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Especial Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1045826 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Para Schirmer e outros (2007), sobre a plasticidade neural no ambiente escolar, é correto afirmar que ✂️ a) o desafio proposto no processo escolar deve respeitar a limitação dos alunos, evitar desafios e frustrações pedagógicas. ✂️ b) o ambiente escolar promove desafios de aprendizagem, e o aluno deve estar preparado para se adequar à escola. ✂️ c) o aluno com deficiência em um ambiente inclusivo sente-se provocado a desenvolver habilidades que não desenvolveria em um ambiente segregado. ✂️ d) a criança com deficiência, quando privada da escola comum, pode se desenvolver com a mesma qualidade se estimulada em casa. ✂️ e) as limitações do ser humano revelam a sua condição genética, de forma que o ambiente é limitado na intervenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1045827 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025De acordo com a discussão da autora Bosco (2010) sobre a deficiência múltipla, é correto afirmar que ✂️ a) ela envolve uma ou mais de uma deficiência associada, provocando diferentes limitações. ✂️ b) é preciso atenção à comunicação, posicionamento e saúde da pessoa. ✂️ c) as características da deficiência múltipla permitem o acompanhamento do aluno sem adaptações. ✂️ d) seus portadores constituem um grupo com características específicas, peculiares e necessidades únicas. ✂️ e) é uma condição homogênea, que identifica diferentes grupos de pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1045829 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025As autoras Figueiredo e Gomes (in: Gomes e outros, 2007) afirmam que os alunos com deficiência intelectual apresentam significativa evolução conceitual no que se refere à linguagem escrita quando ✂️ a) os programas modeladores de leitura e escrita são implementados para tais alunos. ✂️ b) os pequenos passos, como leitura de sílabas, representam as maiores conquistas. ✂️ c) os cálculos matemáticos básicos são aprendidos anteriormente nas relações cotidianas. ✂️ d) interagem satisfatoriamente com seus professores, seus pares e com o objeto de conhecimento. ✂️ e) a dificuldade inata de entendimento do conteúdo e das regras é superada com a modelagem do comportamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1045831 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Leia o excerto adaptado de Aranha (2001): “(...) deu o apoio filosófico ao movimento da desinstitucionalização, favorecendo tanto o afastamento da pessoa das instituições como a provisão de programas comunitários planejados para oferecer serviços que se mostrassem necessários para atender as suas necessidades”. A autora refere-se ao princípio da ✂️ a) integração. ✂️ b) inclusão. ✂️ c) normalização. ✂️ d) equidade. ✂️ e) sociabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1045828 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Tomando a temática do currículo escolar e sua relação com a educação especial, Effgen (2011) delineia aspectos históricos fundamentais. Pode ser destacado que o currículo, para a teoria crítica, é entendido como ✂️ a) uma forma acessível de sequenciação do conhecimento para os alunos com deficiência. ✂️ b) ideológico, não neutro e a serviço dos interesses dominantes. ✂️ c) organização homogênea nas construções e produções do conhecimento. ✂️ d) uma possibilidade contemporânea de manutenção social na história da educação. ✂️ e) um modelador de personalidade da criança para tornar-se um adulto adaptável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1045825 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Para Ropoli (2010), um dos eixos de articulação da função do professor de educação especial é a ✂️ a) execução dos planos de trabalho pedagógico das diferentes deficiências para o projeto pedagógico da escola. ✂️ b) organização dos momentos de avaliação diagnóstica dos alunos na escola com as equipes externas de profissionais. ✂️ c) formação continuada dos professores e demais membros da equipe escolar, entremeando tópicos do ensino especial e comum. ✂️ d) seleção e implementação de modelos de programas inclusivos exitosos a serem incorporados pela gestão escolar. ✂️ e) elaboração e distribuição dos planos de Atendimento Educacional Especializado com a comunidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1045830 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Effgen (2011), baseada na Declaração de Salamanca (1994), afirma que os currículos devem ✂️ a) adaptar-se às necessidades da criança. ✂️ b) ser inflexíveis e únicos na escola. ✂️ c) permitir acesso somente ao conhecimento mais simples. ✂️ d) voltar-se apenas para a aprendizagem de atividades da vida diária. ✂️ e) normatizar as necessidades dos profissionais da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1045832 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Carneiro (2012), ao fazer breves apontamentos históricos sobre a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, destaca que, na década de 70, foram implantadas no Brasil as classes especiais. Sobre as classes especiais, é correto afirmar: ✂️ a) são pioneiras no processo de inclusão de alunos com deficiência. ✂️ b) constituíam importante espaço de aprendizagem dos alunos com deficiência. ✂️ c) tinham como público-alvo os alunos diagnosticados com deficiência mental severa. ✂️ d) foram implantadas nas escolas especiais, de 1° a 4° ano, da rede pública. ✂️ e) abarcaram alunos com problemas de aprendizagem e/ou de comportamento das classes comuns. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1045826 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Para Schirmer e outros (2007), sobre a plasticidade neural no ambiente escolar, é correto afirmar que ✂️ a) o desafio proposto no processo escolar deve respeitar a limitação dos alunos, evitar desafios e frustrações pedagógicas. ✂️ b) o ambiente escolar promove desafios de aprendizagem, e o aluno deve estar preparado para se adequar à escola. ✂️ c) o aluno com deficiência em um ambiente inclusivo sente-se provocado a desenvolver habilidades que não desenvolveria em um ambiente segregado. ✂️ d) a criança com deficiência, quando privada da escola comum, pode se desenvolver com a mesma qualidade se estimulada em casa. ✂️ e) as limitações do ser humano revelam a sua condição genética, de forma que o ambiente é limitado na intervenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1045827 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025De acordo com a discussão da autora Bosco (2010) sobre a deficiência múltipla, é correto afirmar que ✂️ a) ela envolve uma ou mais de uma deficiência associada, provocando diferentes limitações. ✂️ b) é preciso atenção à comunicação, posicionamento e saúde da pessoa. ✂️ c) as características da deficiência múltipla permitem o acompanhamento do aluno sem adaptações. ✂️ d) seus portadores constituem um grupo com características específicas, peculiares e necessidades únicas. ✂️ e) é uma condição homogênea, que identifica diferentes grupos de pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1045829 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025As autoras Figueiredo e Gomes (in: Gomes e outros, 2007) afirmam que os alunos com deficiência intelectual apresentam significativa evolução conceitual no que se refere à linguagem escrita quando ✂️ a) os programas modeladores de leitura e escrita são implementados para tais alunos. ✂️ b) os pequenos passos, como leitura de sílabas, representam as maiores conquistas. ✂️ c) os cálculos matemáticos básicos são aprendidos anteriormente nas relações cotidianas. ✂️ d) interagem satisfatoriamente com seus professores, seus pares e com o objeto de conhecimento. ✂️ e) a dificuldade inata de entendimento do conteúdo e das regras é superada com a modelagem do comportamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1045831 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Leia o excerto adaptado de Aranha (2001): “(...) deu o apoio filosófico ao movimento da desinstitucionalização, favorecendo tanto o afastamento da pessoa das instituições como a provisão de programas comunitários planejados para oferecer serviços que se mostrassem necessários para atender as suas necessidades”. A autora refere-se ao princípio da ✂️ a) integração. ✂️ b) inclusão. ✂️ c) normalização. ✂️ d) equidade. ✂️ e) sociabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1045828 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Tomando a temática do currículo escolar e sua relação com a educação especial, Effgen (2011) delineia aspectos históricos fundamentais. Pode ser destacado que o currículo, para a teoria crítica, é entendido como ✂️ a) uma forma acessível de sequenciação do conhecimento para os alunos com deficiência. ✂️ b) ideológico, não neutro e a serviço dos interesses dominantes. ✂️ c) organização homogênea nas construções e produções do conhecimento. ✂️ d) uma possibilidade contemporânea de manutenção social na história da educação. ✂️ e) um modelador de personalidade da criança para tornar-se um adulto adaptável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1045825 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Para Ropoli (2010), um dos eixos de articulação da função do professor de educação especial é a ✂️ a) execução dos planos de trabalho pedagógico das diferentes deficiências para o projeto pedagógico da escola. ✂️ b) organização dos momentos de avaliação diagnóstica dos alunos na escola com as equipes externas de profissionais. ✂️ c) formação continuada dos professores e demais membros da equipe escolar, entremeando tópicos do ensino especial e comum. ✂️ d) seleção e implementação de modelos de programas inclusivos exitosos a serem incorporados pela gestão escolar. ✂️ e) elaboração e distribuição dos planos de Atendimento Educacional Especializado com a comunidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1045830 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Effgen (2011), baseada na Declaração de Salamanca (1994), afirma que os currículos devem ✂️ a) adaptar-se às necessidades da criança. ✂️ b) ser inflexíveis e únicos na escola. ✂️ c) permitir acesso somente ao conhecimento mais simples. ✂️ d) voltar-se apenas para a aprendizagem de atividades da vida diária. ✂️ e) normatizar as necessidades dos profissionais da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1045832 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025Carneiro (2012), ao fazer breves apontamentos históricos sobre a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, destaca que, na década de 70, foram implantadas no Brasil as classes especiais. Sobre as classes especiais, é correto afirmar: ✂️ a) são pioneiras no processo de inclusão de alunos com deficiência. ✂️ b) constituíam importante espaço de aprendizagem dos alunos com deficiência. ✂️ c) tinham como público-alvo os alunos diagnosticados com deficiência mental severa. ✂️ d) foram implantadas nas escolas especiais, de 1° a 4° ano, da rede pública. ✂️ e) abarcaram alunos com problemas de aprendizagem e/ou de comportamento das classes comuns. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro