Início Questões de Concursos Educação Religiosa Resolva questões de Educação Religiosa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Religiosa Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q910395 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024No terceiro bimestre do 7º ano, a professora de Ensino Religioso promoveu uma atividade em grupo para tratar da temática “A origem e formação dos textos sagrados nos monoteísmos – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo”. Cada grupo foi orientado a pesquisar e preparar uma apresentação criativa sobre as diferenças e proximidades entre os livros sagrados dessas tradições. Ao final das apresentações, a professora propôs um jogo, no qual os alunos deveriam identificar a resposta correta sobre as diferenças e proximidades sobre os textos sagrados dessas tradições. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta as diferenças e proximidades sobre os textos sagrados dessas tradições. ✂️ a) A Bíblia hebraica não é reconhecida como revelada por Deus. A Bíblia cristã tem uma única parte, que apresenta a vida de Jesus. O Alcorão é um manual para práticas rituais e devocionais a Maomé. ✂️ b) A Bíblia hebraica é formada por três partes: a Lei, os Profetas e os Escritos. A Bíblia cristã é dividida entre Antigo Testamento e Novo Testamento. Já o Alcorão é composto por capítulos chamados de suras. ✂️ c) A Bíblia hebraica é um ditado do anjo Gabriel sobre o futuro do povo de Israel. A Bíblia cristã é narrativa contínua da Bíblia hebraica. O Alcorão reúne a revelação de Alá ao Profeta Maomé por meio do ditado do anjo Gabriel. ✂️ d) A Bíblia hebraica é um conjunto único de ensinamentos, profecias e provérbios escritos por Moisés. A Bíblia cristã é organizada em duas partes: Torá e Novo Testamento. O Alcorão é uma coleção de provérbios e ditos do Profeta Maomé. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q910401 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024As diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas consistem em: ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição. Ao tratar didaticamente essas ideias de imortalidade, o docente de Ensino Religioso poderá agrupar as religiões de acordo com a ideia comum de imortalidade que elas compartilham. Considerando essa orientação didática, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a ideia de imortalidade e a tradição religiosa agrupadas pela professora à respectiva crença de imortalidade. COLUNA I 1. Ancestralidade 2. Ressurreição 3. Reencarnação COLUNA II ( ) Islamismo ( ) Sikhismo ( ) Candomblé Assinale a sequência correta ✂️ a) 1 2 3 ✂️ b) 2 3 1 ✂️ c) 3 2 1 ✂️ d) 3 1 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q910396 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024A coordenação pedagógica escolar organizou uma Semana de Promoção da Cultura da Paz no ambiente escolar. O professor do componente curricular Ensino Religioso – 8º Ano – integrou o projeto e foi orientado a desenvolver o tema da cultura da paz a partir da apresentação de líderes religiosos que se comprometeram com a pacificação. A partir dessas orientações, ele escolheu o líder Mahatma Gandhi. Assinale a alternativa que apresenta a prática pela qual Mahatma Gandhi é reconhecido como um líder religioso que promoveu a paz. ✂️ a) Organizar manifestações de meditação contra o governo colonial britânico. ✂️ b) Isolar a Índia do comércio internacional como forma de resistência pacífica. ✂️ c) Estabelecer alianças com o cristianismo para confrontar o colonialismo inglês. ✂️ d) Promover a Satyagraha, ou a resistência baseada na verdade e na firmeza moral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q910399 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024O tratamento didático dos conteúdos de Ensino Religioso, de acordo com o Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, precisa considerar os seguintes fatores, exceto: ✂️ a) As múltiplas leituras sobre o fenômeno religioso, a fim de que o contato com a diversidade religiosa promova a tolerância. ✂️ b) As festas culturais e religiosas de acordo com o calendário escolar e civil, de modo a reconhecer e valorizar as manifestações religiosas locais. ✂️ c) O conhecimento religioso elaborado pelas religiões, pois as