Questões de Concursos Especialidade Serviço Social

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q962486 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As transformações ocorridas no Serviço Social a partir do Congresso da Virada em 1979 imprimem uma nova direção à profissão.
Com base nessa premissa, Mioto (2009) pensa o estudo social a partir da(s):

2 Q962495 | Direito Penal, Lei de Execução Penal – Lei nº 7210 de 1984, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No que diz respeito às faltas disciplinares no sistema penal, de acordo com a Lei de Execução Penal, comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que:

3 Q962498 | Serviço Social, Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No Brasil do século XXI, “a velha ‘questão social’ metamoforseia-se, assumindo novas roupagens” (Iamamoto, 2008).
Esse fato produziu uma fratura que, de acordo com a autora, se traduz, dentre outros(as) consequências, no(a):

4 Q962500 | Serviço Social, Proteção Social aos Usuários de Álcool e outras Drogas, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Beatriz trabalha em uma instituição especializada em usuários dependentes de drogas e na redução da dependência de drogas. Ela observou que vem aumentando o número de indivíduos que buscam formas de reinserção profissional.
No que se refere às atividades de atenção e às de reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares, as instituições devem observar a seguinte diretriz:

5 Q962489 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Refletindo sobre o trabalho do assistente social com crianças e adolescentes, Terra e Azevedo (2018) concluem que essa parcela da sociedade, em sua esmagadora maioria, “vive em condições precárias, fora da escola, exposta a mortes violentas e que alimenta expectativas limitadas em relação à sua vida futura”.
As autoras em tela elencam como um dos aspectos desse trabalho o(a):

6 Q962492 | Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Para Duarte (2018), diante da desresponsabilização do Estado na manutenção da proteção social, o princípio liberal da autossustentação recai fortemente sobre as famílias.
Diante do grau de seletividade das políticas sociais, para fazer jus à permanência na proteção social, as famílias são submetidas a:

7 Q962491 | Serviço Social, Transformações Societárias, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Entre os autores vinculados à teoria social crítica, há o consenso de que atualmente há uma nova investida do conservadorismo sobre a condução das políticas sociais.
As manifestações do conservadorismo no trabalho do assistente social com famílias expressam-se, para Duarte (2018):

8 Q962494 | Direito Penal, Regimes penitenciários, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Juarez foi preso por tráfico de entorpecentes e já cumpriu metade de sua pena, sendo colocado em regime semiaberto. Com saudade de sua família, ele solicita permissão para saída temporária do estabelecimento, sem vigilância direta.
Juarez recebeu a resposta de que:

9 Q962505 | Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de um determinado território foi acionada pelos moradores em função da situação de Helena, uma mulher jovem, sem filhos, solteira, que mora sozinha e faz tratamento psiquiátrico. Segundo os moradores, nos últimos dias ela vinha apresentando comportamento agressivo e descontrolado, sendo atendida pela equipe do SAMU. Entretanto, após retorno do atendimento, passados alguns dias, Helena apresentou o mesmo comportamento de antes, colocando a si e a outros em risco. Diante disso, a intenção dos moradores ao recorrer ao CREAS foi buscar formas que viabilizassem uma internação involuntária de Helena.
De acordo com Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a internação psiquiátrica involuntária se dá sem o consentimento do usuário e deve ser:

10 Q962479 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Texto associado.
Texto 1


“A premissa é que o atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do Assistente Social, afetando as suas condições e as relações de trabalho, assim como as condições de vida da população usuária dos serviços sociais.” (Iamamoto, 2008, p.19)
À luz do cenário descrito no texto 1, Raichelis (2018), ao estudar a nova morfologia do trabalho no Serviço Social, afirma que a reestruturação da produção aporta transformações no mercado de trabalho do Serviço Social, “configurando-se o exercício profissional privado, autônomo, temporário, por tarefa”, em fenômeno que pode ser denominado:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.