Questões de Concursos Educação Especial Bilíngue

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1Q1014070 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Segundo o Art. 1º da Resolução CNE/CEB nº 4/2009, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado em salas de recursos multifuncionais.
Assinale a opção que apresenta uma das atribuições do professor de AEE.
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2Q1014071 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Inscrições abertas para o I Encontro Capixaba de Tradutores e Intérpretes de Libras. ‘É uma oportunidade para os profissionais da área trocarem experiências e se aprofundarem no conhecimento, fortalecendo a atuação no estado do Espírito Santo’, afirma a organização do evento. (Universidade Federal do Espírito Santo. Publicado em 22/06/2023 por Thereza Marinho.)
Segundo o Decreto nº 5.626/2005, as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras- Língua Portuguesa, viabilizando o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos.
Em relação ao tema, de acordo com a atuação deste profissional na educação, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Deve atuar nas salas de aula para viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em todas as atividades didático-pedagógicas. ( ) Deve atuar no atendimento fonoaudiológico aos alunos surdos ou com deficiência auditiva contribuindo para o seu desenvolvimento escolar e curricular. ( ) Deve atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino. ( ) Deve atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da instituição de ensino.
As afirmativas são, respectivamente,
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3Q1015746 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

(...) a EMEF Bilíngue para Surdos Vitória foi a primeira escola do Estado a implementar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo escolar. O ensino bilíngue foi adotado para que todos possam compreender e se comunicar com colegas que não ouvem ou não falam.


(Alunos da EMEF Bilíngue para Surdos Vitória participam de “Soletrando com as Mãos”. Prefeitura de Canoas-PO/RS. Publicado em 05/09/2023 por Gabriel Amaral.

Os sistemas de ensino terão apoio técnico e financeiro da União no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas com o desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.


Assinale a opção que apresenta um objetivo desses programas.

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4Q1015747 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Davi, profissional tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, em modalidade simultânea de interpretação no ambiente educacional, apresentou dificuldade para entender a mensagem do discurso oral do professor em sala de aula, e o interrompeu abruptamente, solicitando que ele falasse mais alto, causando constrangimento.
Neste caso, como sugestões, o profissional intérprete poderia estar mais próximo do docente para conseguir ouvi-lo melhor ou, em momento apropriado, após ou antes da aula, conversar com o docente pedindo acesso ao material com antecedência.
Assinale a opção que mais se aproxima de uma conduta ética do profissional tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, quanto a sua postura com o professor.
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5Q1015748 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Vitor, aluno surdo-cego do 9º ano do Ensino Fundamental, está muito satisfeito com as chegadas de Paulo, Guia Intérprete de Libras, e de Pedro, Tradutor e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa à escola em que está matriculado.
Em relação à responsabilidade profissional, segundo o Código de Conduta e Ética desses profissionais, avalie se, tanto Pedro quanto Paulo, devem
I. utilizar todos os conhecimentos linguísticos, técnicos, científicos, ou outros a seu alcance, para o melhor desempenho de sua função; II. solidarizar-se com as iniciativas em favor dos interesses de sua categoria, ainda que não lhe tragam benefício direto; III. manter-se informado e atualizado sobre quaisquer assuntos concernentes à profissão.
Está correto o que se afirma em
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6Q1015749 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Este artigo publicado pela UNICEF conta a história de um menino chamado Yohann que nasceu surdo, mas sua mãe (ouvinte) pesquisou informações para entender os diferentes tipos de cirurgias, até que encontrou informação sobre o implante coclear, mas o menino só foi implantado com 10 meses de idade. Depois de 1 ano, com o tratamento fototerápico, ele começou a falar. Aos 10 anos começou a participar como contador de histórias da iniciativa Deixa Que Eu Conto. Sua mãe afirma: “Existem vários tipos de surdo: implantados, oralizados... então não basta colocar um intérprete de Libras. Um menino surdo fazer um podcast é bem legal para desmistificar isso, e mostrar que o surdo pode ser, sim, oralizado”.

(UNICEF- para cada criança- Brasil. Artigo: A(s) história(s) de Yohann- 09/12/2021)


Historicamente, o povo surdo foi marcado pelo surgimento de vários conceitos em relação a sua identidade e a sua cultura, e muitos desses conceitos foram formulados por ouvintes que não conviviam nem conheciam profundamente o ser surdo.

Assinale a opção que apresenta a característica de determinada identidade surda que mais se aproxima do caso descrito acima.
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7Q1015750 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

As comunidades surdas foram se constituindo no decorrer do tempo por meio da existência das línguas de sinais que promoviam um meio de comunicação entre surdos, seus familiares e amigos ouvintes. A interpretação de língua de sinais se tornou uma profissão dentro dessas comunidades em uma relação dialógica e interativa.
O início da atuação dos intérpretes de Libras no Brasil ocorreu
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8Q1015751 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Joana, professora de educação básica do ensino fundamental e tradutora / intérprete de Libras-Língua Portuguesa, apresentou currículo para vaga de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa em uma escola particular, no ano de 2020. Porém, a administração escolar não aprovou a contratação, pelo fato de Joana não ter o curso superior de Tradução e Interpretação com habilitação em Libras-Língua Portuguesa. A professora contestou, utilizando, como um de seus argumentos, o Decreto nº 5.626/2005, destacando o Art.18.
Assinale a opção que apresenta o meio de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa que a professora utilizou para argumentar em sua contestação.
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9Q1015752 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na educação básica, modalidade educação especial, os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público poderão ter matrícula concomitante no AEE.
Avalie se a matrícula pode ser contemplada nos seguintes casos:
I. Matrícula em classe comum e em centro de Atendimento Educacional Especializado de instituição de Educação Especial pública. II. Matrícula em classe comum e em centro de Atendimento Educacional Especializado de instituições de Educação Especial comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos. III. Matrícula em classe comum e em sala de recursos multifuncionais somente na mesma escola.
Está correto o que se afirma em
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10Q1015753 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O professor, além de mediador do conhecimento, desempenha um papel de grande relevância na formação social do sujeito; sendo assim, ao pensar no aluno surdo, é importante assumir a responsabilidade de aprender a sua primeira língua (libras), dessa forma, será possível incluí-lo, reconhecer sua identidade, diminuir barreiras de comunicação e garantir um ambiente mais inclusivo e acessível, aponta o professor Danilo Dias, coordenador pedagógico da Educação Infantil na secretaria de educação de Abaré (BA), professor universitário e autor do projeto – Libras na Escola Inclusiva. (Os desafios das escolas bilíngues de libras-português- Por Vir- Inovações em Educação por Ruam Oliveira em 12/12/2023)
Os sistemas de ensino desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa para oferta de educação bilíngue para alunos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
Os sistemas de ensino deverão colaborar na educação bilíngue e intercultural desse público com o seguinte objetivo:
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11Q1015754 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Vitória tem Síndrome de Down e teve dificuldade de aprender a se comunicar da maneira convencional, com a voz. Mesmo sem ser surda, há dois anos ela passou a usar a língua de sinais e, a partir daí, teve um salto no desenvolvimento social e de aprendizagem.

(G1- Mato Grosso do Sul- Morena. Alunos aprendem “Parabéns” em libras para comemorar aniversário de menina com Síndrome de Donw, veja vídeo. Por TV Morena em 10/10/2023.)


A Libras-Língua Brasileira de Sinais- é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436 de 2002.

Assinale a opção que define a Libras, segundo a referida Lei.

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12Q1015755 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A legislação vigente impacta diretamente a atuação do intérprete educacional, uma figura importante para que os alunos surdos, usuários da LIBRAS, tenham acesso não apenas aos conteúdos escolares, como também a oportunidades de interação social no espaço escolar.
Em relação ao tema, avalie se os perfis do profissional que poderá exercer a função de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, caso a demanda não seja suficiente para o atendimento em todos os setores públicos incluem os seguintes:
I. Profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em LIBRAS para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental. II. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para LIBRAS, para atuação em cursos e eventos. III. Profissional ouvinte, de nível superior, com competência e fluência em LIBRAS para realizar interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação em instituições de ensino médio e educação superior.
Está correto o que se apresenta em
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13Q1015756 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Carlos, professor bilíngue de uma escola de ensino fundamental, propôs à gestão escolar uma parceria com um profissional fonoaudiólogo com conhecimento de Libras de unidade de saúde próxima da escola, para complementar o Atendimento Educacional Especializado dos alunos surdos, pois na organização do projeto pedagógico da escola de ensino regular deve ser prevista a institucionalização da oferta de AEE.
No caso descrito, a escola deve oferecer, para atender o pleito do professor bilíngue:
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14Q1015757 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A comunicação por meio da língua de sinais é uma prática antiga na história e já na Grécia antiga havia relato de pessoas que se comunicavam por sinais, mas muitos eram marginalizados e vítimas de preconceitos.
Relacione as personalidades a seguir, que implementaram um trabalho educativo com a língua de sinais, ao longo do tempo, com suas breves descrições.
1. Pedro Ponce de León 2. Charles Michel de l’Épée 3. Ernest Huet
( ) Professor surdo com experiência de mestrado e cursos em Paris, misturou a língua de sinais francesa com os sistemas já usados pelos surdos de várias regiões do Brasil, a LIBRAS. ( ) Monge beneditino que utilizava o método da datilologia, escrita e oralização, mas não pode publicar nada , pois na época era segredo a educação de surdos. ( ) Treinou inúmeros professores para surdos publicando sobre o ensino dos surdos e mudos por meio de sinais metódicos, colocando as regras sintáticas e o alfabeto manual.
A relação correta, na ordem apresentada, é:
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15Q1015758 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O alfabeto soletrado manualmente, é um conjunto de configurações de mão que representam o alfabeto português. (QUADROS e KARNOPP- 2004)
Os sinalizantes de Libras soletram palavras da língua portuguesa, em vários contextos, quando não há um sinal equivalente.
Assinale a opção que define a soletração manual.
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16Q1015759 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A função do Intérprete Educacional não se limita apenas à interpretação dos conteúdos escolares, mas se amplia na construção do conhecimento e na formação do surdo. (LACERDA-2017)

Para melhorar sua atuação no ambiente escolar, no contato com o aluno surdo e o professor, esse profissional deve
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17Q1015053 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Os estudos de Quadros com relação ao bilinguismo (Quadros, 1997, p. 30), propõem que o desenvolvimento da linguagem e o pensamento da criança surda, deve ser realizado em ambiente próprio, dentro da escola (ou em outro lugar). Frente a afirmativa apresentada, é correto afirmar que :
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18Q1013262 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Os estudos de Strobel (2009), define: “povo surdo é grupo de sujeitos surdos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão.” (Strobel, 2009, p.6). Ainda com base nos estudos da autora, para o conceito de Comunidade Surda, é correto dizer que:
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19Q1015054 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros.” (Felipe, 2007, p.21) A alternativa onde são encontradas as combinações de elementos – os parâmetros – para formação de palavras e estas formarem as frases em um contexto, de acordo com os estudos da autora é:
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20Q1013263 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Com relação aos Estudos Surdos em Educação, Skliar (2012) reflete acerca do “ouvintismo” como ideologia dominante (Skliar, 2012, p.15). Pautados no estudo do autor, sobre o ouvintismo pode-se dizer que:
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