Questões de Concursos Especialista em Educação Orientador Educacional

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1Q692224 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Nunca o ser humano teve tanta informação à sua disposição, contudo, é preciso saber selecionar o que é importante e descartar o que não é. Com toda essa gama de informação, as pessoas têm a possibilidade de ampliar o seu conhecimento e, até mesmo, compartilhá-lo se quiserem. Essa é a denominada sociedade do conhecimento, que, necessariamente, exige uma educação inovadora. De acordo com Moran (2007), uma educação inovadora, mesmo que a tecnologia favoreça a mudança, necessita ter alguns eixos que servem como diretrizes e pilares para o processo da aprendizagem. Assinale um dos eixos citados por Moran.
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2Q685572 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
                         ESPERANÇA
                                                            Mario Quintana
01 Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
02 Vive uma louca chamada Esperança
03 E ela pensa que quando todas as sirenas
04 Todas as buzinas
05 Todos os reco-recos tocarem
06 Atira-se
07 E — ó delicioso voo!
08 Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
09 Outra vez criança...
10 E em torno dela indagará o povo:
11 — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
12 E ela lhes dirá
13 (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
14 Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
15 — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/
O poema de Mario Quintana alude, metaforicamente, a:
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3Q687883 | Legislação Federal, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

De acordo com Celso Vasconcellos, são características de um Projeto de Ensino-Aprendizagem:
I. Planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula.
II. Quanto ao nível de abrangência, está subdivido em Projeto de Curso e Plano de Aula.
III. Possibilidade de reflexão da prática pedagógica.
Quais estão corretas?
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4Q689424 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Segundo Jonnaert (2010), “... uma das funções do currículo escolar é favorecer a adaptação de um sistema educativo às evoluções das necessidades de uma dada sociedade em matéria de educação”. Portanto, a adaptação curricular se justifica em função das modificações sociais. Desse modo, é INCORRETO afirmar que:
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5Q684070 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Na pedagogia de Paulo Freire, os denominados “temas geradores” são extraídos:
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6Q681512 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Alguns modelos ou perspectivas orientam a prática docente e o contexto do ensino dentro em uma sociedade que exige outro tipo de escola. Nesse sentido, é correto afirmar que:
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7Q684077 | Legislação Federal, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

A Lei no 9.394/1996, que dispõe as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Art. 3º, estabelece que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I. Respeito à liberdade e combate à tolerância.
II. Valorização da experiência extraescolar.
III. Vinculação entre educação escolar e práticas cívico-partidárias.
Quais estão corretos?
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8Q693558 | Português, Morfologia 3210 Verbo, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
                         ESPERANÇA
                                                            Mario Quintana
01 Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
02 Vive uma louca chamada Esperança
03 E ela pensa que quando todas as sirenas
04 Todas as buzinas
05 Todos os reco-recos tocarem
06 Atira-se
07 E — ó delicioso voo!
08 Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
09 Outra vez criança...
10 E em torno dela indagará o povo:
11 — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
12 E ela lhes dirá
13 (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
14 Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
15 — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/
O trecho “Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada”, se transposto para a voz ativa, será dado por:
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9Q692544 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Entre as “10 novas competências para ensinar” propostas por Perrenoud, está a de organizar e dirigir situações de aprendizagem. Essa competência remete a competências mais específicas, quais sejam:
I. Descontextualizar as atividades propostas em sala de aula.
II. Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.
III. Envolver os alunos em atividades de pesquisa.
Quais estão corretas?
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10Q686913 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
            Como ataques na internet podem ser a “gota d’água” em casos de depressão
                                                                                                                                      Ana Paula Blower
01         A morte de uma blogueira do Rio de Janeiro, no mês de julho, mobilizou internautas e
02 levantou uma discussão sobre cyberbullying, depressão e suicídio. A história envolvendo a jovem
03 começou a se tornar conhecida quando, no domingo, ela contou em uma rede social que o noivo
04 havia terminado o relacionamento um dia antes do casamento e que ela manteria a cerimônia
05 mesmo assim, casando-se “consigo mesma”. O episódio gerou uma série de ataques à moça,
06 que, no dia seguinte, tirou a própria vida.
07        O suicídio, como explicam especialistas, não é um comportamento isolado, mas
08 multifatorial — envolve uma série de aspectos, como um transtorno mental como a depressão.
09        Nesse sentido, uma situação, como ataques sofridos na internet, pode ser a “gota d’água”, um
10 desencadeador, que se soma a um histórico. Ainda assim, psicólogos e psiquiatras enfatizam a
11 importância de não julgar ou apontar uma causa específica diante de situações que só a pessoa
12 conhece. Tirar qualquer conclusão sobre o que determina ou não um suicídio intensifica o
13 sofrimento de família e amigos que ficam.
14         “A execração pública através das redes pode ser o que chamamos de ‘fator precipitante’,
15 que faz com que a pessoa tome a decisão de tirar a própria vida. Mas não podemos, e nem
16 devemos, determinar que foi isso quando há um caso desses”, disse Carlos Aragão Neto,
17 psicólogo e especialista em prevenção e posvenção do suicídio. “Não é todo mundo que sofre um
18 ataque desses que tira a própria vida. Antes desses fatores, que podem ser ainda o fim de um
19 relacionamento ou uma falência, por exemplo, há sempre alguma questão anterior”.
                                                                         Disponível em: https://epoca.globo.com/ – Texto adaptado.
Analise as assertivas a seguir a respeito do texto:
I. Trata-se de uma notícia de jornal, visando, unicamente, transmitir informações acerca de um fato ocorrido: o suicídio de uma blogueira, sem objetivar formação de opinião ou conscientização a respeito do tema.
II. De acordo com especialistas, o cyberbullying pode ser um dos principais fatores que levam uma pessoa ao suicídio.
III. Após o suicídio de uma pessoa, levantar hipóteses sobre o ocorrido ou, ainda, tecer julgamentos sobre ele pode acarretar sentimentos negativos para aqueles que tinham a vítima como ente querido.
Quais estão corretas?
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11Q686402 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Todas as ações e atividades de uma escola devem se movimentar em torno do Projeto Político-Pedagógico, porque ele:
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12Q681814 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

O orientador pedagógico é um dos profissionais que compõe o coletivo da escola e, nesse sentido, ele precisa estar ciente de que, para a concretização do seu trabalho como um agente de mudança da prática docente, é necessário:
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13Q685142 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

É finalidade do Projeto Político-Pedagógico:
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16Q683668 | Português, Morfologia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
            Como ataques na internet podem ser a “gota d’água” em casos de depressão
                                                                                                                                      Ana Paula Blower
01         A morte de uma blogueira do Rio de Janeiro, no mês de julho, mobilizou internautas e
02 levantou uma discussão sobre cyberbullying, depressão e suicídio. A história envolvendo a jovem
03 começou a se tornar conhecida quando, no domingo, ela contou em uma rede social que o noivo
04 havia terminado o relacionamento um dia antes do casamento e que ela manteria a cerimônia
05 mesmo assim, casando-se “consigo mesma”. O episódio gerou uma série de ataques à moça,
06 que, no dia seguinte, tirou a própria vida.
07        O suicídio, como explicam especialistas, não é um comportamento isolado, mas
08 multifatorial — envolve uma série de aspectos, como um transtorno mental como a depressão.
09        Nesse sentido, uma situação, como ataques sofridos na internet, pode ser a “gota d’água”, um
10 desencadeador, que se soma a um histórico. Ainda assim, psicólogos e psiquiatras enfatizam a
11 importância de não julgar ou apontar uma causa específica diante de situações que só a pessoa
12 conhece. Tirar qualquer conclusão sobre o que determina ou não um suicídio intensifica o
13 sofrimento de família e amigos que ficam.
14         “A execração pública através das redes pode ser o que chamamos de ‘fator precipitante’,
15 que faz com que a pessoa tome a decisão de tirar a própria vida. Mas não podemos, e nem
16 devemos, determinar que foi isso quando há um caso desses”, disse Carlos Aragão Neto,
17 psicólogo e especialista em prevenção e posvenção do suicídio. “Não é todo mundo que sofre um
18 ataque desses que tira a própria vida. Antes desses fatores, que podem ser ainda o fim de um
19 relacionamento ou uma falência, por exemplo, há sempre alguma questão anterior”.
                                                                         Disponível em: https://epoca.globo.com/ – Texto adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta um pronome demonstrativo em trechos retirados do texto.
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17Q688788 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
            Como ataques na internet podem ser a “gota d’água” em casos de depressão
                                                                                                                                      Ana Paula Blower
01         A morte de uma blogueira do Rio de Janeiro, no mês de julho, mobilizou internautas e
02 levantou uma discussão sobre cyberbullying, depressão e suicídio. A história envolvendo a jovem
03 começou a se tornar conhecida quando, no domingo, ela contou em uma rede social que o noivo
04 havia terminado o relacionamento um dia antes do casamento e que ela manteria a cerimônia
05 mesmo assim, casando-se “consigo mesma”. O episódio gerou uma série de ataques à moça,
06 que, no dia seguinte, tirou a própria vida.
07        O suicídio, como explicam especialistas, não é um comportamento isolado, mas
08 multifatorial — envolve uma série de aspectos, como um transtorno mental como a depressão.
09        Nesse sentido, uma situação, como ataques sofridos na internet, pode ser a “gota d’água”, um
10 desencadeador, que se soma a um histórico. Ainda assim, psicólogos e psiquiatras enfatizam a
11 importância de não julgar ou apontar uma causa específica diante de situações que só a pessoa
12 conhece. Tirar qualquer conclusão sobre o que determina ou não um suicídio intensifica o
13 sofrimento de família e amigos que ficam.
14         “A execração pública através das redes pode ser o que chamamos de ‘fator precipitante’,
15 que faz com que a pessoa tome a decisão de tirar a própria vida. Mas não podemos, e nem
16 devemos, determinar que foi isso quando há um caso desses”, disse Carlos Aragão Neto,
17 psicólogo e especialista em prevenção e posvenção do suicídio. “Não é todo mundo que sofre um
18 ataque desses que tira a própria vida. Antes desses fatores, que podem ser ainda o fim de um
19 relacionamento ou uma falência, por exemplo, há sempre alguma questão anterior”.
                                                                         Disponível em: https://epoca.globo.com/ – Texto adaptado.
Considerando-se o vocábulo “posvenção” (l. 17), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Trata-se de substantivo composto, uma vez que apresenta dois radicais em sua formação.
( ) Semanticamente, o vocábulo refere-se ao conjunto de cuidados psicológicos destinados àqueles que passaram por algum trauma.
( ) É classificado como substantivo sobrecomum, pois não apresenta distinção de gênero.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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18Q693144 | Legislação Municipal, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

De acordo com o Plano de Carreira do Magistério do Município de Sapucaia do Sul, o Sistema Municipal de Ensino compreende as instituições mantidas pelo Poder Público Municipal de:
I. Educação Infantil.
II. Ensino Fundamental.
III. Ensino Médio.
Quais estão corretas?
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19Q688026 | Legislação Federal, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, _______________ é definida(o) como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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