Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1022224 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
As origens teóricas da perspectiva reflexiva sobre a prática remontam a John Dewey, que, na década de 30 do século passado, definiu ação reflexiva como o exame ativo, voluntário, persistente e rigoroso de nossas crenças e ações, à luz dos fundamentos que as sustentam e das consequências a que conduzem. Ao caracterizar a reflexão como uma forma especializada de pensar, Dewey a diferencia do ato de rotina, que, embora fundamental ao ser humano, é guiado por impulso, hábito, tradição ou submissão à autoridade. A reflexão, ao contrário, baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade.

Rosane Rocha Pessoa. A reflexão interativa
como instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores
de inglês da escola pública, 2002 (com adaptações).

Acerca da abordagem reflexiva no ensino de língua inglesa, julgue o seguinte item.

A abordagem reflexiva tem uma preocupação com a justiça social.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1022225 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
As origens teóricas da perspectiva reflexiva sobre a prática remontam a John Dewey, que, na década de 30 do século passado, definiu ação reflexiva como o exame ativo, voluntário, persistente e rigoroso de nossas crenças e ações, à luz dos fundamentos que as sustentam e das consequências a que conduzem. Ao caracterizar a reflexão como uma forma especializada de pensar, Dewey a diferencia do ato de rotina, que, embora fundamental ao ser humano, é guiado por impulso, hábito, tradição ou submissão à autoridade. A reflexão, ao contrário, baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade.

Rosane Rocha Pessoa. A reflexão interativa
como instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores
de inglês da escola pública, 2002 (com adaptações).

Acerca da abordagem reflexiva no ensino de língua inglesa, julgue o seguinte item.

John Dewey determinou um programa para a formação reflexiva dos professores de línguas estrangeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1022226 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
As origens teóricas da perspectiva reflexiva sobre a prática remontam a John Dewey, que, na década de 30 do século passado, definiu ação reflexiva como o exame ativo, voluntário, persistente e rigoroso de nossas crenças e ações, à luz dos fundamentos que as sustentam e das consequências a que conduzem. Ao caracterizar a reflexão como uma forma especializada de pensar, Dewey a diferencia do ato de rotina, que, embora fundamental ao ser humano, é guiado por impulso, hábito, tradição ou submissão à autoridade. A reflexão, ao contrário, baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade.

Rosane Rocha Pessoa. A reflexão interativa
como instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores
de inglês da escola pública, 2002 (com adaptações).

Acerca da abordagem reflexiva no ensino de língua inglesa, julgue o seguinte item.

Na abordagem reflexiva, o professor deve estimular a atitude questionadora e a curiosidade dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1022227 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
As origens teóricas da perspectiva reflexiva sobre a prática remontam a John Dewey, que, na década de 30 do século passado, definiu ação reflexiva como o exame ativo, voluntário, persistente e rigoroso de nossas crenças e ações, à luz dos fundamentos que as sustentam e das consequências a que conduzem. Ao caracterizar a reflexão como uma forma especializada de pensar, Dewey a diferencia do ato de rotina, que, embora fundamental ao ser humano, é guiado por impulso, hábito, tradição ou submissão à autoridade. A reflexão, ao contrário, baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade.

Rosane Rocha Pessoa. A reflexão interativa
como instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores
de inglês da escola pública, 2002 (com adaptações).

Acerca da abordagem reflexiva no ensino de língua inglesa, julgue o seguinte item.

A participação crítica e ativa dos professores nas transformações socioeducacionais dos países em desenvolvimento é ainda um desafio.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1022228 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
As origens teóricas da perspectiva reflexiva sobre a prática remontam a John Dewey, que, na década de 30 do século passado, definiu ação reflexiva como o exame ativo, voluntário, persistente e rigoroso de nossas crenças e ações, à luz dos fundamentos que as sustentam e das consequências a que conduzem. Ao caracterizar a reflexão como uma forma especializada de pensar, Dewey a diferencia do ato de rotina, que, embora fundamental ao ser humano, é guiado por impulso, hábito, tradição ou submissão à autoridade. A reflexão, ao contrário, baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade.

Rosane Rocha Pessoa. A reflexão interativa
como instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores
de inglês da escola pública, 2002 (com adaptações).

Acerca da abordagem reflexiva no ensino de língua inglesa, julgue o seguinte item.

As bases da prática reflexiva desenvolvidas por Dewey acabaram por aprofundar as diferenças educacionais entre os diferentes países do mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1022229 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
As origens teóricas da perspectiva reflexiva sobre a prática remontam a John Dewey, que, na década de 30 do século passado, definiu ação reflexiva como o exame ativo, voluntário, persistente e rigoroso de nossas crenças e ações, à luz dos fundamentos que as sustentam e das consequências a que conduzem. Ao caracterizar a reflexão como uma forma especializada de pensar, Dewey a diferencia do ato de rotina, que, embora fundamental ao ser humano, é guiado por impulso, hábito, tradição ou submissão à autoridade. A reflexão, ao contrário, baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade.

