Questões de Concursos Enfermeiro para atendimento ao PSF

Resolva questões de Enfermeiro para atendimento ao PSF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q900171 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Paciente, 16 anos, com diagnóstico de infecção cérvico-vaginal por Papilomavírus Humano (HPV), sugerido, inicialmente, através de citologia oncótica pela presença evidente de coilócitos, critério patognomônico para HPV e posteriormente comprovado por captura híbrida a presença de HPV de alto potencial oncogênico. Realizou-se, também, colposcopia, onde se observaram lesões em colo e vulva características do mesmo agente; contudo, o estudo histopatológico demonstrou alterações displásicas, sem, entretanto, caracterizar presença de qualquer agente específico.

O trecho “presença de HPV de alto potencial oncogênico” do relato do caso indica que há tipos de vírus que possuem maior ou menor grau de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero e para o aparecimento das verrugas genitais. Atualmente, está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Calendário Nacional de Vacinação, a vacina HPV:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q900168 | Enfermagem, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Gestante, 28 anos, no seu segundo trimestre de gravidez, apresenta histórico de hipertensão arterial crônica. Durante a consulta de pré-natal na Unidade de Saúde da Família, foi identificado um aumento da pressão arterial para 160 x 100 mmHg. Qual deverá ser a conduta do enfermeiro da Equipe de Saúde da Família de acordo com a estratificação de risco obstétrico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q900167 | Enfermagem, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Homem, 60 anos, atendido pela Estratégia Saúde da Família (ESF), tem histórico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) controlada com captopril 25 mg duas vezes ao dia há mais de cinco anos. Ele comparece à Unidade de Saúde da Família para uma consulta de rotina e relata que nos últimos meses tem notado uma piora progressiva na falta de ar ao realizar atividades físicas leves. Ao exame físico, observa-se edema em membros inferiores. Qual é a conduta inicial mais apropriada para o enfermeiro da Equipe de Saúde da Família?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q900169 | Enfermagem, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Maria, 28 anos, procura a Unidade de Saúde da Família relatando corrimento vaginal e dor pélvica há uma semana. Ela tem histórico de múltiplos parceiros sexuais e uso irregular de preservativos. Após anamnese e exame físico, o enfermeiro suspeita de Doença Inflamatória Pélvica (DIP). Nesse caso, qual é a conduta mais indicada para o manejo inicial da(DIP)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q900170 | Enfermagem, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

João, 32 anos, apresenta-se na Unidade de Saúde da Família com queixa de corrimento uretral purulento e disúria. Ele relata que teve um novo parceiro sexual recentemente e não usou preservativo. O exame físico é compatível com uretrite. Qual deve ser a abordagem inicial do enfermeiro para o manejo de João?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q900172 | Enfermagem, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Em 19/06/2024, a Agência Pública de Notícias – Agência Brasil noticiou a confirmação da 20ª morte por leptospirose após as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul. A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. Sua ocorrência está relacionada às condições precárias de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados. As inundações propiciam a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando, assim, a ocorrência de surtos. Em relação às manifestações clínicas da doença é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q900173 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

De acordo com o Sistema de Informações em Saúde para a Atenção Básica – Sisab, em 2023, foram realizados quase 30 milhões de atendimentos por conta do Diabetes mellitus (DM) nas unidades básicas de todo o país.

(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias. Acesso em: junho de 2024.)


De acordo com as atuais recomendações do Ministério da Saúde, o rastreamento do DM tipo 2 é uma importante estratégia dada a alta prevalência dessa condição clínica. Dessa forma, em relação aos critérios de rastreamento nos casos em que não há o diagnóstico do DM tipo 2, recomenda-se que o rastreamento seja feito em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q900174 | Enfermagem, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

“O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional das Equipes de Saúde da Família (ESF) nos serviços de atenção básica. Nesses serviços, é considerada atividade típica desse profissional a realização de visitas domiciliares regulares e periódicas para acolhimento e acompanhamento da lactante, nos ________ meses seguintes ao parto.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.