Questões de Concursos: Especialidade Fisioterapeuta

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Fisioterapeuta. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q962282 | Fisioterapia, Ventilação não Invasiva, Especialidade Fisioterapeuta, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Para pacientes com diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), o suporte ventilatório não invasivo (VNI) utilizado no domicílio pode aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
O suporte adequado e os critérios para início da utilização da VNI em pessoas com ELA são:

2 Q962281 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Especialidade Fisioterapeuta, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente de 66 anos, diagnosticado com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER), fração de ejeção de 40%, é encaminhado para fisioterapia cardiovascular. Ele apresenta capacidade funcional limitada e dispneia aos médios esforços.
Em virtude das respostas cardiovasculares durante a realização do treinamento resistido, deve-se evitar que esse paciente realize a manobra de:

3 Q962284 | Fisioterapia, Avaliação Neurológica, Especialidade Fisioterapeuta, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O slump test faz parte do grupo dos testes neurodinâmicos. Com etapas bem definidas, o referido teste impõe uma tensão extrema nas camadas de tecido conjuntivo do neuroeixo.
Por essa particularidade, o slump test é contraindicado:

4 Q962283 | Fisioterapia, Plano de tratamento, Especialidade Fisioterapeuta, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O exercício físico é um importante componente do tratamento de pacientes oncológicos, porém precauções são necessárias para a realização de testes funcionais.
Deve-se evitar a realização de testes funcionais que exijam alto consumo de oxigênio ou com altos impactos nas seguintes circunstâncias:

5 Q962285 | Fisioterapia, Plano de tratamento, Especialidade Fisioterapeuta, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante a avaliação funcional de uma menina de 7 anos com diagnóstico de Legg-Calvé-Pethes, o fisioterapeuta constatou os seguintes aspectos: classificação de Catteral III, contratura de adutores, dor moderada em atividades diárias, teste de Thomas positivo e marcha claudicante.

Em relação ao tratamento fisioterapêutico nesse caso, o mais indicado é:

6 Q962280 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Especialidade Fisioterapeuta, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A Lei nº 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, estabelece que a avaliação da deficiência, quando necessária, deverá ser realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, considerando:

    🖨️ Baixar o PDF
    Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.