Questões de Concursos EF Resolva questões de EF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. EF Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q904276 | Pedagogia, Avaliação Educacional, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O planejamento, visto como um instrumento de transformação, envolve dois grandes subprocessos: elaboração e realização interativa. Para fechar o ciclo do processo de planejamento um terceiro elemento emerge nesse contexto. Assinale a alternativa que contempla o terceiro elemento. ✂️ a) Aplicação de testes. ✂️ b) Avaliação de conjunto. ✂️ c) Execução. ✂️ d) Teorização. ✂️ e) Verificação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q904277 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O projeto de ensino-aprendizagem caracteriza-se como: I- Uma práxis determinada na especificação de suas mediações. II- Um guia para transformação do real, conectada às condições concretas. III- Uma ação guiada pela disciplinaridade. É CORRETO o que se afirma apenas em ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) III. ✂️ e) II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q904278 | Pedagogia, Legislação da Educação, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A elaboração do Projeto Político Pedagógico é uma determinação legal (LDB 9.394/96) atribuída aos estabelecimentos de ensino. No entanto, sua construção é movida por um desejo ou uma necessidade que pode ser demandada por parte: ✂️ a) da direção. ✂️ b) da equipe de coordenação escolar. ✂️ c) dos professores. ✂️ d) dos profissionais da educação, dos pais ou dos alunos. ✂️ e) da mantenedora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q904279 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024As proposições contraditórias que porventura possam surgir no processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, assentado no método de planejamento participativo, podem ser: ✂️ a) previstas, como parte do processo de negociação, em que a vontade da maioria prevalece, independente das circunstâncias. ✂️ b) refutadas, com vistas à operacionalização do Projeto Político Pedagógico por parte dos que discordaram de algum encaminhamento em que não houve ponto pacífico. ✂️ c) trabalhadas, até que haja consenso em relação ao ponto polêmico, antes da elaboração da programação. ✂️ d) evitadas, para não gerar um clima de hostilidade entre os educadores e a mantenedora. ✂️ e) previstas, como uma ação concreta da programação, em um momento específico para aprofundar a discussão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q904280 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A elaboração dos projetos da escola, de acordo com o método de planejamento participativo, deve: ✂️ a) impulsionar as decisões a serem tomadas em grandes plenários, do ponto de vista prático. ✂️ b) refutar os pronunciamentos individuais, pelo fato de serem tendenciosos. ✂️ c) permitir o espaço de fala de membros do equipe, porém, as decisões devem ser tomadas no grande grupo. ✂️ d) resultar de um processo de decisões direcionado pela autoridade escolar, representada pela direção da escola que tem o papel decisivo sobre os planos que são mais pertinentes às condições reais de trabalho da instituição. ✂️ e) garantir o pronunciamento individual de cada pessoa por si mesma, como parte do processo de tomada de decisões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q904281 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A avaliação da aprendizagem escolar mediadora exige o uso de instrumentos que sejam pertinentes a esta proposta. Dentre os instrumentos de avaliação, os registros de acompanhamento adquirem seu real sentido quando: ✂️ a) abandona as notas, os conceitos, se abrindo ao acolhimento das questões socioafetivas. ✂️ b) enfatiza questões cognitivas em detrimento das questões socioafetivas. ✂️ c) realça o desempenho dos estudantes ao final de um processo de ensino. ✂️ d) enfatiza os aspectos socioafetivos vinculados às questões cognitivas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. ✂️ e) sugere que os problemas de aprendizagem dos estudantes serão resolvidos apelando-se para aspectos atitudinais ou afetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q904282 | Pedagogia, Gestão Escolar, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O espaço escolar é um celeiro de diferentes tipos de planos, os quais são caracterizados em função de suas tipologias. Nas proposições a seguir constam características de um tipo de plano específico. I- Engloba decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da escola. II- Expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos. III- Seu planejamento envolve a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, significando o exercício contínuo da ação-reflexão-ação. As proposições acima qual tipo de plano? ✂️ a) Plano escolar. ✂️ b) Plano curricular. ✂️ c) Plano de aula. ✂️ d) Plano da educação. ✂️ e) Plano de curso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q904283 | Pedagogia, Legislação da Educação, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) dispõe sobre a verificação do rendimento escolar dos estudantes públicos da Educação Básica e define os critérios que devem ser considerados. Dentre os critérios mencionados a seguir, identifique o critério assegurado na respectiva lei, assinalando a alternativa CORRETA. ✂️ a) Não haverá possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. ✂️ b) Avaliação contínua, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos. ✂️ c) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries da Educação Básica, mediante a verificação da aprendizagem. ✂️ d) Todo e qualquer estudo concluído pelo aluno deve ser aproveitado. ✂️ e) Os estudos de recuperação são obrigatórios para os alunos de rendimento médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q904284 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A avaliação da Educação Básica no Brasil se realiza por meio de exames, a cargo do INEP. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que contempla os exames destinados a avaliar competências do público do Ensino Fundamental: ✂️ a) ENADE, ENCCEJA. ✂️ b) ENCCEJA, ENEM. ✂️ c) SAEB, ENADE. ✂️ d) SAEB, ENCCEJA. ✂️ e) SAEB, IDEB. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q904285 | Pedagogia, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O ensino é um ofício que se efetiva por meio da mobilização de saberes; e, o conjunto desses saberes forma uma espécie de reservatório no qual o professor se abastece para responder as exigências específicas de sua situação de ensino. Esses saberes são advindos dos campos: do currículo, das ciências da educação, das disciplinas, da tradição pedagógica, da experiência e da ação pedagógica. Assinale a alternativa que caracteriza os saberes relativos ao campo do currículo. ✂️ a) Saber que se instalou a partir da experiência de ensino escolarizada, notadamente a partir do século XVII. ✂️ b) Saber profissional específico, que não está diretamente relacionado com a ação pedagógica, mas serve de pano de fundo para o desenvolvimento da prática pedagógica. ✂️ c) Saberes produzidos pelas ciências que são transformados pela escola em um corpus que será ensinado nos programas escolares. ✂️ d) Saber fundamentado na experiência e no hábito do professor. ✂️ e) Saber experiencial dos professores que se tornou público e foi legitimado pelas pesquisas realizadas em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q904286 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Um plano de ensino é constituído de várias partes. A parte do plano de ensino que detalha os fins da educação corresponde: ✂️ a) à metodologia. ✂️ b) aos objetivos. ✂️ c) aos conteúdos. ✂️ d) às referências. ✂️ e) ao processo de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q904287 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024No processo de planejamento, os professores lançam mão de materiais didáticos-pedagógicos indispensáveis ao processo de ensino. Nesse processo, é(são) indispensável(is): I- Livros e outros materiais didáticos que apresentam conteúdo: da cultura, da ciência, da técnica, da arte. II- O Projeto Político Pedagógico da escola. III- O Regimento escolar. É CORRETO o que se afirma apenas em: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I. ✂️ c) II. ✂️ d) III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q904288 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O trabalho docente se expressa a partir de fundamentos teóricos e metodológicos que ancoram as práticas dos professores, denominados de princípios didáticos-pedagógicos. Dentre os princípios abaixo, identifique o que serve de base para o desenvolvimento intelectual dos alunos, tendo em vista o limite superior das habilidades do grupo de alunos, em consonância com conhecimentos científicos atuais e com os métodos de investigação próprios. ✂️ a) Compreensibilidade e possibilidade de assimilação. ✂️ b) Cientificidade e sistematicidade. ✂️ c) Assegura a relação conhecimento-prática. ✂️ d) Unidade do ensino-aprendizagem. ✂️ e) Vincula o trabalho coletivo às particularidades individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q904289 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Ao projetar os métodos de ensino, o professor deve considerar sua relação com os objetivos específicos e com os objetos de conhecimento, observando a coerência interna entre si. Para tanto, deve conhecer não apenas a utilidade dos recursos didáticos, como também ter a devida competência para usá-los. Um dos procedimentos recomendados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes é a resolução de problemas. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que caracteriza o uso desse procedimento de ensino. ✂️ a) Sua aplicação consiste na indicação de alguns alunos para discutir perante a classe, um tema polêmico e, nesse processo, cada um defende uma posição. ✂️ b) Sua aplicação tem como função a realização de exercícios e tarefas de reprodução de conhecimentos e habilidades, seguindo-se à exposição verbal, demonstração, ilustração ou exemplificação. ✂️ c) O caráter didático deste procedimento está no fato de que tem como referência um tema de estudo determinado, supondo-se que os alunos estejam aptos a conversar sobre eles. ✂️ d) A finalidade principal desse procedimento é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa. ✂️ e) É uma estratégia centrada no estudante, que deixa o papel de receptor e assume o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Visa a aplicação de conhecimentos às situações novas, tanto no âmbito da matéria quanto em situações da vida prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q904290 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino. Nesta direção, o professor estrutura as aulas fazendo uso de sequências didáticas que contemple: I- Elementos de preparação e introdução do objeto de conhecimento. II- Tratamento didático da matéria nova. III- Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades. IV- Controle e avaliação dos resultados. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e III apenas. ✂️ c) II, III e IV apenas. ✂️ d) I, II e III apenas. ✂️ e) II e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir
1Q904276 | Pedagogia, Avaliação Educacional, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O planejamento, visto como um instrumento de transformação, envolve dois grandes subprocessos: elaboração e realização interativa. Para fechar o ciclo do processo de planejamento um terceiro elemento emerge nesse contexto. Assinale a alternativa que contempla o terceiro elemento. ✂️ a) Aplicação de testes. ✂️ b) Avaliação de conjunto. ✂️ c) Execução. ✂️ d) Teorização. ✂️ e) Verificação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q904277 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O projeto de ensino-aprendizagem caracteriza-se como: I- Uma práxis determinada na especificação de suas mediações. II- Um guia para transformação do real, conectada às condições concretas. III- Uma ação guiada pela disciplinaridade. É CORRETO o que se afirma apenas em ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) III. ✂️ e) II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q904278 | Pedagogia, Legislação da Educação, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A elaboração do Projeto Político Pedagógico é uma determinação legal (LDB 9.394/96) atribuída aos estabelecimentos de ensino. No entanto, sua construção é movida por um desejo ou uma necessidade que pode ser demandada por parte: ✂️ a) da direção. ✂️ b) da equipe de coordenação escolar. ✂️ c) dos professores. ✂️ d) dos profissionais da educação, dos pais ou dos alunos. ✂️ e) da mantenedora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q904279 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024As proposições contraditórias que porventura possam surgir no processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, assentado no método de planejamento participativo, podem ser: ✂️ a) previstas, como parte do processo de negociação, em que a vontade da maioria prevalece, independente das circunstâncias. ✂️ b) refutadas, com vistas à operacionalização do Projeto Político Pedagógico por parte dos que discordaram de algum encaminhamento em que não houve ponto pacífico. ✂️ c) trabalhadas, até que haja consenso em relação ao ponto polêmico, antes da elaboração da programação. ✂️ d) evitadas, para não gerar um clima de hostilidade entre os educadores e a mantenedora. ✂️ e) previstas, como uma ação concreta da programação, em um momento específico para aprofundar a discussão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q904280 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A elaboração dos projetos da escola, de acordo com o método de planejamento participativo, deve: ✂️ a) impulsionar as decisões a serem tomadas em grandes plenários, do ponto de vista prático. ✂️ b) refutar os pronunciamentos individuais, pelo fato de serem tendenciosos. ✂️ c) permitir o espaço de fala de membros do equipe, porém, as decisões devem ser tomadas no grande grupo. ✂️ d) resultar de um processo de decisões direcionado pela autoridade escolar, representada pela direção da escola que tem o papel decisivo sobre os planos que são mais pertinentes às condições reais de trabalho da instituição. ✂️ e) garantir o pronunciamento individual de cada pessoa por si mesma, como parte do processo de tomada de decisões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q904281 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A avaliação da aprendizagem escolar mediadora exige o uso de instrumentos que sejam pertinentes a esta proposta. Dentre os instrumentos de avaliação, os registros de acompanhamento adquirem seu real sentido quando: ✂️ a) abandona as notas, os conceitos, se abrindo ao acolhimento das questões socioafetivas. ✂️ b) enfatiza questões cognitivas em detrimento das questões socioafetivas. ✂️ c) realça o desempenho dos estudantes ao final de um processo de ensino. ✂️ d) enfatiza os aspectos socioafetivos vinculados às questões cognitivas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. ✂️ e) sugere que os problemas de aprendizagem dos estudantes serão resolvidos apelando-se para aspectos atitudinais ou afetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q904282 | Pedagogia, Gestão Escolar, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O espaço escolar é um celeiro de diferentes tipos de planos, os quais são caracterizados em função de suas tipologias. Nas proposições a seguir constam características de um tipo de plano específico. I- Engloba decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da escola. II- Expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos. III- Seu planejamento envolve a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, significando o exercício contínuo da ação-reflexão-ação. As proposições acima qual tipo de plano? ✂️ a) Plano escolar. ✂️ b) Plano curricular. ✂️ c) Plano de aula. ✂️ d) Plano da educação. ✂️ e) Plano de curso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q904283 | Pedagogia, Legislação da Educação, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) dispõe sobre a verificação do rendimento escolar dos estudantes públicos da Educação Básica e define os critérios que devem ser considerados. Dentre os critérios mencionados a seguir, identifique o critério assegurado na respectiva lei, assinalando a alternativa CORRETA. ✂️ a) Não haverá possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. ✂️ b) Avaliação contínua, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos. ✂️ c) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries da Educação Básica, mediante a verificação da aprendizagem. ✂️ d) Todo e qualquer estudo concluído pelo aluno deve ser aproveitado. ✂️ e) Os estudos de recuperação são obrigatórios para os alunos de rendimento médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q904284 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A avaliação da Educação Básica no Brasil se realiza por meio de exames, a cargo do INEP. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que contempla os exames destinados a avaliar competências do público do Ensino Fundamental: ✂️ a) ENADE, ENCCEJA. ✂️ b) ENCCEJA, ENEM. ✂️ c) SAEB, ENADE. ✂️ d) SAEB, ENCCEJA. ✂️ e) SAEB, IDEB. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q904285 | Pedagogia, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O ensino é um ofício que se efetiva por meio da mobilização de saberes; e, o conjunto desses saberes forma uma espécie de reservatório no qual o professor se abastece para responder as exigências específicas de sua situação de ensino. Esses saberes são advindos dos campos: do currículo, das ciências da educação, das disciplinas, da tradição pedagógica, da experiência e da ação pedagógica. Assinale a alternativa que caracteriza os saberes relativos ao campo do currículo. ✂️ a) Saber que se instalou a partir da experiência de ensino escolarizada, notadamente a partir do século XVII. ✂️ b) Saber profissional específico, que não está diretamente relacionado com a ação pedagógica, mas serve de pano de fundo para o desenvolvimento da prática pedagógica. ✂️ c) Saberes produzidos pelas ciências que são transformados pela escola em um corpus que será ensinado nos programas escolares. ✂️ d) Saber fundamentado na experiência e no hábito do professor. ✂️ e) Saber experiencial dos professores que se tornou público e foi legitimado pelas pesquisas realizadas em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q904286 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Um plano de ensino é constituído de várias partes. A parte do plano de ensino que detalha os fins da educação corresponde: ✂️ a) à metodologia. ✂️ b) aos objetivos. ✂️ c) aos conteúdos. ✂️ d) às referências. ✂️ e) ao processo de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q904287 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024No processo de planejamento, os professores lançam mão de materiais didáticos-pedagógicos indispensáveis ao processo de ensino. Nesse processo, é(são) indispensável(is): I- Livros e outros materiais didáticos que apresentam conteúdo: da cultura, da ciência, da técnica, da arte. II- O Projeto Político Pedagógico da escola. III- O Regimento escolar. É CORRETO o que se afirma apenas em: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I. ✂️ c) II. ✂️ d) III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q904288 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O trabalho docente se expressa a partir de fundamentos teóricos e metodológicos que ancoram as práticas dos professores, denominados de princípios didáticos-pedagógicos. Dentre os princípios abaixo, identifique o que serve de base para o desenvolvimento intelectual dos alunos, tendo em vista o limite superior das habilidades do grupo de alunos, em consonância com conhecimentos científicos atuais e com os métodos de investigação próprios. ✂️ a) Compreensibilidade e possibilidade de assimilação. ✂️ b) Cientificidade e sistematicidade. ✂️ c) Assegura a relação conhecimento-prática. ✂️ d) Unidade do ensino-aprendizagem. ✂️ e) Vincula o trabalho coletivo às particularidades individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q904289 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Ao projetar os métodos de ensino, o professor deve considerar sua relação com os objetivos específicos e com os objetos de conhecimento, observando a coerência interna entre si. Para tanto, deve conhecer não apenas a utilidade dos recursos didáticos, como também ter a devida competência para usá-los. Um dos procedimentos recomendados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes é a resolução de problemas. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que caracteriza o uso desse procedimento de ensino. ✂️ a) Sua aplicação consiste na indicação de alguns alunos para discutir perante a classe, um tema polêmico e, nesse processo, cada um defende uma posição. ✂️ b) Sua aplicação tem como função a realização de exercícios e tarefas de reprodução de conhecimentos e habilidades, seguindo-se à exposição verbal, demonstração, ilustração ou exemplificação. ✂️ c) O caráter didático deste procedimento está no fato de que tem como referência um tema de estudo determinado, supondo-se que os alunos estejam aptos a conversar sobre eles. ✂️ d) A finalidade principal desse procedimento é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa. ✂️ e) É uma estratégia centrada no estudante, que deixa o papel de receptor e assume o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Visa a aplicação de conhecimentos às situações novas, tanto no âmbito da matéria quanto em situações da vida prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q904290 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino. Nesta direção, o professor estrutura as aulas fazendo uso de sequências didáticas que contemple: I- Elementos de preparação e introdução do objeto de conhecimento. II- Tratamento didático da matéria nova. III- Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades. IV- Controle e avaliação dos resultados. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e III apenas. ✂️ c) II, III e IV apenas. ✂️ d) I, II e III apenas. ✂️ e) II e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro