Questões de Concursos Especial AEE

Resolva questões de Especial AEE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1046123 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Jaqueline é professora da rede municipal de ensino e recebeu, neste ano, pela primeira vez, um aluno cego. Inicialmente, Jaqueline ficou apreensiva e logo buscou estudar os conteúdos dos componentes curriculares que seriam mais adequados a serem trabalhados por ela, respeitadas as características do aluno com deficiência visual. Foi quando recebeu da diretora da escola, uma orientação primordial a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1046125 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Os resultados obtidos com a comunicação total (proposta do uso simultâneo de diversos recursos para a comunicação com os surdos, abrangendo oralização, sinalização e uso de sinais para tentar uma correspondência com a língua oral), são questionáveis quando observamos as pessoas com surdez frente aos desafios da vida cotidiana porque parecem não possibilitar um desenvolvimento satisfatório e esses alunos continuam segregados, permanecendo agrupados pela deficiência, marginalizados, excluídos do contexto maior da sociedade. Observando estes argumentos, podemos marcar corretamente a seguinte afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1046122 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Gabriel, aluno surdo, cursa o 3º ano do Ensino Fundamental. Seu professor está em busca de estratégias de intervenção pedagógica que promovam o sucesso do processo ensino e aprendizagem de Gabriel. A intervenção CORRETAS propostas ao professor está indicada na opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1046124 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Leia com atenção a afirmação para assimilar a opção CORRETA. Alguns autores chamam a atenção para uma questão muito importante ressaltando que existem dois tipos de nomenclatura, a deficiência auditiva e a surdez, que são definidas da seguinte maneira, para a comunidade surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1046118 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Existem várias semelhanças e dificuldades em comum entre o processo de escrita alfabético e em Braille. A principal semelhança é que as crianças deficientes visuais passam pelas mesmas etapas de alfabetização que a criança vidente, pelos mesmos conflitos cognitivos e têm o mesmo desejo de aprender, devendo, porém, ser mais incentivadas. São muitas dificuldades nesse processo de alfabetização da criança deficiente visual, dentre os quais podemos encontrar na afirmativa da opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1046120 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Um aspecto fundamentalmente importante na inclusão de alunos com deficiência intelectual é trilhar novos caminhos educacionais, pensando não somente na alfabetização destes, mas sim na modificação curricular da escola de ensino comum para atender as outras habilidades que os alunos apresentem e com outro olhar sobre o papel do educador. O aluno com deficiência intelectual é capaz de realizar um processo educacional por meio de um currículo baseado em conteúdos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1014698 | Libras, Educação dos Surdos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais:

I. a oralista.
II. a comunicação total.
III. a abordagem por meio do bilinguismo.
E suas explicações:

A. Considera as características da pessoa com surdez, utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.
B. Visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social: a Língua de Sinais e a Língua da comunidade ouvinte.
C. Visa a capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a Língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola.

A alternativa que relaciona corretamente o nome das tendências aos seus respectivos objetivos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1046119 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

O processo avaliativo na Educação Especial terá sucesso, se o professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1046121 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Leia o excerto a seguir sobre perguntas realizadas a professoras sobre avaliação inclusiva e as respostas obtidas.

[...] E ainda nesta categoria foi dirigido o conjunto de questões para a professora A e B, sendo estas: O que entende por inclusão; qual a visão sobre educação inclusiva; Qual a concepção sobre avaliação. A professora A entende que a inclusão é o aluno estar inserido seja no meio social, escolar ou em qualquer instituição e, na sua visão, a escola ainda precisa melhorar para incluir o aluno, pois falta material específico, salas multifuncionais, professores especializados na área e o apoio da família. E quanto à avaliação, em sua concepção, a avaliação deve ser feita continuamente não somente por provas. [...]
A professora B respondeu que a inclusão é a escola atender os alunos com deficiência, respeitando seus direitos. [...] Quanto à avaliação, a mesma respondeu que é um método para diagnosticar o desenvolvimento do aluno no seu processo de ensino aprendizagem. [...]

Pelas respostas das professoras, infere-se que a afirmação CORRETA apresenta-se na opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.