Questões de Concursos: Especialidade Análise de Dados

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Análise de Dados. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q961826 | Direito Administrativo, Acumulação de cargos e funções, Especialidade Análise de Dados, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

João tem um emprego público na área administrativa da sociedade de economia mista federal Alfa, que explora atividade econômica em sentido estrito. Acresça-se que Alfa não recebe recursos públicos para o pagamento de suas despesas de custeio. Ao analisar se, à luz da Constituição da República, poderia vir a ter, de modo simultâneo, outro emprego público em sociedade de economia mista, João concluiu corretamente que é:

2 Q961840 | Sistemas Operacionais, Especialidade Análise de Dados, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A equipe de TI de um órgão público contratou uma nuvem específica para prover os serviços financeiros para um grupo de órgãos diretamente subordinados. Apenas as equipes das áreas de orçamento e finanças terão acesso aos serviços ofertados nessa nuvem.
De acordo com o NIST SP 800-145, o modelo de implementação adotado pelo órgão foi:

3 Q961819 | Direito Administrativo, Licitações e Lei nº 14133 de 2021, Especialidade Análise de Dados, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Tendo em vista que o Tribunal Regional da 1ª Região necessita adquirir determinados produtos, com muita frequência, para o adequado exercício de suas atribuições constitucionais, as autoridades competentes estão verificando as normas atinentes ao sistema de registro de preços, à luz do disposto na Lei nº 14.133/2021, sendo certo que tais produtos são considerados bens comuns e que é viável a competição, por existirem diversos fornecedores.
Diante dessa situação hipotética, à luz do mencionado diploma legal, é correto afirmar que:

4 Q961825 | Direito Eleitoral, Direitos Políticos Ativos, Especialidade Análise de Dados, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Maria, servidora pública federal, foi condenada, em sentença transitada em julgado, pela prática de infração penal. No momento em que o regime de cumprimento da pena passou para o aberto, procurou se informar em relação aos atos que poderia, ou não, praticar enquanto estivesse cumprindo a pena.
Ao final, Maria concluiu corretamente que, na perspectiva das eleições para cargos dos Poderes Executivo e Legislativo:

5 Q961831 | Estatística, Probabilidade condicional, Especialidade Análise de Dados, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Texto associado.
Texto 1


Um analista judiciário possui um grande número de processos para examinar e avaliar, os quais se enquadram em apenas duas categorias: A e B. Sabe-se que 25% desses processos se enquadram na categoria A. Sabe-se ainda que a probabilidade de o analista aprovar um processo da categoria A é de 0,8, enquanto a probabilidade de que um processo da categoria B seja aprovado pelo analista é de 0,4.
Com respeito à situação apresentada no texto 1, se um processo é aprovado por esse analista, a probabilidade de que ele pertença à categoria A é:

6 Q961834 | Estatística, Variável aleatória contínua, Especialidade Análise de Dados, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Texto associado.
Para responder a próxima questão, pode ser útil saber que, se Z é uma variável aleatória que segue distribuição Normal com média zero e desvio padrão 1, então: P(Z>0,5) = 0,31, P(Z>1) = 0,16 e P(Z>2) = 0,02.
Um analista avalia um orçamento para a reforma de um edifício do TRF. O orçamento apresenta custo de 100 mil reais, caso o tempo de execução seja igual ou inferior a um ano, e de 200 mil reais, caso a execução ultrapasse um ano. O tempo de execução, em meses, segue distribuição Normal com média 10 e desvio padrão 4. O valor esperado do custo de execução do projeto, em mil reais, é:

8 Q961809 | Português, Paralelismo sintático e semântico, Especialidade Análise de Dados, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Todo texto bem estruturado mostra um tema e progressão; a opção em que o progresso do texto é feito por frases que mostram o mesmo tema é:

9 Q961816 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Especialidade Análise de Dados, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Na qualidade de servidor público federal estável, Manuel visa a defender, junto à Administração Pública Federal, interesse legítimo, que afeta interesse patrimonial, relativo a descontos que vêm sendo efetuados em sua remuneração, razão pela qual decidiu perquirir as normas previstas na Lei nº 8.112/1990 sobre o direito de petição.
Nesse contexto, é correto afirmar que:

10 Q961822 | Direito Administrativo, Cláusulas Exorbitantes e Equilíbrio EconômicoFinanceiro, Especialidade Análise de Dados, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As chamadas cláusulas exorbitantes correspondem às prerrogativas reconhecidas para a Administração Pública no âmbito dos contratos administrativos.
Acerca do aludido tema, com base na Lei nº 14.133/2021, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.