Questões de Concursos Engenharia de Telecomunicações

Resolva questões de Engenharia de Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1047243 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A norma ABNT NBR14565:2019, utiliza como referência a ISO/IEC 11801-2. Ela especifica um cabeamento estruturado para um edifício ou conjunto de edifícios em um campus contemplando a utilização de cabos metálicos e de fibras ópticas. Também designa as partes de elementos funcionais.
Sobre este tema, associe as colunas relacionando os elementos funcionais listados às respectivas siglas utilizadas na NBR 14565.

Elemento funcional

(1) Distribuidor de piso (2) Distribuidor de edifício (3) Distribuidor de campus (4) Ponto de consolidação (5) Tomada de telecomunicações


Sigla

( ) BD ( ) CD ( ) CP ( ) FD ( ) TO

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1047244 | Redes de Computadores, Conceitos Básicos em Redes de Computadores, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Considerando os equipamentos de rede denominados de Roteador, Comutador (ou Switch) e Concentrador (ou Hub) e os conceitos de domínio de colisão e domínio de difusão (ou broadcast), analise as afirmativas a seguir.

I. Um roteador delimita um domínio de difusão.
II. Dois computadores em um mesmo domínio de colisão pertencem à mesma rede.
III. Com a utilização de concentradores (ou Hubs) podemos separar domínios de colisão.
IV. Todas as portas de um concentrador (ou Switch) estão em um mesmo domínio de difusão.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1047245 | Engenharia de Telecomunicações, Redes de Computadores, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Os sistemas de cabeamento estruturado são especificados por suas categorias e classes de desempenho tanto pelas normas internacionais ISO/IEC quanto pela norma brasileira publicada pela ABNT. As categorias são definidas por números de “3” até “8” e as classes de desempenho por letras de “A” até FA”.
Conforme a norma ABNT NBR 14565, para uma aplicação de um cabeamento de Backbone que deve operar numa taxa de 10 Gbps, marque a opção que apresenta respectivamente a classe e a categoria mínima recomendada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1047246 | Redes de Computadores, Dns Domain Name System, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Em uma rede de computadores no padrão TCP/IP um de seus usuários quer acessar páginas na internet utilizando um navegador padrão. O acesso é feito indicando o nome da página, porém a rede precisa do endereço IP para encaminhar a solicitação.

A resolução do nome da página desejada em seu endereço IP correspondente é realizada pelo TCP/IP através de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1047247 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

No padrão da transmissão de sinais digitais segundo a hierarquia digital síncrona denominada de SDH, a carga útil é transportada em um contêiner virtual. Os diferentes contêiners podem transportar diferentes taxas de transmissão de outros padrões de comunicação digital, como aquelas da hierarquia PDH.
Associe as colunas relacionando a carga útil a ser transportada ao respectivo tipo de contêiner do SDH.

Carga Útil

(1) E1 – 2.048 kbps (2) E3 – 34.368 kbps (3) E4 – 139.264 kbps (4) T2 – 6.312 kbps

Contêiner
( ) C12 ( ) C2 ( ) C3 ( ) C4

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1047248 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação Na Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A introdução da TV digital levou à necessidade de utilização de técnicas de modulação com o intuito de acomodar o sinal dentro da faixa de frequências destinada a cada emissora e obter uma qualidade mínima de sinal.

Considerando as técnicas de modulação de sinais digitais 16QAM e 64QAM, suas características de transmissão de taxas elevadas, suas necessidades em termos de largura de banda e suas respectivas sensibilidades à presença de ruídos nos canais de comunicação, analise as afirmativas a seguir:

I. A recepção de sinal de RF com modulação 64QAM é mais sensível à presença de ruídos no canal de comunicação que aqueles com modulação 16QAM, para a mesma banda ocupada e mesma potência de transmissão.
II. Com a mesma largura de banda de canal, a modulação 16QAM permite taxas de transmissão, em bits por segundo, mais elevadas que a modulação 64QAM.
III. Para mesma taxa de transmissão, em bits por segundo, a largura de banda necessária no canal quando se utiliza a modulação 16QAM é maior que aquela quando se utiliza modulação 64QAM.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1047249 | Engenharia de Telecomunicações, Stfc Sistemas de Telefonia Fixa Comutada, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O sistema de telefonia pública fixo comutado, denominado pela ANATEL de STFC, apesar de estar com seu número de usuários em declínio, ainda é uma importante forma de comunicação. Para controle e inicialização de uma chamada telefônica são necessárias algumas sinalizações que trafegam pela linha telefônica entre a central e o aparelho do usuário.

Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

I. A discagem multifrequencial é caracterizada pelo envio de uma única frequência para identificar um determinado dígito selecionado.
II. A corrente de toque enviada pela central ao aparelho telefônico do usuário é um sinal de corrente alternada com frequência em torno de 25 Hz.
III. O sinal de controle da chamada é aquele que a central envia ao assinante que está iniciando uma chamada para indicar que a chamada está em andamento, a frequência é de 425 Hz e é pulsado.
IV. Quando o assinante do lado que está recebendo a chamada retira o telefone da base (ou “gancho”), ocorre uma abertura de um contato no aparelho do usuário, que sinaliza o atendimento da chamada.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1047250 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um sistema de comunicação por fibras ópticas utiliza um dispositivo foto emissor no lado do transmissor e um dispositivo fotodetector no lado de recepção. O meio de transmissão (fibra óptica) oferece condições de propagação do sinal luminoso que dependem do comprimento de onda da luz utilizada.
Uma determinada fibra do tipo monomodo feita de sílica tem uma taxa de atenuação de 0,35 dB/km se for utilizada a janela de 1310 nm, e de 0,20 dB/km se for utilizada a janela de 1550 nm. Considere que o dispositivo foto emissor tem uma potência entregue à fibra igual a +3 dBm, que o fotodetector necessita receber uma potência mínima de -37 dBm e que a perdas totais devido a conectores e emendas por fusão serão de 5 dB.
Desconsiderando a necessidade de outras penalizações e de uma margem de operação, a distância máxima que pode ser atingida devido à atenuação do sinal em cada janela óptica (de 1310 nm e de 1550 nm) será respectivamente de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1047251 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações Óticas, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Houve uma evolução de uma variedade de conectores para fibra óptica em várias aplicações. Alguns dos principais requisitos de um bom conector são: baixas perdas de acoplamento, facilidade de conexão, permutabilidade entre fabricantes, baixo custo e construção confiável.
O que principalmente diferencia os tipos de conectores é seu mecanismo de fixação, como aqueles com baioneta, rosca, engate rápido ou push-pull, etc. Para diferenciar os seus tipos de engate, os conectores são designados por siglas, como FC, SC ou ST.
A partir do exposto, relacione a sigla com a respectiva descrição do conector.

Sigla
(1) ST (2) FC (3) SC

Descrição

( ) Conector redondo com fixação por rosca. ( ) Conector quadrado com conexão por engate rápido tipo push-pull. ( ) Fixação da conexão do tipo baioneta de torção (semelhante ao conector coaxial BNC).

A sequência correta dessa associação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1047252 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

As conexões em fibras ópticas incluem as emendas por fusão. As emendas por fusão são feitas por processo térmico nas extremidades das fibras a serem conectadas.
Primeiramente as fibras são preparadas por processo de limpeza e clivagem, depois elas são colocadas na máquina de fusão manualmente e pré-alinhadas em um suporte em “V”. A máquina de fusão acerta o alinhamento e a proximidade das fibras e faz a fusão. Essa técnica pode produzir perdas por emendas muito baixas, tanto para fibras monomodo quanto para as fibras multimodo.

A máquina de fusão faz a emenda por um processo térmico produzido por um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1047253 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um OTDR (refletômetro óptico no domínio do tempo) é um instrumento versátil e portátil amplamente utilizado para avaliar as características de um enlace por fibras ópticas.
Para localizar um evento de quebra de uma fibra óptica o OTDR envia um pulso luminoso que, ao encontrar o ponto de quebra, sofre uma reflexão devido à mudança brusca do meio de propagação da luz. Esse pulso retorna ao OTDR que avalia a distância do evento pelo tempo de atraso desse pulso, entre o instante de emissão e o instante de recebimento.

Considere uma fibra óptica cujo núcleo possui um índice de refração igual a 1,480. Se o OTDR indica que existe um evento de quebra na fibra a uma distância de 15 km, o tempo total de percurso do pulso luminoso terá sido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1047254 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações Óticas, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Numa rede óptica passiva (PON) é preciso utilizar acopladores ópticos. Os acopladores em estrela têm a função de combinar as potências dos sinais ópticos de “N” portas de entrada e dividi-las igualmente (em geral) entre “M” portas de saída.
Uma alternativa para construir acopladores em estrela com “N” entradas e “N” saídas é utilizar vários acopladores 2x2 (2 entradas e 2 saídas) com 3 dB de fator de acoplamento (sem considerar as perdas).
Na configuração NxN uma fração de 1/N da potência lançada a partir de cada uma das “N” portas de entrada aparece em todas as “N” portas de saída.
Face ao exposto, marque a opção que apresenta a quantidade de acopladores 2x2 que serão necessários para construir um acoplador em estrela de 16x16 (16 entradas e 16 saídas).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1047255 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações por Satélites, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Em um enlace de subida (uplink) para um satélite operando na banda C foi determinado que a potência nos terminais da antena de recepção no satélite era de -123,1 dBW.
O ganho da antena no satélite é de 30 dBi, a figura de mérito do satélite é de 3,5 dB/K, a largura de banda do canal é de 10 MHz e a constante de Boltzman é de 1,38x10-23 J/K (que corresponde a -228,6 dBW/K.Hz).
Diante do exposto, marque a opção que apresenta a relação portadora/ruído (C/N) correta nesse enlace de subida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1047256 | Engenharia de Telecomunicações, Projetos de Sistemas de Radio, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Para as comunicações via rádio ponto a ponto, as antenas direcionais geralmente são projetadas para elevadas relações frente-costa, para que no seu uso como antenas de recepção, o efeito de qualquer sinal espúrio que chegue no sentido oposto àquele para o qual se orientou o seu lobo principal seja reduzido.
Considere uma antena direcional com uma relação frente-costa de 30 dB e um sinal com potência de 100 µW, na sua frequência de ressonância, que chega com incidência frontal ao seu lobo principal e provoca um determinado valor de tensão nos terminais da antena.
Para obter o mesmo efeito nos terminais da antena com um sinal que chegasse na direção oposta ao do lobo principal, a potência desse sinal deve ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1047257 | Engenharia de Telecomunicações, Projetos de Sistemas de Radio, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

As antenas utilizadas nos teleportos de comunicação via satélite geralmente são com refletores parabólicos de grandes dimensões.
Nesses casos, as antenas com duplos refletores (refletor principal parabólico e um sub-refletor), como a antena Cassegrain e a antena Gregoriana, oferecem melhores características que as antenas parabólicas com excitador colocado no foco do refletor parabólico.
Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir:

I. A antena Cassegrain utiliza um sub-refletor na forma de hiperboloide.
II. A antena que possui o sub-refletor em forma de elipsoide é denominada de Gregoriana.
III. Para reduzir a influência do bloqueio sobre o feixe principal também pode ser utilizado antena com dois refletores, com excitação fora do foco do paraboloide.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1047258 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O cabo coaxial é um tipo de linha de transmissão muito utilizado em sistemas de telecomunicações. Existem cabos coaxiais com características construtivas muito diferentes, principalmente quanto sua flexibilidade e seu diâmetro externo.
Os principais parâmetros ao se especificar um cabo coaxial numa aplicação são: sua impedância característica, a taxa de atenuação, a capacidade de potência e a frequência máxima permitida.

Sobre este tema, analise as assertivas a seguir:

I. A taxa de atenuação em um cabo coaxial varia com a frequência de trabalho, principalmente em altas frequências devido ao efeito pelicular nos condutores.
II. A frequência máxima de utilização que garante a propagação somente do modo TEM em um cabo coaxial é diretamente proporcional ao diâmetro dos seus condutores.
III. A potência do sinal que pode ser aplicado continuamente em um cabo coaxial varia com a frequência e depende dos diâmetros dos condutores.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1047259 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O guia de onda retangular é um tubo de material considerado bom condutor que geralmente utiliza o ar seco como material dielétrico em seu interior. As dimensões internas denominadas de “a” (lado maior) e “b” (lado menor) vão definir as características de propagação de uma onda eletromagnética em seu interior.
Fazendo a análise de propagação da onda no guia de onda retangular, tem-se que o modo de propagação dominante é o TE10 (transversal elétrico, tipo 10). Quando temos a dimensão “b” menor ou igual a metade da dimensão “a” (ou seja, b ≤ a/2) podemos garantir que somente o modo TE10 poderá propagar se a frequência do sinal estiver entre as frequências de corte do modo TE10 (FC10) e do modo TE20 (FC20).
Nessas condições, avaliando a constante de atenuação no guia de onda, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1047260 | Redes de Computadores, Arquitetura Tcp Ip, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Os protocolos SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security) são utilizados com objetivos de fornecer recursos de segurança aos protocolos comumente utilizados na Internet e que foram concebidos sem a preocupação com a autenticação ou segurança na transferência de dados.
Na pilha de protocolos do TCP/IP, o SSL e o TLS atuam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1047261 | Segurança da Informação, Criptografia, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um grupo de amigos trocam mensagens por uma rede de dados. Eles desejam ter características de segurança com autenticação e criptografia nas mensagens. Para garantir a segurança nas comunicações eles têm seus pares de chaves pública e privada. Todas as chaves públicas que eles utilizam são conhecidas por todos eles.
Sobre a cifragem (criptografia) e autenticação das mensagens entre eles, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Para cifrar uma mensagem, o remetente utiliza a chave pública do destinatário.
( ) Para decifrar uma mensagem codificada para ele, o destinatário utiliza sua chave privada.
( ) Para fazer a assinatura digital o signatário usa sua chave privada, aplicada ao algoritmo de assinatura digital.
( ) Para verificar a autenticidade de uma mensagem, o verificador utiliza a chave pública do signatário aplicada ao algoritmo de verificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1047262 | Redes de Computadores, Sub Redes, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Em uma rede TCP/IP de uma pequena empresa é utilizado o endereçamento IPv4, sem classe, na notação CIDR. Um dos computadores terminais dessa rede recebeu o endereço de rede 192.37.18.39/28 ou seja, com a máscara de rede com 28 bits.

A partir do exposto, marque a opção que apresenta o endereço IPv4 que não pertence a um computador que se comunica nessa mesma rede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.