudos Linguísticos da Língua de Sinais investigam a estrutura, o funcionamento e a evolução da Libras, contribuindo para o seu reconhecimento como línguanatural e para o desenvolvimento de métodos de ensino. Assim, avalie as proposições: I.A Libras possui uma gramática própria, com regras fonológicas, morfológicas e sintáticas que diferem das línguas orais. II.A Libras é uma língua visual-espacial, que utiliza as mãos, o corpo e a expressão facial para a construção de significados. III.A Libras é uma língua universal, utilizada por todos os surdos do mundo, independentemente da sua nacionalidade ou cultura. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a proposição III está correta. ✂️ b) Apenas as proposições II e III estão corretas. ✂️ c) Apenas as proposições I e II estão corretas. ✂️ d) Apenas a proposição II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q1016120 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Durante uma palestra sobre saúde mental ministrada para um público misto de surdos e ouvintes, o intérprete de Libras se depara com termos técnicos complexos e expressões idiomáticas que não possuem equivalência direta em Libras. Para garantir a acessibilidade comunicacional e a compreensão da mensagem pelo público surdo, qual competência o intérprete deve mobilizar prioritariamente nessa situação? ✂️ a) Competência para domínio técnico da área de saúde mental, utilizando termos específicos da área em Libras, mesmo que desconhecidos pelo público surdo. ✂️ b) Competência para improvisação, criando sinais novos para os termos técnicos e expressões idiomáticas, garantindo a fluidez da interpretação. ✂️ c) Competência para mediação intercultural, explicando oralmente em português as diferenças culturais entre surdos e ouvintes relacionadas à saúde mental. ✂️ d) Competência para transposição linguística e cultural, adaptando a mensagem à estrutura da Libras e ao contexto cultural da comunidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q1016121 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024O intérprete educacional atua como mediador entre o professor, o aluno surdo e os demais alunos da turma, promovendo a acessibilidade comunicacional e a inclusão no ambiente escolar. Sobre o intérprete educacional, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)O intérprete educacional deve buscar aperfeiçoamento profissional contínuo, participando de formações e congressos na área da tradução e interpretação de Libras e da educação de surdos. (__)O intérprete educacional deve trabalhar em parceria com o professor, isso não significa ter conhecimentos de pedagogia e sim da organização escolar, além de estabelecer uma relação de confiança com o professor. (__)O intérprete educacional pode contribuir para a construção de materiais didáticos acessíveis em Libras, como vídeos e apresentações com tradução em língua de sinais. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − V − V. ✂️ b) V − F − F. ✂️ c) V − F − V. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q1016122 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A educação bilíngue para surdos reconhece a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua, promovendo o desenvolvimento linguístico e cognitivo dos alunos surdos. Sobre a educação bilíngue para surdos, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A educação bilíngue deve priorizar o ensino da Língua Portuguesa oral, utilizando a Libras apenas como recurso visual para a compreensão da fala. (__)A educação bilíngue valoriza a cultura surda e a Libras como língua natural e meio de comunicação da comunidade surda. (__)A educação bilíngue deve ser implementada apenas em escolas especializadas para surdos, separando-os dos alunos ouvintes. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − F − F. ✂️ b) F − V − F. ✂️ c) V − F − F. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q1016123 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Um intérprete de Libras é contratado para atuar em uma reunião entre uma empresa e um grupo de investidores surdos. Durante a reunião, o intérprete percebe que os representantes da empresa estão omitindo informações importantes que podem influenciar a decisão dos investidores. Diante dessa situação, como o intérprete deve agir, considerando o Código de Conduta e Ética da Febrapils? ✂️ a) Suspender a interpretação, alegando desconforto ético com a situação, e se retirar da reunião, informando posteriormente aos investidores sobre as informações omitidas. ✂️ b) Conversar com os representantes da empresa durante um intervalo da reunião, alertando-os sobre a importância da transparência nas informações. ✂️ c) Alertar os investidores surdos, em Libras, sobre a omissão de informações por parte da empresa, buscando garantir a equidade na negociação. ✂️ d) Manter a imparcialidade e a fidelidade na interpretação, transmitindo todas as informações de forma clara e completa, mesmo que isso possa prejudicar os interesses da empresa contratante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q1016124 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em uma audiência judicial, uma testemunha surda precisa prestar depoimento. O juiz, os advogados e os demais presentes não dominam a Libras. Considerando a necessidade de garantir a acessibilidade comunicacional e o bom andamento do processo judicial, qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação? ✂️ a) Interpretação simultânea, com o intérprete traduzindo o depoimento da testemunha surda em tempo real, o que favorece a precisão da interpretação e a fluidez da comunicação. ✂️ b) Interpretação simultânea, com o uso de equipamento de tradução simultânea, o que seria adequado para esse contexto, pois a testemunha se concentra melhor em seu depoimento com o uso de fones de ouvido. ✂️ c) Interpretação consecutiva, permitindo que a testemunha surda se expresse em Libras e o intérprete traduza seu depoimento para a língua oral, e vice-versa, garantindo a clareza e a precisão das informações. ✂️ d) Interpretação sussurrada, com o intérprete traduzindo o depoimento em voz baixa para um pequeno grupo de pessoas, o que facilita a compreensão para os demais presentes na audiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q1016125 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A formação do tradutor e intérprete de Libras é um processo contínuo que exige dedicação, estudo e aprimoramento constante das habilidades linguísticas e culturais. Sobre a formação do tradutor e intérprete de Libras, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A formação do tradutor e intérprete de Libras deve se concentrar apenas no aprendizado da gramática e do vocabulário da Libras, desconsiderando os aspectos culturais da comunidade surda. (__)É fundamental que o tradutor e intérprete de Libras participe de eventos e workshops com a comunidade surda, visando aprimorar suas habilidades de interpretação e conhecer as diferentes variedades linguísticas da Libras. (__)A prática da interpretação em diferentes contextos, como escolas, hospitais e tribunais, é essencial para o desenvolvimento da competência profissional do tradutor e intérprete de Libras. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − F − F. ✂️ b) V − V − V. ✂️ c) F − V − V. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ ImprimirPróximo →
1Q1045504 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A identificação de transtornos como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, Transtorno do Espectro Autista - TEA e Dislexia é crucial para promover uma educação inclusiva. Considerando os sinais gerais que podem indicar a presença desses transtornos em alunos, e como os professores podem adaptar suas abordagens pedagógicas para atender a essas necessidades específicas, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Dificuldade de concentração, dificuldades sociais e dificuldades na leitura e na escrita; os professores devem criar ambientes desestruturados, promover a inclusão social e utilizar técnicas auditivas. ✂️ b) Dificuldade de concentração, dificuldades sociais e dificuldades motoras; os professores devem criar ambientes organizados, promover a inclusão social e utilizar técnicas visuais. ✂️ c) Dificuldade de concentração, dificuldades sociais e dificuldades na leitura e na escrita; os professores devem criar ambientes organizados, promover a inclusão social e utilizar técnicas multissensoriais. ✂️ d) Dificuldade de concentração, dificuldades motoras e dificuldades na leitura e na escrita; os professores devem criar ambientes desestruturados, promover a inclusão social e utilizar técnicas auditivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q1045505 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Durante a Idade Média, a percepção das pessoas com deficiência era marcada por superstições e crenças religiosas, influenciando seu tratamento na sociedade. Assim, avalie as proposições: I.Na Idade Média, as pessoas com deficiência eram frequentemente vistas como portadoras de poderes especiais ou como bruxos. II.O nascimento de uma criança com deficiência era geralmente considerado um castigo divino. III.As crianças com deficiência eram sempre acolhidas e protegidas pelas famílias e comunidades, por acreditarem terem poderes divinos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a proposição II está correta. ✂️ b) Apenas as proposições I e II estão corretas. ✂️ c) Apenas as proposições II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas a proposição III está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q1045506 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A alfabetização de crianças com deficiência intelectual (DI) apresenta desafios específicos que exigem estratégias pedagógicas diferenciadas. É fundamental que os professores compreendam as necessidades e potencialidades desses alunos para promover um aprendizado eficaz e inclusivo. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A criança com DI precisa de mais tempo, repetição e estímulo para aprender. (__)A alfabetização de crianças com DI depende exclusivamente do conhecimento continuado do professor, que deve aprender a lidar com essas crianças e a entendê-las. (__)A conexão do conteúdo escolar com a vida cotidiana é importante para a assimilação do aprendizado por crianças com DI. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − F − F. ✂️ b) V − F − V. ✂️ c) V − F − F. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q1045507 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Considerando a definição de deficiência física neuromotora, assinale a alternativa que melhor descreve os impactos das lesões neurológicas na coordenação motora e/ou fala dos alunos, bem como as adaptações possíveis para superar as dificuldades geradas. ✂️ a) Lesões neurológicas causam dificuldades apenas na escrita; adaptações incluem apenas a utilização de pranchas de comunicação. ✂️ b) Lesões neurológicas podem causar dificuldades funcionais nos movimentos e na fala; adaptações incluem carteiras ajustáveis e uso de tecnologia assistiva. ✂️ c) Lesões neurológicas podem causar dificuldades funcionais nos movimentos e na fala; adaptações incluem apenas o uso de tecnologia assistiva. ✂️ d) Lesões neurológicas afetam apenas a coordenação motora e não interferem significativamente na fala; adaptações incluem apenas a modificação do mobiliário escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q1045508 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Considerando a implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) na escolarização de alunos com deficiência intelectual e os principais desafios enfrentados pelos professores regentes na promoção da inclusão escolar, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O PEI prioriza atividades padronizadas e homogêneas para todos os alunos, limitando a personalização das estratégias educacionais e os avanços pedagógicos. ✂️ b) O principal desafio é a falta de interesse dos alunos em participar das atividades planejadas, pois o PEI não prevê adaptações curriculares específicas para alunos com deficiência intelectual. ✂️ c) A elaboração do PEI dispensa o envolvimento da equipe multidisciplinar, sendo responsabilidade exclusiva do professor regente, que deve adaptá-lo com base em sua prática pedagógica. ✂️ d) O PEI promove a inclusão escolar ao estabelecer estratégias e metas específicas para o desenvolvimento do aluno, mas a falta de formação continuada dos professores dificulta sua aplicação prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q1045509 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024O ensino colaborativo é uma abordagem pedagógica que visa integrar professores de educação regular e de atendimento educacional especializado (AEE) para promover a inclusão escolar de alunos com deficiência. Assim, avalie as proposições: I.O ensino colaborativo pode ser realizado tanto na sala de aula regular quanto em outros espaços da escola, como a biblioteca e o pátio. II.A resistência dos professores de sala regular em aceitar alunos com deficiência é um dos desafios do ensino colaborativo. III.O ensino colaborativo substitui completamente as práticas pedagógicas da sala de aula regular. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas as proposições II e III estão corretas. ✂️ b) Apenas a proposição III está correta. ✂️ c) Apenas a proposição II está correta. ✂️ d) Apenas as proposições I e II estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q1016112 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024O intérprete educacional desempenha um papel fundamental na inclusão de alunos surdos em escolas regulares, atuando como mediador entre a língua de sinais, a língua oral e a cultura surda. Sobre o papel do intérprete educacional, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)O intérprete educacional deve ter domínio da Libras, da Língua Portuguesa e dos conteúdos curriculares, além de conhecimento da cultura surda. (__)A principal função do intérprete educacional é traduzir literalmente o que o professor fala, garantindo a acessibilidade da informação para o aluno surdo. (__)O intérprete educacional contribui para a construção de um ambiente bilíngue e bicultural na escola, promovendo a interação entre alunos surdos e ouvintes. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − V − V. ✂️ b) V − F − V. ✂️ c) F − F − V. ✂️ d) V − F − F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q1016113 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A Lei nº 12.319/2010 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, definindo suas atribuições e os requisitos para o exercício profissional. Assim, avalie as proposições: I.A lei garante o direito ao profissional de solicitar condições adequadas de trabalho, como iluminação, visibilidade e tempo de descanso, para o exercício da profissão. II.A formação em nível médio, com certificado de proficiência em Libras, é suficiente para a atuação profissional como tradutor e intérprete de Libras. III.A lei permite que o tradutor e intérprete de Libras realize atividades que extrapolem sua função, como aconselhamento jurídico e psicológico aos surdos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a proposição II está correta. ✂️ b) Apenas as proposições I e III estão corretas. ✂️ c) Apenas a proposição III está correta. ✂️ d) Apenas a proposição I está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q1016114 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A formação do tradutor e intérprete de Libras exige um conjunto de conhecimentos e habilidades, abrangendo vários aspectos. Sobre a formação do tradutor e intérprete de Libras, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A fluência em Libras e em Língua Portuguesa é suficiente para a atuação profissional, dispensando a necessidade de formação específica em tradução e interpretação. (__)A formação do tradutor e intérprete de Libras deve contemplar o conhecimento da cultura surda, bem como as especificidades linguísticas da Libras. (__)A legislação brasileira reconhece a importância da formação profissional, estabelecendo critérios para a atuação do tradutor e intérprete de Libras. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − V − V. ✂️ b) V − F − F. ✂️ c) F − V − V. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q1016115 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em um hospital, um paciente surdo precisa realizar um exame médico complexo. O médico, que não domina a Libras, solicita a presença de um tradutor e intérprete de Libras para garantir a comunicação com o paciente. Considerando as principais atribuições do tradutor e intérprete nesse contexto, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Traduzir e interpretar as informações médicas, garantindo a compreensão do paciente sobre o procedimento, os riscos e os benefícios do exame, além de interpretar suas dúvidas e respostas para o médico. ✂️ b) Simplificar a linguagem médica utilizada pelo médico, usando termos mais comuns e expressões mais simples para facilitar a compreensão do paciente surdo. ✂️ c) Tomar decisões sobre o tratamento médico do paciente surdo, caso ele não consiga se comunicar de forma clara com o médico, baseando-se em seu conhecimento prévio sobre a cultura surda. ✂️ d) Atuar como acompanhante do paciente surdo, auxiliando-o no preenchimento de formulários, na locomoção pelo hospital e na interação com outros profissionais de saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q1016116 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em um congresso internacional sobre acessibilidade, um palestrante estrangeiro se apresenta para um público composto por surdos brasileiros e ouvintes de diversos países. O intérprete de Libras precisa garantir a acessibilidade comunicacional para o público surdo brasileiro, considerando o idioma da palestra e a presença de ouvintes estrangeiros. Qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação? ✂️ a) Interpretação sussurrada, interpretando simultaneamente para um pequeno grupo de surdos próximos ao intérprete. ✂️ b) Interpretação simultânea, utilizando o equipamento de tradução simultânea para transmitir a interpretação em Libras para o público surdo. ✂️ c) Interpretação consecutiva, realizando a interpretação após cada trecho da fala do palestrante, com o auxílio de anotações. ✂️ d) Interpretação simultânea, utilizando um intérprete adicional para traduzir a palestra para a Língua Portuguesa oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1016117 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Os Estudos Surdos constituem um campo interdisciplinar que investiga a surdez, a cultura surda e a língua de sinais a partir de diferentes perspectivas. Considerando as contribuições dos Estudos Surdos para a compreensão da surdez, qual das seguintes afirmações não reflete a perspectiva atual sobre a surdez? ✂️ a) A surdez é vista como uma diferença linguística e cultural, e não como uma deficiência a ser corrigida. ✂️ b) A língua de sinais é um sistema linguístico complexo e completo, com estrutura gramatical própria e capacidade de expressar qualquer conceito. ✂️ c) A cultura surda é rica em expressões artísticas, literárias e sociais, que refletem a experiência visual e a identidade surda. ✂️ d) A integração dos surdos na sociedade ouvinte deve ser priorizada, incentivando o uso de próteses auditivas e a oralização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1016118 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em uma situação hipotética, um intérprete de Libras é contatado para atuar em um processo judicial envolvendo um surdo acusado de um crime. Durante a interpretação, o intérprete toma conhecimento de informações confidenciais que poderiam inocentar o réu, mas que não foram mencionadas por ele em seu depoimento. Diante desse dilema ético, qual deve ser a conduta do intérprete, considerando o Código de Conduta e Ética da Febrapils? ✂️ a) Revelar as informações confidenciais ao advogado de defesa, no intuito de garantir a justiça e o bem-estar do réu. ✂️ b) Manter a confidencialidade das informações, a menos que seja legalmente obrigado a revelá-las, e orientar o réu a buscar aconselhamento jurídico. ✂️ c) Incentivar o réu a apresentar as informações durante o processo, intervindo na interpretação para garantir que a verdade seja revelada. ✂️ d) Aguardar o término do processo judicial e, caso o réu seja condenado, revelar as informações às autoridades competentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q1016119 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Os Estudos Linguísticos da Língua de Sinais investigam a estrutura, o funcionamento e a evolução da Libras, contribuindo para o seu reconhecimento como línguanatural e para o desenvolvimento de métodos de ensino. Assim, avalie as proposições: I.A Libras possui uma gramática própria, com regras fonológicas, morfológicas e sintáticas que diferem das línguas orais. II.A Libras é uma língua visual-espacial, que utiliza as mãos, o corpo e a expressão facial para a construção de significados. III.A Libras é uma língua universal, utilizada por todos os surdos do mundo, independentemente da sua nacionalidade ou cultura. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a proposição III está correta. ✂️ b) Apenas as proposições II e III estão corretas. ✂️ c) Apenas as proposições I e II estão corretas. ✂️ d) Apenas a proposição II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q1016120 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Durante uma palestra sobre saúde mental ministrada para um público misto de surdos e ouvintes, o intérprete de Libras se depara com termos técnicos complexos e expressões idiomáticas que não possuem equivalência direta em Libras. Para garantir a acessibilidade comunicacional e a compreensão da mensagem pelo público surdo, qual competência o intérprete deve mobilizar prioritariamente nessa situação? ✂️ a) Competência para domínio técnico da área de saúde mental, utilizando termos específicos da área em Libras, mesmo que desconhecidos pelo público surdo. ✂️ b) Competência para improvisação, criando sinais novos para os termos técnicos e expressões idiomáticas, garantindo a fluidez da interpretação. ✂️ c) Competência para mediação intercultural, explicando oralmente em português as diferenças culturais entre surdos e ouvintes relacionadas à saúde mental. ✂️ d) Competência para transposição linguística e cultural, adaptando a mensagem à estrutura da Libras e ao contexto cultural da comunidade surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q1016121 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024O intérprete educacional atua como mediador entre o professor, o aluno surdo e os demais alunos da turma, promovendo a acessibilidade comunicacional e a inclusão no ambiente escolar. Sobre o intérprete educacional, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)O intérprete educacional deve buscar aperfeiçoamento profissional contínuo, participando de formações e congressos na área da tradução e interpretação de Libras e da educação de surdos. (__)O intérprete educacional deve trabalhar em parceria com o professor, isso não significa ter conhecimentos de pedagogia e sim da organização escolar, além de estabelecer uma relação de confiança com o professor. (__)O intérprete educacional pode contribuir para a construção de materiais didáticos acessíveis em Libras, como vídeos e apresentações com tradução em língua de sinais. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − V − V. ✂️ b) V − F − F. ✂️ c) V − F − V. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q1016122 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A educação bilíngue para surdos reconhece a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua, promovendo o desenvolvimento linguístico e cognitivo dos alunos surdos. Sobre a educação bilíngue para surdos, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A educação bilíngue deve priorizar o ensino da Língua Portuguesa oral, utilizando a Libras apenas como recurso visual para a compreensão da fala. (__)A educação bilíngue valoriza a cultura surda e a Libras como língua natural e meio de comunicação da comunidade surda. (__)A educação bilíngue deve ser implementada apenas em escolas especializadas para surdos, separando-os dos alunos ouvintes. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − F − F. ✂️ b) F − V − F. ✂️ c) V − F − F. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q1016123 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Um intérprete de Libras é contratado para atuar em uma reunião entre uma empresa e um grupo de investidores surdos. Durante a reunião, o intérprete percebe que os representantes da empresa estão omitindo informações importantes que podem influenciar a decisão dos investidores. Diante dessa situação, como o intérprete deve agir, considerando o Código de Conduta e Ética da Febrapils? ✂️ a) Suspender a interpretação, alegando desconforto ético com a situação, e se retirar da reunião, informando posteriormente aos investidores sobre as informações omitidas. ✂️ b) Conversar com os representantes da empresa durante um intervalo da reunião, alertando-os sobre a importância da transparência nas informações. ✂️ c) Alertar os investidores surdos, em Libras, sobre a omissão de informações por parte da empresa, buscando garantir a equidade na negociação. ✂️ d) Manter a imparcialidade e a fidelidade na interpretação, transmitindo todas as informações de forma clara e completa, mesmo que isso possa prejudicar os interesses da empresa contratante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q1016124 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em uma audiência judicial, uma testemunha surda precisa prestar depoimento. O juiz, os advogados e os demais presentes não dominam a Libras. Considerando a necessidade de garantir a acessibilidade comunicacional e o bom andamento do processo judicial, qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação? ✂️ a) Interpretação simultânea, com o intérprete traduzindo o depoimento da testemunha surda em tempo real, o que favorece a precisão da interpretação e a fluidez da comunicação. ✂️ b) Interpretação simultânea, com o uso de equipamento de tradução simultânea, o que seria adequado para esse contexto, pois a testemunha se concentra melhor em seu depoimento com o uso de fones de ouvido. ✂️ c) Interpretação consecutiva, permitindo que a testemunha surda se expresse em Libras e o intérprete traduza seu depoimento para a língua oral, e vice-versa, garantindo a clareza e a precisão das informações. ✂️ d) Interpretação sussurrada, com o intérprete traduzindo o depoimento em voz baixa para um pequeno grupo de pessoas, o que facilita a compreensão para os demais presentes na audiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q1016125 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A formação do tradutor e intérprete de Libras é um processo contínuo que exige dedicação, estudo e aprimoramento constante das habilidades linguísticas e culturais. Sobre a formação do tradutor e intérprete de Libras, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A formação do tradutor e intérprete de Libras deve se concentrar apenas no aprendizado da gramática e do vocabulário da Libras, desconsiderando os aspectos culturais da comunidade surda. (__)É fundamental que o tradutor e intérprete de Libras participe de eventos e workshops com a comunidade surda, visando aprimorar suas habilidades de interpretação e conhecer as diferentes variedades linguísticas da Libras. (__)A prática da interpretação em diferentes contextos, como escolas, hospitais e tribunais, é essencial para o desenvolvimento da competência profissional do tradutor e intérprete de Libras. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − F − F. ✂️ b) V − V − V. ✂️ c) F − V − V. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro