Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1046580 | Português, Interpretação de Textos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Texto associado.
Leia o texto e responda à questão.


A xícara de café


Ela tomava café e olhava pela janela. O mundo lá fora parecia distante, quase irreal. O barulho da cidade, os passos apressados na calçada, os carros que iam e vinham. Tudo aquilo acontecia sem que ela se sentisse parte.

O café esfriava lentamente na xícara, enquanto seus pensamentos vagavam. Lembranças surgiam sem aviso: a infância na casa dos avós, o cheiro do bolo recém-assado, o riso despreocupado dos tempos que não voltam.

Suspirou. Terminou o café, vestiu o casaco e saiu para a rua. O mundo continuava o mesmo, mas algo dentro dela havia mudado.


Fonte: CRÔNICA ADAPTADA DE LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
A crônica apresenta um tom predominantemente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1046581 | Português, Sintaxe, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Texto associado.
Leia o texto e responda à questão.


A xícara de café


Ela tomava café e olhava pela janela. O mundo lá fora parecia distante, quase irreal. O barulho da cidade, os passos apressados na calçada, os carros que iam e vinham. Tudo aquilo acontecia sem que ela se sentisse parte.

O café esfriava lentamente na xícara, enquanto seus pensamentos vagavam. Lembranças surgiam sem aviso: a infância na casa dos avós, o cheiro do bolo recém-assado, o riso despreocupado dos tempos que não voltam.

Suspirou. Terminou o café, vestiu o casaco e saiu para a rua. O mundo continuava o mesmo, mas algo dentro dela havia mudado.


Fonte: CRÔNICA ADAPTADA DE LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
No trecho "O café esfriava lentamente na xícara, enquanto seus pensamentos vagavam.", o conectivo "enquanto" estabelece uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1046582 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Analise as afirmativas em relação ao desenvolvimento da criança (cognitivo, afetivo, motor e perceptivo), considerando a prática pedagógica no Ensino Fundamental:

I – As estratégias de ensino devem envolver movimentos e coordenação motora fina, especialmente nos primeiros anos, para aprimorar a aprendizagem simbólica.
II – O aspecto afetivo influencia a confiança do aluno e seu engajamento nas atividades, sendo essencial nas abordagens inclusivas.
III – As fases de desenvolvimento cognitivo de Piaget devem ser desconsideradas em turmas multisseriadas, pois os conteúdos curriculares urbanos são padronizados.
IV – A percepção do espaço e do ambiente local (rural ou urbano) pode ser explorada em atividades que valorizem a experiência concreta e o diálogo com a cultura regional.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1046583 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As teorias de aprendizagem fornecem fundamentos para a prática pedagógica. Em uma escola rural que atende alunos com necessidades especiais, qual diretriz é coerente com a abordagem construtivista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1046584 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

O planejamento pedagógico, quando voltado à Educação Especial em área urbana, demanda adaptação e organização de recursos para atender diferentes perfis de alunos. Marque a alternativa que define uma prática efetiva de planejamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1046585 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A avaliação da aprendizagem deve contemplar critérios formativos e processuais, sobretudo quando há diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem. Selecione a prática avaliativa mais alinhada a uma proposta inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1046586 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A democratização da escola pública pressupõe práticas de gestão participativa e garantia de acesso e permanência de todos, inclusive pessoas com deficiência. A postura que se mostra condizente com essa perspectiva é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1030459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Não é possível afirmar que Piaget não mereça crítica. Sabe-se hoje que suas pesquisas subestimaram um pouco a capacidade da criança e que algumas das limitações que apontou eram ocasionadas bem mais pela linguagem que utilizou e que não foi muito bem compreendido, que por restrições cerebrais quanto à capacidade de pensar. Mas se essas restrições sugerem algumas correções em suas teorias, de forma alguma desmerecem a grandeza das mudanças na educação que apresentou.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 161.

Acerca das contribuições de Piaget para o campo da educação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1046587 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

No contexto da Educação Inclusiva, o atendimento educacional a alunos com deficiência requer, muitas vezes, a atuação de um mediador ou professor de apoio. Assinale a alternativa que exprime adequadamente o papel desse profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1030460 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Não é mais aceitável conviver com uma escola onde os alunos, ao entrarem, “pendurem” no cabide imaginário das convenções protocolares sua auto-estima e sua alegria em se conhecer, suas mágoas e suas frustrações.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 62.

O trecho acima adverte para a necessidade de se desenvolver na escola as capacidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1046588 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

O bullying, quando presente no ambiente escolar, pode afetar gravemente o desenvolvimento social e afetivo dos alunos. Qual prática se mostra efetiva no enfrentamento do bullying, sobretudo entre alunos com deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1030461 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996) estabelece que a educação consiste nos processos formativos que se desenvolvem nas instituições de ensino e pesquisa, além de outros arranjos sociais.

As opções abaixo expressam esses arranjos, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1046589 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Analise as proposições em relação às leis federais que impactam a educação brasileira:

I – A Lei Federal nº 13.005/2014 (PNE) estabelece metas voltadas à universalização da educação básica, incluindo estratégias de inclusão.
II – A Lei Federal nº 11.645/2008 insere temas de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo, fortalecendo a diversidade.
III – A Resolução nº 05/09 do CNE/CEB fixa diretrizes para a Educação Infantil, incluindo parâmetros para a estruturação de espaços e materiais.
IV – A Lei 9394/96 não aborda a inclusão de alunos com deficiência, pois esse tema é tratado apenas em lei complementar específica.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1030462 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Os atuais avanços metodológicos e o desenvolvimento das técnicas de análise, bem como a profusão de estruturas conceituais, facilitam a criação de conhecimento, enquanto simultaneamente tendem a reduzir-se tematicamente os âmbitos de trabalho e de especialização de cada pesquisador ou pesquisadora. Neste momento encontramo-nos ante o risco de perder visões de conjunto, devido à excessiva compartimentação das parcelas do saber em espiral babélica, bem como aos inúmeros jargões específicos, um tanto obscurantistas, de cada uma delas. Deste modo, se reduz o fluxo de informações entre as pessoas dedicadas à pesquisa de diferentes disciplinas e subdisciplinas, assim como entre as comunidades científicas e o resto da sociedade.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 88, adaptado, p. 67.

O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1046590 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Parecer CNE/CEB nº 20/2009 e Resolução nº 05/09) indicam a importância de práticas pedagógicas que respeitem o tempo e o ritmo de cada criança. Assinale a prática que se alinha a essa concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1030463 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Um aluno do segundo ano do ensino fundamental apresenta um comportamento fortemente marcado por agitação, esquecimento, dificuldade de concentração, inquietação e compulsão na fala.

A necessidade educacional especial que corresponde à descrição acima é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1046591 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos estabelecem parâmetros para o desenvolvimento integral dos alunos, considerando aspectos cognitivos e socioafetivos. Qual ação pedagógica reflete essa orientação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1030464 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Considerando o paradigma da inclusão, um importante princípio concernente a esse contexto educacional é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1046592 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica destacam a importância da gestão democrática e da participação de todos os segmentos na definição do projeto educativo. Marque a alternativa que contém a situação que se coaduna com esse princípio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1030465 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Jean Piaget formula a clássica teoria da divisão do desenvolvimento cognitivo e moral da criança. O período da vida infantil que antecede a linguagem, em que a criança executa apenas ações motoras, sem ter ainda atividades de pensamento, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.