A legislação vigente impacta diretamente a atuação do intérprete
educacional, uma figura importante para que os alunos surdos,
usuários da LIBRAS, tenham acesso não apenas aos conteúdos
escolares, como também a oportunidades de interação social no
espaço escolar.
Em relação ao tema, avalie se os perfis do profissional que
poderá exercer a função de tradutor e intérprete de Libras-Língua
Portuguesa, caso a demanda não seja suficiente para o
atendimento em todos os setores públicos incluem os seguintes:
I. Profissional ouvinte, de nível médio, com competência e
fluência em LIBRAS para realizar a interpretação das duas
línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com
aprovação em exame de proficiência, promovido pelo
Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental.
II. Profissional surdo, com competência para realizar a
interpretação de línguas de sinais de outros países para
LIBRAS, para atuação em cursos e eventos.
III. Profissional ouvinte, de nível superior, com competência e
fluência em LIBRAS para realizar interpretação das duas
línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com
aprovação em exame de proficiência, promovido pelo
Ministério da Educação, para atuação em instituições de
ensino médio e educação superior.
Está correto o que se apresenta em
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