Questões de Concursos Especialidade Pedagogia

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1Q1058417 | Português, Interpretação de Textos, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto, para responder à questão.


“Depósito”: o modo como uma casa de repouso para idosos é chamada em um novo livro de ficção pretende denunciar as incongruências de nossa relação com a velhice e com os idosos ao nosso redor. Em Jasmins, publicado pela editora Maralto, Claudia Nina retrata a dura relação entre a cuidadora Yasmin e a idosa Wanda, num momento da história em que o fenômeno da longevidade interpela a nossa atenção à população idosa.

“Embora não seja regra, alguns fatores tornam os idosos mais vulneráveis e dependentes de outras pessoas, seja para a realização de atividades básicas da vida diária e econômica ou emocionalmente, principalmente aqueles com déficits cognitivos ou limitações naturais do próprio envelhecimento”, explica a psicóloga Allana Moraes. “Por essas razões, lamentavelmente, o idoso também se encontra mais suscetível a ser vítima de violências nos mais variados âmbitos, seja familiar, institucional ou social”.

De acordo com Allana, é o próprio ambiente familiar que tem se apresentado como o espaço de maior incidência de abandono e maus-tratos acometidos contra o idoso, com episódios de violência psicológica, física, moral e patrimonial perpetrados por filhos ou cônjuges. Diversos fatores desempenham um papel nesse tipo de cenário, entre os quais o que pode ser chamado de transmissão transgeracional da violência e do abandono.

“O fato de os idosos se transformarem em vítimas igualmente se relaciona às raízes familiares, à violência ou abandono por eles perpetrados no passado, assim como terem apresentado comportamentos disruptivos, agressividade e atitudes provocativas em relação aos familiares”, explica a psicóloga. “Portanto, para analisar os motivos que levam um familiar a agir com violência em relação a um idoso, há que se levar em conta não só características dos idosos ou da família, já que se trata de um fenômeno multideterminado e que deve ser analisado em sua complexidade”.

Entre os fatores em jogo, há também aquilo que o gerontólogo Robert N. Butler chamou já em 1969 de “ageísmo” ou “idadismo”, ou seja, a discriminação contra pessoas com base em sua idade, mais comumente direcionada a pessoas mais velhas. “Butler descreveu três aspectos deste tipo de preconceito: atitudes negativas em relação aos idosos, à velhice e ao processo de envelhecimento; práticas discriminatórias contra idosos; e práticas e políticas institucionais que perpetuam estereótipos e atitudes negativas sobre os idosos”, pontua Allana.

A saúde dos vínculos afetivos entre o idoso e os seus cuidadores é um fator de proteção contra a violência muito significativo. Com a atenção à saúde mental dos profissionais cuidadores e com a proximidade da família, casas de repouso deixariam de ser “depósitos” e se tornariam pontos de apoio fundamentais em uma sociedade cada vez mais idosa.


(Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br. Acesso em: 08.04.2025. Adaptado)
Considerando-se a sequenciação textual, é correto afirmar que o quarto parágrafo representa, em relação ao terceiro,
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2Q1068719 | História, História do Brasil, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Já nos anos de 1850, fazendeiros das áreas cafeeiras – alguns dos mais necessitados de mão de obra – tornaram-se interessados em promover a imigração e em substituir os escravos por imigrantes. As primeiras experiências falharam, e os fazendeiros de café recorreram ao tráfico de escravos interno. Mais tarde, quando as pressões abolicionistas aumentaram e leis contra o tráfico entre províncias foram promulgadas, os fazendeiros das áreas pioneiras buscaram na Itália os trabalhadores de que necessitavam.

(Emília Viotti da Costa. “Da escravidão ao trabalho livre”. In: Da Monarquia à República: momentos decisivos, 1999)

O excerto alude à
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3Q1068720 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Demo (2015) centra sua proposta de educação no exercício da pesquisa, atrelando o questionamento reconstrutivo como fundamento dessa educação escolar. Para o autor, o questionamento reconstrutivo exige ser compreendido como
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4Q1068721 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paulo Freire (2019) valoriza o caráter dialógico da relação entre professor e aluno. Nesse contexto, professor e alunos devem se assumir
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5Q1068722 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Ciavatta (in Frigotto, Ciavatta e Ramos, 2012) propõe alguns pressupostos para a realização da educação profissional como formação integrada e humanizadora. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses pressupostos da autora.
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6Q1068723 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

De acordo com Goulart (2015), a Psicometria teve um impacto significativo na educação, especialmente por meio dos testes de inteligência. Esses testes forneceram uma explicação “científica” para o fracasso escolar, destacando as diferenças individuais e a influência das aptidões. No entanto, o autor alerta ser importante reconhecer o caráter ideológico da apropriação da Psicometria pela escola: “Ela veio justificar a divisão de classes, evidenciando que os mais bem dotados eram realmente os que pertenciam aos grupos socioeconômicos mais elevados e que, obviamente, constituíam a classe dominante”. Portanto, a Psicometria contribuiu para
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7Q1068724 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Ao discutirem a formação continuada, Gatti e Barreto (2009) descrevem um modelo de capacitação “em cascata”, no qual um primeiro grupo de profissionais é capacitado e transforma-se em capacitador de um novo grupo que, por sua vez, capacita um grupo seguinte. Para as autoras, esse procedimento
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8Q1068725 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Hadji (2001) conclui que “a avaliação formativa não é nem um modelo científico, nem um modelo de ação diretamente operatório”. Para o autor, isso significa que a avaliação formativa, “capaz de orientar o trabalho dos professores no sentido de uma prática avaliativa colocada, tanto quanto possível, a serviço das aprendizagens”, é
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9Q1068726 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Hoffmann argumenta que a visão comportamentalista dos professores manifesta-se de forma radical na prática avaliativa, sem que percebam o autoritarismo dessa concepção. Para a autora, sem avançar na compreensão do fracasso dos estudantes para além do comprometimento dos alunos, os professores se distanciam “de dois princípios presentes na avaliação enquanto mediação”:
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10Q1068727 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Morin, ao propor o aspecto da incerteza para a educação, apresenta a necessidade de enfrentar o que o autor denomina ecologia da ação, ou seja,
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11Q1068728 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um professor quer ampliar o letramento digital de seus alunos. Para isso, leu o texto de Buckingham (2010) e se surpreendeu com um dos aspectos conceituais que compõem o letramento digital: a língua. De acordo com o autor, esse aspecto diz respeito a uma
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12Q1068729 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Imbernón (2017) apresenta como ferramenta de formação docente o modelo indagativo ou de pesquisa. Esse modelo requer, basicamente, que o professor
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13Q1068730 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Kuenzer (2007) problematiza a formação de subjetividades flexíveis. Cognitiva e eticamente, essa formação sofre a mediação da educação geral, que é disponibilizada de forma diferenciada, segundo a origem de classe. Assim, aqueles que “vivem do trabalho adquirem conhecimentos genéricos que lhes permitirão exercer, e aceitar, múltiplas tarefas no mercado flexibilizado”. Para a autora, ser multitarefa, neste caso, implica exercer trabalhos
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14Q1068731 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, adaptado de Libâneo, Oliveira e Tochi (2018):

Como instituição socioeducativa, a escola vem sendo questionada sobre seu papel ante as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo. Tais transformações decorrem, sobretudo, dos avanços tecnológicos, da reestruturação do sistema de produção e desenvolvimento, da compreensão do papel do Estado, das modificações nele operadas e das mudanças no sistema financeiro, na organização do trabalho e nos hábitos de consumo. Esse conjunto de transformações está sendo chamado, em geral, de ___________, que designa, portanto, uma gama de fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que expressam o espírito da época e a etapa de desenvolvimento do capitalismo em que o mundo se encontra atualmente. Esse termo sugere a ideia de movimentação intensa, ou seja, de que as pessoas estão em meio a acelerado processo de integração e reestruturação capitalista. Exatamente por isso, há quem diga que seja um conceito ou uma construção ideológica.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
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15Q1068732 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Libâneo (2018), a partir das contribuições de Ausubel, destaca que um dos traços mais típicos da aprendizagem significativa é
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16Q1068733 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Nóvoa (2009) defende “a necessidade de redefinir a missão da escola, de maneira mais modesta, mas mais orientada do ponto de vista das aprendizagens”. Para tanto, a escola deve se libertar de “uma visão regeneradora ou reparadora da sociedade, assumindo que é apenas uma entre as muitas instituições da sociedade que promovem a educação”. Assim, o autor propõe
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17Q1066293 | Administração Pública, Convergências e Diferenças entre Gestão, Especialidade Pedagogia, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação a aspectos comportamentais da organização e a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
Tanto nas organizações públicas quanto nas privadas, é permitido fazer o que a lei não proíbe, de modo a se atender plenamente o princípio da legalidade.
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18Q1026286 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Especialidade Pedagogia, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Em determinado órgão público, 10 servidores, trabalhando 8 horas por dia, atendem em média 300 pessoas por semana. A idade média desses servidores é 40 anos. Para se somar a esse efetivo de atendimento ao público, foram contratados 6 novos servidores.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
Se, após a contratação dos 6 novos servidores, 2 servidores forem aleatoriamente selecionados, a probabilidade de pelo menos um deles ser servidor antigo é igual a 3/8.
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19Q1026287 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Especialidade Pedagogia, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Suponha que seja válida a seguinte proposição P.
P: “Se em 2024 a Lei 1 for revogada ou a Lei 2 for aprovada, então Felipe se aposentará em 2025.”
Considerando que a aprovação da Lei 2 não revogue a Lei 1 e que a revogação da Lei 1 não resulte na aprovação da Lei 2, julgue o próximo item, relativo à proposição P.
Se em 2025 Felipe se aposentar, então é correto afirmar que em 2024 a Lei 1 foi revogada ou a Lei 2, aprovada.
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20Q1026288 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Especialidade Pedagogia, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Suponha que seja válida a seguinte proposição P.
P: “Se em 2024 a Lei 1 for revogada ou a Lei 2 for aprovada, então Felipe se aposentará em 2025.”
Considerando que a aprovação da Lei 2 não revogue a Lei 1 e que a revogação da Lei 1 não resulte na aprovação da Lei 2, julgue o próximo item, relativo à proposição P.
Se em 2024 a Lei 1 for revogada, mas a Lei 2 não for aprovada, então Felipe não se aposentará em 2025.
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