Início

Questões de Concursos Educação Especial Libras

Resolva questões de Educação Especial Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1013267 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Entre estas pessoas que começaram a educar os surdos, algumas acreditaram que a primeira etapa da educação deles devia ser um ensino da língua falada, adotando uma metodologia que ficou conhecida como "método oralista puro". Outras utilizaram a língua de sinais, já conhecida pelos alunos, como meio para o ensino da fala, foi o chamado "método combinado. (Felipe, 2007 p.298) Entre os adeptos dessa segunda proposta, o mais importante, no ponto de vista do desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1013271 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Como a visualidade para o aluno surdo é um meio para que a linguagem seja adquirida, se faz necessário que no âmbito escolar sejam valorizados os recursos visuais. Essa não apenas nos instrumentos de apoio para o aprendizado, mas sim como práticas pedagógicas que possibilitem aos alunos surdos a construção de significados e de conhecimento” (LEBEDEFF, 2010). Para possibilitar aos alunos surdos a construção do conhecimento, está a Pedagogia visual. São exemplos de ações com base pedagógica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1013270 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Todas as crianças surdas podem adquirir a língua de sinais, desde que participem das interações cotidianas com a comunidade surda(...)” (Skliar, 2012, p.27). Refletindo acerca da afirmativa, o conceito de língua natural utilizado está presente de forma correta na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1013269 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

De acordo com Perlin (1998), dentro de uma comunidade social não existe apenas uma única identidade. Como somos plurais, esse processo constitui-se como sendo dinâmico, pois à medida que o sujeito vai se estruturando dentro do seu grupo, também vai assumindo ou rejeitando algumas características impostas pelo sistema a que pertence. (Santos, 2009, p. 17) Baseado nos estudos de Perlin (1998),as identidades surdas híbridas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1013268 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Os estudos de Strobel (2009), definem o seguinte: “povo surdo é grupo de sujeitos surdos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão.” (Strobel, 2009, p.6). Ainda com base nos estudos da autora, as principais comunidades surdas são, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1013273 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A Lei nº 12.319/2010, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, dispõe em seu Artigo 4° sobre a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio. Observe os itens abaixo sobre as exigências para a formação desse profissional, em consonância com o dispositivo legal:
I- cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação; II- graduação na área de licenciatura; III- graduação em Letras Libras; IV- pós graduação em tradução e interpretação; V- cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1013272 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“O objetivo de uma escola infantil para todos os surdos deve ser o primeiro a ser demandado, pois está em jogo a própria humanidade da pessoa que ele virá a ser.” (Stumpf, 2008, p, 440). A autora apresenta em sua pesquisa que os objetivos das primeiras aprendizagens devem abarcar 5 domínios, sendo eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.