Questões de Concursos: Educador Ambiental

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1 Q981077 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A compostagem doméstica, ou vermicompostagem, transforma resíduos orgânicos em adubo para hortas e jardins. É uma alternativa viável para o reaproveitamento de resíduos vegetais domésticos em pequena escala.
O estímulo à implementação da compostagem doméstica integra, diretamente, a política municipal

2 Q981078 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A gestão adequada de resíduos sólidos e a promoção da reciclagem são práticas essenciais para o desenvolvimento sustentável nos municípios.
Considerando os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o papel da educação ambiental na gestão desses resíduos, é correto afirmar que a

3 Q981075 | Meio Ambiente, Química Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A chuva ácida é causada pela emissão de dióxido de enxofre (SO2 ) e óxidos de nitrogênio (NOx ) na atmosfera. Tais poluentes reagem com a água e o oxigênio atmosféricos, além de outros compostos químicos, formando os ácidos sulfúrico e nítrico.
Os gases poluentes citados, à base de enxofre e nitrogênio, são gerados, principalmente,

4 Q981069 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Populações vulneráveis geralmente vivem em áreas com infraestrutura precária e mais expostas a riscos ambientais, como enchentes e poluição. Um exemplo frequente é o descarte irregular de esgoto em comunidades de baixa renda, onde a coleta é inexistente, contribuindo para a contaminação do solo e de rios.
O descarte irregular de esgoto está relacionado

5 Q981070 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Muitas comunidades tradicionais, como as indígenas, a população ribeirinha, os quilombolas e os camponeses, vivem em áreas preservadas e dependem diretamente dos recursos naturais para sua sobrevivência. Esses grupos foram e ainda são responsáveis pelo desenvolvimento de conhecimentos específicos sobre o uso sustentável da natureza.
O excerto faz referência direta à

6 Q981073 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o excerto a seguir:
Os microplásticos se propagaram pelos principais rios da Europa, segundo 14 estudos publicados simultaneamente. “A poluição está presente em todos os rios europeus examinados”, afirma Jean-François Ghiglione, diretor da pesquisa em ecotoxicologia microbiana que em 2019 coordenou estudos sobre nove rios em todo o continente eruropeu. (Disponível em: www.cartacapital.com.br)
Um dos principais efeitos da presença de microplásticos nos rios é

7 Q981080 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) se caracteriza por sua perspectiva em relação à articulação do conhecimento científico e tecnológico com as questões sociais e ambientais na prática educativa.
Sobre os princípios fundamentais dessa abordagem, é correto afirmar:

8 Q981067 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os princípios da educação ambiental incluem a valorização da vida, o respeito à diversidade e a participação ativa da sociedade. A educação ambiental fundamenta- -se na interdisciplinaridade, no pensamento crítico e na sustentabilidade e objetiva a compreensão dos problemas ambientais que resulte em atitudes responsáveis e que contribua para a conservação dos recursos naturais.
Desse modo, a educação ambiental pode ser compreendida como

9 Q981076 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os biocombustíveis, produzidos a partir de fontes renováveis vegetais, são alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis. Estão relacionados à redução na emissão de gases do efeito estufa, na promoção do uso responsável dos recursos naturais e no estímulo a práticas que respeitem os ciclos da natureza.
O biocombustível mais utilizado no Brasil é

10 Q981079 | Direito Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de ConservaçãoSNUC – Lei nº 9985 de 2000 e Decreto nº 4340 de 2002, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e a criação de Unidades de Conservação (UCs) são instrumentos fundamentais para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, especialmente em âmbito municipal.
Com relação a esses temas, é correto afirmar que
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