Questões de Concursos: Especialidade Odontologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Odontologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q962422 | Odontologia, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante o preparo da região cervical de canais multirradiculares, deve-se direcionar o desgaste intracanal para as zonas volumosas da raiz, evitando zonas delgadas, onde pode ocorrer adelgaçamento na parede dentinária ou perfurações radiculares laterais nas regiões de furca.

Essa técnica de instrumentação endodôntica é conhecida como:

2 Q962423 | Odontologia, Clareamento Dentário, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente procurou o consultório do cirurgião-dentista com queixa de dentes amarelados, demonstrando interesse em alguma alternativa que melhorasse a estética do seu sorriso. Ao exame clínico e radiográfico, detectou-se uma dentição hígida, com ausência de patologias ósseas ou dentárias. O cirurgião-dentista propôs ao paciente o clareamento dentário caseiro, que foi prontamente aceito.

Nessa técnica, o produto de escolha, o tempo de utilização da moldeira e o período médio de tratamento são:

3 Q962425 | Odontologia, Preparo Biomecânico dos Canais Radiculares, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O processo de preparação e limpeza dos canais radiculares corresponde a um conjunto de eventos que incluem a ação mecânica dos instrumentos endodônticos, a atuação das substâncias químicas auxiliares sobre os tecidos orgânicos, inorgânicos e microrganismos presentes e a influência da irrigação-aspiração, que arrasta para fora do canal radicular os resíduos oriundos desses eventos.
Dentre as substâncias químicas auxiliares, destaca-se o ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA), cujas indicações para uso no tratamento endodôntico são:

4 Q962414 | Odontologia, Orientação Profissional, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As hepatites virais conhecidas atualmente são classificadas de A até E. Dessas, a Hepatite B é considerada uma doença de elevado risco de transmissão durante o trabalho do cirurgião-dentista, com um risco pelo menos 10 vezes maior de contaminação desse profissional em relação à população em geral.

A principal fonte de contaminação para essa doença durante o atendimento odontológico é por meio:

5 Q962418 | Odontologia, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A perda óssea na região de furca de grau III (perda óssea com transpasse da furca) indica um diagnóstico de periodontite avançada, com um prognóstico menos favorável para o dente afetado.

A terapia cirúrgica que pode ser indicada para molares inferiores com comprometimento da tábua vestibular e lingual, em que haja dimensão interradicular suficiente, é a:

6 Q962426 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente compareceu para uma consulta de urgência no consultório com queixa de dor intensa à mastigação no elemento 26, que se apresentava com uma restauração extensa de compósito, realizada mais de 10 anos antes. Além disso, o paciente relatou sensação de “dente crescido”, e o teste de percussão realizado pelo cirurgião-dentista resultou positivo. Radiograficamente, observou-se espessamento do espaço do ligamento periodontal no referido elemento. O diagnóstico foi fechado em necrose pulpar com periodontite apical aguda.
A conduta mais indicada na consulta de urgência para alívio da dor do paciente é:

7 Q962432 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Uma das ferramentas de qualidade mais eficientes para aprimorar um sistema de gestão em saúde é a auditoria. Quando bem aplicada, ela diagnostica não conformidades no sistema avaliado. Auditorias devem ser executadas por profissionais com conhecimento técnico-científico para que possam emitir um parecer construtivo, no sentido de auxiliar a melhoria contínua dos serviços da empresa.
É(são) função(ões) do auditor odontológico:

8 Q962416 | Odontologia, Farmacologia na Odontologia, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Uma paciente de 64 anos procura o cirurgião-dentista com queixa de dor e mobilidade no segundo molar permanente inferior direito. Após o exame clínico e radiográfico, o cirurgião-dentista constatou abcesso resultante de uma periodontite avançada, com necessidade de exodontia do elemento. Durante a anamnese, a paciente relatou fazer uso diário de 5 mg de varfarina para prevenção de tromboembolia.
Sobre o risco de hemorragia durante uma possível exodontia desse elemento, é correto afirmar que:

9 Q962428 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Os instrumentos ultrassônicos podem ser usados para remoção de biofilme, pigmentações, raspagem, alisamento radicular, curetagem e desbridamento cirúrgico durante a terapia periodontal.
O uso desses instrumentos é contraindicado para pacientes com:

10 Q962431 | Odontologia, Restaurações Diretas e Indiretas, Especialidade Odontologia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Restaurações adesivas indiretas apresentam como principais vantagens a possibilidade de preservar a estrutura dental hígida durante o preparo cavitário, a maior facilidade de restabelecer contorno e contatos proximais durante a etapa laboratorial e o excelente resultado estético. Os laminados cerâmicos são uma alternativa restauradora estética que alia a possibilidade de minimizar o desgaste dental requerido durante a fase de preparo à possibilidade de proporcionar uma modificação estética significativa e duradoura no sorriso.

São fatores que determinam a profundidade do preparo de um laminado cerâmico em um dente anterior:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.