Questões de Concursos Educador Ambiental

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1Q981075 | Meio Ambiente, Química Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A chuva ácida é causada pela emissão de dióxido de enxofre (SO2 ) e óxidos de nitrogênio (NOx ) na atmosfera. Tais poluentes reagem com a água e o oxigênio atmosféricos, além de outros compostos químicos, formando os ácidos sulfúrico e nítrico.
Os gases poluentes citados, à base de enxofre e nitrogênio, são gerados, principalmente,
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2Q981076 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os biocombustíveis, produzidos a partir de fontes renováveis vegetais, são alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis. Estão relacionados à redução na emissão de gases do efeito estufa, na promoção do uso responsável dos recursos naturais e no estímulo a práticas que respeitem os ciclos da natureza.
O biocombustível mais utilizado no Brasil é
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3Q981078 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A gestão adequada de resíduos sólidos e a promoção da reciclagem são práticas essenciais para o desenvolvimento sustentável nos municípios.
Considerando os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o papel da educação ambiental na gestão desses resíduos, é correto afirmar que a
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4Q981067 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os princípios da educação ambiental incluem a valorização da vida, o respeito à diversidade e a participação ativa da sociedade. A educação ambiental fundamenta- -se na interdisciplinaridade, no pensamento crítico e na sustentabilidade e objetiva a compreensão dos problemas ambientais que resulte em atitudes responsáveis e que contribua para a conservação dos recursos naturais.
Desse modo, a educação ambiental pode ser compreendida como
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5Q981070 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Muitas comunidades tradicionais, como as indígenas, a população ribeirinha, os quilombolas e os camponeses, vivem em áreas preservadas e dependem diretamente dos recursos naturais para sua sobrevivência. Esses grupos foram e ainda são responsáveis pelo desenvolvimento de conhecimentos específicos sobre o uso sustentável da natureza.
O excerto faz referência direta à
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6Q981069 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Populações vulneráveis geralmente vivem em áreas com infraestrutura precária e mais expostas a riscos ambientais, como enchentes e poluição. Um exemplo frequente é o descarte irregular de esgoto em comunidades de baixa renda, onde a coleta é inexistente, contribuindo para a contaminação do solo e de rios.
O descarte irregular de esgoto está relacionado
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7Q981077 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A compostagem doméstica, ou vermicompostagem, transforma resíduos orgânicos em adubo para hortas e jardins. É uma alternativa viável para o reaproveitamento de resíduos vegetais domésticos em pequena escala.
O estímulo à implementação da compostagem doméstica integra, diretamente, a política municipal
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8Q981074 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A contaminação do solo por substâncias químicas, resíduos sólidos, líquidos ou efluentes altera suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Essa alteração compromete a qualidade do ambiente e afeta diretamente a saúde humana e a biodiversidade.
Um exemplo claro desse tipo de poluição é
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9Q981080 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) se caracteriza por sua perspectiva em relação à articulação do conhecimento científico e tecnológico com as questões sociais e ambientais na prática educativa.
Sobre os princípios fundamentais dessa abordagem, é correto afirmar:
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10Q981073 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o excerto a seguir:
Os microplásticos se propagaram pelos principais rios da Europa, segundo 14 estudos publicados simultaneamente. “A poluição está presente em todos os rios europeus examinados”, afirma Jean-François Ghiglione, diretor da pesquisa em ecotoxicologia microbiana que em 2019 coordenou estudos sobre nove rios em todo o continente eruropeu. (Disponível em: www.cartacapital.com.br)
Um dos principais efeitos da presença de microplásticos nos rios é
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11Q981079 | Direito Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e a criação de Unidades de Conservação (UCs) são instrumentos fundamentais para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, especialmente em âmbito municipal.
Com relação a esses temas, é correto afirmar que
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12Q981068 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir:
A partir da segunda metade do século XX, foi constatado que diversas atividades oriundas do crescimento econômico traziam impactos ao meio ambiente e ameaçavam as condições de saúde e de sobrevivência humana. O lançamento do livro Primavera silenciosa, de Rachel Carson, é considerado um marco do movimento ambiental por trazer à tona evidências de que substâncias tóxicas, como pesticidas lançados no ambiente, provocam danos e consequências a longo prazo. Nesse movimento ambientalista, a educação ambiental teve seu início.
(Disponível em: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental. Adaptado)

O termo educação ambiental, ao qual o texto se refere, foi utilizado primordialmente durante
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13Q981072 | Biologia, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Brasil é um país com altíssima biodiversidade, composto de diferentes biomas com características específicas que influenciam diretamente os modos de vida da população e os desafios socioambientais.
Considerando os principais biomas brasileiros, uma característica relacionada à Mata Atlântica é
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14Q981071 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A educação ambiental busca desenvolver a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental, considerando os diferentes contextos existentes nas cidades, tanto no meio urbano como no rural.
Nesse sentido, a educação ambiental
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