Questões de Concursos Engenheiro Naval Júnior Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenheiro Naval Júnior Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q790529 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm navio sofreu alterações na geometria do casco, em que sua área de seção mestra aumentou 20%, a boca aumentou 50% e o coeficiente de bloco reduziu 20%. O calado e o comprimento do casco não foram alterados. Com relação ao coeficiente prismático longitudinal, conclui-se que ✂️ a) aumentou 10%. ✂️ b) aumentou 20%. ✂️ c) reduziu 10%. ✂️ d) reduziu 20%. ✂️ e) não variou. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2 Q205568 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por ✂️ a) KB > KM ✂️ b) KB > KG ✂️ c) KG > KM ✂️ d) GB > GM ✂️ e) BM > GM Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 3 Q201076 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg. Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina? ✂️ a) 15 ✂️ b) 17 ✂️ c) 20 ✂️ d) 26 ✂️ e) 30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4 Q204854 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNo método do caminho crítico, a trajetória que determina a duração de um projeto é denominada trajetória critica ou caminho crítico.PORQUE Caso haja um atraso em qualquer uma das atividades que compõem o caminho crítico, haverá um aumento na duração do projeto. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que ✂️ a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. ✂️ b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. ✂️ c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. ✂️ d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. ✂️ e) as duas afirmações são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5 Q203869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma. II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta. III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6 Q202072 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir. I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória. II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida. III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água. IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio. São corretas as afirmações ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 7 Q790793 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos sistemas de propulsão de navios, analise as afirmativas a seguir. I – Os hélices de passo controlado visam a aumentar a eficiência do propulsor com a variação da velocidade do navio. II – O propulsor cicloidal (Voith-Schneider) dispensa o uso de lemes, permite alterar a velocidade, inverter a marcha e governar o navio, sem mudar o sentido das rotações da máquina propulsora. III – Os rebocadores dispensam o uso do tubo Kort, que reduz a eficiência do sistema de propulsão. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) C) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8 Q203173 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T. Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de ✂️ a) B, somente ✂️ b) B e L, somente ✂️ c) B e T, somente ✂️ d) L e T, somente ✂️ e) L, B e T Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9 Q201843 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA utilização do tanque de expansão no circuito fechado de resfriamento do motor diesel de combustão principal de um navio tem por objetivo ✂️ a) aspirar da caixa de mar a água que trocará calor com a água de circulação no resfriador. ✂️ b) compensar variações de volume no sistema de circulação de água doce. ✂️ c) controlar a quantidade de água que passa pelo resfriador de água de circulação. ✂️ d) injetar água de circulação na parte inferior e menos quente do motor. ✂️ e) promover a troca de calor da água de circulação com a água do mar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10 Q204701 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUm engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO ✂️ a) a curva de comprimento alagável ✂️ b) a curva de resistência ao avanço ✂️ c) a distribuição de pesos e centros de gravidade ✂️ d) os requisitos de estabilidade em avaria ✂️ e) os requisitos de habitabilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q790529 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm navio sofreu alterações na geometria do casco, em que sua área de seção mestra aumentou 20%, a boca aumentou 50% e o coeficiente de bloco reduziu 20%. O calado e o comprimento do casco não foram alterados. Com relação ao coeficiente prismático longitudinal, conclui-se que ✂️ a) aumentou 10%. ✂️ b) aumentou 20%. ✂️ c) reduziu 10%. ✂️ d) reduziu 20%. ✂️ e) não variou. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2 Q205568 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por ✂️ a) KB > KM ✂️ b) KB > KG ✂️ c) KG > KM ✂️ d) GB > GM ✂️ e) BM > GM Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
3 Q201076 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg. Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina? ✂️ a) 15 ✂️ b) 17 ✂️ c) 20 ✂️ d) 26 ✂️ e) 30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4 Q204854 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNo método do caminho crítico, a trajetória que determina a duração de um projeto é denominada trajetória critica ou caminho crítico.PORQUE Caso haja um atraso em qualquer uma das atividades que compõem o caminho crítico, haverá um aumento na duração do projeto. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que ✂️ a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. ✂️ b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. ✂️ c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. ✂️ d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. ✂️ e) as duas afirmações são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5 Q203869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma. II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta. III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6 Q202072 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir. I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória. II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida. III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água. IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio. São corretas as afirmações ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
7 Q790793 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos sistemas de propulsão de navios, analise as afirmativas a seguir. I – Os hélices de passo controlado visam a aumentar a eficiência do propulsor com a variação da velocidade do navio. II – O propulsor cicloidal (Voith-Schneider) dispensa o uso de lemes, permite alterar a velocidade, inverter a marcha e governar o navio, sem mudar o sentido das rotações da máquina propulsora. III – Os rebocadores dispensam o uso do tubo Kort, que reduz a eficiência do sistema de propulsão. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) C) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8 Q203173 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T. Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de ✂️ a) B, somente ✂️ b) B e L, somente ✂️ c) B e T, somente ✂️ d) L e T, somente ✂️ e) L, B e T Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9 Q201843 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA utilização do tanque de expansão no circuito fechado de resfriamento do motor diesel de combustão principal de um navio tem por objetivo ✂️ a) aspirar da caixa de mar a água que trocará calor com a água de circulação no resfriador. ✂️ b) compensar variações de volume no sistema de circulação de água doce. ✂️ c) controlar a quantidade de água que passa pelo resfriador de água de circulação. ✂️ d) injetar água de circulação na parte inferior e menos quente do motor. ✂️ e) promover a troca de calor da água de circulação com a água do mar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10 Q204701 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUm engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO ✂️ a) a curva de comprimento alagável ✂️ b) a curva de resistência ao avanço ✂️ c) a distribuição de pesos e centros de gravidade ✂️ d) os requisitos de estabilidade em avaria ✂️ e) os requisitos de habitabilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro