Questões de Concursos Engenheiro Júnior Telecomunicações

Resolva questões de Engenheiro Júnior Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q205571 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A tecnologia DWDM (Dense Wavelenght Divison Multiplexing) permitiu um grande aumento na capaci­dade de transmissão em fibras ópticas.
Essa tecnologia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q203010 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Dois enlaces apresentam a mesma arquitetura ponto a ponto e empregam os mesmos equipamentos. O primei­ro, enlace 1, opera na frequência f1 e apresenta uma dis­tância entre o transmissor e o receptor igual a d1. Nesse enlace, a potência na entrada do receptor é de 35 dBm. O segundo enlace opera na frequência f2 e apresenta uma distância entre o transmissor e o receptor igual a d2.
Considerando-se apenas o efeito da atenuação do espaço livre sobre o sinal propagado e considerando-se que d2 = 2 d1 e que f2 = 0,5 f1, qual é a potência, em dBW, na 2121 entrada do receptor do segundo enlace?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q203778 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

No dimensionamento de um radioenlace, um dos fatores levados em conta é a relação entre a potência da porta­dora e a potência do ruído na entrada do receptor. Dois enlaces se encontram na mesma região e apresentam sistemas de recepção com a mesma temperatura de ruído. Considera-se que o ruído captado pela recepção é apenas o ruído térmico. O primeiro enlace tem uma frequência de portadora f1, em MHz, banda de transmissão B1, em kHz, potência de transmissão P2, em W, e potência de ruído na entrada do receptor N2, em W. O segundo enlace tem uma frequência de portadora f2, em MHz, banda de transmissão B2, em kHz, potência de transmissão P2, em W, e potência de ruído na entrada do receptor N2, em W. Sabe-se que f 1 = 0,5f2, B1 = 2B2 e P1 = 4 P2.

Qual o valor da relação N1/N2?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q202243 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Na rede de microcomputadores de uma empresa, foi observado que há falta de endereços IPv4 para acesso à internet. Para solucionar esse problema, o responsável técnico pela rede decidiu implantar o recurso NAT, por meio do intervalo de endereços privados de classe B.
Considerando que, conforme a notação CIDR, na classe B o intervalo é 172.16.0.0 – 172.31.255.255/12, qual a máscara de rede padrão nesse caso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q201241 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Os protocolos de roteamento podem ser classificados em interiores, quando são utilizados para trocar informações dentro de Sistemas Autônomos (AS), ou exteriores, quan­do realizam conexões entre AS.
Um importante protocolo exterior é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q204059 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O perfil de largura de faixa definido para uma conexão em uma rede MetroEthernet tem parâmetros definidos abaixo:

UNI max. transmission rate = 10 Mbps
CIR (Committed Information Rate) = 2 Mbps
CBS (Committed Burst Size) = 2 Kbytes
EIR (Excess Information Rate) = 0
EBS (Excess Burst Size) = 0

Em um determinado instante, um terminal conectado a essa rede, através de sua interface UNI, envia um qua­dro de 1.500 bytes. Após 6 milissegundos, outro quadro de 1.500 bytes é enviado. Admitindo-se que o controle de congestionamento de tráfego da rede é realizado pelo al­goritmo token bucket, e que no momento do envio do pri­meiro quadro o bucket encontrava-se vazio, com relação ao tratamento dado pela rede a esses quadros, ocorre o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q202786 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Em razão de vários benefícios como economia com tari­fas telefônicas e integração com aplicações multimídia, a transmissão de Voz em Redes IP (VoIP) tornou-se muito popular. Porém, para prover serviços VoIP de boa quali­dade, a conexão deve se caracterizar por apresentar bai­xas perdas, latência e variação do atraso, além de banda garantida. O modelo de Serviços Diferenciados (Diffserv) define classes de serviços que recebem tratamentos dife­renciados nos roteadores da rede.
Para garantir QoS de VoIP com o Diffserv, deve-se esco­lher a classe de serviço

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q200498 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Na operação de uma rede sem-fio Wi-Max, padrão IEEE 802.16d, ocorrendo uma situação em que não há linha de visada entre estação base e terminal, verifica-se, tipica­mente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q202806 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Em uma rede VoIP que utiliza o protocolo SIP (Session Inititation Protocol), um dos elementos de software executados pelos nós da rede é denominado de UAC (User Agent Client), cuja função básica é H.323 e SIP.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q201534 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Para prevenir os congestionamentos broadcast e outros efeitos colaterais indesejados das ligações em loop, foi criado o Spanning Tree Protocol (STP) pelo IEEE-802.1d, que utiliza um algoritmo Spanning Tree, baseado no fato de um switch ter mais de uma maneira de se comunicar com um nó. Nesse processo, esse protocolo determina o melhor caminho e bloqueia os outros, além de memori­zar os outros caminhos, caso o caminho principal esteja indisponível.
Posteriormente, por meio do IEEE-802.1w, surgiu o Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP), definindo regras para que os links alterem rapidamente o estado de encaminhamento, gerando mensagens BPDUs em vez de apenas retransmitir os BPDUs do Root.
Nesse sentido, qual o principal objetivo do Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q200520 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A rede sem fio 802.11 admite dois modos de operação. Um modo denominado de DCF (função de coordenação distribuída) e outro denominado de PCF (função de coor­denação de ponto).
Ao se empregar o modo DCF, ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q205641 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As redes sem-fio Wi-Max, padrão IEEE 802.16e, apresen­tam a seguinte característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q204106 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O OSPF, protocolo padronizado pela IETF, adapta-se de forma rápida e autônoma às alterações na topologia da rede.
Sobre o OSPF, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q203091 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A estrutura denominada de Container Virtual de Baixa Ordem, utilizada na formação do Módulo de Transporte Síncrono (STM) de redes SDH, é composta por um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q204888 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A ITIL é composta por um conjunto das melhores práticas para a definição dos processos necessários ao funciona­mento de uma área de TI. Nesse contexto, a Entrega de Serviços integra processos que se concentram nas ativi­dades de planejamento a longo prazo dos serviços que serão demandados pela organização e na melhoria dos serviços já entregues e em utilização pela organização. Dentre esses processos, um tem por objetivo assegurar que os serviços de TI serão entregues quando e onde as áreas usuárias o definirem.
Esse processo é denominado Gerenciamento de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q204384 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Segundo a ANATEL, as faixas de frequência 54 a 72 MHz, 824 a 849 MHz e 2.500 a 2.690 MHz podem ser utilizadas para exploração, respectivamente, dos serviços de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q203621 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Um determinado satélite pode estar situado em uma órbi­ta LEO (órbita baixa), MEO (órbita média) ou GEO (órbita geoestácionária).
Cada órbita apresenta características diferentes das de­mais, sendo que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q202862 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Existe um protocolo utilizado para sinalização entre centrais de comutação de ramais privados (PBXs), elaborado com base nas funções contidas no padrão Q.931. Ele permite interoperabilidade entre centrais de diferentes fabricantes e pode ser empregado, por exemplo, em redes VoIP e VPNs. Esse protocolo é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q202355 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Ao tentar acessar um servidor, um usuário obtém a se­guinte mensagem: " 404 Not Found: documento requisitado não existe no servidor" . No modelo de referência TCP/IP, que protocolo da cama­da de aplicação é responsável por emitir a mensagem acima?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q204152 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Numa empresa, ocorreu a falsificação do endereço de retorno de um e-mail, o que fez com que a mensagem parecesse vir de alguém que não o verdadeiro remetente. Essa fraude não constitui um vírus, mas uma maneira que os autores do vírus utilizam para esconder suas identida­des enquanto enviam vírus.
O termo que define essa fraude é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.