Questões de Concursos Educação Física Titular

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1 Q979090 | Noções de Primeiros Socorros, Lesões Traumáticas, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um estudante sofreu uma entorse no tornozelo durante atividades práticas da aula de Educação Física. Seu professor sabe que, nessas ocasiões, o procedimento de primeiros socorros indicado é a aplicação de gelo por
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2 Q979087 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Cavaleiro e Vianna (In: Knijnik e Zuzzi, 2010) criticam a existência, nas aulas de Educação Física, de uma naturalização das diferenças construídas socialmente, dando a entender que elas são inscritas no aspecto biológico. A consequência dessa naturalização é que os estudantes são ensinados que
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3 Q979082 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Manuel Sérgio (In: Moreira, 1992) propõe a criação da Ciência da Motricidade Humana. Para o desenvolvimento dessa ciência, ele afirma que é preciso admitir que nos encontramos diante da corporeidade e da motricidade, portanto, do homem, e que o homem, por sua vez, é um ser
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4 Q979096 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Chicon, Mendes e Sá (In: Andrade & Freitas, 2016) observaram práticas de ensino de professores de Educação Física e notaram que uma professora, que tinha em sua turma um aluno com baixa visão e outro com síndrome de Down, adotava um procedimento que acabava por levar os demais alunos a reproduzirem condutas de segregação em relação aos colegas com deficiências.

Esse procedimento era:
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5 Q979081 | Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A história da Educação Física na Europa influenciou a Educação Física brasileira. Soares (2001) narra que, no final do século 19, na Europa, mesmo na presença de descobertas científicas, eram observadas altas taxas de morbimortalidade no meio operário. Nesse contexto, a Educação Física passa a constar no rol das práticas que deveriam se tornar habituais para tornar as pessoas mais saudáveis. O caráter que a Educação Física assumiu, nessa época, era o de uma educação
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6 Q979088 | Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Gallahue (2001), habilidades motoras especializadas são movimentos fundamentais maduros que foram adaptados às necessidades específicas de uma atividade esportiva, recreativa ou cotidiana. O desenvolvimento de tais habilidades motoras ocorre ao longo dos três seguintes estágios:
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7 Q979083 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Maldonado e Silva (2016) comentam que, no início do século 21, grande parte dos referenciais curriculares da Educação Física foram lançados nas redes públicas de ensino brasileiras tendo o conceito de cultura corporal de movimento como ponto de convergência da organização dos conteúdos. No entendimento desses autores, isso significa que o docente de Educação Física escolar precisa levar os alunos a compreenderem as influências dos elementos filosóficos, políticos, religiosos, sociais e pedagógicos sobre a cultura corporal, propiciando a
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8 Q979097 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma pessoa pratica uma habilidade para conseguir aumentar sua capacidade de executá-la em situações futuras que a solicitem. Uma característica da prática que aumenta as oportunidades de desempenhos futuros bem-sucedidos consiste na variabilidade das experiências práticas. Uma forma de programar práticas variáveis consiste em aplicar o fenômeno da aprendizagem conhecido como efeito da interferência contextual. A prática que produz um efeito superior na retenção e na transferência da aprendizagem é aquela que apresenta uma interferência contextual
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9 Q979098 | Pedagogia, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O ensino do esporte que privilegia a execução de gestos técnicos e padronizados, obtidos a partir de análises biomecânicas, morfológicas e funcionais do movimento, que exige que o aprendiz se submeta a puxados treinos de coordenação motora, da condição física geral e de habilidades específicas destes gestos, independentemente do sentido ou do significado que eles possam ter, individual ou coletivamente, desprezando seus condicionantes histórico-culturais e eliminando a possibilidade crítica, possui, para Kunz (2001), um caráter
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10 Q979084 | Pedagogia, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A violência é um fenômeno humano que se manifesta de diferentes formas e é entendida de diversas maneiras, dependendo da cultura do local onde ela ocorre. Na escola, existe um tipo de violência caracterizada por estudantes que apresentam condutas agressivas sistematizadas, conscientes e deliberadas que visam maltratar um colega tido como mais fraco para amedrontá-lo, colocá-lo sob tensão. Esse tipo de violência é chamado de
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