Questões de Concursos Especialista de Educação

Resolva questões de Especialista de Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q322347 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q320849 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q323811 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q808501 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Tendo em vista a legislação em vigor, o calendário escolar no ensino fundamental deve ser organizado considerando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q328965 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q324614 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q319314 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q813413 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

De acordo com a LDB, os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q328400 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Ao refletir sobre as características e as conseqüências da participação na sociedade, Gandin apresenta basicamente dois tipos de participação, sendo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q329021 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q818253 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Nos termos da LDB, é permitido aos sistemas de ensino

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q810820 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Dentre as afirmações abaixo sobre o Projeto Pedagógico, assinale a alternativa que NÃO condiz com o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q323560 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q324326 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q326534 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q811914 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a implantação dos ciclos exige da equipe pedagógica da escola

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q325638 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

A preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q324743 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que:

I. favorecem a comunicação e a cooperação.

II. privilegiam o entendimento e a negociação.

III. criam uma forte identidade profissional dos professores.

IV. se articulam em torno de metas precisas.

V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado.

São corretas, apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q427395 | Direito Constitucional, Educação, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

O dever do Estado para com a educação dos portadores de deficiências, nos termos da Constituição Federal de 1988, manifesta-se mediante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q816786 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

De acordo com o ECA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.