Início Questões de Concursos Educação Especial Deficiência Auditiva Resolva questões de Educação Especial Deficiência Auditiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Especial Deficiência Auditiva Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1014659 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), no capítulo de Maria Cecília de Moura, são explicitadas as relações entre linguagem e surdez e como se dá a aquisição da língua de sinais pelos surdos. Com base na autora, é correto afirmar que ✂️ a) a aquisição da linguagem deve acontecer em contextos significativos e com muitas repetições para que a criança surda compreenda a língua e memorize os sinais com mais facilidade. ✂️ b) é necessário, para que um bom desenvolvimento de linguagem aconteça, que a criança surda aprenda em ambientes estruturados e organizados para que ela possa responder. ✂️ c) a língua de sinais deve ser experenciada em diferentes gêneros e modalidades, e a língua oral pode ser oferecida concomitantemente para favorecer a abordagem bilíngue. ✂️ d) a língua de sinais não é ensinada, mas adquirida de forma natural e real somente se o interlocutor souber se comunicar com o surdo de forma fluida e interessada. ✂️ e) é fundamental ensinar a língua de sinais para a criança surda o mais precocemente possível, pois a aquisição não se dá espontânea e naturalmente, e sim precisa ser instruída. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1014671 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025As expressões não manuais são os movimentos de face, dos olhos, da cabeça ou do tronco. Segundo Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) e Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), elas se prestam a dois papéis nas línguas de sinais, a saber: ✂️ a) marcação de pronomes pessoais e advérbios de tempo. ✂️ b) diferenciação de gêneros e marcadores pronominais. ✂️ c) identificação de pessoas, objetos ou animais e marcadores de tempo. ✂️ d) diferenciação dos itens lexicais e marcação de construções sintáticas. ✂️ e) marcadores de intensidade e classificadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1014668 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na Libras, segundo Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), a configuração de mão é uma marca de concordância de gênero com pessoa, animal, coisa ou veículo, e existem verbos que possuem concordância de gênero porque concordam com o sujeito ou o objeto da frase; por exemplo, o verbo “cair”, dependendo do sujeito da frase, terá uma configuração para concordar com a pessoa, a coisa, o animal ou o veículo. Tais verbos que possuem concordância de gênero são chamados de verbos ✂️ a) classificadores. ✂️ b) de locomoção. ✂️ c) descritivos. ✂️ d) de concordância número-pessoal. ✂️ e) de concordância de localização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1014660 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com relação à construção dos sinais e sua mobilidade específica, a autora Neiva de Aquino Albres (em Lacerda e Santos, Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014) afirma que, na língua de sinais, existe um conceito que parte da propriedade dos sinais de tomar, como base para a sua criação, as características físicas do referente, parte deste com o todo ou mesmo a relação cultural que as pessoas têm com esse referente. Como exemplo desse conceito, tem-se, na Libras, o sinal de árvore, que tem o tronco, a copa e a base como motivação. Com base na autora, esse conceito é denominado de ✂️ a) iconicidade. ✂️ b) linearidade. ✂️ c) arbitrariedade. ✂️ d) sequencialidade. ✂️ e) opacidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1014667 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Autores como Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) relatam mitos, sobre a língua de sinais, que refletem desconhecimento e não correspondem a uma verdade cientificamente comprovada. Um dos mitos refere-se à crença de que haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. Nesse mito, relacionado à visão de universalidade, ✂️ a) no aspecto linguístico, as línguas de sinais são completas, complexas e possuem uma abstrata estruturação diferente para cada país. ✂️ b) há uma riqueza de expressividade na língua de sinais, que é visuoespacial, portanto diferente das línguas orais. ✂️ c) as línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estão representadas no hemisfério direito do cérebro. ✂️ d) está implícito que fatores geográficos e culturais não são influentes na determinação e na mudança histórica do sinal. ✂️ e) as línguas de sinais não são um apanhado