Início Questões de Concursos Educação Infantil e Anos Iniciais Resolva questões de Educação Infantil e Anos Iniciais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Infantil e Anos Iniciais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1074007 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, o período correspondente aos dezoito primeiros meses de vida da criança é caracterizado por: ✂️ a) Um desenvolvimento mental lento e gradual, uma vez que a ausência de linguagem impede avanços significativos nas estruturas cognitivas. ✂️ b) Um estágio de estagnação cognitiva, voltado exclusivamente à maturação biológica e aos reflexos automáticos. ✂️ c) Um ritmo acelerado de desenvolvimento mental, com formação de esquemas de ação e construção ativa do conhecimento por meio da interação sensório-motora com o ambiente. ✂️ d) A aquisição de pensamento simbólico e lógica formal, com capacidade de abstração e construção de hipóteses. ✂️ e) A aprendizagem por instrução direta do adulto, sendo o conhecimento transmitido externamente, sem participação ativa da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1074011 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Com base em análises críticas sobre programas de inclusão digital, qual das alternativas expressa uma limitação frequentemente observada nessas iniciativas? ✂️ a) São programas que geralmente se destacam por seu amplo alcance e articulação eficaz com as políticas públicas de educação, saúde e cultura. ✂️ b) Ainda que bem intencionados, muitos desses programas são implementados de forma isolada, sem considerar a complexidade social das comunidades e sem integração com outras políticas públicas. ✂️ c) Têm como foco exclusivo o acesso à internet, deixando de lado a dimensão social, cultural e econômica das populações envolvidas, o que os torna eficazes e sustentáveis. ✂️ d) Apresentam como principal obstáculo a recusa das comunidades em participar das ações propostas, mesmo com apoio técnico e infraestrutura adequada. ✂️ e) São ações emergenciais pontuais, que substituem com sucesso políticas estruturantes de combate à desigualdade social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1074003 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A partir de uma perspectiva dialógica da avaliação no processo educativo, como propõe Hoffmann, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A avaliação deve ser utilizada como mecanismo de controle, promovendo a seleção dos alunos com maior rendimento, a fim de garantir o padrão de excelência da instituição. ✂️ b) Avaliar é, essencialmente, quantificar o desempenho do aluno em relação a conteúdos previamente definidos, considerando o professor como autoridade detentora do saber. ✂️ c) A avaliação deve ser entendida como uma prática neutra e objetiva, que ocorre após o processo de ensino, com foco no resultado final. ✂️ d) A ação avaliativa é compreendida como uma mediação pedagógica que provoca a reorganização do saber, por meio da troca de ideias e da construção conjunta entre professor e aluno. ✂️ e) O principal objetivo da avaliação é verificar se o aluno atingiu os conteúdos mínimos obrigatórios, sem que isso implique em revisão do processo de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1074018 | Direito Digital, Lei N 13 709 de 2018, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em seu Art. 14, estabelece diretrizes específicas para o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes, considerando sua condição peculiar de desenvolvimento e a necessidade de proteção reforçada. Com base nesse dispositivo legal, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O tratamento de dados pessoais de crianças e de adolescentes deverá ser realizado em seu melhor interesse, nos termos deste artigo e da legislação pertinente. ✂️ b) O tratamento de dados de crianças e adolescentes pode ocorrer livremente quando os dados forem tornados públicos pelos próprios titulares. ✂️ c) O consentimento dos pais ou responsáveis é dispensável quando os dados forem utilizados para fins educacionais e não comerciais. ✂️ d) O tratamento de dados de crianças é vedado, salvo nos casos expressamente autorizados judicialmente. ✂️ e) A LGPD não distingue o tratamento de dados de crianças e adolescentes do tratamento de dados de adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1074004 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Mantoan defende que “Infelizmente, não estamos caminhando decisivamente na direção da inclusão, seja por falta de políticas públicas de educação apontadas para estes novos rumos, seja por outros motivos menos abrangentes [...]” No contexto das políticas e práticas de educação inclusiva, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A inclusão escolar se efetiva com a matrícula de estudantes em