Questões de Concursos Especialidade Veterinária

Resolva questões de Especialidade Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1068778 | Veterinária, Normas, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

Com base nas Normas para o Controle de Caninos no Exército Brasileiro (NORCCAN), assinale a alternativa correta quanto aos usos e critérios para a utilização de cães no âmbito do Exército Brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1068779 | Veterinária, Imunologia e Vacina, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um filhote de cachorro recebe anticorpos maternos (MDA) via colostro nas primeiras horas de vida, os quais conferem imunidade passiva. Sobre a interação entre os MDA e a resposta imune do filhote, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1068777 | Veterinária, Normas, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que descreve corretamente uma das regras ou um dos critérios para o transporte de equinos no Exército Brasileiro, conforme as normas estabelecidas nas Normas Gerais para o Transporte de Equinos no Exército.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1068771 | Veterinária, Bem Estar Animal, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

Durante a avaliação de um animal mantido em cativeiro, observa-se que ele apresenta escore corporal adequado, vive em um recinto limpo, excelente parâmetro reprodutivo, sem sinais evidentes de doença, mas demonstra comportamento repetitivo e com pouca interação com o ambiente. Considerando os conceitos de bem-estar animal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1068773 | Veterinária, Reprodução, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considerando as particularidades do ciclo estral em cadelas, incluindo as alterações hormonais e as características de cada fase, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1068774 | Veterinária, Reprodução, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

A endometrite é uma das principais causas de infertilidade em éguas, impactando diretamente as taxas de concepção. O diagnóstico precoce e o manejo adequado são essenciais para minimizar perdas reprodutivas.

Considerando essas informações apresentadas, assinale a alternativa correta a respeito da endometrite em éguas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1058420 | Português, Interpretação de Textos, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto, para responder à questão.


“Depósito”: o modo como uma casa de repouso para idosos é chamada em um novo livro de ficção pretende denunciar as incongruências de nossa relação com a velhice e com os idosos ao nosso redor. Em Jasmins, publicado pela editora Maralto, Claudia Nina retrata a dura relação entre a cuidadora Yasmin e a idosa Wanda, num momento da história em que o fenômeno da longevidade interpela a nossa atenção à população idosa.

“Embora não seja regra, alguns fatores tornam os idosos mais vulneráveis e dependentes de outras pessoas, seja para a realização de atividades básicas da vida diária e econômica ou emocionalmente, principalmente aqueles com déficits cognitivos ou limitações naturais do próprio envelhecimento”, explica a psicóloga Allana Moraes. “Por essas razões, lamentavelmente, o idoso também se encontra mais suscetível a ser vítima de violências nos mais variados âmbitos, seja familiar, institucional ou social”.

De acordo com Allana, é o próprio ambiente familiar que tem se apresentado como o espaço de maior incidência de abandono e maus-tratos acometidos contra o idoso, com episódios de violência psicológica, física, moral e patrimonial perpetrados por filhos ou cônjuges. Diversos fatores desempenham um papel nesse tipo de cenário, entre os quais o que pode ser chamado de transmissão transgeracional da violência e do abandono.

“O fato de os idosos se transformarem em vítimas igualmente se relaciona às raízes familiares, à violência ou abandono por eles perpetrados no passado, assim como terem apresentado comportamentos disruptivos, agressividade e atitudes provocativas em relação aos familiares”, explica a psicóloga. “Portanto, para analisar os motivos que levam um familiar a agir com violência em relação a um idoso, há que se levar em conta não só características dos idosos ou da família, já que se trata de um fenômeno multideterminado e que deve ser analisado em sua complexidade”.

Entre os fatores em jogo, há também aquilo que o gerontólogo Robert N. Butler chamou já em 1969 de “ageísmo” ou “idadismo”, ou seja, a discriminação contra pessoas com base em sua idade, mais comumente direcionada a pessoas mais velhas. “Butler descreveu três aspectos deste tipo de preconceito: atitudes negativas em relação aos idosos, à velhice e ao processo de envelhecimento; práticas discriminatórias contra idosos; e práticas e políticas institucionais que perpetuam estereótipos e atitudes negativas sobre os idosos”, pontua Allana.

A saúde dos vínculos afetivos entre o idoso e os seus cuidadores é um fator de proteção contra a violência muito significativo. Com a atenção à saúde mental dos profissionais cuidadores e com a proximidade da família, casas de repouso deixariam de ser “depósitos” e se tornariam pontos de apoio fundamentais em uma sociedade cada vez mais idosa.


(Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br. Acesso em: 08.04.2025. Adaptado)
No segmento “Embora não seja regra” (2° parágrafo), o termo destacado garante a coesão textual introduzindo um argumento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1068780 | Veterinária, Imunologia e Vacina, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um cão adulto, recém-adotado e sem histórico conhecido de vacinação, é levado a uma clínica veterinária. O tutor reside em uma área de alto risco para enchentes, e a vacinação contra a raiva é obrigatória.

De acordo com as Diretrizes de Vacinação da WSAVA (2024), e considerando que CDV = vírus da cinomose canina, CAV = adenovírus canino, CPV = parvovírus canino e VVM = vírus vivo modificado, assinale a alternativa que apresenta corretamente o protocolo vacinal que deve ser elaborado e recomendado pelo médico veterinário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1068772 | Veterinária, Bem Estar Animal, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

De acordo com as Boas Práticas para a Eutanásia em Animais, qual das seguintes alternativas é correta quanto às responsabilidades do médico veterinário (MV) durante o procedimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1068775 | Veterinária, Normas, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

Com relação às características observadas para o uso de equinos pelo Exército Brasileiro, conforme as Normas para o Controle dos Equídeos no Exército (NORCE), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1068776 | Veterinária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal Hipoa, Especialidade Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um médico veterinário, ao inspecionar a área de armazenamento de alimentos em um Serviço de Alimentação em uma Organização Militar, observa que pescados crus serão acondicionados sob refrigeração. Considerando o Regulamento de Segurança dos Alimentos das Forças Armadas, que descreve a temperatura e o tempo correto de armazenagem desse tipo de gênero alimentício, assinale a alternativa que contém a conduta correta segundo o regulamento citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.