Questões de Concursos: Especialidade Odontologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Odontologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q962426 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente compareceu para uma consulta de urgência no consultório com queixa de dor intensa à mastigação no elemento 26, que se apresentava com uma restauração extensa de compósito, realizada mais de 10 anos antes. Além disso, o paciente relatou sensação de “dente crescido”, e o teste de percussão realizado pelo cirurgião-dentista resultou positivo. Radiograficamente, observou-se espessamento do espaço do ligamento periodontal no referido elemento. O diagnóstico foi fechado em necrose pulpar com periodontite apical aguda.
A conduta mais indicada na consulta de urgência para alívio da dor do paciente é:

2 Q962413 | Odontologia, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente apresenta episódios intermitentes e recorrentes de tumefação, dor, febre e linfadenopatia em região mandibular posterior esquerda. Suas imagens em tomografia computadorizada (CT) revelam uma lesão com área interna composta por um padrão ósseo esclerótico, pequenas regiões de radiotransparência e evidência de ilha de sequestro ósseo. A área periférica da lesão mostra neoformação óssea na parte externa da cortical original, com uma transição gradual entre o padrão trabeculado normal e o padrão denso e granular da doença, sem evidência de destruição óssea nessa região.

Essa descrição da imagem da lesão em CT, juntamente com a sintomatologia clínica, indica um provável diagnóstico de:

3 Q962414 | Odontologia, Orientação Profissional, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As hepatites virais conhecidas atualmente são classificadas de A até E. Dessas, a Hepatite B é considerada uma doença de elevado risco de transmissão durante o trabalho do cirurgião-dentista, com um risco pelo menos 10 vezes maior de contaminação desse profissional em relação à população em geral.

A principal fonte de contaminação para essa doença durante o atendimento odontológico é por meio:

4 Q962415 | Odontologia, Preparo Cavitário, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Após o preparo cavitário e antes dos procedimentos restauradores, devem-se tomar medidas que objetivem a proteção da dentina remanescente e da polpa contra agressões físicas, químicas e bacterianas.
A opção mais indicada atualmente na etapa de proteção pulpar após o preparo de uma cavidade de profundidade média em um paciente adulto em que será utilizado um compósito para restauração é o:

5 Q962416 | Odontologia, Farmacologia na Odontologia, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Uma paciente de 64 anos procura o cirurgião-dentista com queixa de dor e mobilidade no segundo molar permanente inferior direito. Após o exame clínico e radiográfico, o cirurgião-dentista constatou abcesso resultante de uma periodontite avançada, com necessidade de exodontia do elemento. Durante a anamnese, a paciente relatou fazer uso diário de 5 mg de varfarina para prevenção de tromboembolia.
Sobre o risco de hemorragia durante uma possível exodontia desse elemento, é correto afirmar que:

6 Q962417 | Odontologia, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Para realizar o acesso endodôntico de um primeiro molar superior permanente que se apresenta clinicamente com diagnóstico de pulpite aguda e leve abcesso intra-bucal, o cirurgião dentista irá realizar o bloqueio regional do nervo alveolar superior posterior.
Para depositar a solução anestésica no local correto, ele deve:

7 Q962418 | Odontologia, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A perda óssea na região de furca de grau III (perda óssea com transpasse da furca) indica um diagnóstico de periodontite avançada, com um prognóstico menos favorável para o dente afetado.

A terapia cirúrgica que pode ser indicada para molares inferiores com comprometimento da tábua vestibular e lingual, em que haja dimensão interradicular suficiente, é a:

8 Q962419 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Os monômeros são os principais componentes da matriz orgânica dos compósitos restauradores e têm a função de garantir características manipulativas e físicas desejadas ao material. Dentre os monômeros utilizados como aditivos em compósitos odontológicos restauradores, destaca-se o trietilenoglicol dimetacrilato (TEGDMA).
Uma de suas características e sua função ao ser incorporado no material restaurador são, respectivamente:

9 Q962420 | Odontologia, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um ciclo de vapor d’água sob pressão, obtido por meio da autoclave, constitui o método mais rápido e eficiente para esterilização do instrumental odontológico.

Considerando-se os aparelhos de autoclave convencionais, os parâmetros de tempo, temperatura e pressão adequados e a forma de acondicionamento requerida, para que um efetivo ciclo de esterilização aconteça, são:

10 Q962421 | Odontologia, Farmacologia na Odontologia, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A prerrogativa da prescrição medicamentosa pelo cirurgião-dentista encontra suporte legal com base na Lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1966, que regula o exercício da profissão. O artigo 6, inciso II, determina que “compete aos Cirurgiões-Dentistas prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia”.

Sobre a prescrição de benzodiazepínicos com indicação de sedação leve e controle da ansiedade antes ou durante uma intervenção odontológica, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.