Questões de Concurso Especialidade Governança e Gestão de Tecnologia da Informação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q962287 | Administração Geral, Análise SWOT, Especialidade Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada, inclusive quando da elaboração do plano diretor de tecnologia da informação e comunicação (PDTIC).
Ao realizar a análise SWOT para o planejamento de tecnologia da informação e comunicação (TIC), a equipe de elaboração do PDTIC deverá considerar que:

2 Q962291 | Engenharia de Software, Processos de Software, Especialidade Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A analista Luísa foi designada como responsável pelo acompanhamento de todo o ciclo de vida de um produto (software).
Sobre o ciclo de vida do produto, é correto afirmar que:

3 Q962292 | Gerência de Projetos, Especialidade Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O analista Pedro foi designado para fiscalizar o contrato de implantação de um projeto de elevada complexidade. Ao iniciar a leitura do contrato, Pedro teve grande dificuldade de identificar todas as entregas previstas no documento.
Nesse contexto, a ferramenta de gerenciamento de projetos, prevista no PMBOK 7ª edição, que Pedro pode empregar para identificar as entregas e facilitar o controle da execução contratual é o(a):

4 Q962286 | Governança de TI, COBIT 2019, Especialidade Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O modelo central do COBIT® 2019 (Core Model) estabelece objetivos de governança e de gestão.
Segundo o COBIT, quando o TRF1 avalia as opções estratégicas, direciona a alta gerência e monitora o alcance da estratégia, atua de acordo com o seguinte objetivo de governança:

5 Q996539 | Legislação dos TRFs, Portarias do CNJ, Especialidade Governança e Gestão de tecnologia da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a finalidade da Portaria CNJ nº 131/2021.

6 Q962288 | Legislação Federal, Intrução Normativa SGD/ME nº 01 de 2019, Especialidade Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As diretrizes para contratações de soluções de tecnologia da informação e comunicação (STIC) pelos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça estabelecem as fases que as contratações de STIC devem seguir.
De acordo com essas diretrizes, na fase de gestão do contrato, o:

7 Q962289 | Legislação Federal, Especialidade Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Nas contratações de soluções de tecnologia da informação e comunicação (STIC), o documento de formalização da demanda deverá conter:

8 Q996533 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Especialidade Governança e Gestão de tecnologia da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Para garantir que os indicadores de desempenho sejam eficazes no acompanhamento de processos e na tomada de decisões estratégicas, é necessário seguir uma série de princípios. Assinale a alternativa que apresenta os conjuntos de práticas considerados mais completos e apropriados para o desenvolvimento e acompanhamento de indicadores de desempenho dentro de uma organização.

9 Q962290 | Segurança da Informação, Especialidade Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante o processo de elaboração da análise de impacto de negócios (BIA), verificou-se que uma atividade crítica “X” pode ficar interrompida por no máximo 48 horas e que a atividade crítica “Y” pode ficar interrompida por no máximo 24 horas.
Sabendo que a atividade crítica “Y” não pode ser recuperada sem o emprego da atividade crítica “X”, o tempo real de recuperação (RTO) da atividade crítica:

10 Q996526 | Engenharia de Software, Especialidade Governança e Gestão de tecnologia da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Segundo Sommerville (2011), no desenvolvimento ágil, uma das características fundamentais é ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.