Rosane Rocha Pessoa. A reflexão interativa
como instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores
de inglês da escola pública, 2002 (com adaptações).

Acerca da abordagem reflexiva no ensino de língua inglesa, julgue o seguinte item.

Aulas baseadas em projetos personalizados são condizentes com as práticas reflexivas de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q984609 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Uma criança que consegue organizar seus brinquedos em sequência, do menor para o maior, está desenvolvendo qual habilidade lógico−matemática essencial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q984610 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o brincar na infância, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q984611 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

As propostas pedagógicas de educação infantil precisam respeitar alguns princípios como, por exemplo, o estético, que trata de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q984612 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Na teoria psicanalítica de Freud, o desenvolvimento da personalidade humana passa por estágios psicossexuais. Um dos estágios é o fálico, que acontece por volta dos quatro anos de idade. Sobre esse estágio, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
A satisfação erótica está relacionada à região genital e surge muita curiosidade em torno das diferenças entre os sexos e da origem dos bebês. As crianças podem desenvolver uma forte ligação com o genitor do sexo oposto, ao mesmo tempo em que sentem ciúmes do genitor do mesmo sexo. No caso dos meninos, Freud chamou esse conflito de Complexo de ___________ , em homenagem ao personagem da mitologia grega que matou o pai e casou−se com a mãe. Já as meninas passam pelo equivalente, o Complexo de ____________ , que envolve o amor possessivo pelo pai e o ciúme da mãe. É também o estágio em que se desenvolve o superego, que inflige à criança vergonha e culpa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q984613 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Para orientar positivamente o comportamento das crianças pequenas, o educador infantil deve ter conhecimento suficiente para identificar as expectativas comportamentais de cada faixa etária e habilidades para fazer uma orientação adequada. Nesse sentido, sobre o comportamento infantil, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q984436 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q984437 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Em relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem infantil, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
A teoria __________________________ foi uma teoria fundamental para os estudos em pedagogia e desenvolvimento infantil. Piaget acreditava que a capacidade dos humanos de se distinguirem dos animais se devia à sua capacidade de pensar de maneira simbólica e abstrata. Para ele, o conhecimento não seria definido apenas como um processo de observação, como muitas vezes afirmam as teorias empiristas; também não seria definido como algo completamente alheio ao ser humano, como afirmam outras teorias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q984438 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando−se o currículo e o planejamento pedagógico na educação infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Os currículos devem ter base nacional comum, com uma parte diversificada, ajustada às características regionais, culturais, econômicas e dos educandos.
( ) É fundamental atribuir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na educação infantil.
( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores a alfabetização e o letramento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q984439 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

A brincadeira contribui de forma importante para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, auxiliando na formação da linguagem e também na compreensão de alguns conceitos como a empatia. Considerando−se os tipos de brincadeiras e suas funções, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Brincadeira sensório−motora.
(2) Brincadeira simbólica.

( ) Envolve explorar, manipular, usar movimentos. Às vezes, é chamada de “brincadeira de prática” ou “brincadeira funcional”.
( ) As crianças usam objetos, como faz de conta, ou elas mesmas assumem outros papéis.
( ) Uma criancinha brincando na pia, enquanto lava as mãos, ou uma criança brincando em um balanço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q984440 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

É sabida a importância dos ambientes nas Instituições de Educação Infantil e o quanto os espaços se tornam um parceiro pedagógico. Com base no que foi dito, analisar os itens.

I. Existe a necessidade de uma infraestrutura e de formas de funcionamento da instituição que garantam, ao espaço físico, constituir−se como um ambiente que permita o bem−estar promovido pela estética, pela boa conservação dos materiais, pela higiene, pela segurança e, principalmente, pela possibilidade de as crianças brincarem e interagirem.
II. Ao planejar vivência nos espaços das instituições de educação infantil, deve−se prever quais atividades são fundamentais para a faixa etária a que se destinam, pensando na adequação da colocação dos móveis e objetos que contribuirão para o pleno desenvolvimento das crianças.
III. A possibilidade de transformação sempre terá de ser viabilizada, pois as necessidades e os interesses das crianças vão mudando em função de sua maturidade, do contexto familiar e do próprio cotidiano da escola.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q984441 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Na descrição abaixo, temos um exemplo de manejo de um comportamento infantil bastante corriqueiro:
“O bebê rasga e segura a página rasgada de um livro. Ao perceber que era um livro importante da biblioteca, a monitora intervém.”

Nesse caso, assinalar, dentre as alternativas, a ação mais apropriada para a monitora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q984442 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Para que as crianças possam continuar desenvolvendo suas habilidades numéricas e espaciais, a aprendizagem matemática na Educação Infantil deve ser baseada em que tipo de abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q984700 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Na introdução da matemática para alunos da Educação Infantil, o desenvolvimento da numeracia é essencial para construir uma base sólida no aprendizado matemático. Dessa forma, assinalar a alternativa que representa a estratégia mais eficaz para promover esse desenvolvimento nas crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q984701 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A respeito da nutrição infantil, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.