Questões de Concursos Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família

Resolva questões de Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q896318 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, aprimorar os conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade, bem como do desenvolvimento da profissão é um (uma)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q896319 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

O princípio da equidade é um dos fundamentos do Sistema Único de Saúde(SUS) no Brasil garantindo assim a justiça social. Este princípio pode ser entendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q896320 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Um paciente adulto jovem de 28 anos foi vítima de atropelamento. Ao ser levado para unidade de pronto atendimento (UPA) e ser avaliado pelo enfermeiro, observou-se que ele apresentava abertura ocular espontânea, resposta verbal com palavras com sons incompreensíveis e resposta motora de acordo com os comandos do enfermeiro. Considerando a Escala de Coma de Glasgow, a pontuação atribuída, respectivamente, a cada um dos parâmetros apresentados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q896321 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Para a restauração das funções cardíacas e respiratórias é realizada a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), definida como um conjunto de ações aplicadas ao indivíduo em parada cardiorrespiratória (PCR) para manter artificialmente a circulação de sangue no encéfalo e em outros órgãos vitais.
A respeito do protocolo de RCP é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q896322 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A atenção básica de saúde, impulsionada pela estratégia da saúde da família (ESF), tem um grande desafio em incorporar ações de enfrentamento às situações de violência e problemas de saúde mental. Para isso, existem ações que deverão ser implementadas por todos os profissionais da Atenção Básica em seus mais diversos dispositivos. Algumas dessas ações são

I proporcionar ao usuário um momento para pensar/refletir.
II reconhecer os modelos de entendimento do usuário.
III exercitar a habilidade da empatia.
IV oferecer suporte na medida certa, tornando o usuário dependente do sistema evitando assim interrupção no tratamento.

Dos itens acima mencionados, estão corretos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q896323 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A cada ano, um número significativo de adolescentes e jovens brasileiros recebe o diagnóstico de HIV. De acordo com os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS, do Ministério da Saúde, em 2021, foram 40.880 casos de HIV notificados no Brasil. Uma das maneiras de prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia pré-Exposição prescrita pelo médico e guiada juntamente com os profissionais enfermeiros.
A respeito da PrEP é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q896324 | Enfermagem, Lei do SUS, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

M.A.A.S de 60 anos, dona de casa, procura uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixas de dores crônicas nas costas e dificuldades para caminhar e realizar suas tarefas do dia a dia. Ela também relata estar se sentindo triste e ansiosa devido às suas limitações físicas. O médico da UBS realiza uma avaliação e prescreve analgésicos para as dores nas costas e a libera sem abordar suas questões emocionais.
Com base no caso clínico apresentado, o princípio do SUS que não está sendo adequadamente observado no atendimento à paciente é o Princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q896325 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Na Atenção Básica à saúde, os profissionais que fazem parte das equipes de saúde da família como médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas por exemplo, desempenham papéis em conjunto e, também, específicos para garantir o atendimento abrangente e integral da população.
De acordo com a Portaria 2.436/2017 é uma competência exclusiva do profissional enfermeiro na Atenção básica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q896326 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

No contexto da saúde pública, as doenças de notificação compulsória são aquelas que, por lei, devem ser informadas às autoridades de saúde para monitoramento e controle.
Dos exemplos abaixo, assinale as doenças que são obrigatórias de notificação compulsória imediata (até 24 horas) para a Secretaria Estadual de Saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q896327 | Nutrição, Estratégia de Saúde Família, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) possui a importante missão de reorganizar e reordenar a atenção na saúde, sendo composta por equipe multiprofissional, que tem como objetivo substituir a assistência centrada em procedimentos e consultas por uma atenção ampliada.
A respeito da composição das equipes de saúde da família, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q896328 | Enfermagem, Tabagismo, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

O tratamento de tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas que deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
O Teste de Fargeström é frequentemente utilizado na avaliação de pacientes com doenças relacionadas ao tabagismo, e este tem como principal objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q896329 | Nutrição, Programa Nacional de Alimentação e Nutrição PNAN, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis. Uma das Diretrizes da PNAN consiste na descrição contínua e na predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e seus fatores determinantes. Trata-se do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q896330 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A RDC no 306, de 7 de dezembro de 2004, dispõe sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de Saúde (GRSS), os resíduos de saúde domiciliar (RSD), que são classificados em quatro grupos (A, B, C e D) e possuem normas de acondicionamentos específicas.
Seguindo a norma da RDC nº 306, sobre o processo correto de gerenciamento dos resíduos de acordo com seu grupo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q896331 | Enfermagem, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

O câncer do colo do útero, ou câncer cervical, é um dos tumores que mais acomete a população feminina. Segundo o MS, a estimativa é de uma incidência de mais de 16,5mil casos para o ano de 2022. Uma das principais formas de prevenção e controle é a detecção precoce, possível por meio da realização do exame citopatológico, também conhecido como exame preventivo. São orientações do MS sobre o exame citopatológico:

I O início da coleta do exame citopatológico deve ser aos 35 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual.
II Para mulheres com mais de 64 anos que nunca se submeteram ao exame, recomenda-se realizar duas vezes, com intervalo de um a três anos.
III Recomenda-se realizar o exame até os 64 anos, após isso, se seus dois últimos exames consecutivos forem negativos no prazo de cinco anos, a mulher não precisará mais realizá-lo novamente.
IV Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, o exame deve ser feito a cada três anos.

Dos itens acima mencionados, estão corretos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.