Questões de Concursos: Enfermeiro Socorrista

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Enfermeiro Socorrista. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q885306 | Enfermagem, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Como Enfermeiro Socorrista, seu papel no gerenciamento de emergências sistêmicas, como incidentes com múltiplas vítimas, é crucial. Avalie as seguintes afirmativas sobre a aplicação de conceitos, habilidades e competências necessárias para o manejo eficaz desses eventos.


I. A ferramenta START é utilizada para triagem rápida em situações de desastre, classificando as vítimas com base na capacidade de andar, respiração, perfusão e estado mental.


II. No contexto de múltiplas vítimas, prioriza-se o atendimento aos pacientes cujas lesões graves apresentam maiores chances de recuperação com intervenção imediata, visando maximizar a sobrevivência geral.


III. Planos de contingência são fundamentais e devem incluir protocolos específicos para comunicação eficiente entre todas as equipes de resposta a emergências.


IV. Durante uma situação de emergência com múltiplas vítimas, é recomendado que cada enfermeiro atue de forma independente para otimizar o tempo e recursos.


Estão corretas as afirmativas:

2 Q885310 | Enfermagem, AVE / AVC, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Sobre a assistência de enfermagem em um acidente vascular encefálico isquêmico (AVEI), qual das seguintes ações é INCORRETA?

3 Q885301 | Enfermagem, AVE / AVC, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Associe as emergências neurológicas com suas descrições adequadas:


1. Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVEH).

2. Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEI).

3. Acidente Vascular Transitório (AVT).

4. Crise convulsiva.


a) Bloqueio de um vaso sanguíneo no cérebro, levando à falta de oxigênio em uma parte do cérebro.

b) Episódio breve de disfunção neurológica devido à isquemia cerebral, sem danos permanentes.

c) Ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro, causando sangramento.

d) Atividade elétrica anormal no cérebro, resultando em movimentos corporais descontrolados.


Qual alternativa apresenta a CORRETA associação entre as colunas?

4 Q885302 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Como Enfermeiro Socorrista, você deve estar preparado para aplicar o Processo de Enfermagem em Emergências Cardiovasculares. Avalie as afirmativas abaixo e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).


⃣ Durante uma parada cardiorrespiratória, a compressão torácica deve ser realizada de forma rápida e superficial para maximizar a eficácia.


O reconhecimento precoce e o tratamento de arritmias podem evitar complicações graves, incluindo a parada cardíaca.


Em casos de suspeita de síndrome coronariana aguda, o enfermeiro deve administrar nitroglicerina sem a prévia avaliação médica se o paciente apresentar dor torácica.


A sequência de avaliação no suporte básico de vida segue a ordem de checar a resposta, chamar por ajuda, abrir as vias aéreas, verificar a respiração e iniciar compressões torácicas se necessário.


O uso de desfibriladores automáticos externos (DAE) é recomendado apenas em adultos e não deve ser usado em crianças.

A sequência correta é:

5 Q885303 | Enfermagem, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Na assistência de enfermagem em casos de rebaixamento do nível de consciência, qual é a prioridade inicial?

6 Q885305 | Enfermagem, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Você é um enfermeiro socorrista e chega ao local de um acidente de trânsito com múltiplas vítimas. Ao aplicar a ferramenta START (Simple Triage and Rapid Treatment) para triagem rápida, você identifica um paciente que respira rapidamente (mais de 30 respirações por minuto), mas está consciente e consegue responder a comandos simples. De acordo com o protocolo START, qual é a próxima etapa mais adequada no manejo desta vítima?

7 Q885307 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

No atendimento pré-hospitalar móvel, um enfermeiro socorrista do SAMU é chamado para uma ocorrência envolvendo múltiplas vítimas em um acidente automobilístico. Ao chegar ao local, ele encontra uma situação com exposição a sangue e outros fluidos corporais. Considerando os princípios de biossegurança, qual das seguintes práticas é INCORRETA no manejo inicial desta situação?

8 Q885308 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Durante um turno no departamento de emergência, você, como Enfermeiro Socorrista, é confrontado com um paciente que apresenta sinais de síndrome coronariana aguda. Além da dor torácica, o paciente tem histórico de diabetes e hipertensão. Na ausência de um médico imediatamente disponível, qual das seguintes ações você deve priorizar como parte do suporte avançado de vida em cardiologia?

9 Q885304 | Enfermagem, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Preencha corretamente as lacunas a seguir.

Você está liderando uma equipe de enfermeiros socorristas durante um incidente com múltiplas vítimas após um acidente de ônibus. Ao aplicar a ferramenta START, você identifica vários casos que exigem avaliação imediata. Para gerenciar eficientemente o cenário e maximizar as chances de sobrevivência das vítimas, você precisa _________ (1) e estabelecer um __________ (2) para uma resposta coordenada.

10 Q885309 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Enfermeiro Socorrista, CONSPNOR RJ, IDESG, 2024

Você é um Enfermeiro Socorrista e recebe um paciente no pronto-socorro com suspeita de infarto agudo do miocárdio. O paciente está consciente, apresenta dor torácica persistente e sua pressão arterial é de 90/50 mmHg. Considerando os protocolos de suporte avançado de vida em cardiologia, qual é a ação inicial mais apropriada?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.