Início

Questões de Concursos Eletrofisiologia Clínica Invasiva

Resolva questões de Eletrofisiologia Clínica Invasiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1003236 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Analise as afirmativas abaixo.

I. O estudo CARISMA (Cardiac Arrhythmias and Risk Stratification in Patients with Low Ejection Fraction after Acute Myocardial Infaction) teve como objetivo secundário, avaliar o valor do estudo eletrofisiológico e dos testes não invasivos realizados após seis semanas do IAM a predizer o risco de arritmias fatais.

II. O estudo FINCAVAS (Finish Cardiovascular Study) observou que durante o seguimento médio de 44 ± 7 meses, 59 pacientes morreram, sendo 34 de causa cardiovascular e 20 de morte súbita.

III. O estudo DAVID II recrutou os 600 pacientes que preencheram os critérios do prévio estudo DAVID e tiveram implantado um CDI de dupla câmara, sendo randomizados para estimulação atrial de 70 bpm (AAI-70) ou estimulação de demanda no VD a 40 bpm (VVI-40).

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1035072 | Medicina, Endocrinologia, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Durante uma avaliação de rotina, foram encontradas moderada hipocalemia e hipertensão arterial num homem de 47 anos, obeso e portador de apneia do sono. Também se detectou hipertrofia cardíaca no ECG.
Nesse caso, é necessário investigar a seguinte causa secundária para hipertensão arterial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q998342 | Medicina, Pneumologia, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 35 anos apresentou quadro de forte dispneia aguda com duração de 15 minutos, após estresse psicoemocional. Tinha retornado de viagem de ônibus que durou 90 minutos e apresentava edema dos membros inferiores +/4+ bilateral e indolor. Apenas usava, como medicamento, anticoncepcional oral. Exame físico: pressão arterial 120 X 80 mmHg, pulso arterial 70 bpm, pulso-oximetria e ECG normais.
O emergencista ordenou o seguinte exame para afastar o diagnóstico de embolia pulmonar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q998337 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente masculino de 77 anos vem apresentando intolerância aos esforços e relata inchaço nas pernas. Teve ruptura espontânea do bíceps há 6 meses. Exame físico: pressão arterial 90 x 60 mmHg. Pressão venosa elevada. ECG: ritmo sinusal com baixa voltagem do QRS, área inativa nas derivações de V1-V4. As dosagens dos biomarcadores cardíaco (troponina e BNP) são elevadas. Coronariografia com artérias coronárias normais. Realizado ecodopplercardiograma, observa-se aumento de espessura concêntrica do ventrículo esquerdo e leve aumento atrial esquerdo. A fração de ejeção do ventrículo esquerdo é de 65%.
Após sua avaliação, o cardiologista informa que a principal suspeita diagnóstica é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q998341 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 65 anos, portadora de DPOC, está com dor precordial intensa, em aperto. Na emergência, cursa com redução do nível de consciência, pressão arterial de 80 X 50 mmHg, frequência cardíaca de 62 bpm, pulmões limpos e pressão venosa jugular elevada. A ausculta cardíaca revela bulhas hipofonéticas. ECG: ritmo sinusal com infradesnivelamento do segmento ST de 3 mm, em V1, V2 e V3 e supradesnivelamento de 2 mm nas derivações V3R, V4R, V5R.
O médico emergencista identificou um possível acometimento parietal ventricular, responsável pelo seguinte distúrbio hemodinâmico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q998335 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 72 anos admitida na unidade cardiointensiva com dor torácica súbita durante o velório do filho e com ECG mostrando supradesnivelamento do segmento ST, nas derivações V1 até V6, de 4 mm e intervalo QT prolongado. Foi realizada coronariografia, sem evidência de lesões obstrutivas. As dosagens da troponina T e do peptídeo natriurético cerebral estavam elevadas. Foi também realizada ressonância cardíaca, sem achados de edema miocárdio ou realce tardio (estudo com gadolínio) e acinesia da região do ápice do ventrículo esquerdo.
A equipe multidisciplinar cardiovascular esteve reunida e definiu como diagnóstico mais provável:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1003241 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o nódulo sinusal (NS), analise as afirmativas abaixo.

I. Sua porção superior tem origem ao nível da junção da veia cava superior e apêndice atrial direito.

II. Estende-se inferiormente ao longo da crista terminalis até próximo da junção da veia cava inferior com o átrio direito.

III. Variações na FC se correlacionam com mudanças previsíveis no sítio de ativação mais precoce dentro do complexo do NS.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1003238 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto a seguir.

“É uma doença que leva a substituição das fibras musculares por uma infiltração de tecido fibroso ou fibroadiposo com uma distribuição em forma de “retalhos”. Embora o envolvimento de toda a espessura da parede miocárdica seja mais específico desta doença, estas alterações podem ser focais e são mais frequentemente observadas nas camadas subepicárdicas.”

Assinale a alternativa que apresenta qual doença se trata o texto acima

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1003233 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Leia a observação abaixo.

“Em relação ao diagnóstico diferencial pelo eletrocardiograma das taquicardias de QRS alargado: o algoritmo de Brugada apresenta uma sensibilidade de ______% e especificidade de ______%. Se a taquicardia apresentar morfologia de BRE: uma onda R > ______ms ou QS com descenso lento até a nadir da onda S em V1 e morfologia qR ou QS em V6, orientam para TV.”

Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1007436 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o estudo ISAR-Risk (Improved Stratification of Autonomic Regulation for Risk Prediction in Post-Infarction Patients with Preserved Left Ventricular Function), assinale alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1003239 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Leia a observação abaixo.

“A duração do complexo QRS acima de ______ ms, na grande maioria dos estudos, foi um dos parâmetros mais utilizados e que serviu como critério para indicação da terapia de ressincronização cardíaca”.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1007437 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o estudo SAVE PACe (The Search AV Extension and Managed Ventricular Pacing for Promoting Atrioventricular Conduction), analise as afirmativas abaixo.

I. Foi o primeiro estudo prospectivo que demonstrou que a prevenção da dissincronia ventricular por meio de algoritmos de mínima estimulação ventricular de dupla câmara.

II. Foram estudados pacientes com DNS, condução AV preservada e duração normal do QRS, que foram randomizados para estimulação modo DDDR.

III. O tempo de aparecimento de FA persistente foi o desfecho primário.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1007441 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a prevenção de morte súbita e das arritmias cardíacas, analise as afirmativas abaixo.

I. Limitações ao atendimento nos centros de referência e restrição financeira inviabilizam o correto tratamento destes eventos.

II. A cada minuto em parada cardíaca reduz-se em cerca de 10% as chances de sobrevida a um episódio de MSC.

III. A não observância das diretrizes nacionais e internacionais dificultam o tratamento correto.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1024665 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

O lúpus eritematoso sistêmico pode estar associado à síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, ocasionando, frequentemente, a seguinte complicação cardiovascular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1003223 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação às canalopatias cardíacas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Constituem um grupo heterogéneo de doenças cardíacas hereditárias causadas por mutações nos genes que codificam os canais iónicos expressos no coração (envolvidos nas correntes de Na+ (INa), K+ (IK) e Ca2+ (ICa)) e/ou as proteínas que regulam a sua função.

( ) Essas mutações originam diferentes fenótipos de acordo com as alterações incitadas nas correntes de sódio e outros íons.

( ) Conferem maior suscetibilidade para ocorrência de síncope, convulsões e arritmias.

( ) Na maioria das vezes, não existam defeitos cardíacos estruturais subjacentes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1003225 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre as principais arritmias hereditárias causadas por disfunção dos canais iónicos, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1003228 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a síndrome de Brugada (SBr), analise as afirmativas abaixo.

I. Foi descrita pela primeira vez em 1992 como uma síndrome pautada por um padrão eletrocardiográfico típico, ausência de anomalias cardíacas estruturais e história familiar de morte súbita.

II. A SBr é uma síndrome rara, hereditária, com uma prevalência estimada de 1/3.300 a 1/10. 000, para a qual já foram descritas diferenças étnicas e geográficas.

III. Afeta adultos relativamente jovens (< 40 anos), mais frequentemente do sexo masculino, com história familiar de morte súbita em 20‐50% dos casos.

IV. Estima‐se que a SBr seja responsável por pelo menos 4% de todos os casos de morte súbita e pelo menos 20% dos casos de morte súbita em indivíduos sem alterações cardíacas estruturais.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1049751 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 65 anos, fumante e hipertensa, com dor nas pernas ao caminhar durante 10 minutos, e com pressão arterial no braço de 150 x 100 mmHg e nas pernas PA-100 x 80 mmHg, realizou duplex dos membros inferiores que confirmou obstrução de 70% nas artérias femorais profundas.
O cardiologista avaliou esses resultados e diagnosticou a etiologia do seguinte achado clínico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1003230 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação à Síndrome de QT longo (SQTL), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A SQTL congênita é uma síndrome arritmogênica de origem genética/hereditária.

( ) Prevalência nos indivíduos brancos é de 1:2500.

( ) Representa um grupo heterogéneo de doenças.

( ) É dividida em duas variantes: síndrome de Romano‐Ward e síndrome de Jervell e Lange‐ Nielsen.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1024662 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 40 anos, hipertensa prévia, obesa (IMC = 37), está na primeira gravidez e realizou fertilização in vitro. Ela relata estar muito preocupada porque não deseja ter o mesmo histórico de sua mãe, que teve eclâmpsia e veio a falecer no seu nascimento. A paciente está na 12ª semana de gestação.
O médico de família recomendou o uso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.