aulas de Ensino Religioso abordam o fenômeno religioso, os direitos humanos e valores. ✂️ d) O estudo da pluralidade religiosa e das filosofias de vida, com o objetivo de relativizar o conhecimento religioso em favor da convivência ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q910400 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Eid al Fitr é o nome árabe da celebração muçulmana conhecida como “a festa do fim do jejum”, pois nela se celebra o final do Ramadã. Assinale a alternativa que apresenta o sentido religioso desse ritual, o qual deverá ser apresentado pelo professor de Ensino Religioso. ✂️ a) Nesse dia de festa, o fiel islâmico não deve praticar o jejum. ✂️ b) Nessa festa, não é permitido ao fiel islâmico que coma doces. ✂️ c) Nesse dia, não é necessário que o fiel islâmico pratique orações. ✂️ d) Nessa festa, é recomendado ao fiel islâmico que não compre presentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q910398 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024A coordenação pedagógica de uma Escola Municipal de Montes Claros orientou a professora do 4º ano a desenvolver, no terceiro bimestre, a seguinte habilidade: “(EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.” MONTES CLAROS. Secretaria Municipal de Educação. Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1º ao 5º ano. Disponível em https://anosiniciais.edu. montesclaros.mg.gov.br/. Acesso em: 26 jun. 2024. Ao final do bimestre, a professora aplicou uma proposta avaliativa. Ela dividiu a sala em grupos, entregando a cada grupo duas plaquinhas: uma com a letra F – de falso e outra com a letra V – de verdadeiro. Em seguida, ela escreveu no quadro quatro afirmativas sobre as ideias de divindades nas diferentes tradições religiosas. Por fim, orientou aos grupos que, após a leitura de cada uma das afirmativas, eles deveriam conversar entre si e levantar uma das plaquinhas, de modo a responder se a afirmação é falsa ou verdadeira. Analise as afirmativas que a professora escreveu no quadro sobre as ideias de divindades nas diferentes tradições religiosas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) No Budismo não há uma ideia de um Deus Criador. ( ) No Hinduísmo um dos deuses é chamado de Zoroastro. ( ) No Islamismo a divindade é nomeada como Alá. ( ) No Judaísmo a divindade pode ser chamada de Javé. Assinale a sequência correta. ✂️ a) V F V F ✂️ b) F V F V ✂️ c) V F V V ✂️ d) F V F F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q910397 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Em uma aula do componente de Ensino Religioso para o 9º ano, a professora apresentou um vídeo de uma influenciadora digital que aborda o tema da vida após a morte. No vídeo, é comentado que “a reencarnação é a crença de que a alma pode renascer em diferentes corpos após a morte, sem a continuidade da identidade e memória anteriores”. A partir dessa informação, a professora exemplificou como o Hinduísmo crê na reencarnação por meio da explicação do Ciclo de Samsara e do conceito de Karma. Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta dada pela professora quanto à relação entre Karma e Ciclo de Samsara. ✂️ a) O Karma leva a pessoa a atingir o fim do Ciclo de Samsara pela libertação do sofrimento e do desejo. ✂️ b) O Karma é uma força divina que garante a libertação imediata do Ciclo de Samsara após uma vida virtuosa. ✂️ c) O Karma é um ritual que deve ser praticado para garantir um renascimento favorável no Ciclo de Samsara. ✂️ d) O Karma é a soma das ações de uma pessoa e a determinação das consequências dessas ações no Ciclo de Samsara. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q910394 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024De acordo com o Referencial Curricular dos Anos FInais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano, da Prefeitura Municipal de Montes Claros, a prática do docente de Ensino Religioso pretende desenvolver no estudante, por meio do estudo do conhecimento religioso, ✂️ a) a atitude de reconhecimento e respeito à alteridade e interculturalidade. ✂️ b) a compreensão de que os direitos humanos substituem os valores religiosos. ✂️ c) a compreensão da alteridade como modo de combater a diversidade religiosa. ✂️ d) a valorização do conhecimento científico em detrimento aos conteúdos religiosos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q910395 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024No terceiro bimestre do 7º ano, a professora de Ensino Religioso promoveu uma atividade em grupo para tratar da temática “A origem e formação dos textos sagrados nos monoteísmos – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo”. Cada grupo foi orientado a pesquisar e preparar uma apresentação criativa sobre as diferenças e proximidades entre os livros sagrados dessas tradições. Ao final das apresentações, a professora propôs um jogo, no qual os alunos deveriam identificar a resposta correta sobre as diferenças e proximidades sobre os textos sagrados dessas tradições. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta as diferenças e proximidades sobre os textos sagrados dessas tradições. ✂️ a) A Bíblia hebraica não é reconhecida como revelada por Deus. A Bíblia cristã tem uma única parte, que apresenta a vida de Jesus. O Alcorão é um manual para práticas rituais e devocionais a Maomé. ✂️ b) A Bíblia hebraica é formada por três partes: a Lei, os Profetas e os Escritos. A Bíblia cristã é dividida entre Antigo Testamento e Novo Testamento. Já o Alcorão é composto por capítulos chamados de suras. ✂️ c) A Bíblia hebraica é um ditado do anjo Gabriel sobre o futuro do povo de Israel. A Bíblia cristã é narrativa contínua da Bíblia hebraica. O Alcorão reúne a revelação de Alá ao Profeta Maomé por meio do ditado do anjo Gabriel. ✂️ d) A Bíblia hebraica é um conjunto único de ensinamentos, profecias e provérbios escritos por Moisés. A Bíblia cristã é organizada em duas partes: Torá e Novo Testamento. O Alcorão é uma coleção de provérbios e ditos do Profeta Maomé. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q910401 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024As diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas consistem em: ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição. Ao tratar didaticamente essas ideias de imortalidade, o docente de Ensino Religioso poderá agrupar as religiões de acordo com a ideia comum de imortalidade que elas compartilham. Considerando essa orientação didática, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a ideia de imortalidade e a tradição religiosa agrupadas pela professora à respectiva crença de imortalidade. COLUNA I 1. Ancestralidade 2. Ressurreição 3. Reencarnação COLUNA II ( ) Islamismo ( ) Sikhismo ( ) Candomblé Assinale a sequência correta ✂️ a) 1 2 3 ✂️ b) 2 3 1 ✂️ c) 3 2 1 ✂️ d) 3 1 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q910396 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024A coordenação pedagógica escolar organizou uma Semana de Promoção da Cultura da Paz no ambiente escolar. O professor do componente curricular Ensino Religioso – 8º Ano – integrou o projeto e foi orientado a desenvolver o tema da cultura da paz a partir da apresentação de líderes religiosos que se comprometeram com a pacificação. A partir dessas orientações, ele escolheu o líder Mahatma Gandhi. Assinale a alternativa que apresenta a prática pela qual Mahatma Gandhi é reconhecido como um líder religioso que promoveu a paz. ✂️ a) Organizar manifestações de meditação contra o governo colonial britânico. ✂️ b) Isolar a Índia do comércio internacional como forma de resistência pacífica. ✂️ c) Estabelecer alianças com o cristianismo para confrontar o colonialismo inglês. ✂️ d) Promover a Satyagraha, ou a resistência baseada na verdade e na firmeza moral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q910399 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024O tratamento didático dos conteúdos de Ensino Religioso, de acordo com o Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, precisa considerar os seguintes fatores, exceto: ✂️ a) As múltiplas leituras sobre o fenômeno religioso, a fim de que o contato com a diversidade religiosa promova a tolerância. ✂️ b) As festas culturais e religiosas de acordo com o calendário escolar e civil, de modo a reconhecer e valorizar as manifestações religiosas locais. ✂️ c) O conhecimento religioso elaborado pelas religiões, pois as aulas de Ensino Religioso abordam o fenômeno religioso, os direitos humanos e valores. ✂️ d) O estudo da pluralidade religiosa e das filosofias de vida, com o objetivo de relativizar o conhecimento religioso em favor da convivência ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q910400 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Eid al Fitr é o nome árabe da celebração muçulmana conhecida como “a festa do fim do jejum”, pois nela se celebra o final do Ramadã. Assinale a alternativa que apresenta o sentido religioso desse ritual, o qual deverá ser apresentado pelo professor de Ensino Religioso. ✂️ a) Nesse dia de festa, o fiel islâmico não deve praticar o jejum. ✂️ b) Nessa festa, não é permitido ao fiel islâmico que coma doces. ✂️ c) Nesse dia, não é necessário que o fiel islâmico pratique orações. ✂️ d) Nessa festa, é recomendado ao fiel islâmico que não compre presentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q910398 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024A coordenação pedagógica de uma Escola Municipal de Montes Claros orientou a professora do 4º ano a desenvolver, no terceiro bimestre, a seguinte habilidade: “(EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.” MONTES CLAROS. Secretaria Municipal de Educação. Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1º ao 5º ano. Disponível em https://anosiniciais.edu. montesclaros.mg.gov.br/. Acesso em: 26 jun. 2024. Ao final do bimestre, a professora aplicou uma proposta avaliativa. Ela dividiu a sala em grupos, entregando a cada grupo duas plaquinhas: uma com a letra F – de falso e outra com a letra V – de verdadeiro. Em seguida, ela escreveu no quadro quatro afirmativas sobre as ideias de divindades nas diferentes tradições religiosas. Por fim, orientou aos grupos que, após a leitura de cada uma das afirmativas, eles deveriam conversar entre si e levantar uma das plaquinhas, de modo a responder se a afirmação é falsa ou verdadeira. Analise as afirmativas que a professora escreveu no quadro sobre as ideias de divindades nas diferentes tradições religiosas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) No Budismo não há uma ideia de um Deus Criador. ( ) No Hinduísmo um dos deuses é chamado de Zoroastro. ( ) No Islamismo a divindade é nomeada como Alá. ( ) No Judaísmo a divindade pode ser chamada de Javé. Assinale a sequência correta. ✂️ a) V F V F ✂️ b) F V F V ✂️ c) V F V V ✂️ d) F V F F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q910397 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Em uma aula do componente de Ensino Religioso para o 9º ano, a professora apresentou um vídeo de uma influenciadora digital que aborda o tema da vida após a morte. No vídeo, é comentado que “a reencarnação é a crença de que a alma pode renascer em diferentes corpos após a morte, sem a continuidade da identidade e memória anteriores”. A partir dessa informação, a professora exemplificou como o Hinduísmo crê na reencarnação por meio da explicação do Ciclo de Samsara e do conceito de Karma. Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta dada pela professora quanto à relação entre Karma e Ciclo de Samsara. ✂️ a) O Karma leva a pessoa a atingir o fim do Ciclo de Samsara pela libertação do sofrimento e do desejo. ✂️ b) O Karma é uma força divina que garante a libertação imediata do Ciclo de Samsara após uma vida virtuosa. ✂️ c) O Karma é um ritual que deve ser praticado para garantir um renascimento favorável no Ciclo de Samsara. ✂️ d) O Karma é a soma das ações de uma pessoa e a determinação das consequências dessas ações no Ciclo de Samsara. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q910394 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024De acordo com o Referencial Curricular dos Anos FInais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano, da Prefeitura Municipal de Montes Claros, a prática do docente de Ensino Religioso pretende desenvolver no estudante, por meio do estudo do conhecimento religioso, ✂️ a) a atitude de reconhecimento e respeito à alteridade e interculturalidade. ✂️ b) a compreensão de que os direitos humanos substituem os valores religiosos. ✂️ c) a compreensão da alteridade como modo de combater a diversidade religiosa. ✂️ d) a valorização do conhecimento científico em detrimento aos conteúdos religiosos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro