Questões de Concursos Engenharia Elétrica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q961110 | Engenharia Elétrica, Projeto e Orçamentação, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Conforme NR 10, no que se refere à segurança em projetos, o memorial descritivo do projeto deve conter alguns itens de segurança. São alguns desses itens, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2 Q963799 | Engenharia Elétrica, Subestação, Engenharia Elétrica, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Usado em subestação elétrica, tipo de relé de gás de proteção de transformadores imersos em óleo e que possui tanque de expansão. Trata-se de Relé
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q961099 | Engenharia Elétrica, Aterramentos, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

De acordo com a NR 10, o estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando uma sequência de procedimentos. Assinale a alternativa que NÃO se aplica essa sequência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4 Q963515 | Noções de Informática, Engenharia Elétrica, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Em determinado software CAD, os pontos podem ser especificados por coordenadas absolutas, relativas ou relativas polares, indicadas respectivamente por (a,b), (@a,b) e (@c<ângulo). No caso, o segmento de reta (1,2) − (4,6) equivale ao segmento (1,2) −
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q963778 | Português, Significação Contextual de Palavras, Engenharia Elétrica, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Entre 1874 e 1876, apareceu numa revista alemã uma série de artigos sobre a pintura italiana. Eles vinham assinados por um desconhecido estudioso russo, Ivan Lermolieff, e fora um igualmente desconhecido Johannes Schwarze que os traduzira para o alemão. Os artigos propunham um novo método para a atribuição dos quadros antigos, que suscitou entre os historiadores reações contrastantes e vivas discussões. Somente alguns anos depois, o autor tirou a dupla máscara na qual se escondera. De fato, tratava-se do italiano Giovanni Morelli. E do “método morelliano” os historiadores da arte falam correntemente ainda hoje.
Os museus, dizia Morelli, estão cheios de quadros atribuídos de maneira incorreta. Mas devolver cada quadro ao seu verdadeiro autor é difícil: muitíssimas vezes encontramo- nos frente a obras não assinadas, talvez repintadas ou num mau estado de conservação. Nessas condições, é indispensável poder dintinguir os originais das cópias. Para tanto, porém, é preciso não se basear, como normalmente se faz, em características mais vistosas, portanto mais facilmente imitáveis, dos quadros. Pelo contrário, é necessário examinar os pormenores mais negligenciáveis, e menos influenciados pelas características da escola a que o pintor pertencia: os lóbulos das orelhas, as unhas, as formas dos dedos das mãos e dos pés. Com esse método, Morelli propôs dezenas e dezenas de novas atribuições em alguns dos principais museus da Europa.
Apesar dos resultados obtidos, o método de Morelli foi muito criticado, talvez também pela segurança quase arrogante com que era proposto. Posteriormente foi julgado mecânico, grosseiramente positivista, e caiu em descrédito. Por outro lado, é possível que muitos estudiosos que falavam dele com desdém continuassem a usá-lo tacitamente para as suas atribuições. O renovado interesse pelos trabalhos de Morelli é mérito de E. Wind, que viu neles um exemplo típico da atitude moderna em relação à obra de arte - atitude que o leva a apreciar os pormenores, de preferência à obra em seu conjunto. Em Morelli existiria, segundo Wind, uma exacerbação do culto pela imediaticidade do gênio, assimilado por ele na juventude, em contato com os círculos românticos berlinenses.


(Adaptado de Carlo Ginzburg. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. S.Paulo: Cia. das Letras, 1989, p.143-5)

Com a expressão a dupla máscara, no primeiro parágrafo, o autor se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q963797 | Engenharia Elétrica, Análise de SEP, Engenharia Elétrica, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Dispositivo conhecido por chave mattheus, é normalmente instalado em poste no ramal de alimentação de subestação, acumulando as funções de seccionador de circuito sem carga e de proteção contra curto-circuito ou sobrecorrente por meio do rompimento do seu elo fusível interno que, em condições normais, faz a função de contato móvel. Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q961098 | Engenharia Elétrica, NBR 5410, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Em relação às linhas aéreas externas, os condutores nus devem ficar fora do alcance de janelas, sacadas, escadas, saídas de incêndio, terraços ou locais análogos. Para que esta prescrição seja satisfeita, os condutores devem atender a algumas condições de afastamento. Analise as afirmativas em que os condutores devem se localizar.

I. A uma distância horizontal igual ou superior a 0,50 m.

II. Acima do nível superior das janelas.

III. A uma distância vertical igual ou superior a 1,50 m acima do piso de sacadas, terraços ou varandas.

IV. A uma distância vertical igual ou superior a 0,50 m abaixo do piso de sacadas, terraços ou varandas.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8 Q961095 | Engenharia Elétrica, NBR 5410, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A respeito da norma 5410:2004 quanto ao tipo de instalação a qual se aplica, analise as alternativas a seguir.

I. Às linhas elétricas fixas de sinal (com exceção dos circuitos internos dos equipamentos).

II. Às instalações de tração elétrica.

III. A toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização.

IV. Aos equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida que não comprometam a segurança das instalações.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9 Q961106 | Engenharia Elétrica, Luminotécnica, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Para que um projeto de iluminação de ambientes de trabalho seja eficiente e funcional, o projetista deve se orientar pela ISO/CIE – 8995-1. Com base nos termos definidos por essa norma, analise as afirmativas a seguir.

I. Área da tarefa: área parcial em um local de trabalho no qual a tarefa visual está localizada e é realizada.

II. Entorno imediato: uma zona de no mínimo 1,50 m de largura ao redor da área da tarefa dentro do campo de visão.

III. Plano de trabalho: superfície de referência definida como o plano onde o trabalho é habitualmente realizado.

IV. Ângulo de corte: ângulo medido a partir do plano horizontal, acima do qual a(s) lâmpada(s) é(são) protegida(s) da visão direta do observador pela luminária.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10 Q961100 | Engenharia Elétrica, Distribuição na Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Na garantia de uma instalação elétrica de qualidade e segurança, devem ser utilizados materiais e componentes adequados, devidamente dimensionados e necessários. Alguns componentes são indispensáveis na proteção dos circuitos e das pessoas. Em relação aos dispositivos de proteção, “o disjuntor termomagnético tem como função garantir a manobra e proteção dos circuitos contra sobrecarga de ____________. Quanto ao ________, é responsável por proteger a instalação elétrica contra surtos de ______________ causados por __________________. Por fim, o(a) __________ é um dispositivo com função de garantir a proteção das pessoas contra ______________________ por contatos direto ou indireto.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.