Questões de Concursos Especialidade Comunicação Social

Resolva questões de Especialidade Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q996503 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Dentro de uma organização que se estabelece pela organização e método, com hierarquias definidas, com um modelo de gestão que propõe qualidade e assertividade, é preciso manter suas diversas áreas bem definidas para que não haja sobreposição de funções. Leia atentamente as proposições abaixo.

I. Setor de Advocacy: Apresentar as melhores estratégias de Gestão de Pessoas, melhorias contínuas nas metodologias de implementação de políticas de atuação junto ao público interno.

II. Setor de Relações Públicas: Organizar a comunicação mercadológica, estabelecendo normas e precificações, interagindo com os clientes para melhorar os índices do negócio e da marca.

III. Setor de Assessoria de imprensa: Otimizar o relacionamento com às mídias, uniformizar a linguagem das mensagens, evitar contradições entre notas para os meios de comunicação e zelar pela consistência e coerência dos fatos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q996502 | Comunicação Social, Identidade Organizacional, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A definição dos princípios organizacionais de uma empresa (missão, visão, valores, filosofia, objetivo e propósito) é entendida como fundamental para direcionar a atuação empresarial moderna e sustentável. Assim afirmamos o seguinte conceito. Com base nisso, analise a citação:

[...]

“convicção profunda sobre o modo de ver, fazer e entender a atuação da empresa, expõe seus diferencias para fortalecer seu objetivo principal, explica o que qualifica a organização” (Barbosa, 2011).

A citação acima se refere a um dos princípios organizacionais, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q996520 | Comunicação Social, Plano de Mídia, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Planejar a melhor forma de veicular um comercial de tv, rádio e internet ou anúncio impresso, de modo que atinja a quantidade adequada de público de interesse e com a intensidade necessária. Essa afirmação trata do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q996507 | Comunicação Social, Jornalismo Opinativo, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

No texto jornalístico, existe um item fundamental para a construção da informação e, geralmente, usamos um termo em inglês para designá-lo, LEAD, ou em português, condutor da informação ou cabeçalho da informação, e sintetiza os principais elementos que clarificam um fato específico. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q996504 | Comunicação Social, Nota e Notícia, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Analise o trecho a seguir:

Informa os problemas atuais, reporta objetivamente com dados qualitativos, transmite a opinião argumentada de um especialista, orienta quanto a temas do cotidiano e tem a capacidade de refletir ou influenciar a opinião das massas.

Estas são características especificas dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q996505 | Comunicação Social, Nota e Notícia, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Ao longo dos estudos sobre a linguagem e o discurso do jornalismo, foram identificados cinco gêneros jornalísticos considerados pelos principais autores da área como essenciais para a atuação desse profissional.
Assinale a alternativa que apresenta os cinco gêneros jornalísticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q996506 | Comunicação Social, Jornalismo Opinativo, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

São vários os gêneros jornalísticos. Eles fazem com que o veículo possa apresentar a informação de maneira variada oferecendo uma redação mais específica e direcionada. Leia atentamente as afirmações abaixo: Tipo de produção textual jornalística que enquadra um texto que traz em sua construção ideias ou percepções pessoais sobre determinado assunto, oferecendo pontos de vista.
E
Tipo de produção textual jornalística cuja finalidade é propiciar ao leitor dados, números, informações que lhe sejam úteis para o cotidiano de suas tarefas e atividades.
As definições apresentadas se referem a dois tipos de gêneros jornalísticos, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta estes dois tipos de gênero jornalístico, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q996516 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Analise a afirmativa abaixo: De modo geral, a agência de publicidade e propaganda oferece todo o suporte para a construção das ______ e da imagem do negócio, além de criar e fomentar ______ que são um conjunto de ações publicitárias de produtos, serviços e institucionais da organização, e planejar ______ que atraiam o público de interesse do cliente.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1000458 | Comunicação Social, Sociologia da Comunicação, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A comunicação é a essência da humanidade. É a partir dela que foi construída a linguagem e que se possibilitou a sociabilização dos homens. Ao longo de nossa história, ganhou novos contornos e formas de disseminação. No começo do século 20, a comunicação social, nome que designa a transmissão e o compartilhamento de informações, dados e mensagens para os públicos através dos meios de comunicação, foi vinculada à diversas áreas do conhecimento, mas por também estudar os fenômenos que ocorrem nas relações entre à sociedade e os meios de comunicação de massa, e por englobar processos de informação, persuasão e entretenimento de indivíduos e grupos. Assim precisamos compreender exatamente qual aspecto prático e objetivo da vida em sociedade ela se propõe a estudar. Portanto a comunicação é considerada uma ciência ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q996501 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Na comunicação em geral, mais especificamente em publicidade e propaganda e relações públicas, dois aspectos estão intimamente relacionados com o processo de construção de imagem. Nem sempre os discursos das organizações e pessoas são condizentes com suas práticas. Muitas vezes o que é mostrado nem sempre traz a verdade como objeto central.

Hoje a ______ está intimamente ligada ao ato retórico de transmitir informações para convencer mediante argumentação da realidade, o qual conduz o público à análise do fato. Já a ______ remete à criação de um fato, de um argumento ficcional e amplia o foco de pensamento das massas de modo que abstraiam o fato real e partam para um processo de assimilação por meio de um jogo cênico fantasioso na busca de elementos afetivos que suplantem ou atenuem o racional.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.