classes ou escolas especiais que atendam às suas necessidades específicas. ✂️ b) A presença física de alunos com deficiência na escola regular, independentemente do acompanhamento pedagógico, já configura uma prática inclusiva. ✂️ c) O acesso à escola é condição suficiente para garantir inclusão, desde que a escola ofereça adaptações curriculares para todos os estudantes. ✂️ d) A inclusão requer que as escolas superem a lógica da separação entre ensino regular e especial, oferecendo trajetórias escolares que respeitem as capacidades e singularidades de cada estudante. ✂️ e) A inclusão é viável apenas quando os alunos com deficiência conseguem acompanhar o ritmo da turma sem comprometer o planejamento pedagógico do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1074015 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale a alternativa incorreta de acordo do Artigo 214 da Constituição Federal. Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: ✂️ a) Diminuição do analfabetismo. ✂️ b) Universalização do atendimento escolar. ✂️ c) Melhoria da qualidade do ensino. ✂️ d) Formação para o trabalho. ✂️ e) Promoção humanística, científica e tecnológica do país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1074005 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale a alternativa que aborda a tendência pedagógica de acordo com sua característica: Os conteúdos devem estar relacionados à prática cotidiana da vida dos educandos. O educando deve ser estimulado a problematizar as situações vividas por ele próprio. Assinale: ✂️ a) Tradicional. ✂️ b) Tecnicista. ✂️ c) Libertária. ✂️ d) Libertadora. ✂️ e) Crítico-social dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1074006 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Na perspectiva da pedagogia montessoriana, qual alternativa expressa corretamente a noção de períodos sensíveis no desenvolvimento da criança? ✂️ a) São fases em que a criança precisa ser conduzida com firmeza pelo adulto, pois sua capacidade de atenção é reduzida e ela se dispersa facilmente, necessitando de estímulos artificiais para se concentrar. ✂️ b) São intervalos temporários em que o desenvolvimento cognitivo se estabiliza, permitindo à criança manter-se indiferente a estímulos ambientais para evitar a sobrecarga sensorial. ✂️ c) Representam momentos específicos em que a criança apresenta uma sensibilidade intensa e espontânea para adquirir certos conhecimentos, sendo capaz de absorver elementos do ambiente com notável facilidade e profundidade. ✂️ d) Correspondem a fases em que a criança necessita de intervenções terapêuticas, já que demonstra comportamentos repetitivos e interesses fixos, que indicam possíveis distúrbios de aprendizagem. ✂️ e) Referem-se a períodos biologicamente determinados nos quais a criança deve ser submetida a testes formais de desempenho para validar a eficácia dos conteúdos previamente ensinados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1074010 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025De acordo com Paulo Freire, ao tratar da crítica à concepção tradicional de ensino, como se caracteriza uma prática pedagógica que nega o conhecimento como processo de busca coletiva? ✂️ a) É uma prática que valoriza o diálogo entre educador e educando, reconhecendo ambos como sujeitos do processo formativo. ✂️ b) É uma pedagogia que promove a horizontalidade nas relações, rompendo com a autoridade docente em favor da liberdade plena do aluno. ✂️ c) É uma prática que reforça a divisão rígida entre quem sabe e quem não sabe, impedindo o reconhecimento da educação como ato de construção compartilhada do saber. ✂️ d) É uma abordagem baseada na experiência sensível do aluno, que constrói o conhecimento por meio da autoexploração e autonomia absoluta. ✂️ e) É uma pedagogia que nega o papel do educador, considerando o ensino como processo exclusivamente espontâneo do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1074014 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Qual das alternativas expressa corretamente uma contribuição de Jean-Jacques Rousseau para a pedagogia? ✂️ a) Defendeu a organização do ensino por meio de projetos coletivos e valorizou a cooperação como eixo central da aprendizagem escolar. ✂️ b) Propôs que a educação deve respeitar o ritmo natural da criança, favorecendo seu desenvolvimento por meio da liberdade e da interação com a natureza. ✂️ c) Formulou o conceito de estrutura cognitiva e defendeu que o conhecimento é construído por estágios sucessivos a partir da ação do sujeito. ✂️ d) Criou o conceito de jardim de infância e propôs materiais lúdicos específicos para o desenvolvimento infantil. ✂️ e) Estabeleceu a base da didática moderna ao propor o ensino sistemático por meio de livros e exercícios graduais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1074016 | Direito da Criança e do Adolescente, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 2º, define as faixas etárias que caracterizam criança e adolescente no ordenamento jurídico brasileiro. Com base nesse artigo, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. ✂️ b) Considera-se criança a pessoa até dez anos completos e adolescente a partir dos onze anos até os dezessete. ✂️ c) Considera-se criança a pessoa até onze anos completos e adolescente a partir dos doze até os vinte e um anos. ✂️ d) Considera-se criança a pessoa de até quatorze anos de idade, sendo adolescente a partir dos quinze. ✂️ e) Considera-se criança a pessoa até doze anos completos e adolescente entre treze e dezoito anos incompletos. 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Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1074012 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Sobre a relação entre inclusão digital e exclusão social, é correto afirmar que: ✂️ a) A disponibilização de computadores e acesso à internet é suficiente para garantir a superação da exclusão social em comunidades vulneráveis. ✂️ b) A inclusão digital, quando descolada de ações educativas e políticas públicas integradas, pode reforçar desigualdades já existentes, ao invés de reduzi-las. ✂️ c) O letramento digital é natural e espontâneo entre jovens de periferia, dispensando ações mediadas por educadores ou instituições públicas. ✂️ d) A exclusão digital ocorre por falta de infraestrutura tecnológica e não está relacionada a fatores sociais, econômicos e culturais. ✂️ e) O acesso digital irrestrito garante o pensamento crítico e o uso consciente da tecnologia por todos os cidadãos, independentemente de sua origem social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1074008 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025No estágio sensório-motor, conforme proposto por Piaget, qual das alternativas melhor representa as características do funcionamento mental da criança nessa fase? ✂️ a) A criança já é capaz de representar simbolicamente os objetos ausentes, utilizando linguagem e pensamento lógico para organizar suas ações. ✂️ b) O desenvolvimento afetivo é plenamente estabelecido, com vínculos baseados na memória simbólica e na antecipação de eventos futuros. ✂️ c) Apesar da ausência de função simbólica, o bebê desenvolve progressivamente esquemas de ação e coordenação motora, fundamentais para a construção do pensamento posterior. ✂️ d) A criança apresenta raciocínio hipotético-dedutivo rudimentar, o que lhe permite resolver problemas abstratos simples. ✂️ e) O estágio sensório-motor é marcado por estabilidade cognitiva, sendo considerado um período de pouca relevância para o desenvolvimento mental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1074009 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvida por Lev Vygotsky, como se caracteriza o nível de desenvolvimento real da criança? ✂️ a) O nível de desenvolvimento real corresponde àquilo que a criança é capaz de realizar com mediação do adulto, indicando seu potencial de aprendizagem. ✂️ b) É a etapa inicial do processo de desenvolvimento, na qual as funções mentais ainda não se consolidaram de forma plena. ✂️ c) O nível de desenvolvimento real representa o potencial futuro da criança, sendo medido pela sua capacidade de internalização de novas tarefas. ✂️ d) O nível de desenvolvimento real está vinculado às habilidades inatas, que se desenvolvem independentemente da experiência social e cultural. ✂️ e) O nível de desenvolvimento real é o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1074013 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma contribuição de Friedrich Froebel para a pedagogia. ✂️ a) Enfatizou a importância das interações sociais e da linguagem como mediadoras do desenvolvimento, formulando o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. ✂️ b) Desenvolveu o conceito de estruturas cognitivas e estágios do desenvolvimento intelectual, defendendo que o conhecimento é construído pela ação do sujeito sobre o objeto. ✂️ c) Propôs uma abordagem baseada nos centros de interesse da criança, integrando os conteúdos escolares à sua vida cotidiana e às suas necessidades práticas. ✂️ d) Defendeu a pedagogia do trabalho, com foco na produção coletiva do saber por meio de técnicas como texto livre, plano de trabalho e jornal escolar. ✂️ e) Criou o conceito de jardim de infância e defendeu o uso da brincadeira e de materiais estruturados como base para o desenvolvimento infantil. 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1Q1074007 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, o período correspondente aos dezoito primeiros meses de vida da criança é caracterizado por: ✂️ a) Um desenvolvimento mental lento e gradual, uma vez que a ausência de linguagem impede avanços significativos nas estruturas cognitivas. ✂️ b) Um estágio de estagnação cognitiva, voltado exclusivamente à maturação biológica e aos reflexos automáticos. ✂️ c) Um ritmo acelerado de desenvolvimento mental, com formação de esquemas de ação e construção ativa do conhecimento por meio da interação sensório-motora com o ambiente. ✂️ d) A aquisição de pensamento simbólico e lógica formal, com capacidade de abstração e construção de hipóteses. ✂️ e) A aprendizagem por instrução direta do adulto, sendo o conhecimento transmitido externamente, sem participação ativa da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1074011 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Com base em análises críticas sobre programas de inclusão digital, qual das alternativas expressa uma limitação frequentemente observada nessas iniciativas? ✂️ a) São programas que geralmente se destacam por seu amplo alcance e articulação eficaz com as políticas públicas de educação, saúde e cultura. ✂️ b) Ainda que bem intencionados, muitos desses programas são implementados de forma isolada, sem considerar a complexidade social das comunidades e sem integração com outras políticas públicas. ✂️ c) Têm como foco exclusivo o acesso à internet, deixando de lado a dimensão social, cultural e econômica das populações envolvidas, o que os torna eficazes e sustentáveis. ✂️ d) Apresentam como principal obstáculo a recusa das comunidades em participar das ações propostas, mesmo com apoio técnico e infraestrutura adequada. ✂️ e) São ações emergenciais pontuais, que substituem com sucesso políticas estruturantes de combate à desigualdade social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1074003 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A partir de uma perspectiva dialógica da avaliação no processo educativo, como propõe Hoffmann, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A avaliação deve ser utilizada como mecanismo de controle, promovendo a seleção dos alunos com maior rendimento, a fim de garantir o padrão de excelência da instituição. ✂️ b) Avaliar é, essencialmente, quantificar o desempenho do aluno em relação a conteúdos previamente definidos, considerando o professor como autoridade detentora do saber. ✂️ c) A avaliação deve ser entendida como uma prática neutra e objetiva, que ocorre após o processo de ensino, com foco no resultado final. ✂️ d) A ação avaliativa é compreendida como uma mediação pedagógica que provoca a reorganização do saber, por meio da troca de ideias e da construção conjunta entre professor e aluno. ✂️ e) O principal objetivo da avaliação é verificar se o aluno atingiu os conteúdos mínimos obrigatórios, sem que isso implique em revisão do processo de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1074018 | Direito Digital, Lei N 13 709 de 2018, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em seu Art. 14, estabelece diretrizes específicas para o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes, considerando sua condição peculiar de desenvolvimento e a necessidade de proteção reforçada. Com base nesse dispositivo legal, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O tratamento de dados pessoais de crianças e de adolescentes deverá ser realizado em seu melhor interesse, nos termos deste artigo e da legislação pertinente. ✂️ b) O tratamento de dados de crianças e adolescentes pode ocorrer livremente quando os dados forem tornados públicos pelos próprios titulares. ✂️ c) O consentimento dos pais ou responsáveis é dispensável quando os dados forem utilizados para fins educacionais e não comerciais. ✂️ d) O tratamento de dados de crianças é vedado, salvo nos casos expressamente autorizados judicialmente. ✂️ e) A LGPD não distingue o tratamento de dados de crianças e adolescentes do tratamento de dados de adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1074004 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Mantoan defende que “Infelizmente, não estamos caminhando decisivamente na direção da inclusão, seja por falta de políticas públicas de educação apontadas para estes novos rumos, seja por outros motivos menos abrangentes [...]” No contexto das políticas e práticas de educação inclusiva, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A inclusão escolar se efetiva com a matrícula de estudantes em classes ou escolas especiais que atendam às suas necessidades específicas. ✂️ b) A presença física de alunos com deficiência na escola regular, independentemente do acompanhamento pedagógico, já configura uma prática inclusiva. ✂️ c) O acesso à escola é condição suficiente para garantir inclusão, desde que a escola ofereça adaptações curriculares para todos os estudantes. ✂️ d) A inclusão requer que as escolas superem a lógica da separação entre ensino regular e especial, oferecendo trajetórias escolares que respeitem as capacidades e singularidades de cada estudante. ✂️ e) A inclusão é viável apenas quando os alunos com deficiência conseguem acompanhar o ritmo da turma sem comprometer o planejamento pedagógico do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1074015 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale a alternativa incorreta de acordo do Artigo 214 da Constituição Federal. Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: ✂️ a) Diminuição do analfabetismo. ✂️ b) Universalização do atendimento escolar. ✂️ c) Melhoria da qualidade do ensino. ✂️ d) Formação para o trabalho. ✂️ e) Promoção humanística, científica e tecnológica do país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1074005 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale a alternativa que aborda a tendência pedagógica de acordo com sua característica: Os conteúdos devem estar relacionados à prática cotidiana da vida dos educandos. O educando deve ser estimulado a problematizar as situações vividas por ele próprio. Assinale: ✂️ a) Tradicional. ✂️ b) Tecnicista. ✂️ c) Libertária. ✂️ d) Libertadora. ✂️ e) Crítico-social dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1074006 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Na perspectiva da pedagogia montessoriana, qual alternativa expressa corretamente a noção de períodos sensíveis no desenvolvimento da criança? ✂️ a) São fases em que a criança precisa ser conduzida com firmeza pelo adulto, pois sua capacidade de atenção é reduzida e ela se dispersa facilmente, necessitando de estímulos artificiais para se concentrar. ✂️ b) São intervalos temporários em que o desenvolvimento cognitivo se estabiliza, permitindo à criança manter-se indiferente a estímulos ambientais para evitar a sobrecarga sensorial. ✂️ c) Representam momentos específicos em que a criança apresenta uma sensibilidade intensa e espontânea para adquirir certos conhecimentos, sendo capaz de absorver elementos do ambiente com notável facilidade e profundidade. ✂️ d) Correspondem a fases em que a criança necessita de intervenções terapêuticas, já que demonstra comportamentos repetitivos e interesses fixos, que indicam possíveis distúrbios de aprendizagem. ✂️ e) Referem-se a períodos biologicamente determinados nos quais a criança deve ser submetida a testes formais de desempenho para validar a eficácia dos conteúdos previamente ensinados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1074010 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025De acordo com Paulo Freire, ao tratar da crítica à concepção tradicional de ensino, como se caracteriza uma prática pedagógica que nega o conhecimento como processo de busca coletiva? ✂️ a) É uma prática que valoriza o diálogo entre educador e educando, reconhecendo ambos como sujeitos do processo formativo. ✂️ b) É uma pedagogia que promove a horizontalidade nas relações, rompendo com a autoridade docente em favor da liberdade plena do aluno. ✂️ c) É uma prática que reforça a divisão rígida entre quem sabe e quem não sabe, impedindo o reconhecimento da educação como ato de construção compartilhada do saber. ✂️ d) É uma abordagem baseada na experiência sensível do aluno, que constrói o conhecimento por meio da autoexploração e autonomia absoluta. ✂️ e) É uma pedagogia que nega o papel do educador, considerando o ensino como processo exclusivamente espontâneo do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1074014 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Qual das alternativas expressa corretamente uma contribuição de Jean-Jacques Rousseau para a pedagogia? ✂️ a) Defendeu a organização do ensino por meio de projetos coletivos e valorizou a cooperação como eixo central da aprendizagem escolar. ✂️ b) Propôs que a educação deve respeitar o ritmo natural da criança, favorecendo seu desenvolvimento por meio da liberdade e da interação com a natureza. ✂️ c) Formulou o conceito de estrutura cognitiva e defendeu que o conhecimento é construído por estágios sucessivos a partir da ação do sujeito. ✂️ d) Criou o conceito de jardim de infância e propôs materiais lúdicos específicos para o desenvolvimento infantil. ✂️ e) Estabeleceu a base da didática moderna ao propor o ensino sistemático por meio de livros e exercícios graduais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1074016 | Direito da Criança e do Adolescente, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 2º, define as faixas etárias que caracterizam criança e adolescente no ordenamento jurídico brasileiro. Com base nesse artigo, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. ✂️ b) Considera-se criança a pessoa até dez anos completos e adolescente a partir dos onze anos até os dezessete. ✂️ c) Considera-se criança a pessoa até onze anos completos e adolescente a partir dos doze até os vinte e um anos. ✂️ d) Considera-se criança a pessoa de até quatorze anos de idade, sendo adolescente a partir dos quinze. ✂️ e) Considera-se criança a pessoa até doze anos completos e adolescente entre treze e dezoito anos incompletos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1074017 | Direito Digital, Lei N 13 709 de 2018, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – estabelece, no Art. 2º, os fundamentos que orientam a disciplina da proteção de dados pessoais no Brasil. Assinale a alternativa correta. I. O respeito à privacidade; II. A autodeterminação informativa; III. A liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião; IV. A inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem; V. O desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação. Assinale: ✂️ a) Apenas I, II e IV estão corretas. ✂️ b) Apenas I, III, IV e V estão corretas. ✂️ c) Apenas II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas III, IV e V estão corretas. ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1074012 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Sobre a relação entre inclusão digital e exclusão social, é correto afirmar que: ✂️ a) A disponibilização de computadores e acesso à internet é suficiente para garantir a superação da exclusão social em comunidades vulneráveis. ✂️ b) A inclusão digital, quando descolada de ações educativas e políticas públicas integradas, pode reforçar desigualdades já existentes, ao invés de reduzi-las. ✂️ c) O letramento digital é natural e espontâneo entre jovens de periferia, dispensando ações mediadas por educadores ou instituições públicas. ✂️ d) A exclusão digital ocorre por falta de infraestrutura tecnológica e não está relacionada a fatores sociais, econômicos e culturais. ✂️ e) O acesso digital irrestrito garante o pensamento crítico e o uso consciente da tecnologia por todos os cidadãos, independentemente de sua origem social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1074008 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025No estágio sensório-motor, conforme proposto por Piaget, qual das alternativas melhor representa as características do funcionamento mental da criança nessa fase? ✂️ a) A criança já é capaz de representar simbolicamente os objetos ausentes, utilizando linguagem e pensamento lógico para organizar suas ações. ✂️ b) O desenvolvimento afetivo é plenamente estabelecido, com vínculos baseados na memória simbólica e na antecipação de eventos futuros. ✂️ c) Apesar da ausência de função simbólica, o bebê desenvolve progressivamente esquemas de ação e coordenação motora, fundamentais para a construção do pensamento posterior. ✂️ d) A criança apresenta raciocínio hipotético-dedutivo rudimentar, o que lhe permite resolver problemas abstratos simples. ✂️ e) O estágio sensório-motor é marcado por estabilidade cognitiva, sendo considerado um período de pouca relevância para o desenvolvimento mental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1074009 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvida por Lev Vygotsky, como se caracteriza o nível de desenvolvimento real da criança? ✂️ a) O nível de desenvolvimento real corresponde àquilo que a criança é capaz de realizar com mediação do adulto, indicando seu potencial de aprendizagem. ✂️ b) É a etapa inicial do processo de desenvolvimento, na qual as funções mentais ainda não se consolidaram de forma plena. ✂️ c) O nível de desenvolvimento real representa o potencial futuro da criança, sendo medido pela sua capacidade de internalização de novas tarefas. ✂️ d) O nível de desenvolvimento real está vinculado às habilidades inatas, que se desenvolvem independentemente da experiência social e cultural. ✂️ e) O nível de desenvolvimento real é o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1074013 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma contribuição de Friedrich Froebel para a pedagogia. ✂️ a) Enfatizou a importância das interações sociais e da linguagem como mediadoras do desenvolvimento, formulando o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. ✂️ b) Desenvolveu o conceito de estruturas cognitivas e estágios do desenvolvimento intelectual, defendendo que o conhecimento é construído pela ação do sujeito sobre o objeto. ✂️ c) Propôs uma abordagem baseada nos centros de interesse da criança, integrando os conteúdos escolares à sua vida cotidiana e às suas necessidades práticas. ✂️ d) Defendeu a pedagogia do trabalho, com foco na produção coletiva do saber por meio de técnicas como texto livre, plano de trabalho e jornal escolar. ✂️ e) Criou o conceito de jardim de infância e defendeu o uso da brincadeira e de materiais estruturados como base para o desenvolvimento infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro