Início Questões de Concursos Especialista de Educação Resolva questões de Especialista de Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Especialista de Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q322347 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCPara Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa ✂️ a) uma comunidade de aprendizagem e estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo. ✂️ b) uma comunidade de aprendizagem e produz conhecimento sobre educação. ✂️ c) um laboratório social em que os alunos recebem o mesmo treinamento que os professores. ✂️ d) a necessidade de revisão radical da formação de professores, testando-os no desempenho de habilidades didáticas. ✂️ e) uma cooperativa de educadores que estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q320849 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para ✂️ a) se integrar. ✂️ b) criar. ✂️ c) agir autonomamente. ✂️ d) se adaptar de maneira crítica. ✂️ e) superar condicionamentos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q323811 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas ✂️ a) dadas pela realidade cotidiana, cabendo ao aluno desenvolver a capacidade de interpretá-las. ✂️ b) organizadas pelo professor como capazes de induzir temas relevantes para a reflexão e aprendizado do aluno. ✂️ c) que expressam as inquietações de professores e alunos no processo investigativo de desvelar os mistérios do conhecimento. ✂️ d) capazes de apresentar problemas significativos para o aluno, possibilitando que ele teste suas hipóteses e sintetise suas conclusões. ✂️ e) auto-iniciadas e autodirigidas pelo aluno e são o ponto de partida necessário para uma verdadeira aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q328965 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes: ✂️ a) hierarquia que permita a definição clara de papeis. ✂️ b) divisão clara de papéis, de modo que cada um saiba o que lhe compete. ✂️ c) "Tolerância Zero" com relação à violência para garantir tranqüilidade. ✂️ d) mecanismos de controle efetivos, de modo a se evitar burlas. ✂️ e) prioridades claramente definidas e partilhadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q808501 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCTendo em vista a legislação em vigor, o calendário escolar no ensino fundamental deve ser organizado considerando ✂️ a) as peculiaridades regionais e locais, inclusive as climáticas e econômicas, podendo-se reduzir o número de horas letivas previsto na LDB, desde que devidamente justificado. ✂️ b) o mínimo de 120 dias letivos e de 400 horas semestrais de efetivo trabalho escolar. ✂️ c) o máximo de 200 dias letivos e de 800 horas de efetivo trabalho escolar distribuídas em dois semestres e incluindo o tempo reservado aos exames finais. ✂️ d) o mínimo de 800 horas distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais. ✂️ e) o máximo de 800 horas distribuídas em 120 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q324614 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar: ✂️ a) profissional. ✂️ b) a feminização, a participação, a introdução de novas tecnologias e os baixos salários. ✂️ c) a feminização, a dissociação entre o pensar e o executar, o tecnicismo e a má formação teórica. ✂️ d) o racismo, a dissociação entre o pensar e o executar, a sobrecarga de trabalho e a introdução de novas tecnologias. ✂️ e) a diversidade cultural, a instabilidade no emprego, tecnicismo e salas superlotadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q319314 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é ✂️ a) a capacidade que o indivíduo desenvolve de fazer e aprender por si próprio. ✂️ b) a necessidade que o indivíduo tem de ser auxiliado por um adulto para aprender. ✂️ c) a diferença entre o nível das tarefas realizáveis com a ajuda de outros mais experientes e o nível das tarefas que podem ser realizadas como uma atividade independente. ✂️ d) a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela consegue fazer com o grupo na busca de seus próprios caminhos. ✂️ e) um conceito que incorpora as principais contribuições de Piaget ao pensamento psicolingüístico. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q813413 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDe acordo com a LDB, os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: ✂️ a) participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes de caráter deliberativo. ✂️ b) participação dos profissionais da educação, de pais e de alunos acima de 14 anos na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. ✂️ c) participação dos profissionais da educação, de pais e de alunos acima de 14 anos na elaboração do projeto pedagógico da escola e nos conselhos de classe ou séries. ✂️ d) participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. ✂️ e) participação dos profissionais da educação em conselhos escolares ou equivalentes de caráter deliberativo e de pais e alunos nas Associações de Pais e Mestres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q328400 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCAo refletir sobre as características e as conseqüências da participação na sociedade, Gandin apresenta basicamente dois tipos de participação, sendo que ✂️ a) , aos grupos que aceitam o comando do poder instituído. ✂️ b) os dois tipos pressupõem a manutenção da distribuição do poder de decisão, tal qual socialmente instituído, variando apenas as esferas em que a participação deva ocorrer: governo ou comunidade. ✂️ c) já que a participação nas decisões é uma prática socialmente consagrada. ✂️ d) o primeiro tipo se limita a manter o que está instituído na sociedade (conservadora) e o segundo, refere- se à alteração das causas que justificam a maneira pela qual o poder está socialmente constituído. ✂️ e) os dois tipos têm caráter consultivo e variam em relação ao número de envolvidos e níveis administrativos em que a participação ocorre. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q329021 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo ✂️ a) de medida do aprendizado do aluno. ✂️ b) de julgamento sobre a realidade, à luz de critérios estabelecidos. ✂️ c) no qual medida e avaliação se confundem. ✂️ d) através do qual se evidencia os limites da relação entre a teoria e a prática. ✂️ e) de re-significação entre juízo e conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q818253 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCNos termos da LDB, é permitido aos sistemas de ensino ✂️ a) desdobrar o ensino fundamental em ciclos. ✂️ b) optar na definição curricular, pelo conhecimento do mundo físico ou natural no ensino fundamental. ✂️ c) organizar o Ensino Médio Regular com dois anos de duração. ✂️ d) ministrar o ensino em língua portuguesa. ✂️ e) utilizar-se do ensino à distância como forma preferencial de aprendizagem, no ensino fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q810820 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDentre as afirmações abaixo sobre o Projeto Pedagógico, assinale a alternativa que NÃO condiz com o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. ✂️ a) Explicita a proposta educativa que a escola prática. ✂️ b) É um documento elaborado para organizar a prática educativa na escola, mas nem sempre é implementado. ✂️ c) É o meio pelo qual a escola se conhece e à sua clientela. ✂️ d) É a expressão do trabalho coletivo na escola. ✂️ e) Possibilita o fortalecimento da autonomia financeira e pedagógica da escola, desde que seja supervisionado pela Associação de Pais e Mestres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q324326 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições: ✂️ a) conteúdo potencialmente significativo e postura crítica por parte do aluno para aprender significativamente. ✂️ b) conteúdo potencialmente significativo do ponto de vista lógico e psicológico. ✂️ c) adequada interação professor-aluno e possibilidade de compartilhamento de significados, entre os alunos da mesma condição de aprendizagem. ✂️ d) atitude favorável do aluno e adequada interação professor-aluno. ✂️ e) conteúdos ordenados e relação harmônica de alunos e professores de forma a potencializar as situações de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q323560 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCTeresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles: ✂️ a) "pais ausentes", "pais omissos" e "pais desestruturados". ✂️ b) "pais ausentes", "pais presentes" e "pais autoritários". ✂️ c) "pais autoritários", "pais permissivos" e "pais democráticos". ✂️ d) "pais democráticos", "pais omissos" e "pais desestruturados. ✂️ e) "pais modernos", "pais antiquados" e "pais negligentes". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q326534 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui: ✂️ a) uma concepção tecnicista de planejamento escolar. ✂️ b) uma concepção burocrática de organização escolar. ✂️ c) a idéia de hierarquia na gestão da escola. ✂️ d) a idéia de administração escolar. ✂️ e) a idéia de democratização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q811914 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a implantação dos ciclos exige da equipe pedagógica da escola ✂️ a) a co-responsabilização pelo processo de ensino e de aprendizagem dos alunos criando, entre outras coisas, condições institucionais para a realização de reuniões de professores as quais se discute os diferentes aspectos do processo educacional. ✂️ b) um rigoroso acompanhamento das atividades dos alunos, a substituição das notas por conceitos e a organização de reuniões de formação para os professores. ✂️ c) a superação de uma concepção credencialista da educação e sua substituição por princípios de autonomia intelectual. ✂️ d) o acompanhamento das atividades de ensino propostas pelos professores, a análise da sistemática de avaliação adotada pela equipe docente e o convencimento das famílias sobre os aspectos positivos do ciclo. ✂️ e) a construção de vínculos afetivos com os alunos, especialmente aqueles que apresentam maiores dificuldades, a adoção de Temas Geradores ou de Trabalhos por Projetos, que garantam o interesse e o prazer de ensinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q325638 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCA preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição: ✂️ a) as produções de Paulo Freire e as pesquisas no campo do sócio-construtivismo. ✂️ b) as chamadas teorias reprodutivistas de Bourdieu e Passeron e as que defendiam a preponderância do background familiar frente à atuação da escola. ✂️ c) a política educacional do governo militar, que priorizava o investimento na habilitação para o trabalho. ✂️ d) as pesquisas desenvolvidas pelos autores brasileiros que propunham um tratamento crítico-social dos conteúdos escolares. ✂️ e) a defesa da organização escolar por ciclos como fator de melhoria do desempenho escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q816786 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDe acordo com o ECA: ✂️ a) o professor não pode ser responsabilizado por omissão, uma vez que cabe aos dirigentes escolares os encaminhamentos quando do descumprimento do ECA. ✂️ b) cabe à escola propiciar condições para que as famílias e os alunos participem da definição das propostas educacionais. ✂️ c) o diretor da escola deve encaminhar denúncias ao Conselho Tutelar apenas nos casos de elevado números de faltas de crianças na idade de escolaridade obrigatória. ✂️ d) é dever do Poder Público oferecer escolaridade apenas na idade de 7 a 14 anos. ✂️ e) institui os direitos das crianças e dos adolescentes e não há previsões de deveres para a escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q324743 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que: I. favorecem a comunicação e a cooperação. II. privilegiam o entendimento e a negociação. III. criam uma forte identidade profissional dos professores. IV. se articulam em torno de metas precisas. V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado. São corretas, apenas ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I, IV e V. ✂️ d) II, III e IV. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q427395 | Direito Constitucional, Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCO dever do Estado para com a educação dos portadores de deficiências, nos termos da Constituição Federal de 1988, manifesta-se mediante ✂️ a) a facilitação do acesso aos bens e serviços culturais e desportivos com o estabelecimento de passe gratuito às pessoas com deficiências. ✂️ b) a exigência de que Estados e Municípios elaborem Planos de Atendimento às pessoas deficientes com a construção de rampas e barreiras arquitetônicas para facilitar o acesso aos bens públicos. ✂️ c) a criação de Fundo de Investimento para financiar políticas públicas para o setor. ✂️ d) o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino. ✂️ e) a garantia de atendimento gratuito, em entidades especializadas privadas, através de convênios estabelecido pelas esferas públicas. 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1Q322347 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCPara Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa ✂️ a) uma comunidade de aprendizagem e estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo. ✂️ b) uma comunidade de aprendizagem e produz conhecimento sobre educação. ✂️ c) um laboratório social em que os alunos recebem o mesmo treinamento que os professores. ✂️ d) a necessidade de revisão radical da formação de professores, testando-os no desempenho de habilidades didáticas. ✂️ e) uma cooperativa de educadores que estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q320849 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para ✂️ a) se integrar. ✂️ b) criar. ✂️ c) agir autonomamente. ✂️ d) se adaptar de maneira crítica. ✂️ e) superar condicionamentos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q323811 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas ✂️ a) dadas pela realidade cotidiana, cabendo ao aluno desenvolver a capacidade de interpretá-las. ✂️ b) organizadas pelo professor como capazes de induzir temas relevantes para a reflexão e aprendizado do aluno. ✂️ c) que expressam as inquietações de professores e alunos no processo investigativo de desvelar os mistérios do conhecimento. ✂️ d) capazes de apresentar problemas significativos para o aluno, possibilitando que ele teste suas hipóteses e sintetise suas conclusões. ✂️ e) auto-iniciadas e autodirigidas pelo aluno e são o ponto de partida necessário para uma verdadeira aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q328965 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes: ✂️ a) hierarquia que permita a definição clara de papeis. ✂️ b) divisão clara de papéis, de modo que cada um saiba o que lhe compete. ✂️ c) "Tolerância Zero" com relação à violência para garantir tranqüilidade. ✂️ d) mecanismos de controle efetivos, de modo a se evitar burlas. ✂️ e) prioridades claramente definidas e partilhadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q808501 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCTendo em vista a legislação em vigor, o calendário escolar no ensino fundamental deve ser organizado considerando ✂️ a) as peculiaridades regionais e locais, inclusive as climáticas e econômicas, podendo-se reduzir o número de horas letivas previsto na LDB, desde que devidamente justificado. ✂️ b) o mínimo de 120 dias letivos e de 400 horas semestrais de efetivo trabalho escolar. ✂️ c) o máximo de 200 dias letivos e de 800 horas de efetivo trabalho escolar distribuídas em dois semestres e incluindo o tempo reservado aos exames finais. ✂️ d) o mínimo de 800 horas distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais. ✂️ e) o máximo de 800 horas distribuídas em 120 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q324614 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar: ✂️ a) profissional. ✂️ b) a feminização, a participação, a introdução de novas tecnologias e os baixos salários. ✂️ c) a feminização, a dissociação entre o pensar e o executar, o tecnicismo e a má formação teórica. ✂️ d) o racismo, a dissociação entre o pensar e o executar, a sobrecarga de trabalho e a introdução de novas tecnologias. ✂️ e) a diversidade cultural, a instabilidade no emprego, tecnicismo e salas superlotadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q319314 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é ✂️ a) a capacidade que o indivíduo desenvolve de fazer e aprender por si próprio. ✂️ b) a necessidade que o indivíduo tem de ser auxiliado por um adulto para aprender. ✂️ c) a diferença entre o nível das tarefas realizáveis com a ajuda de outros mais experientes e o nível das tarefas que podem ser realizadas como uma atividade independente. ✂️ d) a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela consegue fazer com o grupo na busca de seus próprios caminhos. ✂️ e) um conceito que incorpora as principais contribuições de Piaget ao pensamento psicolingüístico. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q813413 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDe acordo com a LDB, os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: ✂️ a) participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes de caráter deliberativo. ✂️ b) participação dos profissionais da educação, de pais e de alunos acima de 14 anos na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. ✂️ c) participação dos profissionais da educação, de pais e de alunos acima de 14 anos na elaboração do projeto pedagógico da escola e nos conselhos de classe ou séries. ✂️ d) participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. ✂️ e) participação dos profissionais da educação em conselhos escolares ou equivalentes de caráter deliberativo e de pais e alunos nas Associações de Pais e Mestres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q328400 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCAo refletir sobre as características e as conseqüências da participação na sociedade, Gandin apresenta basicamente dois tipos de participação, sendo que ✂️ a) , aos grupos que aceitam o comando do poder instituído. ✂️ b) os dois tipos pressupõem a manutenção da distribuição do poder de decisão, tal qual socialmente instituído, variando apenas as esferas em que a participação deva ocorrer: governo ou comunidade. ✂️ c) já que a participação nas decisões é uma prática socialmente consagrada. ✂️ d) o primeiro tipo se limita a manter o que está instituído na sociedade (conservadora) e o segundo, refere- se à alteração das causas que justificam a maneira pela qual o poder está socialmente constituído. ✂️ e) os dois tipos têm caráter consultivo e variam em relação ao número de envolvidos e níveis administrativos em que a participação ocorre. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q329021 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo ✂️ a) de medida do aprendizado do aluno. ✂️ b) de julgamento sobre a realidade, à luz de critérios estabelecidos. ✂️ c) no qual medida e avaliação se confundem. ✂️ d) através do qual se evidencia os limites da relação entre a teoria e a prática. ✂️ e) de re-significação entre juízo e conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q818253 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCNos termos da LDB, é permitido aos sistemas de ensino ✂️ a) desdobrar o ensino fundamental em ciclos. ✂️ b) optar na definição curricular, pelo conhecimento do mundo físico ou natural no ensino fundamental. ✂️ c) organizar o Ensino Médio Regular com dois anos de duração. ✂️ d) ministrar o ensino em língua portuguesa. ✂️ e) utilizar-se do ensino à distância como forma preferencial de aprendizagem, no ensino fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q810820 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDentre as afirmações abaixo sobre o Projeto Pedagógico, assinale a alternativa que NÃO condiz com o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. ✂️ a) Explicita a proposta educativa que a escola prática. ✂️ b) É um documento elaborado para organizar a prática educativa na escola, mas nem sempre é implementado. ✂️ c) É o meio pelo qual a escola se conhece e à sua clientela. ✂️ d) É a expressão do trabalho coletivo na escola. ✂️ e) Possibilita o fortalecimento da autonomia financeira e pedagógica da escola, desde que seja supervisionado pela Associação de Pais e Mestres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q324326 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições: ✂️ a) conteúdo potencialmente significativo e postura crítica por parte do aluno para aprender significativamente. ✂️ b) conteúdo potencialmente significativo do ponto de vista lógico e psicológico. ✂️ c) adequada interação professor-aluno e possibilidade de compartilhamento de significados, entre os alunos da mesma condição de aprendizagem. ✂️ d) atitude favorável do aluno e adequada interação professor-aluno. ✂️ e) conteúdos ordenados e relação harmônica de alunos e professores de forma a potencializar as situações de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q323560 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCTeresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles: ✂️ a) "pais ausentes", "pais omissos" e "pais desestruturados". ✂️ b) "pais ausentes", "pais presentes" e "pais autoritários". ✂️ c) "pais autoritários", "pais permissivos" e "pais democráticos". ✂️ d) "pais democráticos", "pais omissos" e "pais desestruturados. ✂️ e) "pais modernos", "pais antiquados" e "pais negligentes". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q326534 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui: ✂️ a) uma concepção tecnicista de planejamento escolar. ✂️ b) uma concepção burocrática de organização escolar. ✂️ c) a idéia de hierarquia na gestão da escola. ✂️ d) a idéia de administração escolar. ✂️ e) a idéia de democratização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q811914 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a implantação dos ciclos exige da equipe pedagógica da escola ✂️ a) a co-responsabilização pelo processo de ensino e de aprendizagem dos alunos criando, entre outras coisas, condições institucionais para a realização de reuniões de professores as quais se discute os diferentes aspectos do processo educacional. ✂️ b) um rigoroso acompanhamento das atividades dos alunos, a substituição das notas por conceitos e a organização de reuniões de formação para os professores. ✂️ c) a superação de uma concepção credencialista da educação e sua substituição por princípios de autonomia intelectual. ✂️ d) o acompanhamento das atividades de ensino propostas pelos professores, a análise da sistemática de avaliação adotada pela equipe docente e o convencimento das famílias sobre os aspectos positivos do ciclo. ✂️ e) a construção de vínculos afetivos com os alunos, especialmente aqueles que apresentam maiores dificuldades, a adoção de Temas Geradores ou de Trabalhos por Projetos, que garantam o interesse e o prazer de ensinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q325638 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCA preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição: ✂️ a) as produções de Paulo Freire e as pesquisas no campo do sócio-construtivismo. ✂️ b) as chamadas teorias reprodutivistas de Bourdieu e Passeron e as que defendiam a preponderância do background familiar frente à atuação da escola. ✂️ c) a política educacional do governo militar, que priorizava o investimento na habilitação para o trabalho. ✂️ d) as pesquisas desenvolvidas pelos autores brasileiros que propunham um tratamento crítico-social dos conteúdos escolares. ✂️ e) a defesa da organização escolar por ciclos como fator de melhoria do desempenho escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q816786 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCDe acordo com o ECA: ✂️ a) o professor não pode ser responsabilizado por omissão, uma vez que cabe aos dirigentes escolares os encaminhamentos quando do descumprimento do ECA. ✂️ b) cabe à escola propiciar condições para que as famílias e os alunos participem da definição das propostas educacionais. ✂️ c) o diretor da escola deve encaminhar denúncias ao Conselho Tutelar apenas nos casos de elevado números de faltas de crianças na idade de escolaridade obrigatória. ✂️ d) é dever do Poder Público oferecer escolaridade apenas na idade de 7 a 14 anos. ✂️ e) institui os direitos das crianças e dos adolescentes e não há previsões de deveres para a escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q324743 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que: I. favorecem a comunicação e a cooperação. II. privilegiam o entendimento e a negociação. III. criam uma forte identidade profissional dos professores. IV. se articulam em torno de metas precisas. V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado. São corretas, apenas ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I, IV e V. ✂️ d) II, III e IV. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q427395 | Direito Constitucional, Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCO dever do Estado para com a educação dos portadores de deficiências, nos termos da Constituição Federal de 1988, manifesta-se mediante ✂️ a) a facilitação do acesso aos bens e serviços culturais e desportivos com o estabelecimento de passe gratuito às pessoas com deficiências. ✂️ b) a exigência de que Estados e Municípios elaborem Planos de Atendimento às pessoas deficientes com a construção de rampas e barreiras arquitetônicas para facilitar o acesso aos bens públicos. ✂️ c) a criação de Fundo de Investimento para financiar políticas públicas para o setor. ✂️ d) o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino. ✂️ e) a garantia de atendimento gratuito, em entidades especializadas privadas, através de convênios estabelecido pelas esferas públicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro