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Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1045035 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Com base nos conceitos de raciocínio lógico, considere a seguinte sentença: “O lápis é azul ou a caneta é vermelha”.
A negação dessa sentença será dada por
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2Q882107 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 214, prevê a articulação do sistema nacional de educação em regime de colaboração e com definição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação por meio do Plano Nacional de Educação – PNE, que terá duração:
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3Q882101 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

Tendo como referencial as orientações da LDB – Lei Federal nº 9.394/1996, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com altas habilidades ou superdotação: currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica para atender às suas necessidades.
( ) Terminalidade específica e aceleração são certificações de conclusão de escolaridade fundamentadas em avaliação pedagógica e com histórico escolar que apresentam, de forma descritiva, habilidades e competências específicas do aprendiz.
( ) Alunos com transtornos globais do desenvolvimento têm direito de acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
( ) A educação especial para o trabalho, mediante articulação com órgãos afins, será garantida, inclusive provendo condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo.
( ) A educação especial é uma modalidade suplementar ao ensino regular ofertado, preferencialmente na rede pública de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

A sequência está correta em
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4Q882102 | Pedagogia, Educação, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

A educação é um campo muito maior que a maioria de nós consegue ver. Ela vai além da sala de aula e do conhecimento passado do professor para o aluno. O conjunto de pressupostos de filósofos e autores que falam de como a educação é compartilhada orienta e influencia as ações e os processos que se desenvolvem na prática educacional. Como exemplos dessas visões temos a liberal e a progressista. Na primeira, acredita-se que o papel da instituição de ensino é preparar as pessoas para que elas desempenhem papéis sociais, tendo como base para isso algumas habilidades e competências. Ao contrário do que muitos pensam, o liberal nesse caso não é considerado algo aberto ou democrático, pois existe uma necessidade de se adaptar aos valores e normas que a sociedade coloca como verdade. Na segunda, o progresso estimula rupturas, buscando conduzir ao teórico e abstrato; para isso, o aluno vira o protagonista do seu processo de aprendizado, pois se considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história. Os conhecimentos apresentados tratam-se de:
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5Q882105 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

A oferta de Língua Brasileira de Sinais – Libras, como primeira língua e da modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, na escola inclusiva, caracteriza uma educação:
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6Q882106 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

Em relação ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), há informação compatível em:
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7Q896718 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um campo da ciência que se dedica a apoiar pessoas que estão permanentemente ou temporariamente impossibilitadas de falar, seja por deficiência ou condição de saúde. Considerando os usos na educação inclusiva, NÃO é um recurso utilizado na CAA:
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8Q882108 | Pedagogia, Evasão Escolar causas e conseqüências, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

O objetivo de garantir o acesso ao sistema educacional a todos que desejam usufrui-lo e, ainda, evitar a evasão escolar, promovendo a permanência do aluno na escola com condições reais para que conclua o ciclo de aprendizagem diz respeito a contemplar de modo específico:
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9Q896715 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço fundamental para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial (Brasil, 2009), descreve corretamente a caracterização desse espaço:
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10Q899185 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

A identidade pessoal e social é essencial para o desenvolvimento de todo indivíduo, enquanto ser humano e enquanto cidadão. Para que a igualdade seja real, ela tem que ser relativa. Isto significa que as pessoas são diferentes, têm necessidades diversas e o cumprimento da lei exige que a elas sejam garantidas as condições apropriadas de atendimento às peculiaridades individuais, de forma que todos possam usufruir as oportunidades existentes. Há que se enfatizar que tratamento diferenciado não se refere à instituição de privilégios, e sim à disponibilização das condições exigidas, na garantia da igualdade. Sob esse enfoque, a educação inclusiva e, portanto, o plano de AEE deve pautar-se em:
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11Q882104 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

Um aluno da sala regular do ensino fundamental, que é pessoa com deficiência, tem apresentado reiteração de faltas injustificadas e todos os recursos escolares para melhoria da situação e busca de solução para o problema já foram esgotados. Os dirigentes do estabelecimento de ensino devem:
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12Q899170 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Quando “o professor propõe frequentemente atividades que não provocam dificuldades verdadeiras para o aluno, com medo que ele perca a motivação para aprender ou com receio que não seja capaz de realizar a atividade; aprova o trabalho do aluno sem que ele tenha demonstrado um esforço para a realização; resolve o problema no lugar do aluno, logo que ele apresenta dificuldades; não desafia ou provoca dúvida, contrapondo ideias; coloca na mochila do aluno o material necessário para os deveres e para as lições de casa ou resolve a tarefa do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para Alunos com Deficiência Intelectual” está praticando a Pedagogia:
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13Q899184 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Apontam-se, na Educação Especial, diferentes modelos e técnicas, oriundos de reconhecidas concepções psicológicas, que sempre nortearam os objetivos educacionais, de caráter geral, os quais, sintetizados nas suas principais vertentes são:
1. Modelo sociocultural.
2. Modelo cognitivo.
3. Modelo inatista/determinista.
4. Modelo comportamental.
5. Modelo humanístico.
( ) Baseado na fenomenologia e psicanálise, considera o desequilíbrio do eu e os conhecimentos e sentimentos do paciente sobre si mesmo e sobre os demais, como envolvidos na origem dos distúrbios e transtornos; as terapias corporais, a musicoterapia e o relaxamento, entre outras técnicas de intervenção são estratégias para superação de problemas.
( ) Com base na psicologia da aprendizagem, fundamentada nos princípios do condicionamento clássico operante, centra sua ação em técnicas de intervenção e modificação do comportamento visando à correção de desajustes obtidos por reforços inadequados.
( ) Aplica técnicas de intervenção como a estimulação precoce, hierarquias de experiências cognitivas e programas para desenvolver a memória, atenção e formação de conceitos, a fim de superar transtornos causados por deficits de processamento da informação.
( ) Baseado na vertente inatista da psicologia, foi preponderante nos primórdios do atendimento educacional especializado; atribuía ao indivíduo com deficiência a origem de suas dificuldades e limitações, as quais dificilmente poderiam ser modificadas por uma ação exterior.
( ) Focaliza sua ação nas mudanças a serem realizadas nas instituições educativas, para atender às necessidades sociais dos sujeitos; propõe a compreensão da deficiência/anormalidade como uma construção social que deriva dos fatores e critérios que definem um sujeito como diferente/incapaz no grupo social; tem na mediação social, com destaque ao professor, o principal elemento para superar diferenças individuais na aprendizagem.

A sequência está correta em
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14Q882103 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

O atendimento educacional especializado integra a proposta pedagógica da escola, envolve a colaboração da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes e se articula com as demais políticas públicas, sendo o seu objetivo:
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15Q899169 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

São focos importantes do trabalho de tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva, EXCETO:
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16Q1045037 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista prescreve que
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17Q899182 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

A flexibilização curricular pode configurar variadas modificações no fazer pedagógico, para remover as barreiras que impedem a aprendizagem e a participação dos alunos que apresentam dificuldades em seu processo de escolarização (CARVALHO, 2001, 2004.), não sendo desenvolvidas apenas pelos professores. Constituem-se ações que visam à implementar flexibilização curricular, EXCETO:
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18Q1046580 | Português, Interpretação de Textos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Texto associado.
Leia o texto e responda à questão.


A xícara de café


Ela tomava café e olhava pela janela. O mundo lá fora parecia distante, quase irreal. O barulho da cidade, os passos apressados na calçada, os carros que iam e vinham. Tudo aquilo acontecia sem que ela se sentisse parte.

O café esfriava lentamente na xícara, enquanto seus pensamentos vagavam. Lembranças surgiam sem aviso: a infância na casa dos avós, o cheiro do bolo recém-assado, o riso despreocupado dos tempos que não voltam.

Suspirou. Terminou o café, vestiu o casaco e saiu para a rua. O mundo continuava o mesmo, mas algo dentro dela havia mudado.


Fonte: CRÔNICA ADAPTADA DE LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
A crônica apresenta um tom predominantemente:
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19Q1045099 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Sobre o conteúdo da Lei nº 13.146/2015, que trata do Direito à Educação das pessoas com deficiência, marque a alternativa que não está correta.
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20Q1046582 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Analise as afirmativas em relação ao desenvolvimento da criança (cognitivo, afetivo, motor e perceptivo), considerando a prática pedagógica no Ensino Fundamental:

I – As estratégias de ensino devem envolver movimentos e coordenação motora fina, especialmente nos primeiros anos, para aprimorar a aprendizagem simbólica.
II – O aspecto afetivo influencia a confiança do aluno e seu engajamento nas atividades, sendo essencial nas abordagens inclusivas.
III – As fases de desenvolvimento cognitivo de Piaget devem ser desconsideradas em turmas multisseriadas, pois os conteúdos curriculares urbanos são padronizados.
IV – A percepção do espaço e do ambiente local (rural ou urbano) pode ser explorada em atividades que valorizem a experiência concreta e o diálogo com a cultura regional.

Estão corretas as afirmativas.
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