Questões de Concursos Engenheiro Naval

Resolva questões de Engenheiro Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q790852 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Curvas cruzadas de estabilidade.

I. As curvas hidrostáticas são geralmente calculadas para o navio ou plataforma (offshore) flutuando com trim ou banda negativa e devem, quando necessário, ser corrigidas para valor igual a zero.

II. Sob o eixo horizontal da embarcação são grafados os valores crescentes de calado médio (definido como a média dos calados a vante e a ré) e sob o eixo vertical é grafada uma escala de leitura de deslocamento em toneladas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q203341 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Naval, Petrobras, CESGRANRIO

São dados dois números x e y. Sabe-se que, se x ? y, então y > 3, e, se y < x, então x < 5. Portanto, se 2 + y = x, tem-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q790653 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Em geral, os cálculos de propriedades hidrostáticas que envolvem uma integração longitudinal são efetuados com auxílio da regra de Bonjean.

II. A regra de Bonjean ajusta uma parábola a cada três pontos definidos da curva a ser integrada e, portanto, como três pontos definem uma parábola, é exata para curvas tipo Euclidiana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q790856 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. A tonelagem bruta é o volume total do navio e de todos os seus compartimentos fechados. Cada navio tem uma tonelagem oficialmente registrada, que define seu tamanho, e que é utilizada, também, para o cálculo de taxas e impostos.

II. A tonelagem líquida é o volume que constitui a real capacidade comercial do navio. Ela é medida pela tonelagem bruta da qual se deduzem certos espaços não comerciáveis (praça de máquinas, espaços da tripulação, etc). Em geral, essa tonelagem é a líquida, que recebe, então, o nome de tonelagem de registro. Como as formas dos navios são arqueadas, a medida dos volumes internos do navio era difícil de calcular, exigindo o emprego de artifícios especiais para obtê-la; daí o nome arqueação utilizado para designar o cálculo do volume interno dos navios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q790620 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Nas plataformas semi-submersíveis, os momentos de inércia sofrem um aumento abrupto quando os pontoons imergem completamente.

II. Nas plataformas semi-submersíveis um critério importante a ser considerado é o da imposição de que os raios metacêntricos longitudinais e transversais sejam iguais ou muito próximos. Esse fato deve-se ao fato de que essas estruturas devem ter a mesma rigidez rotacional nas direções transversal e longitudinal, equilibrando assim sua resistência a momentos de adernamento em qualquer direção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q790838 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Projeto de arranjo geral: espaços para carga, espaços para tripulação e passageiros, espaços operacionais, espaços para tanques, acesso:

I. Alargamento é a curvatura ou inclinação para dentro, que tem o costado do navio acima do vão mais comprido.

II. Adelgaçamento é a curvatura ou inclinação para fora do costado do navio, muito comum na região de proa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q790479 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.

Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.

Das afirmações abaixo:

I. A tensão de tração é de 80 MPa.

II. A tensão de tração também pode ser expressa em outra unidade, e com a conversão o valor de 80 MPa fica sendo 80 N/cm2.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q790920 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

As teorias de Vlasov são largamente aplicadas em engenharia. A teoria proposta por Vlasov quanto às equações diferenciais de uma viga curva assimétrica esta baseada em algumas hipóteses. São partes dessa hipótese.

I. Para a aplicação do modelo o material tem que ser elástico, mas não linear.

II. As deformações por cisalhamento no plano médio da viga devem ser de igual proporção às forças de compressão no plano ortogonal a esta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q790906 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre Técnicas de Manutenção naval para responder a esta pergunta. Das afirmações abaixo:

I. A Técnica conhecida por hidrodecapagem por alta pressão tem como desvantagem: Secagem lenta da superfície da embarcação.

II. A Técnica conhecida por hidrodecapagem tem como vantagem: A preservação do perfil de rugosidade original da embarcação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q790869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Raio metacêntrico transversal é definido pela relação do momento de inércia da área do plano de flutuação, relativamente a um eixo transversal que passa pelo centro da área e o volume de deslocamento.

II. Raio metacêntrico longitudinal relaciona o momento de inércia da área do plano de flutuação, relativo a um eixo longitudinal passando pelo centro de flutuação, com o volume de deslocamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q790658 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considerando o assunto que trata do cálculo da adição e movimentação de peso em uma embarcação, responda quais das afirmações abaixo são corretas.

I. Quando uma carga é embarcada, o que se quer é conhecer as novas condições de flutuação e estabilidade da embarcação. Os parâmetros a serem determinados são: deslocamento, banda e calados.

II. Para uma plataforma semi-submersível, dada as simetrias do casco, o centro de carena da fatia imersa encontra-se sempre na interseção dos planos de simetria (linha vertical que passa pelo centro do convés). Portanto, um peso ali colocado causa apenas afundamento paralelo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q203424 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Naval, Petrobras, CESGRANRIO

A equipe titular que participará da Copa Rio-Minas de Futebol, representando a cidade de Juiz de Fora, é formada por 11 jogadores, todos mineiros ou cariocas. Sabe-se que o goleiro é carioca e que haverá, no mínimo, 7 jogadores mineiros na equipe, apesar da escalação definitiva ainda não ter sido divulgada. Juntos, os governos dos estados do Rio e de Minas fornecerão 220 ônibus para o deslocamento das torcidas. O custeio dos ônibus será dividido entre os dois governos, conforme o número de jogadores cariocas e mineiros que compuserem a equipe titular: a presença de um jogador carioca na equipe implicará o custeio de 20 ônibus pelo governo do estado do Rio de Janeiro e a presença de um jogador mineiro na equipe implicará no custeio de 20 ônibus pelo governo do estado de Minas Gerais. Considere M o número de ônibus que serão custeados pelo governo de Minas Gerais e N o número de ônibus que serão custeados pelo governo do Rio de Janeiro. Diante do desconhecimento da escalação da equipe, os valores de M e N estão indefinidos. A fim de realizar uma estimativa a priori daquilo que poderá acontecer, considere D o maior valor que pode ser assumido pela diferença M ? N, e d, o menor valor que pode ser assumido pela mesma diferença. Quanto vale D ? d?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q790851 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Das afirmações abaixo:

I. O regulador de rotação controla a rotação do motor, evitando que ele tenha sobre-rotação. Ele aproveita a força radial dos mancais, criada pelos pesos em movimento para acionar a cremalheira cortando o combustível do motor mesmo que o acelerador seja mantido na posição máxima.

II. O dispositivo de avanço automático é um conjunto que permite avançar o ponto de inspeção quando o motor atinge alto giro, compensando o atraso da queima. Para fazer esta variação, ele aproveita a força centrífuga criada por dois pesos montados na engrenagem de acionamento da bomba injetora ou acoplamento de avanço.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q790822 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere o assunto Curvas hidrostáticas de uma plataforma offshore para responder quais das afirmações abaixo estão corretas.

 I. A área do plano de flutuação da plataforma multiplicada por uma variação de calado de 1 cm e pelo peso específico do fluído no qual o navio flutua dá o valor da propriedade Toneladas por Centímetro quadrado de Imersão (TPIcm), que significa quantas toneladas devem ser embarcadas para promover uma variação de calado uniforme de um centímetro.

II. Se a plataforma é uma plataforma de perfuração convertida à produção, pode eventualmente possuir “blisters” em suas colunas, e, naturalmente, a área de flutuação diminui sensivelmente na região submersa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q790861 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Os efeitos de uma avaria na embarcação são bastante complexos, pois envolve muitas variáveis. O estudo das avarias separadamente permite um entendimento mais ordenado, e, portanto, uma melhor compreensão. Quanto aos efeitos de uma inundação podemos afirmar:

I. Mudança do calado como resultado da perda de flutuabilidade. O novo equilíbrio será encontrado quando o deslocamento da parte intacta for igual ao deslocamento anterior a avaria menos o peso de algum líquido ou carga que eventualmente tenha vazado.

II. Ocorrência de banda. O navio tomará uma banda no caso da avaria causar alagamento desigual bordo a bordo, de tal maneira que seu novo centro de carena se encontre no mesmo plano vertical longitudinal do centro de gravidade. (A banda pode ainda ser causada por GM inicial menor que zero.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q790885 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

As válvulas têm como função interromper o fluxo de gases de aspiração e descarga de acordo com os tempos do motor (4 tempos); são abertas por meio da árvore de comando de válvulas e fechadas por molas. Podem ser de dois tipos:

I. Admissão, entrada da mistura ar + combustível – Ciclo Diesel.

II. Admissão somente do ar e escape, saída dos gases queimados resultante da combustão – Ciclo Otto.

Das afirmações acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q790715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.

Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.

Das afirmações abaixo:

I. A deformação unitária da barra foi de aproximadamente 3,33%

II. Uma ruptura ocorreria no ponto E (maior que 15%). É neste ponto que o fenômeno de estricção, que é uma diminuição da seção transversal do corpo, passa a existir.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q790468 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. O termo tonelagem nada tem a ver com tonelada, peso. Hoje, é usado para medir a tonelagem, por se tratar de medida de volume.

II. A arqueação, que é o volume de 100 pés cúbicos, ou seja, 1,7 metros cúbicos. Diz-se, por exemplo, que um navio tem 2000 de arqueação bruta (Também pode ser identificado por AB 2000).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q790643 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Das afirmações abaixo:

I. A bomba injetora é um conjunto mecânico complexo com a função de injetar combustível no momento e na quantidade exata para o funcionamento perfeito do motor em qualquer rotação ou carga. A bomba injetora em linha possui um elemento de bombeamento para cada cilindro do motor. O curso do pistão não é variável.

II. A bomba injetora é um conjunto mecânico complexo com a função de injetar combustível no momento e na quantidade exata para o funcionamento perfeito do motor em qualquer rotação ou carga. A bomba injetora rotativa caracteriza-se por possuir apenas um elemento de bombeamento para todos os cilindros.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q790754 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

São utilizados diversos tipos de tinta na construção naval, usadas de acordo com a superfície a ser pintada. Considerando o exposto assinale as afirmações corretas.

I. Primer: tinta protetora que impede a formação de óxidos e ferrugens na camada superficial do aço. É aplicada no primeiro tratamento dado à chapa de aço, logo quando ela é retirada do pátio onde se estoca o aço. Além disso, é aplicada também depois da fabricação dos blocos, proporcionando uma proteção às chapas e soldas de aproximadamente seis meses. Normalmente é utilizado o primer de zinco, de coloração acinzentada. Costuma-se passar duas demãos.

II. Inibidoras: têm como objetivo proteger o aço por meio de ação catódica e anódica servindo de metal de sacrifício. Pigmentos metálicos compõem a sua formulação, geralmente alumínio ou zinco, e é a camada mais próxima do primer. Costuma-se passar uma demão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.