Questões de Concursos: Especialidade Arquitetura

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Arquitetura. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q961991 | Arquitetura, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No processo de tratamento para a conservação da cantaria de um edifício histórico a ser realizado por profissionais habilitados, o arquiteto diagnosticou que as patologias existentes exigiriam somente a execução da etapa de limpeza para se alcançar o nível adequado desejado.
Em relação às operações de limpeza da cantaria, é correto afirmar que:

2 Q961971 | Arquitetura, Implantação e Situação, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Em um projeto complexo de grande escala, o arquiteto optou pelo uso de modulação espacial. Segundo a NBR6492:2021, a modulação espacial deve ser indicada pela marcação de coordenadas – pontos de encontro entre os eixos transversais e longitudinais – do projeto representadas, respectivamente, por:

3 Q961978 | Arquitetura, Estruturas Metálicas, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No projeto de acréscimo para o setor administrativo de um tribunal, o arquiteto adotou o sistema estrutural de aço, utilizando vigas de almas cheias biapoiadas com balanço em um dos lados. A situação em que se tem o menor esforço de flexão na viga ocorre quando o momento negativo é igual ao positivo.
Nesse caso, as proporções aproximadas entre comprimento total da viga e os vãos central e do balanço correspondem, respectivamente, a:

4 Q961980 | Arquitetura, Estudos Ambientais, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Por questões ecológicas, um arquiteto deverá empregar tijolos de solo-cimento na execução de um depósito, uma vez que seu processo de fabricação não emite CO2 e que ele permite a utilização da terra do local da obra, propiciando, portanto, baixo impacto.
Uma das características desse tipo de tijolo é que:

5 Q961982 | Arquitetura, Conforto Acústico, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O arquiteto adotou a forma retangular na planta de um auditório, por esta propiciar certa homogeneidade na recepção sonora pela plateia. Entretanto, o paralelismo das paredes pode ser acusticamente prejudicial, gerando defeitos acústicos. Analise as afirmativas a seguir, referentes a recursos acústicos que podem evitar ou minimizar esses defeitos.

I. Os espelhos sonoros colaboram na intensificação do nível sonoro, de maneira que quanto maior o número de reflexões sofridas por um raio, maior será sua intensidade.

II. Os materiais e os mobiliários, ao contrário das pessoas da plateia, agem como absorvedores sonoros por serem estáticos, de modo que quanto mais poroso o material, maior a absorção.

III. As superfícies convexas tendem a difundir o espelhamento dos raios sonoros, de forma que a área de abrangência dos raios refletidos é maior que aquela promovida por uma superfície plana, evitando o efeito de eco.

Está correto o que se afirma em:

6 Q961995 | Arquitetura, Canteiros de Obras, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No local em que será implantado o canteiro de obras, o arquiteto se deparou com as seguintes condições: (a) todas as edificações que compõem a área de vivência serão independentes entre si e terão pelo menos uma parede cega; (b) o consumo diário de água será de 4.800 litros; e (c) a distância entre as áreas operacionais e de vivência será de 500 metros.
Diante das circunstâncias apresentadas, o arquiteto concluiu corretamente que:

7 Q961969 | Arquitetura, Normas Técnicas em Processos de Projetos na Arquitetura, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Ao ser indagado pelo cliente sobre a etapa do projeto arquitetônico em que a planilhas orçamentárias deverão ser apresentadas, de acordo com a NBR16.636-2:2017, um arquiteto responde corretamente que se trata da seguinte etapa:

8 Q961970 | Arquitetura, Processos de Projeto, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante a revisão dos desenhos que compõem o conjunto de pranchas de um projeto arquitetônico, o arquiteto verificou que faltava a representação gráfica da inclinação do telhado na planta de cobertura. De acordo com a NBR6492:2021, que estabelece a documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos, essa inclinação deve ser apresentada na unidade de medida:

9 Q961975 | Arquitetura, Instalação Hidrossanitária, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um ambiente sanitário destinado ao uso público é provido de 6 bacias sanitárias, 12 lavatórios e 6 mictórios.
A fim de evitar a interdição do uso, quando da avaria de uma peça de utilização ou um aparelho sanitário, a quantidade de aparelhos de que o arquiteto deverá dotar de registro de fechamento exclusivo e independente dos demais é:

10 Q961979 | Arquitetura, Estruturas de Concreto em Arquitetura, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O emprego da viga Vierendeel em concreto armado, por se tratar de uma viga de alma vazada, foi a solução encontrada pelo arquiteto para possibilitar a passagem de dutos junto à laje de teto de um auditório.
Além dessa, outra propriedade desse tipo de viga é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.