Questões de Concursos Especialidade Comunicação

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1Q1045010 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, que assegura o direito constitucional de acesso às informações públicas, é correto afirmar que:
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2Q1045008 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Na perspectiva do especialista em gestão de crises, João José Forni, para enfrentar uma crise nas mídias sociais, “há consenso de que é preciso ter um staff treinado e um plano de gerenciamento de crise específico para as redes sociais”. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I. As crises em mídias sociais raramente ultrapassam limites locais, por isso estratégias de resposta devem estar focadas apenas nas especificidades dos stakeholders geograficamente próximos.
II. A velocidade e a interatividade das mídias sociais mudaram a forma de fazer comunicação de crise, tornando recomendável que as organizações construam redes de apoiadores e seguidores antes da ocorrência de eventuais crises.
III. As mídias sociais podem ser virais, mas as mensagens que nelas circulam são rapidamente esquecidas e fáceis de controlar, portanto, as ações na internet podem ser deixadas por último no processo de gestão da comunicação de crise.

Está correto o que se afirma em:
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3Q1045005 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Em seu livro Teoria do Jornalismo, Felipe Pena (2005) retoma autores clássicos para apresentar os valores-notícia que impactam a produção jornalística cotidiana. Ele apresenta cinco opções de categorias: substantivas, relativas ao produto, à concorrência, ao público e ao meio de informação.

A categoria relativa à concorrência refere-se
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4Q1045011 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A Associação Brasileira de Comunicação Pública estabeleceu doze premissas intituladas “Princípios da Comunicação Pública”, fundamentadas no entendimento de que a comunicação pública “assume a perspectiva cidadã ao tratar de temas de interesse coletivo”.

Considerando essas premissas, assinale a opção que não corresponde a um dos princípios da Comunicação Pública.
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5Q1044999 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Ao aplicar os ensinamentos obtidos em treinamentos de media training, os dirigentes das organizações tendem a
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6Q1045003 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia alguns títulos de editoriais de O Globo, publicados em julho de 2025.

I. Independência da Justiça e democracia são inegociáveis
II. Parasitismo dos robôs de IA precisa ter fim
III. Confusão em torno do Jaé é reflexo da inépcia de estado e município
IV. Endurecimento da progressão de pena representa passo na direção certa

Eles representam
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7Q1045009 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre os releases.

A manutenção de um bom relacionamento com os jornalistas é ajudada pelo envio de releases de boa qualidade. Textos encaminhados por assessores que conquistaram respeito são, certamente, mais bem examinados, e até telefonemas passam a ser bem-vindos. Inclusive pela farta circulação de releases, editores tendem a estabelecer critérios que chegam a impedir a publicação na forma como foram recebidos.
DUARTE, J (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento Com A Mídia - Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2018, p. 284.

É desaconselhável a publicação de um release na íntegra, sem qualquer modificação, porque
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8Q1045007 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

O próprio nome da abordagem conhecida como “teoria hipodérmica”, “teoria da seringa” ou ___________ já evidencia a ___________ dos mass media e da sociedade de um lado, e a ___________do indivíduo e do público, de outro. O termo hipodérmico, ou seringa, sugere que o público é comparável aos tecidos do corpo humano: ao ser atingido por uma substância neste caso, a informação, reage de forma direta e uniforme, de modo que o corpo social é impactado ______________. A teoria social que se apoia na teoria hipodérmica origina-se da crítica à ____________. É nesse contexto que muitos buscam a coerência e até a apologia do funcionamento ____________ dos meios de comunicação
Adaptado de HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto, conforme a ordem apresentada.
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9Q1045028 | Direito Digital, Lei N 13 709 de 2018, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), também conhecida como LGPD, é uma legislação voltada para regulamentar a proteção de dados pessoais. Portanto, o cidadão passa a ter uma legislação específica para resguardar os seus dados pessoais, que deve ser observada pelas empresas, Poder Público e demais pessoas jurídicas.

Quanto ao disposto pela LGPD, é correto afirmar que a lei:
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10Q1045001 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A transparência governamental é a base para a comunicação pública. Nesse contexto, a Lei de Acesso à Informação (LAI) desempenha um papel central, ao estabelecer o conjunto mínimo de informações que todos os órgãos e entidades devem obrigatoriamente disponibilizar em seus sites oficiais.

Algumas dessas informações estão corretamente listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
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11Q1045002 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

O jornalista e professor João José Forni, especialista em gestão de crises de comunicação, recomenda que o comunicado de crise seja conciso, com uma declaração que dure de 20 a 80 segundos, quando oral, ou limitado a uma página de computador (espaço duplo, fonte padrão tamanho 12), quando escrito.

O texto ou statement deve:
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12Q1045021 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A análise de postagens em redes sociais digitais tem sido utilizada por organizações e pesquisadores para compreender sentimentos e emoções expressas pelos usuários em torno de algum tópico de interesse.
Sobre a análise de sentimentos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A análise de sentimentos é fundamental para a gestão de crises, pois durante eventos negativos o monitoramento de sentimentos facilita respostas rápidas e direcionadas, podendo minimizar danos à imagem da instituição.
II. A análise de sentimentos é aplicada às interações em texto, pois, apesar dos desenvolvimentos tecnológicos e do uso de inteligência artificial, não pode ser aplicada a dados multimodais, como voz e imagem.
III. A análise de sentimentos é pouco utilizada na área de marketing, devido aos desafios éticos ligados à privacidade dos dados dos perfis dos usuários pesquisados e ao viés do algoritmo no uso de inteligência artificial.

Está correto o que se afirma em:
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13Q1045006 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Para a cientista política Elisabeth Noelle-Neuman, as pessoas tendem a esconder opiniões contrárias à ideologia majoritária, o que dificulta a mudança de hábitos e ajuda a manter o status quo. Essa percepção poderia explicar, por exemplo, o fato de os candidatos que estão à frente nas pesquisas eleitorais receberem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e provavelmente serão eleitos.

Na Teoria da Comunicação, essa hipótese é conhecida como
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14Q1045000 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com ABNT NBR 17225, que trata da acessibilidade em conteúdo e aplicações web, “imagens facilitam a compreensão e tornam o conteúdo mais amigável ao transmitir informações de forma visual”.

Mas, para garantir a integral acessibilidade comunicacional, as imagens
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15Q1045014 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

O Manual de Redação da Presidência da República em sua 3ª edição, revista, atualizada e ampliada, prevê que, nas comunicações oficiais, o vocativo “Excelentíssimo Senhor” e o cargo respectivo, seguido de vírgula, seja usado para:
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16Q1045022 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A linguagem inclusiva busca reverter uma situação de discriminação e ocultação de grupos socialmente minorizados nas formas de comunicação.

Sobre o seu uso, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aconselha
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17Q1045004 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Sobre a organização das informações nos textos jornalísticos destinados à mídia impressa, leia o trecho a seguir.

Nas edições em papel o espaço é finito e, como tal, toda a organização informativa segue um modelo que procura rentabilizar a mancha disponível. O jornalista recorre a técnicas que procuram encontrar o equilíbrio perfeito entre o que se pretende dizer e o espaço disponível para o fazer, pelo que o recurso à pirâmide invertida faz todo o sentido. O editor pode sempre cortar um dos últimos parágrafos sem correr o risco de cortar o sentido à notícia.
CANAVILHAS, J. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. In BARBOSA, S. (org.). Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã: Universidade da Beira, 2006, p. 7.

Esse tipo de corte, informado pelo autor, é possível, pois, de acordo com o modelo de pirâmide invertida,
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18Q1045020 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A respeito das redes sociais digitais, relacione cada tipo de rede social, de acordo com sua função primária, ao exemplo correspondente listado a seguir.
Tipos de redes sociais:

1. Redes sociais de comunicação: voltadas para agilizar e facilitar a troca de mensagens em tempo real.
2. Redes sociais de recomendações: plataformas de compartilhamento de indicações e descobertas de conteúdos, sobretudo visuais.
3. Redes sociais de microblogging: com serviços de posts curtos são, muitas vezes, similares a um diário pessoal.
4. Redes sociais profissionais: dedicadas à oferta, à busca de oportunidades de trabalho e ao compartilhamento de conhecimento.
5. Redes sociais baseadas em mídia: voltadas para streaming multimídia e interação entre usuários e criadores de conteúdo.
6. Redes sociais de comunidades: tem como foco a criação de comunidades e a participação coletiva.

Exemplos:
( ) LinkedIn
( ) Youtube
( ) Reddit
( ) X (antigo Twitter)
( ) Pinterest
( ) Whatsapp

A sequência correta, segundo a ordem apresentada, é:
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19Q1045013 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Segundo Nilson Lage, o lead clássico é aquele cuja ordenação dos elementos da proposição – Quem? O quê? Fez o que? Quando? Onde? Como? Porque? Para que? - se dá a partir da notação mais importante.

Mas, quando fatos sucessivos são alinhados para conduzir ao clímax, como um conto de poucas linhas, temos o lead
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20Q1045015 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com a 3ª edição, revista, atualizada e ampliada do Manual de Redação da Presidência da República, ao utilizar o correio eletrônico (e-mail), para fins de comunicação oficial,
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