Questões de Concursos Educação Física Substituto

Resolva questões de Educação Física Substituto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q979596 | Educação Física, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Do final do século XIX até as primeiras décadas do século XX a Educação Física brasileira é fortemente influenciada pelo discurso médico higienista. De acordo com esse pensamento, a Educação Física é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q979597 | Pedagogia, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Kunz (2001) a educação é sempre um processo onde se desenvolvem “ações comunicativas”. O aluno enquanto sujeito do processo de ensino deve ser capacitado para a sua participação na vida social, cultural e esportiva, o que significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979598 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, embasados nos debates e reflexões realizados na área, consolidam a cultura corporal do movimento como o objeto de estudo central da Educação Física escolar. De acordo com Maldonado e Silva (2016), esse componente curricular é o responsável pela transmissão e reconstrução das manifestações corporais a partir da sua historicidade, o que implica em levar os alunos a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q979599 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A violência e o bullying estão presentes no ambiente escolar e nas aulas de educação física, portanto, os professores precisam estar atentos e preparados para lidar com essas situações. Weimer e Moreira (2014) afirmam que os professores de educação física devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q979600 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Betti (2001) a relação do esporte com a mídia é pautada por uma série de fatores e interesses que estabelecem o que ele chama de esporte da mídia, tendo a televisão como a mídia mais importante. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do esporte da mídia apontada por esse autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q979601 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Diferentemente do que acontecia, de modo predominante, até o final do século XX, as aulas de educação física escolar atualmente são desenvolvidas com turmas mistas. Contudo, ainda é possível observar que alguns professores optam por realizar atividades práticas separando meninos e meninas. De acordo com Romero (in Knijnik e Zuzzi, 2010), quando o professor(a) seleciona as atividades de acordo com o sexo ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q979602 | Educação Física, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo o modelo teórico de desenvolvimento motor proposto por Gallahue (2001), na infância, aproximadamente entre 2 e 7 anos de idade, acontece a Fase do Movimento Fundamental, na qual as crianças adquirem as habilidades motoras fundamentais, passando por 3 estágios (inicial, elementar emergente e proficiente). Considerando-se essa fase, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q979603 | Educação Física, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Muitas vezes, as aulas de educação física são ministradas em ambientes abertos, sendo comum acontecerem em locais com elevada temperatura. Assim, a realização de exercícios físicos nessas condições ambientais impõe um estresse térmico relevante. Considerando esse contexto, é correto afirmar que, nessas condições ambientais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q979604 | Educação Física, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A preocupação com a obesidade é uma temática atual, que pode gerar comportamentos adequados ou inadequados em adolescentes que fazem exercícios físicos. Nesse contexto, considerando o exposto no livro de McArdle, Katch e Katch (2011), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q979605 | Noções de Primeiros Socorros, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em aulas de educação física eventualmente podem ocorrer situações nas quais o professor precise executar procedimentos de primeiros socorros. Considerando essas situações, é correto afirmar que se o aluno tiver
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q979606 | Pedagogia, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Educação Física é um componente curricular da educação básica que oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Física é o componente curricular que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q979607 | Educação Física, Bases SócioHistóricas da Educação Física, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Nas duas últimas décadas do século XX cresceram as críticas e discussões sobre o modelo focado no esporte de rendimento que predominava na Educação Física brasileira. Em função dessas discussões, várias abordagens pedagógicas surgiram desde então. Assinale a alternativa correta sobre as abordagens pedagógicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q979608 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Freire (in Moreira,1992), uma Educação Física que pretenda formar cidadãos bem formados e conscientes deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q979609 | Pedagogia, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A professora Cristina elaborou uma atividade na qual seus alunos deveriam conversar com seus pais e avós sobre jogos e brincadeiras que praticavam quando eram crianças. Os alunos deveriam registrar as informações e apresentá-las aos colegas. Posteriormente, em conjunto com a professora, os estudantes escolheriam algumas das atividades apresentadas para serem mais estudadas e vivenciadas na prática. De acordo com a proposta do Currículo Paulista, esta é uma atividade adequada aos alunos do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q979610 | Pedagogia, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As lutas compõem uma das unidades temáticas da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista. Assinale a alternativa correta sobre essa unidade temática, de acordo com o Currículo Paulista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q979611 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Andrade e Freitas (2016) afirmam que ações pedagógicas voltadas à elaboração de conhecimentos escolares por alunos com deficiência são possíveis de ocorrer quando esses alunos são compreendidos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q979612 | Pedagogia, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O professor Antônio está preocupado com sua turma do 8° ano. Ele entende que seus alunos estão demasiadamente competitivos e ele utiliza muitos jogos em suas aulas, mas está na dúvida de como agir para reduzir a competividade dos seus alunos. Assinale a alternativa que apresenta ideias corretas para diminuir a competitividade, de acordo com Soler (2006).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.