Questões de Concursos: Especialidade Comunicação Social

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Comunicação Social. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q996516 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Analise a afirmativa abaixo: De modo geral, a agência de publicidade e propaganda oferece todo o suporte para a construção das ______ e da imagem do negócio, além de criar e fomentar ______ que são um conjunto de ações publicitárias de produtos, serviços e institucionais da organização, e planejar ______ que atraiam o público de interesse do cliente.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

2 Q996502 | Comunicação Social, Identidade Organizacional, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A definição dos princípios organizacionais de uma empresa (missão, visão, valores, filosofia, objetivo e propósito) é entendida como fundamental para direcionar a atuação empresarial moderna e sustentável. Assim afirmamos o seguinte conceito. Com base nisso, analise a citação:

[...]

“convicção profunda sobre o modo de ver, fazer e entender a atuação da empresa, expõe seus diferencias para fortalecer seu objetivo principal, explica o que qualifica a organização” (Barbosa, 2011).

A citação acima se refere a um dos princípios organizacionais, assinale a alternativa correta.

3 Q996503 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Dentro de uma organização que se estabelece pela organização e método, com hierarquias definidas, com um modelo de gestão que propõe qualidade e assertividade, é preciso manter suas diversas áreas bem definidas para que não haja sobreposição de funções. Leia atentamente as proposições abaixo.

I. Setor de Advocacy: Apresentar as melhores estratégias de Gestão de Pessoas, melhorias contínuas nas metodologias de implementação de políticas de atuação junto ao público interno.

II. Setor de Relações Públicas: Organizar a comunicação mercadológica, estabelecendo normas e precificações, interagindo com os clientes para melhorar os índices do negócio e da marca.

III. Setor de Assessoria de imprensa: Otimizar o relacionamento com às mídias, uniformizar a linguagem das mensagens, evitar contradições entre notas para os meios de comunicação e zelar pela consistência e coerência dos fatos.

Estão corretas as afirmativas:

4 Q996505 | Comunicação Social, Nota e Notícia, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Ao longo dos estudos sobre a linguagem e o discurso do jornalismo, foram identificados cinco gêneros jornalísticos considerados pelos principais autores da área como essenciais para a atuação desse profissional.
Assinale a alternativa que apresenta os cinco gêneros jornalísticos.

5 Q996506 | Comunicação Social, Jornalismo Opinativo, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

São vários os gêneros jornalísticos. Eles fazem com que o veículo possa apresentar a informação de maneira variada oferecendo uma redação mais específica e direcionada. Leia atentamente as afirmações abaixo: Tipo de produção textual jornalística que enquadra um texto que traz em sua construção ideias ou percepções pessoais sobre determinado assunto, oferecendo pontos de vista.
E
Tipo de produção textual jornalística cuja finalidade é propiciar ao leitor dados, números, informações que lhe sejam úteis para o cotidiano de suas tarefas e atividades.
As definições apresentadas se referem a dois tipos de gêneros jornalísticos, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta estes dois tipos de gênero jornalístico, respectivamente.

6 Q996507 | Comunicação Social, Jornalismo Opinativo, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

No texto jornalístico, existe um item fundamental para a construção da informação e, geralmente, usamos um termo em inglês para designá-lo, LEAD, ou em português, condutor da informação ou cabeçalho da informação, e sintetiza os principais elementos que clarificam um fato específico. São eles:

7 Q996508 | Comunicação Social, Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

“O jornalista deve ir além da busca do fato, mas ouvir todos os lados da notícia, ou seja, é preciso investigar, apurar e ter convicção acerca do fato relatado, pois apenas ouvir um dos lados, e publicá-lo, é uma forma preguiçosa de fazer jornalismo” (Barbiero, 2013). A citação proposta refere-se a:

8 Q996511 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

De acordo com o conceito e o objetivo, o release produzido pela assessoria de imprensa, com formato específico, é um texto:

9 Q996513 | Comunicação Social, Avaliação de Campanha, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Dentro de uma agência de publicidade de propaganda, todo processo de atendimento às demandas dos clientes passa pelo funcionamento conectado de todas as áreas, que agem em conjunto para criar um plano efetivo e eficaz. Para tanto, um dos profissionais tem o papel de elaborar um plano que atenda aos objetivos e estratégias de marketing estabelecidos pelo cliente, bem como os objetivos de comunicação posicionados para a campanha pelo planejamento de comunicação e permita a adequação dos veículos de comunicação com o objetivo de levar a mensagem adequada ao público-alvo na intensidade certa e no momento mais apropriado. Esse papel pertence a que profissional específico dentro da agência.

Assinale a alternativa que apresenta este profissional.

10 Q996514 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

“O sociólogo Herbert Blumer separa quatro componentes: Primeiro: seus membros podem vir de qualquer profissão e de todas as camadas sociais e pode incluir pessoas de diversas posições sociais, de diferentes vocações, de variados níveis culturais e de riqueza. Segundo: é um grupo anônimo ou, mais exatamente, composto de indivíduos anônimos. Terceiro: existe pouca interação ou troca de experiências entre seus membros. Por fim, o quarto componente sociológico: ela é frouxamente organizada e não é capaz de agir em comum acordo e com a unidade”. A proposição acima é o arcabouço que define um importante elemento da comunicação, assinale a alternativa que apresenta este elemento.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.