de gestos sem princípio organizacional, mas consistem em uma configuração de uma nova língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1014663 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Considere a afirmação a seguir: Na Libras, os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar estão relacionados às pessoas do discurso e representam, na perspectiva do emissor, o que está bem próximo, perto ou distante; a sinalização dos pronomes demonstrativos e dos advérbios de lugar mantém a configuração de mãos dos pronomes pessoais, mas os pontos de articulação e as orientações do olhar são diferentes. Além disso, os pronomes demonstrativos não possuem marca para gênero masculino e feminino. (Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado) Com base na afirmação, é correto afirmar que a representação correta de ESS@/AÍ seria apontar para o lugar ✂️ a) perto e em frente do receptor, acrescido de um olhar direcionado não para o receptor, mas para o ponto sinalizado com relação à coisa/pessoa que está perto da segunda pessoa do discurso. ✂️ b) mais distante, apontar o lugar da segunda pessoa e, ao apontar para este ponto, há um olhar direcionado para a coisa/pessoa ou lugar. ✂️ c) mais distante e apontar o lugar da terceira pessoa, mas, diferentemente da representação do pronome pessoal, ao apontar para este ponto, há um olhar direcionado para a coisa/pessoa ou lugar. ✂️ d) perto e em frente do emissor, acompanhado de um olhar para este ponto, sem desviar o olhar. ✂️ e) perto e em frente do emissor, acompanhado de um olhar para este ponto, fixando o olhar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1017478 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Observe o exemplo que Elidéa Bernardino (Absurdo ou lógica: os surdos e sua produção linguística, 2000) fornece comparando o que é português sinalizado (PS) e o que é Libras (Li): Frase: Eu não tenho dinheiro: estou duro! PS: [EU NÃO TER DINHEIRO, ESTAR DURO] Li: [DINHEIRO TER-NÃO DURO] (expressão facial de bochechas chupadas). Com base na autora, assinale a alternativa que exemplifica corretamente uma produção em português sinalizado. ✂️ a) [JOÃO PAI MORRER] = O pai do João, morreu. ✂️ b) [A BOLA ESTAR EMBAIXO D-A CAMA] = A bola está embaixo da cama. ✂️ c) [EU NOME E-D-I-L-E-I-A VOCÊ NOME] = Meu nome é Edileia. Como você se chama? ✂️ d) [MANDAR AINDA-NÃO] = Eu não mandei você fazer isso. ✂️ e) [MARIA MARIDO VIAJAR] = O marido da Maria foi viajar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1017481 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Para os alunos surdos poderem se apropriar integralmente dos conteúdos em sala de aula, é preciso respeitá-los em suas demandas linguísticas e permitir que tenham acesso aos conteúdos escolares em Libras, tendo em vista que essa é a língua passível de aquisição e que pode melhor mediar a construção de novos conhecimentos. Nessa concepção, conforme Almeida, Santos e Lacerda (O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas, 2015), a língua de sinais ✂️ a) precisa ser ensinada no Ensino Fundamental, na escola regular, quando os alunos surdos são incluídos, porque eles não têm outra possibilidade de aprender a Libras, uma vez que, na maioria das vezes, seus pais são ouvintes e não sabem Libras. ✂️ b) deve ser incorporada às práticas pedagógicas, e os conteúdos escolares devem ser ministrados apenas por professores fluentes em Libras apoiados por instrutores preferencialmente surdos. ✂️ c) é a língua natural dos surdos, sendo chamada de L1, devendo ser ensinada na escola, em ambientes e horários específicos, para que os alunos surdos possam conviver entre si e aprender a língua com seus pares. ✂️ d) deve ser ensinada no atendimento educacional especializado em Libras, com os professores instrutores surdos como modelo de Cultura e Comunidade Surdas para os alunos surdos. ✂️ e) é a única modalidade de linguagem plenamente acessível ao surdo, por utilizar o canal visogestual, favorecendo seu desenvolvimento e auxiliando-o em sua constituição de sujeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1014664 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Mirlene Damázio (Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez, 2007) propõe dois momentos didáticos em Libras: o atendimento educacional especializado (AEE) em Libras e o atendimento educacional especializado (AEE) para o ensino de Libras, ambos na escola comum, que constituem momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos e devem ocorrer diariamente, em horário contrário ao das aulas. Assinale a alternativa que corresponde ao AEE em Libras. ✂️ a) É realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da língua de sinais em que o aluno se encontra. ✂️ b) O instrutor de Libras organiza o trabalho do AEE, respeitando as especificidades dessa língua, para o estudo dos termos científicos introduzidos pelo conteúdo curricular. ✂️ c) Fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comum, o que favorece a compreensão desse conteúdo ao aluno com surdez. ✂️ d) O objetivo é desenvolver as competências gramatical, linguística e textual, nas pessoas com surdez, para que sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas. ✂️ e) Enfatiza o acervo textual em Língua Portuguesa, para oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos e a oportunidade de interação com os mais variados enunciados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1014662 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), as línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases como as entonações na Língua Portuguesa, por isso é necessário estar atento às expressões facial e corporal feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase – por exemplo: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo, que pode ainda vir também com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo. As expressões faciais exemplificadas referem-se às frases ✂️ a) afirmativas. ✂️ b) interrogativas. ✂️ c) exclamativas. ✂️ d) negativas. ✂️ e) neutras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1014666 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) mencionam diversos autores para descrever parâmetros fonológicos da Libras. Com base nessas autoras, assinale a alternativa que corresponde corretamente à descrição de locação (L) como um dos parâmetros fonológicos da Libras. ✂️ a) Área do corpo, ou no espaço de articulação definida pelo corpo, na qual ou perto da qual o sinal é articulado. ✂️ b) Parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, como movimentos internos das mãos e dos pulsos e direção no espaço. ✂️ c) Mudanças do movimento da mão que estão relacionadas com a direcionalidade de verbos e que também distinguem nomes de verbos. ✂️ d) Tem função sintática, para marcar sentenças interrogativas, orações relativas, topicalizações e concordância. ✂️ e) Categoria que descreve a qualidade, a tensão e a velocidade do movimento, por meio da frequência, como número de repetições do movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1014670 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o excerto a seguir para responder à questão.Na Libras, os sinais são formados a partir da configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. (…) Esses cinco parâmetros podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. (Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado) O parâmetro de orientação pode ser uma concordância número-pessoal, por exemplo: ✂️ a) 1sPerguntar2s “eu pergunto a você” ✂️ b) ANO-PASSADO ✂️ c) objetos-arredondados COLOCARi ✂️ d) MESA ✂️ e) CARRO Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1014672 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Considere esta descrição de sinal: mão direita em S vertical, palma para a esquerda, tocando a testa. Abrir e fechar ligeiramente a mão, duas vezes. Com base em Capovilla e Raphael (Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em Libras; família e relações familiares e casa, 2005), a descrição corresponde ao sinal de ✂️ a) “sobrinh@”. ✂️ b) “aprender”. ✂️ c) “conhecer”. ✂️ d) “amanhã”. ✂️ e) “escrever”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1017479 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na educação de surdos, autores como Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014) e Almeida, Santos e Lacerda (O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas, 2015) propõem que o uso de vídeos, imagens, figuras e gráficos, tão presentes no cotidiano da vida moderna, deve ser explorado e incorporado nos discursos que circulam no ambiente escolar, além das expressões faciais e corporais. Tal prática é necessária para atender às necessidades dos alunos surdos, pois o processo de significação para eles, muitas vezes, se dá somente a partir das imagens. A prática descrita é a definição de ✂️ a) recursos audiovisuais. ✂️ b) modalidade sensorial. ✂️ c) concepção bilíngue. ✂️ d) abordagem gestual/visual. ✂️ e) pedagogia visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1014661 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), a autora Neiva de Aquino Albres exemplifica que, na Libras, a frase “O menino subiu na árvore” pode ser expressa por /PESSOA-SUBIR-ÁRVORE/, pois o sinal /ÁRVORE/ é realizado com uma das mãos, e os sinais /MENINO-SUBIR/ são feitos com a outra mão; pela configuração da mão, expressam-se as pernas do menino agarrado ao tronco da árvore, enquanto o movimento para cima expressa a subida na árvore. Esse exemplo demonstra uma das peculiaridades no nível sintático das línguas de sinais, bastante comum em gêneros narrativos e descritivos, denominada de ✂️ a) espaço mental real. ✂️ b) simultaneidade. ✂️ c) polissemia. ✂️ d) arcadismo. ✂️ e) campo de articulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1014669 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o excerto a seguir para responder à questão.Na Libras, os sinais são formados a partir da configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. (…) Esses cinco parâmetros podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. (Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado) O parâmetro de movimento pode ser uma alteração na frequência do movimento como uma marca de aspecto temporal, por exemplo: ✂️ a) PULAR ✂️ b) TRABALHAR -continuamente ✂️ c) CONHECER ✂️ d) TRABALHAR -muito ✂️ e) FALAR -demasiadamente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1017480 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), quanto ao alfabeto manual ou datilológico, com o qual é possível soletrar 27 diferentes letras por meio da mão, é correto afirmar que, na interação entre pessoas usuárias da língua de sinais, o alfabeto manual é ✂️ a) utilizado para soletrar nomes próprios de pessoas e lugares, siglas, elementos técnicos e palavras que ainda não possuam sinais. ✂️ b) considerado como língua de sinais e pode substituir os sinais quando estes são complexos. ✂️ c) usado por pessoas não fluentes em Libras para poderem comunicar-se com as pessoas surdas. ✂️ d) igual para os diferentes países, com pequenas variações para as letras específicas de cada país. ✂️ e) igual para todos os países, por questões de padronização com o alfabeto escrito, com exceção dos países árabes e asiáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1014665 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Elidéa Bernardino (Absurdo ou lógica: os surdos e sua produção linguística, 2000), há um “recurso próprio dos sinais, que não existe em português e não é usado em português sinalizado”. Tal recurso funciona como um pronome especial que substitui o nome e traz consigo gênero e número, ideia de tamanho, volume e quantidade, sendo muito utilizado para descrever ideias para as quais não há sinais específicos. Trata-se do uso de ✂️ a) dupla articulação. ✂️ b) classificadores. ✂️ c) gestos naturais. ✂️ d) pantomima. ✂️ e) gestos contextuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1017477 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Sobre o desenvolvimento de linguagem da pessoa surda e as diferentes propostas educacionais, o autor Gérison Kezio (“Oralismo, comunicação total e bilinguismo: propostas educacionais e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de surdos”, 2016) afirma que “a abordagem do oralismo é insuficiente, pois parte de uma noção de língua e linguagem que provoca nos surdos um atraso de linguagem e suas consequências”. Para esse autor, o oralismo ✂️ a) deveria trabalhar com o ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua paralelamente ao ensino da língua oral. ✂️ b) poderia ser considerado exitoso se, juntamente com a estimulação oral, aceitasse a língua de sinais como forma de comunicação. ✂️ c) beneficia apenas aqueles surdos que se consideram deficientes auditivos por não aceitarem a identidade surda. ✂️ d) desconsidera os aspectos cognitivos determinados pela linguagem e pela cultura, prendendo-se ao canal auditivo para a transmissão de conteúdos. ✂️ e) prejudica o surdo oralizado porque só permite que ele aprenda a língua na modalidade escrita após aprender a fala. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1017476 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) estabelece diretrizes quanto à educação de estudantes surdos. Essa política menciona que a educação bilíngue desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, bem como a oferta de serviços de ✂️ a) instrutores de Libras, preferencialmente surdos, tanto para os alunos surdos como para os demais. ✂️ b) um professor de Libras e um intérprete de Libras no atendimento educacional especializado para os demais alunos da escola. ✂️ c) atendimento educacional especializado ofertado na modalidade escrita para os demais alunos da escola. ✂️ d) tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola. ✂️ e) tecnologia assistiva e uso de recursos de comunicação alternativa para os alunos surdos que necessitarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q1014659 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), no capítulo de Maria Cecília de Moura, são explicitadas as relações entre linguagem e surdez e como se dá a aquisição da língua de sinais pelos surdos. Com base na autora, é correto afirmar que ✂️ a) a aquisição da linguagem deve acontecer em contextos significativos e com muitas repetições para que a criança surda compreenda a língua e memorize os sinais com mais facilidade. ✂️ b) é necessário, para que um bom desenvolvimento de linguagem aconteça, que a criança surda aprenda em ambientes estruturados e organizados para que ela possa responder. ✂️ c) a língua de sinais deve ser experenciada em diferentes gêneros e modalidades, e a língua oral pode ser oferecida concomitantemente para favorecer a abordagem bilíngue. ✂️ d) a língua de sinais não é ensinada, mas adquirida de forma natural e real somente se o interlocutor souber se comunicar com o surdo de forma fluida e interessada. ✂️ e) é fundamental ensinar a língua de sinais para a criança surda o mais precocemente possível, pois a aquisição não se dá espontânea e naturalmente, e sim precisa ser instruída. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1014671 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025As expressões não manuais são os movimentos de face, dos olhos, da cabeça ou do tronco. Segundo Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) e Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), elas se prestam a dois papéis nas línguas de sinais, a saber: ✂️ a) marcação de pronomes pessoais e advérbios de tempo. ✂️ b) diferenciação de gêneros e marcadores pronominais. ✂️ c) identificação de pessoas, objetos ou animais e marcadores de tempo. ✂️ d) diferenciação dos itens lexicais e marcação de construções sintáticas. ✂️ e) marcadores de intensidade e classificadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1014668 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na Libras, segundo Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), a configuração de mão é uma marca de concordância de gênero com pessoa, animal, coisa ou veículo, e existem verbos que possuem concordância de gênero porque concordam com o sujeito ou o objeto da frase; por exemplo, o verbo “cair”, dependendo do sujeito da frase, terá uma configuração para concordar com a pessoa, a coisa, o animal ou o veículo. Tais verbos que possuem concordância de gênero são chamados de verbos ✂️ a) classificadores. ✂️ b) de locomoção. ✂️ c) descritivos. ✂️ d) de concordância número-pessoal. ✂️ e) de concordância de localização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1014660 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com relação à construção dos sinais e sua mobilidade específica, a autora Neiva de Aquino Albres (em Lacerda e Santos, Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014) afirma que, na língua de sinais, existe um conceito que parte da propriedade dos sinais de tomar, como base para a sua criação, as características físicas do referente, parte deste com o todo ou mesmo a relação cultural que as pessoas têm com esse referente. Como exemplo desse conceito, tem-se, na Libras, o sinal de árvore, que tem o tronco, a copa e a base como motivação. Com base na autora, esse conceito é denominado de ✂️ a) iconicidade. ✂️ b) linearidade. ✂️ c) arbitrariedade. ✂️ d) sequencialidade. ✂️ e) opacidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1014667 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Autores como Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) relatam mitos, sobre a língua de sinais, que refletem desconhecimento e não correspondem a uma verdade cientificamente comprovada. Um dos mitos refere-se à crença de que haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. Nesse mito, relacionado à visão de universalidade, ✂️ a) no aspecto linguístico, as línguas de sinais são completas, complexas e possuem uma abstrata estruturação diferente para cada país. ✂️ b) há uma riqueza de expressividade na língua de sinais, que é visuoespacial, portanto diferente das línguas orais. ✂️ c) as línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estão representadas no hemisfério direito do cérebro. ✂️ d) está implícito que fatores geográficos e culturais não são influentes na determinação e na mudança histórica do sinal. ✂️ e) as línguas de sinais não são um apanhado de gestos sem princípio organizacional, mas consistem em uma configuração de uma nova língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1014663 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Considere a afirmação a seguir: Na Libras, os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar estão relacionados às pessoas do discurso e representam, na perspectiva do emissor, o que está bem próximo, perto ou distante; a sinalização dos pronomes demonstrativos e dos advérbios de lugar mantém a configuração de mãos dos pronomes pessoais, mas os pontos de articulação e as orientações do olhar são diferentes. Além disso, os pronomes demonstrativos não possuem marca para gênero masculino e feminino. (Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado) Com base na afirmação, é correto afirmar que a representação correta de ESS@/AÍ seria apontar para o lugar ✂️ a) perto e em frente do receptor, acrescido de um olhar direcionado não para o receptor, mas para o ponto sinalizado com relação à coisa/pessoa que está perto da segunda pessoa do discurso. ✂️ b) mais distante, apontar o lugar da segunda pessoa e, ao apontar para este ponto, há um olhar direcionado para a coisa/pessoa ou lugar. ✂️ c) mais distante e apontar o lugar da terceira pessoa, mas, diferentemente da representação do pronome pessoal, ao apontar para este ponto, há um olhar direcionado para a coisa/pessoa ou lugar. ✂️ d) perto e em frente do emissor, acompanhado de um olhar para este ponto, sem desviar o olhar. ✂️ e) perto e em frente do emissor, acompanhado de um olhar para este ponto, fixando o olhar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1017478 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Observe o exemplo que Elidéa Bernardino (Absurdo ou lógica: os surdos e sua produção linguística, 2000) fornece comparando o que é português sinalizado (PS) e o que é Libras (Li): Frase: Eu não tenho dinheiro: estou duro! PS: [EU NÃO TER DINHEIRO, ESTAR DURO] Li: [DINHEIRO TER-NÃO DURO] (expressão facial de bochechas chupadas). Com base na autora, assinale a alternativa que exemplifica corretamente uma produção em português sinalizado. ✂️ a) [JOÃO PAI MORRER] = O pai do João, morreu. ✂️ b) [A BOLA ESTAR EMBAIXO D-A CAMA] = A bola está embaixo da cama. ✂️ c) [EU NOME E-D-I-L-E-I-A VOCÊ NOME] = Meu nome é Edileia. Como você se chama? ✂️ d) [MANDAR AINDA-NÃO] = Eu não mandei você fazer isso. ✂️ e) [MARIA MARIDO VIAJAR] = O marido da Maria foi viajar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1017481 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Para os alunos surdos poderem se apropriar integralmente dos conteúdos em sala de aula, é preciso respeitá-los em suas demandas linguísticas e permitir que tenham acesso aos conteúdos escolares em Libras, tendo em vista que essa é a língua passível de aquisição e que pode melhor mediar a construção de novos conhecimentos. Nessa concepção, conforme Almeida, Santos e Lacerda (O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas, 2015), a língua de sinais ✂️ a) precisa ser ensinada no Ensino Fundamental, na escola regular, quando os alunos surdos são incluídos, porque eles não têm outra possibilidade de aprender a Libras, uma vez que, na maioria das vezes, seus pais são ouvintes e não sabem Libras. ✂️ b) deve ser incorporada às práticas pedagógicas, e os conteúdos escolares devem ser ministrados apenas por professores fluentes em Libras apoiados por instrutores preferencialmente surdos. ✂️ c) é a língua natural dos surdos, sendo chamada de L1, devendo ser ensinada na escola, em ambientes e horários específicos, para que os alunos surdos possam conviver entre si e aprender a língua com seus pares. ✂️ d) deve ser ensinada no atendimento educacional especializado em Libras, com os professores instrutores surdos como modelo de Cultura e Comunidade Surdas para os alunos surdos. ✂️ e) é a única modalidade de linguagem plenamente acessível ao surdo, por utilizar o canal visogestual, favorecendo seu desenvolvimento e auxiliando-o em sua constituição de sujeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1014664 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Mirlene Damázio (Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez, 2007) propõe dois momentos didáticos em Libras: o atendimento educacional especializado (AEE) em Libras e o atendimento educacional especializado (AEE) para o ensino de Libras, ambos na escola comum, que constituem momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos e devem ocorrer diariamente, em horário contrário ao das aulas. Assinale a alternativa que corresponde ao AEE em Libras. ✂️ a) É realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da língua de sinais em que o aluno se encontra. ✂️ b) O instrutor de Libras organiza o trabalho do AEE, respeitando as especificidades dessa língua, para o estudo dos termos científicos introduzidos pelo conteúdo curricular. ✂️ c) Fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comum, o que favorece a compreensão desse conteúdo ao aluno com surdez. ✂️ d) O objetivo é desenvolver as competências gramatical, linguística e textual, nas pessoas com surdez, para que sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas. ✂️ e) Enfatiza o acervo textual em Língua Portuguesa, para oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos e a oportunidade de interação com os mais variados enunciados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1014662 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), as línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases como as entonações na Língua Portuguesa, por isso é necessário estar atento às expressões facial e corporal feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase – por exemplo: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo, que pode ainda vir também com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo. As expressões faciais exemplificadas referem-se às frases ✂️ a) afirmativas. ✂️ b) interrogativas. ✂️ c) exclamativas. ✂️ d) negativas. ✂️ e) neutras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1014666 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) mencionam diversos autores para descrever parâmetros fonológicos da Libras. Com base nessas autoras, assinale a alternativa que corresponde corretamente à descrição de locação (L) como um dos parâmetros fonológicos da Libras. ✂️ a) Área do corpo, ou no espaço de articulação definida pelo corpo, na qual ou perto da qual o sinal é articulado. ✂️ b) Parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, como movimentos internos das mãos e dos pulsos e direção no espaço. ✂️ c) Mudanças do movimento da mão que estão relacionadas com a direcionalidade de verbos e que também distinguem nomes de verbos. ✂️ d) Tem função sintática, para marcar sentenças interrogativas, orações relativas, topicalizações e concordância. ✂️ e) Categoria que descreve a qualidade, a tensão e a velocidade do movimento, por meio da frequência, como número de repetições do movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1014670 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o excerto a seguir para responder à questão.Na Libras, os sinais são formados a partir da configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. (…) Esses cinco parâmetros podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. (Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado) O parâmetro de orientação pode ser uma concordância número-pessoal, por exemplo: ✂️ a) 1sPerguntar2s “eu pergunto a você” ✂️ b) ANO-PASSADO ✂️ c) objetos-arredondados COLOCARi ✂️ d) MESA ✂️ e) CARRO Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1014672 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Considere esta descrição de sinal: mão direita em S vertical, palma para a esquerda, tocando a testa. Abrir e fechar ligeiramente a mão, duas vezes. Com base em Capovilla e Raphael (Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em Libras; família e relações familiares e casa, 2005), a descrição corresponde ao sinal de ✂️ a) “sobrinh@”. ✂️ b) “aprender”. ✂️ c) “conhecer”. ✂️ d) “amanhã”. ✂️ e) “escrever”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1017479 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na educação de surdos, autores como Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014) e Almeida, Santos e Lacerda (O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas, 2015) propõem que o uso de vídeos, imagens, figuras e gráficos, tão presentes no cotidiano da vida moderna, deve ser explorado e incorporado nos discursos que circulam no ambiente escolar, além das expressões faciais e corporais. Tal prática é necessária para atender às necessidades dos alunos surdos, pois o processo de significação para eles, muitas vezes, se dá somente a partir das imagens. A prática descrita é a definição de ✂️ a) recursos audiovisuais. ✂️ b) modalidade sensorial. ✂️ c) concepção bilíngue. ✂️ d) abordagem gestual/visual. ✂️ e) pedagogia visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1014661 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), a autora Neiva de Aquino Albres exemplifica que, na Libras, a frase “O menino subiu na árvore” pode ser expressa por /PESSOA-SUBIR-ÁRVORE/, pois o sinal /ÁRVORE/ é realizado com uma das mãos, e os sinais /MENINO-SUBIR/ são feitos com a outra mão; pela configuração da