Questões de Concursos Educação Física Titular Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educação Física Titular Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q979090 | Noções de Primeiros Socorros, Lesões Traumáticas, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Um estudante sofreu uma entorse no tornozelo durante atividades práticas da aula de Educação Física. Seu professor sabe que, nessas ocasiões, o procedimento de primeiros socorros indicado é a aplicação de gelo por ✂️ a) 15 a 20 minutos ou até que a região apresente dormência. ✂️ b) 5 minutos no máximo, evitando que o estudante sinta dormência na região. ✂️ c) 1 minuto, com intervalo de dois minutos; repetindo a sequência três vezes. ✂️ d) 30 minutos, por cima da imobilização feita imediatamente após a entorse. ✂️ e) 1 hora, abrangendo o local e as articulações próximas, como o joelho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2 Q979087 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Cavaleiro e Vianna (In: Knijnik e Zuzzi, 2010) criticam a existência, nas aulas de Educação Física, de uma naturalização das diferenças construídas socialmente, dando a entender que elas são inscritas no aspecto biológico. A consequência dessa naturalização é que os estudantes são ensinados que ✂️ a) as diferenças biológicas podem ser apagadas quando elas são aceitas pelo grupo. ✂️ b) por meio do esforço e do treinamento, é natural que o desempenho de meninos e meninas seja o mesmo. ✂️ c) há atitudes e movimentos corporais que são naturais e, por isso, são os esperados para cada sexo. ✂️ d) aspectos culturais e biológicos influenciam no desempenho e na dissolução das diferenças entre as pessoas. ✂️ e) meninas e meninos podem compor turmas mistas, pois isso será benéfico para o seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 3 Q979082 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Manuel Sérgio (In: Moreira, 1992) propõe a criação da Ciência da Motricidade Humana. Para o desenvolvimento dessa ciência, ele afirma que é preciso admitir que nos encontramos diante da corporeidade e da motricidade, portanto, do homem, e que o homem, por sua vez, é um ser ✂️ a) complexo. ✂️ b) complicado. ✂️ c) completo. ✂️ d) dominado pela razão. ✂️ e) puramente sentimental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4 Q979096 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Chicon, Mendes e Sá (In: Andrade & Freitas, 2016) observaram práticas de ensino de professores de Educação Física e notaram que uma professora, que tinha em sua turma um aluno com baixa visão e outro com síndrome de Down, adotava um procedimento que acabava por levar os demais alunos a reproduzirem condutas de segregação em relação aos colegas com deficiências. Esse procedimento era: ✂️ a) dar uma bola para os alunos com deficiência manipularem separadamente da turma e censurar seus colegas quando se aproximavam deles para realizarem práticas em conjunto. ✂️ b) pedir para um ou dois alunos da turma se exercitarem junto com os colegas com deficiência. ✂️ c) elogiar, sem distinção entre os alunos, o desempenho e o esforço observado durante as atividades da aula. ✂️ d) pedir para os alunos com deficiência ajudarem a professora em algum momento da aula, como ela fazia com os demais. ✂️ e) proporcionar atividades adaptadas aos alunos com deficiência, viabilizando a participação deles junto com a turma. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5 Q979081 | Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A história da Educação Física na Europa influenciou a Educação Física brasileira. Soares (2001) narra que, no final do século 19, na Europa, mesmo na presença de descobertas científicas, eram observadas altas taxas de morbimortalidade no meio operário. Nesse contexto, a Educação Física passa a constar no rol das práticas que deveriam se tornar habituais para tornar as pessoas mais saudáveis. O caráter que a Educação Física assumiu, nessa época, era o de uma educação ✂️ a) humanista. ✂️ b) esportiva. ✂️ c) do físico. ✂️ d) crítica. ✂️ e) sociopolítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6 Q979088 | Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Gallahue (2001), habilidades motoras especializadas são movimentos fundamentais maduros que foram adaptados às necessidades específicas de uma atividade esportiva, recreativa ou cotidiana. O desenvolvimento de tais habilidades motoras ocorre ao longo dos três seguintes estágios: ✂️ a) inicial, mediano e superior. ✂️ b) iniciante, intermediário e superior. ✂️ c) transacional, parcial e de alto rendimento. ✂️ d) de utilização, intermediário e de rendimento superior. ✂️ e) de transição, de aplicação e de utilização permanente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 7 Q979083 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Maldonado e Silva (2016) comentam que, no início do século 21, grande parte dos referenciais curriculares da Educação Física foram lançados nas redes públicas de ensino brasileiras tendo o conceito de cultura corporal de movimento como ponto de convergência da organização dos conteúdos. No entendimento desses autores, isso significa que o docente de Educação Física escolar precisa levar os alunos a compreenderem as influências dos elementos filosóficos, políticos, religiosos, sociais e pedagógicos sobre a cultura corporal, propiciando a ✂️ a) consolidação das práticas corporais em seu aspecto técnico. ✂️ b) automatização das modalidades esportivas em seus aspectos técnicos e táticos. ✂️ c) memorização da biomecânica dos gestos visando ao mais alto rendimento esportivo. ✂️ d) transmissão e reconstrução das manifestações corporais a partir da sua historicidade. ✂️ e) criação de novas práticas corporais e a negação daquelas que as antecederam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8 Q979097 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Uma pessoa pratica uma habilidade para conseguir aumentar sua capacidade de executá-la em situações futuras que a solicitem. Uma característica da prática que aumenta as oportunidades de desempenhos futuros bem-sucedidos consiste na variabilidade das experiências práticas. Uma forma de programar práticas variáveis consiste em aplicar o fenômeno da aprendizagem conhecido como efeito da interferência contextual. A prática que produz um efeito superior na retenção e na transferência da aprendizagem é aquela que apresenta uma interferência contextual ✂️ a) inexistente. ✂️ b) mínima. ✂️ c) baixa. ✂️ d) média. ✂️ e) alta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9 Q979098 | Pedagogia, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O ensino do esporte que privilegia a execução de gestos técnicos e padronizados, obtidos a partir de análises biomecânicas, morfológicas e funcionais do movimento, que exige que o aprendiz se submeta a puxados treinos de coordenação motora, da condição física geral e de habilidades específicas destes gestos, independentemente do sentido ou do significado que eles possam ter, individual ou coletivamente, desprezando seus condicionantes histórico-culturais e eliminando a possibilidade crítica, possui, para Kunz (2001), um caráter ✂️ a) lúdico. ✂️ b) pessoal. ✂️ c) autoritário. ✂️ d) humanístico. ✂️ e) contextualizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10 Q979084 | Pedagogia, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A violência é um fenômeno humano que se manifesta de diferentes formas e é entendida de diversas maneiras, dependendo da cultura do local onde ela ocorre. Na escola, existe um tipo de violência caracterizada por estudantes que apresentam condutas agressivas sistematizadas, conscientes e deliberadas que visam maltratar um colega tido como mais fraco para amedrontá-lo, colocá-lo sob tensão. Esse tipo de violência é chamado de ✂️ a) aversão. ✂️ b) bullying. ✂️ c) impulsividade. ✂️ d) hiperatividade. ✂️ e) esquizofrenia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q979090 | Noções de Primeiros Socorros, Lesões Traumáticas, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Um estudante sofreu uma entorse no tornozelo durante atividades práticas da aula de Educação Física. Seu professor sabe que, nessas ocasiões, o procedimento de primeiros socorros indicado é a aplicação de gelo por ✂️ a) 15 a 20 minutos ou até que a região apresente dormência. ✂️ b) 5 minutos no máximo, evitando que o estudante sinta dormência na região. ✂️ c) 1 minuto, com intervalo de dois minutos; repetindo a sequência três vezes. ✂️ d) 30 minutos, por cima da imobilização feita imediatamente após a entorse. ✂️ e) 1 hora, abrangendo o local e as articulações próximas, como o joelho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2 Q979087 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Cavaleiro e Vianna (In: Knijnik e Zuzzi, 2010) criticam a existência, nas aulas de Educação Física, de uma naturalização das diferenças construídas socialmente, dando a entender que elas são inscritas no aspecto biológico. A consequência dessa naturalização é que os estudantes são ensinados que ✂️ a) as diferenças biológicas podem ser apagadas quando elas são aceitas pelo grupo. ✂️ b) por meio do esforço e do treinamento, é natural que o desempenho de meninos e meninas seja o mesmo. ✂️ c) há atitudes e movimentos corporais que são naturais e, por isso, são os esperados para cada sexo. ✂️ d) aspectos culturais e biológicos influenciam no desempenho e na dissolução das diferenças entre as pessoas. ✂️ e) meninas e meninos podem compor turmas mistas, pois isso será benéfico para o seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
3 Q979082 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Manuel Sérgio (In: Moreira, 1992) propõe a criação da Ciência da Motricidade Humana. Para o desenvolvimento dessa ciência, ele afirma que é preciso admitir que nos encontramos diante da corporeidade e da motricidade, portanto, do homem, e que o homem, por sua vez, é um ser ✂️ a) complexo. ✂️ b) complicado. ✂️ c) completo. ✂️ d) dominado pela razão. ✂️ e) puramente sentimental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4 Q979096 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Chicon, Mendes e Sá (In: Andrade & Freitas, 2016) observaram práticas de ensino de professores de Educação Física e notaram que uma professora, que tinha em sua turma um aluno com baixa visão e outro com síndrome de Down, adotava um procedimento que acabava por levar os demais alunos a reproduzirem condutas de segregação em relação aos colegas com deficiências. Esse procedimento era: ✂️ a) dar uma bola para os alunos com deficiência manipularem separadamente da turma e censurar seus colegas quando se aproximavam deles para realizarem práticas em conjunto. ✂️ b) pedir para um ou dois alunos da turma se exercitarem junto com os colegas com deficiência. ✂️ c) elogiar, sem distinção entre os alunos, o desempenho e o esforço observado durante as atividades da aula. ✂️ d) pedir para os alunos com deficiência ajudarem a professora em algum momento da aula, como ela fazia com os demais. ✂️ e) proporcionar atividades adaptadas aos alunos com deficiência, viabilizando a participação deles junto com a turma. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5 Q979081 | Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A história da Educação Física na Europa influenciou a Educação Física brasileira. Soares (2001) narra que, no final do século 19, na Europa, mesmo na presença de descobertas científicas, eram observadas altas taxas de morbimortalidade no meio operário. Nesse contexto, a Educação Física passa a constar no rol das práticas que deveriam se tornar habituais para tornar as pessoas mais saudáveis. O caráter que a Educação Física assumiu, nessa época, era o de uma educação ✂️ a) humanista. ✂️ b) esportiva. ✂️ c) do físico. ✂️ d) crítica. ✂️ e) sociopolítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6 Q979088 | Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Gallahue (2001), habilidades motoras especializadas são movimentos fundamentais maduros que foram adaptados às necessidades específicas de uma atividade esportiva, recreativa ou cotidiana. O desenvolvimento de tais habilidades motoras ocorre ao longo dos três seguintes estágios: ✂️ a) inicial, mediano e superior. ✂️ b) iniciante, intermediário e superior. ✂️ c) transacional, parcial e de alto rendimento. ✂️ d) de utilização, intermediário e de rendimento superior. ✂️ e) de transição, de aplicação e de utilização permanente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
7 Q979083 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Maldonado e Silva (2016) comentam que, no início do século 21, grande parte dos referenciais curriculares da Educação Física foram lançados nas redes públicas de ensino brasileiras tendo o conceito de cultura corporal de movimento como ponto de convergência da organização dos conteúdos. No entendimento desses autores, isso significa que o docente de Educação Física escolar precisa levar os alunos a compreenderem as influências dos elementos filosóficos, políticos, religiosos, sociais e pedagógicos sobre a cultura corporal, propiciando a ✂️ a) consolidação das práticas corporais em seu aspecto técnico. ✂️ b) automatização das modalidades esportivas em seus aspectos técnicos e táticos. ✂️ c) memorização da biomecânica dos gestos visando ao mais alto rendimento esportivo. ✂️ d) transmissão e reconstrução das manifestações corporais a partir da sua historicidade. ✂️ e) criação de novas práticas corporais e a negação daquelas que as antecederam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8 Q979097 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Uma pessoa pratica uma habilidade para conseguir aumentar sua capacidade de executá-la em situações futuras que a solicitem. Uma característica da prática que aumenta as oportunidades de desempenhos futuros bem-sucedidos consiste na variabilidade das experiências práticas. Uma forma de programar práticas variáveis consiste em aplicar o fenômeno da aprendizagem conhecido como efeito da interferência contextual. A prática que produz um efeito superior na retenção e na transferência da aprendizagem é aquela que apresenta uma interferência contextual ✂️ a) inexistente. ✂️ b) mínima. ✂️ c) baixa. ✂️ d) média. ✂️ e) alta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9 Q979098 | Pedagogia, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O ensino do esporte que privilegia a execução de gestos técnicos e padronizados, obtidos a partir de análises biomecânicas, morfológicas e funcionais do movimento, que exige que o aprendiz se submeta a puxados treinos de coordenação motora, da condição física geral e de habilidades específicas destes gestos, independentemente do sentido ou do significado que eles possam ter, individual ou coletivamente, desprezando seus condicionantes histórico-culturais e eliminando a possibilidade crítica, possui, para Kunz (2001), um caráter ✂️ a) lúdico. ✂️ b) pessoal. ✂️ c) autoritário. ✂️ d) humanístico. ✂️ e) contextualizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10 Q979084 | Pedagogia, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A violência é um fenômeno humano que se manifesta de diferentes formas e é entendida de diversas maneiras, dependendo da cultura do local onde ela ocorre. Na escola, existe um tipo de violência caracterizada por estudantes que apresentam condutas agressivas sistematizadas, conscientes e deliberadas que visam maltratar um colega tido como mais fraco para amedrontá-lo, colocá-lo sob tensão. Esse tipo de violência é chamado de ✂️ a) aversão. ✂️ b) bullying. ✂️ c) impulsividade. ✂️ d) hiperatividade. ✂️ e) esquizofrenia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro