Questões de Concursos Educador de Trânsito

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1Q958153 | Legislação de Trânsito, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Pensando em um trânsito seguro, motoristas, motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres têm direitos e deveres que devem ser respeitados, isto é, todos devem seguir preceitos de educação no trânsito.
Sobre esses preceitos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os pedestres devem ter a certeza de que foram vistos pelos motoristas e então, só assim, atravessarem a rua.
II. Passageiros em motocicletas devem sempre realizar o movimento oposto ao do motorista para garantir o equilíbrio da moto.
III. Ciclistas não devem circular pelas calçadas, pois estas são destinadas aos pedestres.

Está correto o que se afirma em
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2Q958154 | Legislação de Trânsito, Educação para o trânsito, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O exercício da cidadania no trânsito envolve a prática de atitudes responsáveis por parte de todos os usuários das vias, com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar coletivo.

Desse modo, assinale a opção que melhor representa uma ação cidadã relacionada ao trânsito.
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3Q958155 | Legislação de Trânsito, Competência dos órgãos e entidades que compõem o SNT, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

Nesse sentido, a criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito é uma atividade que deve ser promovida pelo(a)
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4Q958156 | Legislação de Trânsito, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um ônibus trafega livremente em uma rodovia rural de pista dupla e em trecho em que não há sinalização que indique a velocidade máxima permitida na via.

Nessas condições, as velocidades mínima e máxima admitidas para esse veículo valem, em km/h, respectivamente,
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5Q958157 | Legislação de Trânsito, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Rita e Joaquim viajam com seus pais no automóvel da família. Rita tem 9 anos de idade, enquanto Joaquim tem 5 anos de idade. Ambos são saudáveis e possuem altura e peso compatíveis com a idade.

Assim, assinale a opção que apresenta a forma como Rita e Joaquim devem ser transportados.
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6Q958158 | Segurança e Transporte, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Condições adversas ou fatores geradores de acidentes são situações desfavoráveis para dirigir. Essas condições podem ser de vários tipos e eventualmente se combinam, aumentando o risco ao motorista.

Desse modo, assinale a opção que indica as medidas que podem ser adotadas na direção sob condições adversas de tempo e do condutor.
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7Q958159 | Segurança e Transporte, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

João trafega com seu carro pela manhã, com pista seca, por uma rodovia federal. A certa altura, presencia um acidente. Esse acidente envolve um carro de passeio e uma moto. O motorista do carro de passeio encontra-se preso às ferragens do carro e o motociclista está caído na via, consciente, mas com várias escoriações. Nessas condições, João decide prestar socorro.

Assinale a opção que indica, corretamente, duas medidas necessárias para socorrê-los.
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8Q958160 | Segurança e Transporte, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A educação para o trânsito é uma ferramenta fundamental na promoção de um trânsito mais seguro, inclusivo e consciente.

Em relação à diversidade e aos diferentes perfis de usuários do trânsito, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação para o trânsito deve ser uma prática constante, que envolva não apenas motoristas e pedestres, mas também crianças, idosos e pessoas com deficiência, para promover a inclusão e reduzir acidentes envolvendo esses grupos.
II. A promoção exclusiva da diversidade no trânsito deve se limitar à conscientização sobre o respeito às diferenças de gênero e não inclui a acessibilidade para pessoas com deficiência, que deve ser tratada separadamente em políticas públicas.
III. A educação para o trânsito que leva em consideração a diversidade contribui para a construção de uma cultura de respeito e solidariedade, essencial para a convivência harmônica entre os diferentes usuários das vias públicas.

Está correto o que se afirma em
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10Q958162 | Legislação de Trânsito, Lei nº 9503 de 1997, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), também denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência, promoveu alterações em leis do trânsito com o intuito de promover a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

As opções a seguir apresentam exemplos de alterações promovidas por essa lei, à exceção de uma. Assinale-a.
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11Q958163 | Comunicação Social, Estratégias de Marketing na Comunicação Social, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre a comunicação social no trânsito considerando estratégias eficientes para atingir diferentes públicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Jogos e aplicativos educativos que simulam situações de trânsito podem ser ferramentas poderosas para ensinar jovens sobre comportamentos seguros. A gamificação engaja e facilita a assimilação de informações de forma divertida e educativa.
II. O uso de redes sociais e plataformas digitais, como Instagram, TikTok e YouTube, com postagens no formato de vídeos curtos, memes, desafios e conteúdos interativos são igualmente eficazes para promover a educação no trânsito em todas as faixas etárias.
III. Campanhas que enfatizem o uso seguro do transporte público, o respeito a idosos como pedestres e a criação de mais infraestrutura acessível (como rampas e sinalização clara) também são importantes para garantir a inclusão e a segurança dos idosos no trânsito.

Está correto o que se afirma em
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12Q958164 | Publicidade e Propaganda, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A realização de campanhas educativas que informem e conscientizem a sociedade sobre os riscos de não respeitar as leis de trânsito é uma importante ferramenta de marketing social.

Assinale a opção que indica a campanha anual, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito.
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13Q958165 | Segurança e Saúde no Trabalho, Riscos Ocupacionais Análise e Gerenciamento de Riscos, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um motorista de ônibus permanece um tempo elevado em um assento desconfortável, tendo que trocar constantemente de marcha em um espaço confinado.

Assinale a opção que indica o tipo de fator de risco a que esse trabalhador está sujeito.
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14Q958166 | Psicologia, Psicologia do Trânsito, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para avaliação do perfil psicológico de um candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), diversos aspectos devem ser avaliados.
Correlacione os aspectos relacionados a seguir às suas respectivas descrições.

1. Nível intelectual
2. Nível psicomotor
3. Nível de atenção

( ) satisfazer as condições práticas de coordenação entre as funções psicológicas e as áreas áudio-vísio-motoras.
( ) analisar, sintetizar e estabelecer julgamento diante de situações problemáticas.
( ) discriminar estímulos e situações adequadas para execução das atividades relacionadas à condução de veículos.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
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15Q958167 | Segurança e Transporte, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

No contexto de comportamento e educação no trânsito, assinale a opção que apresenta um exemplo de “comunicação inteligente”, de forma a evitar comportamentos agressivos.
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16Q958168 | Legislação de Trânsito, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação às técnicas pedagógicas para educação sobre o trânsito, analise as afirmativas a seguir.

I. Os jogos são capazes de desenvolver as capacidades cognitivas e psicomotoras das pessoas.
II. Os debates devem ser realizados sem a presença de mediadores, para não inibir a participação das pessoas.
III. Os vídeos devem ser evitados em horários em que as pessoas estão mais sonolentas, como por exemplo após o almoço.

Está correto o que se afirma em
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17Q958169 | Legislação de Trânsito, Penalidades, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As ações voltadas para o aumento da segurança no trânsito podem ser classificadas em três áreas: engenharia, esforço legal e educação.

Assinale a opção que apresenta um exemplo para cada uma dessas áreas, na ordem indicada acima.
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18Q958170 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O aumento dos problemas associados à mobilidade urbana, que se agravaram nas últimas décadas, estão fortemente relacionados ao crescimento do/da
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19Q958171 | Direito Urbanístico, Diretrizes Gerais, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o instrumento legislativo que visa compatibilizar a expansão territorial das cidades brasileiras aos sistemas de transporte.
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20Q958172 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica os limites de ação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) como instrumento de orientação dos investimentos de mobilidade urbana.
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