mão, expressam-se as pernas do menino agarrado ao tronco da árvore, enquanto o movimento para cima expressa a subida na árvore. Esse exemplo demonstra uma das peculiaridades no nível sintático das línguas de sinais, bastante comum em gêneros narrativos e descritivos, denominada de ✂️ a) espaço mental real. ✂️ b) simultaneidade. ✂️ c) polissemia. ✂️ d) arcadismo. ✂️ e) campo de articulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1014669 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o excerto a seguir para responder à questão.Na Libras, os sinais são formados a partir da configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. (…) Esses cinco parâmetros podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. (Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado) O parâmetro de movimento pode ser uma alteração na frequência do movimento como uma marca de aspecto temporal, por exemplo: ✂️ a) PULAR ✂️ b) TRABALHAR -continuamente ✂️ c) CONHECER ✂️ d) TRABALHAR -muito ✂️ e) FALAR -demasiadamente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1017480 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), quanto ao alfabeto manual ou datilológico, com o qual é possível soletrar 27 diferentes letras por meio da mão, é correto afirmar que, na interação entre pessoas usuárias da língua de sinais, o alfabeto manual é ✂️ a) utilizado para soletrar nomes próprios de pessoas e lugares, siglas, elementos técnicos e palavras que ainda não possuam sinais. ✂️ b) considerado como língua de sinais e pode substituir os sinais quando estes são complexos. ✂️ c) usado por pessoas não fluentes em Libras para poderem comunicar-se com as pessoas surdas. ✂️ d) igual para os diferentes países, com pequenas variações para as letras específicas de cada país. ✂️ e) igual para todos os países, por questões de padronização com o alfabeto escrito, com exceção dos países árabes e asiáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1014665 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Elidéa Bernardino (Absurdo ou lógica: os surdos e sua produção linguística, 2000), há um “recurso próprio dos sinais, que não existe em português e não é usado em português sinalizado”. Tal recurso funciona como um pronome especial que substitui o nome e traz consigo gênero e número, ideia de tamanho, volume e quantidade, sendo muito utilizado para descrever ideias para as quais não há sinais específicos. Trata-se do uso de ✂️ a) dupla articulação. ✂️ b) classificadores. ✂️ c) gestos naturais. ✂️ d) pantomima. ✂️ e) gestos contextuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1017477 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Sobre o desenvolvimento de linguagem da pessoa surda e as diferentes propostas educacionais, o autor Gérison Kezio (“Oralismo, comunicação total e bilinguismo: propostas educacionais e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de surdos”, 2016) afirma que “a abordagem do oralismo é insuficiente, pois parte de uma noção de língua e linguagem que provoca nos surdos um atraso de linguagem e suas consequências”. Para esse autor, o oralismo ✂️ a) deveria trabalhar com o ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua paralelamente ao ensino da língua oral. ✂️ b) poderia ser considerado exitoso se, juntamente com a estimulação oral, aceitasse a língua de sinais como forma de comunicação. ✂️ c) beneficia apenas aqueles surdos que se consideram deficientes auditivos por não aceitarem a identidade surda. ✂️ d) desconsidera os aspectos cognitivos determinados pela linguagem e pela cultura, prendendo-se ao canal auditivo para a transmissão de conteúdos. ✂️ e) prejudica o surdo oralizado porque só permite que ele aprenda a língua na modalidade escrita após aprender a fala. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1017476 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) estabelece diretrizes quanto à educação de estudantes surdos. Essa política menciona que a educação bilíngue desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, bem como a oferta de serviços de ✂️ a) instrutores de Libras, preferencialmente surdos, tanto para os alunos surdos como para os demais. ✂️ b) um professor de Libras e um intérprete de Libras no atendimento educacional especializado para os demais alunos da escola. ✂️ c) atendimento educacional especializado ofertado na modalidade escrita para os demais alunos da escola. ✂️ d) tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola. ✂️ e) tecnologia assistiva e uso de recursos de comunicação alternativa para os alunos surdos que necessitarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro