Início Questões de Concursos Educação Especial Deficiência Intelectual Resolva questões de Educação Especial Deficiência Intelectual comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Especial Deficiência Intelectual Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1045990 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Smith (2008) destaca quatro importantes tipos de apoio para pessoas com deficiência intelectual (em seu estudo, ainda há o termo “retardo mental”) – apoios naturais, gratuitos, gerais e especializados. Os recursos provenientes do próprio indivíduo, da família, dos amigos e dos vizinhos são classificados como apoios: ✂️ a) naturais. ✂️ b) especializados. ✂️ c) organizados. ✂️ d) estruturados. ✂️ e) amigáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1045996 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), aponta que, a partir da década de 1960, ocorreu um processo significativo, impulsionado por diferentes setores da sociedade, que provocou profundas transformações na educação especial. Diversos fatores contribuíram para essas mudanças, entre os quais se destaca: ✂️ a) os movimentos sociais a favor da igualdade. ✂️ b) os serviços de educação especial. ✂️ c) as escolas de tempo integral. ✂️ d) as políticas públicas para ampliação de vagas nas escolas. ✂️ e) o crescente número de matrículas em salas de recurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1045999 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Trentin (2018) explica que, segundo Vygotsky, a deficiência não deve ser entendida apenas como primária, mas, sobretudo, como secundária. Os conceitos de deficiência primária e secundária referem-se, respectivamente, aos aspectos ✂️ a) sociais e culturais. ✂️ b) clínicos e pedagógicos. ✂️ c) morfológicos e estruturais. ✂️ d) cognitivos e relacionais. ✂️ e) biológicos e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1046002 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Rodrigues (2020), ao sugerir adaptações de atividades para estudantes com deficiência, recomenda uma série de passos que visam facilitar o trabalho do professor. Dentre esses passos, destacam-se: ✂️ a) integração e inclusão. ✂️ b) adaptação e alinhamento. ✂️ c) acessibilidade e padronização. ✂️ d) empatia e organização. ✂️ e) acolhimento e diferenciação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1046004 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Os testes de QI eram usados nos anos 1970 e nas décadas anteriores para justificar o encaminhamento daqueles sujeitos que apresentavam comportamentos sociais não desejáveis para instituições ou classes especiais, assim como para classificar os alunos em “imaturos”, “prováveis excepcionais” e “maduros” para a aprendizagem. (Marcia Denise Pletsch. “A escolarização de pessoas com deficiência intelectual no Brasil: da institucionalização às políticas de inclusão (1973-2013)”. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 2014) Segundo a autora, tal fato colaborou para ampliar a ✂️ a) adaptação dos currículos escolares para que todos os estudantes com deficiência intelectual tivessem a possibilidade de participação plena na vida escolar. ✂️ b) inclusão escolar dos estudantes com deficiência intelectual, de leve a severa, em classes de aulas comuns e com os apoios em contraturno escolar. ✂️ c) exclusão dos estudantes, público-alvo da educação especial, dos projetos e políticas públicas de inclusão e diversidade, vigentes à época. ✂️ d) segregação em classes ou instituições especializadas dos estudantes com deficiência intelectual e outros que apresentassem problemas de aprendizagem. ✂️ e) integração dos estudantes, público-alvo da educação especial, em escolas da rede comum de ensino, quer fosse da rede pública ou privada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1045987 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Borges (2020) indica que a Política Nacional de Educação Especial de 2008, além de delimitar o público-alvo da educação especial e definir diretrizes para a educação especial na perspectiva inclusiva, reafirmou o objetivo do atendimento educacional especializado (AEE), que não deve substituir o ensino comum, mas ✂️ a) estabelecer critérios de atendimentos diferenciados para os objetivos e interesses específicos de cada educador. ✂️ b) organizá-lo a partir do projeto político pedagógico da escola, que define os formatos dos atendimentos colaborativos na escola. ✂️ c) organizar-se de modo paralelo à ensino da sala comum, promovendo possibilidades para a personalização dos atendimentos. ✂️ d) complementá-lo ou suplementá-lo, reforçando a necessidade de articulação entre os diferentes espaços no ensino comum. ✂️ e) promover a atuação nos mesmos tempos e espaços escolares, promovendo articulação entre os profissionais da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1045993 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Santos (2012) explica que, embora o termo “deficiência mental” tenha sido substituído por “deficiência intelectual”, as ideias de incapacidade e anormalidade, originadas no modelo médico, ainda são percebidas como algo fixo. “Contudo, a determinação de incapacidade do sujeito dependerá da impossibilidade a que essa incapacidade se refere, sendo ela uma condição e, portanto, passível de alteração.” Com base nessa reflexão, a autora afirma que o enfoque educacional e de aprendizagem supera o modelo médico ao colocar ênfase na: ✂️ a) funcionalidade. ✂️ b) organização. ✂️ c) exclusão. ✂️ d) escolaridade. ✂️ e) comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1045997 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), “os alunos com graves problemas de aprendizagem incorporam-se à escola para ter acesso, junto com seus colegas, a experiências similares de aprendizagem.” Para os autores, a ênfase nos aspectos comuns da aprendizagem destaca ✂️ a) o aspecto mais rico e positivo das escolas inclusivas. ✂️ b) os entraves no desenvolvimento dos estudantes com deficiência. ✂️ c) a impossibilidade de oferta de apoio a todos os estudantes. ✂️ d) uma característica importante da escola especial. ✂️ e) a dificuldade da escola em incluir todos os estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1046006 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação ao paradigma de suportes, uma concepção que ganha força no século XXI, Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013) destacam que ele é centrado na ideia de inclusão, prevendo intervenções tanto no processo de desenvolvimento do indivíduo quanto no reajuste da realidade social, por meio de suportes ✂️ a) adaptados às especificidades de cada estudante com deficiência, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades para permanência nos espaços escolares. ✂️ b) exclusivos às necessidades individuais e coletivas, garantindo que todos os estudantes tenham acesso ao currículo escolar com adaptações razoáveis. ✂️ c) físicos, psicológicos, sociais e instrumentais, para que a pessoa com deficiência possa ter condições de acesso ao espaço comum da vida na sociedade. ✂️ d) pedagógicos, para a garantia da personalização dos processos educacionais, que garantem o sucesso da educação para os estudantes com deficiência intelectual. ✂️ e) e serviços de apoio, incluindo os profissionais para alimentação, higiene e locomoção dos estudantes que necessitam de níveis mais especializados de mediação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1046003 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Omote (in Rodrigues, Capellini e Santos) afirma que a “Educação representa um duplo caminho no combate às exclusões e desigualdades sociais.” Segundo o autor, a educação inclusiva não só oferece às minorias alternativas efetivas de inserção social com participação plena em processos produtivos, como também contribui para a formação das novas gerações com outra mentalidade acerca da diversidade. Dessa forma, promove ✂️ a) o aperfeiçoamento de técnicas, estratégias e equipamentos públicos para o atendimento da diversidade e plena inclusão social. ✂️ b) a acomodação e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social em projetos de formação e inclusão no mundo do trabalho. ✂️ c) o planejamento e a inclusão de temas relevantes sobre a participação das pessoas em vulnerabilidade social em cursos de nível superior. ✂️ d) a manutenção dos processos de segregação construídos ao longo da história da educação das pessoas com deficiência. ✂️ e) a construção de novos modos de convivência e de relações interpessoais e sociais entre indivíduos diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1045995 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação aos alunos atendidos pela Educação Especial, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) apresenta que por muito tempo houve o entendimento de que a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência. Essa concepção exerceu impacto na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão ✂️ a) especializada. ✂️ b) interdisciplinar. ✂️ c) clínica. ✂️ d) pedagógica. ✂️ e) colaborativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1045998 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base na teoria vygotskyana, Trentin (2018) destaca que a ideia de que a criança deve atingir um determinado nível de desenvolvimento conforme sua idade é inválida. Isso ocorre porque o desenvolvimento é construído de forma individual e não depende exclusivamente da idade, mas dos estímulos recebidos no ambiente em que a criança está inserida. Assim, em relação à criança com Deficiência Intelectual, é essencial a compreensão de suas ✂️ a) conquistas. ✂️ b) singularidades. ✂️ c) fraquezas. ✂️ d) complexidades. ✂️ e) dificuldades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1046001 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Zerbato e Mendes (2018) concluem que as práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva são formas de ensinar e garantir a aprendizagem de todos os estudantes, incluindo arranjos dos espaços, organização do tempo, uso de tecnologias e de diferentes recursos e materiais, além disso, visam garantir a aprendizagem dos estudantes, considerando suas diversidades e necessidades específicas. Nesse contexto, é correto afirmar que ✂️ a) o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o currículo escolar devem contemplar práticas inclusivas, promovendo uma boa escolarização para todos os estudantes. ✂️ b) as práticas e adaptações para a inclusão escolar são de responsabilidade do professor de ensino comum, que deve organizar suas aulas de modo a atender todos os estudantes. ✂️ c) a organização do tempo e do espaço na sala de recursos é fundamental para a garantia de que os estudantes tenham acesso às avaliações adaptadas. ✂️ d) as adaptações curriculares devem ser realizadas para os estudantes da Educação Especial, que necessitam de instrumentos e estratégias pedagógicas exclusivos. ✂️ e) o uso de tecnologias assistivas deve ser ofertado a todos os estudantes, com ou sem deficiência, garantindo a isonomia nos processos pedagógicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1046005 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Conforme apontam Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), na década de 1960 surgiu um novo paradigma baseado na filosofia da normalização. Nesse contexto, a integração era vista como uma etapa preparatória para que os alunos com deficiência pudessem se adaptar ao ensino regular. Esse processo ficou conhecido como o paradigma de ✂️ a) apoios. ✂️ b) adaptação. ✂️ c) recursos. ✂️ d) serviços. ✂️ e) segregação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1045988 | Sem disciplina, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Para responder à questão, considere o seguinte texto: De acordo com a pesquisa de Borges (2020), a Resolução CNE/CEB de 2001, um importante documento que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, apresenta dois tipos de professores para atuar com os estudantes que fazem parte do público-alvo da educação especial: os professores capacitados e os professores especializados. De acordo com a Resolução mencionada pela autora, são considerados professores especializados em Educação Especial aqueles que, entre outros aspectos, desenvolveram competências para ✂️ a) realizar o atendimento educacional especializado em espaços de salas e classes especiais, organizadas para o público da educação especial. ✂️ b) elaborar o plano educacional especializado, para que os alunos com deficiência tenham acesso ao currículo comum. ✂️ c) atuar em escolas comuns inclusivas, promovendo adaptações estruturais e pedagógicas para a plena integração dos alunos. ✂️ d) estabelecer plano de ação e estratégias inclusivas que garantam a participação plena de todos os alunos nas salas de recursos. ✂️ e) identificar as necessidades dos alunos, definir, implementar, liderar e apoiar a implementação de estratégias de flexibilização e adaptação curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1045989 | Sem disciplina, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Para responder à questão, considere o seguinte texto: De acordo com a pesquisa de Borges (2020), a Resolução CNE/CEB de 2001, um importante documento que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, apresenta dois tipos de professores para atuar com os estudantes que fazem parte do público-alvo da educação especial: os professores capacitados e os professores especializados. São considerados professores capacitados, de acordo com a Resolução mencionada pela autora, aqueles que comprovem, em sua formação de nível médio ou superior, a inclusão de conteúdos sobre educação especial que promovam o desenvolvimento de competências e valores necessários para atuar em classes comuns com os estudantes público-alvo da educação especial. Entre essas competências, destaca-se: ✂️ a) atuar em cooperação com a equipe gestora para elaboração do plano de atendimento de integração dos alunos em situação de inclusão. ✂️ b) apoiar os professores das salas comuns, em processo de capacitação, para o atendimento das necessidades dos estudantes. ✂️ c) realizar o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais em contraturno escolar. ✂️ d) avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento das necessidades educacionais específicas dos alunos. ✂️ e) organizar atividades adaptadas para a personalização e redução curricular para atender às necessidades específicas dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1045992 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Pessoas com deficiência intelectual podem precisar de mediação para aprender as Atividades de Vida Diária (AVD) que, segundo Hoffmann (2010) in Trentin (2018), seriam ✂️ a) procedimentos estruturados para o ensino e treinamento de atividades que promovam a independência, a autonomia, a liberdade e autoestima na realização de atividades escolares. ✂️ b) conjuntos de tarefas realizadas no cotidiano escolar, que garantem a autonomia para atividades pedagógicas nos diferentes campos de experiência, áreas do conhecimento e propostas de desenvolvimento. ✂️ c) metodologias que promovem o desenvolvimento de habilidades intelectuais, emocionais e senso, perceptivas essenciais para solução de problemas e de situações práticas e cotidianas. ✂️ d) estratégias terapêuticas, ofertadas na escola especial, com o objetivo de ampliar a autonomia e a independência dos estudantes com deficiência matriculados na rede comum de ensino. ✂️ e) métodos de ensino estruturados de modo a promover maior independência em atividades cotidianas de pessoas com deficiências motoras e sensoriais, que necessitam de apoios intensivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1045994 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Santos (2012), o currículo e o planejamento destinados ao aluno com deficiência intelectual devem, entre outros objetivos, proporcionar experiências em um ambiente que ✂️ a) ofereça atividades diferenciadas aos estudantes que necessitam de suporte adaptado para os processos avaliativos. ✂️ b) esteja organizado com materiais e diferentes recursos para a integração nas salas de aulas comuns. ✂️ c) promova a participação plena em relação de igualdade com os demais estudantes da educação especial. ✂️ d) possibilite atividades em salas de recursos multifuncionais para o apoio em alimentação, locomoção e higiene. ✂️ e) estimule a curiosidade e desafie o aluno, a fim de gerar um repertório permanente de iniciativa e exploração ativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1046000 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Zerbato e Mendes (2018), os dispositivos normativos no Brasil, que garantem o direito de escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial em classes de ensino comum, também se referem aos serviços de apoio especializados que devem ser implantados para a efetivação da ✂️ a) matrícula em escola comum inclusiva, mediante a oferta de serviços de apoio e atendimento em escola especializada em contraturno. ✂️ b) permanência com qualidade nas salas de aulas da escola inclusiva, com adaptações necessárias para acesso ao currículo diferenciado. ✂️ c) inclusão escolar, garantindo não apenas a inserção na sala de aula, mas também o acesso efetivo ao conhecimento e à aprendizagem. ✂️ d) aprendizagem ao longo da vida, possibilitando a participação em condições de equidade com os demais alunos com deficiência. ✂️ e) integração total dos alunos, público-alvo da Educação Especial, em salas de aulas habilitadas para complementação e suplementação curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1045991 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Felipe, uma criança com Síndrome de Down, realizará suas primeiras avaliações na nova escola. Ao refletir sobre a avaliação da aprendizagem no contexto inclusivo e considerando as orientações de Trentin (2018), a equipe escolar reconheceu a importância de direcionar a avaliação para a compreensão das necessidades educacionais de Felipe e dos demais alunos público-alvo da educação especial. Nesse sentido, é fundamental que as ações avaliativas ✂️ a) promovam a classificação dos estudantes para a promoção escolar ao logo do percurso da educação básica. ✂️ b) se distanciem dos procedimentos tradicionais, que visam classificar os estudantes no processo de aprendizagem. ✂️ c) possibilitem que todos os estudantes da escola tenham acesso aos instrumentos de provas adaptados, de modo a garantir o direito inclusivo. ✂️ d) considerem os diferentes tempos e ritmos de aprendizagem dos estudantes com atraso no desenvolvimento da linguagem. ✂️ e) sejam propostas por profissionais especializados em educação inclusiva, de modo a garantir a equidade no processo de avaliação escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q1045990 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Smith (2008) destaca quatro importantes tipos de apoio para pessoas com deficiência intelectual (em seu estudo, ainda há o termo “retardo mental”) – apoios naturais, gratuitos, gerais e especializados. Os recursos provenientes do próprio indivíduo, da família, dos amigos e dos vizinhos são classificados como apoios: ✂️ a) naturais. ✂️ b) especializados. ✂️ c) organizados. ✂️ d) estruturados. ✂️ e) amigáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1045996 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), aponta que, a partir da década de 1960, ocorreu um processo significativo, impulsionado por diferentes setores da sociedade, que provocou profundas transformações na educação especial. Diversos fatores contribuíram para essas mudanças, entre os quais se destaca: ✂️ a) os movimentos sociais a favor da igualdade. ✂️ b) os serviços de educação especial. ✂️ c) as escolas de tempo integral. ✂️ d) as políticas públicas para ampliação de vagas nas escolas. ✂️ e) o crescente número de matrículas em salas de recurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1045999 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Trentin (2018) explica que, segundo Vygotsky, a deficiência não deve ser entendida apenas como primária, mas, sobretudo, como secundária. Os conceitos de deficiência primária e secundária referem-se, respectivamente, aos aspectos ✂️ a) sociais e culturais. ✂️ b) clínicos e pedagógicos. ✂️ c) morfológicos e estruturais. ✂️ d) cognitivos e relacionais. ✂️ e) biológicos e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1046002 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Rodrigues (2020), ao sugerir adaptações de atividades para estudantes com deficiência, recomenda uma série de passos que visam facilitar o trabalho do professor. Dentre esses passos, destacam-se: ✂️ a) integração e inclusão. ✂️ b) adaptação e alinhamento. ✂️ c) acessibilidade e padronização. ✂️ d) empatia e organização. ✂️ e) acolhimento e diferenciação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1046004 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Os testes de QI eram usados nos anos 1970 e nas décadas anteriores para justificar o encaminhamento daqueles sujeitos que apresentavam comportamentos sociais não desejáveis para instituições ou classes especiais, assim como para classificar os alunos em “imaturos”, “prováveis excepcionais” e “maduros” para a aprendizagem. (Marcia Denise Pletsch. “A escolarização de pessoas com deficiência intelectual no Brasil: da institucionalização às políticas de inclusão (1973-2013)”. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 2014) Segundo a autora, tal fato colaborou para ampliar a ✂️ a) adaptação dos currículos escolares para que todos os estudantes com deficiência intelectual tivessem a possibilidade de participação plena na vida escolar. ✂️ b) inclusão escolar dos estudantes com deficiência intelectual, de leve a severa, em classes de aulas comuns e com os apoios em contraturno escolar. ✂️ c) exclusão dos estudantes, público-alvo da educação especial, dos projetos e políticas públicas de inclusão e diversidade, vigentes à época. ✂️ d) segregação em classes ou instituições especializadas dos estudantes com deficiência intelectual e outros que apresentassem problemas de aprendizagem. ✂️ e) integração dos estudantes, público-alvo da educação especial, em escolas da rede comum de ensino, quer fosse da rede pública ou privada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1045987 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Borges (2020) indica que a Política Nacional de Educação Especial de 2008, além de delimitar o público-alvo da educação especial e definir diretrizes para a educação especial na perspectiva inclusiva, reafirmou o objetivo do atendimento educacional especializado (AEE), que não deve substituir o ensino comum, mas ✂️ a) estabelecer critérios de atendimentos diferenciados para os objetivos e interesses específicos de cada educador. ✂️ b) organizá-lo a partir do projeto político pedagógico da escola, que define os formatos dos atendimentos colaborativos na escola. ✂️ c) organizar-se de modo paralelo à ensino da sala comum, promovendo possibilidades para a personalização dos atendimentos. ✂️ d) complementá-lo ou suplementá-lo, reforçando a necessidade de articulação entre os diferentes espaços no ensino comum. ✂️ e) promover a atuação nos mesmos tempos e espaços escolares, promovendo articulação entre os profissionais da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1045993 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Santos (2012) explica que, embora o termo “deficiência mental” tenha sido substituído por “deficiência intelectual”, as ideias de incapacidade e anormalidade, originadas no modelo médico, ainda são percebidas como algo fixo. “Contudo, a determinação de incapacidade do sujeito dependerá da impossibilidade a que essa incapacidade se refere, sendo ela uma condição e, portanto, passível de alteração.” Com base nessa reflexão, a autora afirma que o enfoque educacional e de aprendizagem supera o modelo médico ao colocar ênfase na: ✂️ a) funcionalidade. ✂️ b) organização. ✂️ c) exclusão. ✂️ d) escolaridade. ✂️ e) comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1045997 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), “os alunos com graves problemas de aprendizagem incorporam-se à escola para ter acesso, junto com seus colegas, a experiências similares de aprendizagem.” Para os autores, a ênfase nos aspectos comuns da aprendizagem destaca ✂️ a) o aspecto mais rico e positivo das escolas inclusivas. ✂️ b) os entraves no desenvolvimento dos estudantes com deficiência. ✂️ c) a impossibilidade de oferta de apoio a todos os estudantes. ✂️ d) uma característica importante da escola especial. ✂️ e) a dificuldade da escola em incluir todos os estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1046006 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação ao paradigma de suportes, uma concepção que ganha força no século XXI, Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013) destacam que ele é centrado na ideia de inclusão, prevendo intervenções tanto no processo de desenvolvimento do indivíduo quanto no reajuste da realidade social, por meio de suportes ✂️ a) adaptados às especificidades de cada estudante com deficiência, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades para permanência nos espaços escolares. ✂️ b) exclusivos às necessidades individuais e coletivas, garantindo que todos os estudantes tenham acesso ao currículo escolar com adaptações razoáveis. ✂️ c) físicos, psicológicos, sociais e instrumentais, para que a pessoa com deficiência possa ter condições de acesso ao espaço comum da vida na sociedade. ✂️ d) pedagógicos, para a garantia da personalização dos processos educacionais, que garantem o sucesso da educação para os estudantes com deficiência intelectual. ✂️ e) e serviços de apoio, incluindo os profissionais para alimentação, higiene e locomoção dos estudantes que necessitam de níveis mais especializados de mediação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1046003 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Omote (in Rodrigues, Capellini e Santos) afirma que a “Educação representa um duplo caminho no combate às exclusões e desigualdades sociais.” Segundo o autor, a educação inclusiva não só oferece às minorias alternativas efetivas de inserção social com participação plena em processos produtivos, como também contribui para a formação das novas gerações com outra mentalidade acerca da diversidade. Dessa forma, promove ✂️ a) o aperfeiçoamento de técnicas, estratégias e equipamentos públicos para o atendimento da diversidade e plena inclusão social. ✂️ b) a acomodação e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social em projetos de formação e inclusão no mundo do trabalho. ✂️ c) o planejamento e a inclusão de temas relevantes sobre a participação das pessoas em vulnerabilidade social em cursos de nível superior. ✂️ d) a manutenção dos processos de segregação construídos ao longo da história da educação das pessoas com deficiência. ✂️ e) a construção de novos modos de convivência e de relações interpessoais e sociais entre indivíduos diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1045995 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação aos alunos atendidos pela Educação Especial, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) apresenta que por muito tempo houve o entendimento de que a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência. Essa concepção exerceu impacto na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão ✂️ a) especializada. ✂️ b) interdisciplinar. ✂️ c) clínica. ✂️ d) pedagógica. ✂️ e) colaborativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1045998 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base na teoria vygotskyana, Trentin (2018) destaca que a ideia de que a criança deve atingir um determinado nível de desenvolvimento conforme sua idade é inválida. Isso ocorre porque o desenvolvimento é construído de forma individual e não depende exclusivamente da idade, mas dos estímulos recebidos no ambiente em que a criança está inserida. Assim, em relação à criança com Deficiência Intelectual, é essencial a compreensão de suas ✂️ a) conquistas. ✂️ b) singularidades. ✂️ c) fraquezas. ✂️ d) complexidades. ✂️ e) dificuldades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1046001 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Zerbato e Mendes (2018) concluem que as práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva são formas de ensinar e garantir a aprendizagem de todos os estudantes, incluindo arranjos dos espaços, organização do tempo, uso de tecnologias e de diferentes recursos e materiais, além disso, visam garantir a aprendizagem dos estudantes, considerando suas diversidades e necessidades específicas. Nesse contexto, é correto afirmar que ✂️ a) o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o currículo escolar devem contemplar práticas inclusivas, promovendo uma boa escolarização para todos os estudantes. ✂️ b) as práticas e adaptações para a inclusão escolar são de responsabilidade do professor de ensino comum, que deve organizar suas aulas de modo a atender todos os estudantes. ✂️ c) a organização do tempo e do espaço na sala de recursos é fundamental para a garantia de que os estudantes tenham acesso às avaliações adaptadas. ✂️ d) as adaptações curriculares devem ser realizadas para os estudantes da Educação Especial, que necessitam de instrumentos e estratégias pedagógicas exclusivos. ✂️ e) o uso de tecnologias assistivas deve ser ofertado a todos os estudantes, com ou sem deficiência, garantindo a isonomia nos processos pedagógicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1046005 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Conforme apontam Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), na década de 1960 surgiu um novo paradigma baseado na filosofia da normalização. Nesse contexto, a integração era vista como uma etapa preparatória para que os alunos com deficiência pudessem se adaptar ao ensino regular. Esse processo ficou conhecido como o paradigma de ✂️ a) apoios. ✂️ b) adaptação. ✂️ c) recursos. ✂️ d) serviços. ✂️ e) segregação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1045988 | Sem disciplina, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Para responder à questão, considere o seguinte texto: De acordo com a pesquisa de Borges (2020), a Resolução CNE/CEB de 2001, um importante documento que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, apresenta dois tipos de professores para atuar com os estudantes que fazem parte do público-alvo da educação especial: os professores capacitados e os professores especializados. De acordo com a Resolução mencionada pela autora, são considerados professores especializados em Educação Especial aqueles que, entre outros aspectos, desenvolveram competências para ✂️ a) realizar o atendimento educacional especializado em espaços de salas e classes especiais, organizadas para o público da educação especial. ✂️ b) elaborar o plano educacional especializado, para que os alunos com deficiência tenham acesso ao currículo comum. ✂️ c) atuar em escolas comuns inclusivas, promovendo adaptações estruturais e pedagógicas para a plena integração dos alunos. ✂️ d) estabelecer plano de ação e estratégias inclusivas que garantam a participação plena de todos os alunos nas salas de recursos. ✂️ e) identificar as necessidades dos alunos, definir, implementar, liderar e apoiar a implementação de estratégias de flexibilização e adaptação curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1045989 | Sem disciplina, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Para responder à questão, considere o seguinte texto: De acordo com a pesquisa de Borges (2020), a Resolução CNE/CEB de 2001, um importante documento que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, apresenta dois tipos de professores para atuar com os estudantes que fazem parte do público-alvo da educação especial: os professores capacitados e os professores especializados. São considerados professores capacitados, de acordo com a Resolução mencionada pela autora, aqueles que comprovem, em sua formação de nível médio ou superior, a inclusão de conteúdos sobre educação especial que promovam o desenvolvimento de competências e valores necessários para atuar em classes comuns com os estudantes público-alvo da educação especial. Entre essas competências, destaca-se: ✂️ a) atuar em cooperação com a equipe gestora para elaboração do plano de atendimento de integração dos alunos em situação de inclusão. ✂️ b) apoiar os professores das salas comuns, em processo de capacitação, para o atendimento das necessidades dos estudantes. ✂️ c) realizar o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais em contraturno escolar. ✂️ d) avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento das necessidades educacionais específicas dos alunos. ✂️ e) organizar atividades adaptadas para a personalização e redução curricular para atender às necessidades específicas dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1045992 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Pessoas com deficiência intelectual podem precisar de mediação para aprender as Atividades de Vida Diária (AVD) que, segundo Hoffmann (2010) in Trentin (2018), seriam ✂️ a) procedimentos estruturados para o ensino e treinamento de atividades que promovam a independência, a autonomia, a liberdade e autoestima na realização de atividades escolares. ✂️ b) conjuntos de tarefas realizadas no cotidiano escolar, que garantem a autonomia para atividades pedagógicas nos diferentes campos de experiência, áreas do conhecimento e propostas de desenvolvimento. ✂️ c) metodologias que promovem o desenvolvimento de habilidades intelectuais, emocionais e senso, perceptivas essenciais para solução de problemas e de situações práticas e cotidianas. ✂️ d) estratégias terapêuticas, ofertadas na escola especial, com o objetivo de ampliar a autonomia e a independência dos estudantes com deficiência matriculados na rede comum de ensino. ✂️ e) métodos de ensino estruturados de modo a promover maior independência em atividades cotidianas de pessoas com deficiências motoras e sensoriais, que necessitam de apoios intensivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1045994 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Santos (2012), o currículo e o planejamento destinados ao aluno com deficiência intelectual devem, entre outros objetivos, proporcionar experiências em um ambiente que ✂️ a) ofereça atividades diferenciadas aos estudantes que necessitam de suporte adaptado para os processos avaliativos. ✂️ b) esteja organizado com materiais e diferentes recursos para a integração nas salas de aulas comuns. ✂️ c) promova a participação plena em relação de igualdade com os demais estudantes da educação especial. ✂️ d) possibilite atividades em salas de recursos multifuncionais para o apoio em alimentação, locomoção e higiene. ✂️ e) estimule a curiosidade e desafie o aluno, a fim de gerar um repertório permanente de iniciativa e exploração ativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1046000 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Zerbato e Mendes (2018), os dispositivos normativos no Brasil, que garantem o direito de escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial em classes de ensino comum, também se referem aos serviços de apoio especializados que devem ser implantados para a efetivação da ✂️ a) matrícula em escola comum inclusiva, mediante a oferta de serviços de apoio e atendimento em escola especializada em contraturno. ✂️ b) permanência com qualidade nas salas de aulas da escola inclusiva, com adaptações necessárias para acesso ao currículo diferenciado. ✂️ c) inclusão escolar, garantindo não apenas a inserção na sala de aula, mas também o acesso efetivo ao conhecimento e à aprendizagem. ✂️ d) aprendizagem ao longo da vida, possibilitando a participação em condições de equidade com os demais alunos com deficiência. ✂️ e) integração total dos alunos, público-alvo da Educação Especial, em salas de aulas habilitadas para complementação e suplementação curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1045991 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Felipe, uma criança com Síndrome de Down, realizará suas primeiras avaliações na nova escola. Ao refletir sobre a avaliação da aprendizagem no contexto inclusivo e considerando as orientações de Trentin (2018), a equipe escolar reconheceu a importância de direcionar a avaliação para a compreensão das necessidades educacionais de Felipe e dos demais alunos público-alvo da educação especial. Nesse sentido, é fundamental que as ações avaliativas ✂️ a) promovam a classificação dos estudantes para a promoção escolar ao logo do percurso da educação básica. ✂️ b) se distanciem dos procedimentos tradicionais, que visam classificar os estudantes no processo de aprendizagem. ✂️ c) possibilitem que todos os estudantes da escola tenham acesso aos instrumentos de provas adaptados, de modo a garantir o direito inclusivo. ✂️ d) considerem os diferentes tempos e ritmos de aprendizagem dos estudantes com atraso no desenvolvimento da linguagem. ✂️ e) sejam propostas por profissionais especializados em educação inclusiva, de modo a garantir a equidade no processo de avaliação escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro