Questões de Concursos Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2

Resolva questões de Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q208128 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

A identificação de um NDB pode ser feita por meio de

modulação de sinal audível emitido em código Morse com

duas ou três letras. Os de duas letras, quando usados como

marcadores de posição nas proximidades de aeródromos, não

se prestam a balizar aerovias para os voos em rota.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q209414 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um equipamento transponder (TDR) modo C tem capacidade de resposta automática de altitude para um serviço de Controle de Aproximação por Radar. Acerca desse equipamento, julgue o item a seguir.

A cada vez que o TDR responde automaticamente a uma interrogação do radar, um led verde ou letras TX piscam e, ao se pressionar momentaneamente o botão IDENT do TDR, é gerado um sinal de retorno distintivo que permanece visível na tela do radar do controle de tráfego aéreo por 30 s. Por essa razão, o botão IDENT não deve ser pressionado sem que o órgão de controle de voo o solicite.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q209159 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Nenhuma pessoa devidamente habilitada pode começar um voo visual VFR, em operação regida pelo RBHA 91, em avião a menos que, considerados o vento e as condições meteorológicas conhecidas, haja combustível suficiente para voar até o local previsto para primeiro pouso e, durante o dia, voar por pelo menos mais 30 min ou, durante a noite, voar por pelo menos mais 45 min. No caso do voo de helicóptero, além das mesmas condições estabelecidas para voo em avião, exige-se quantidade de combustível suficiente para voar mais 30 min, de dia ou de noite.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q209168 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Se a aeronave voa na proa sul com MR de 090º para uma estação NDB, com forte vento de cauda, o piloto, para tomar o rumo da estação, deverá curvar à direita para uma proa maior do que 270º, de modo a compensar o efeito do vento.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q208663 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

Em geral, o uso de técnicas de gerenciamento de estresse para

reduzir seus efeitos constitui importante recurso a ser utilizado

durante o voo pela tripulação da cabine, contudo não se

recomendam as interrupções da rotina por breves momentos,

como, por exemplo, para acalmar a respiração, visto que levam

ao desvio de foco, podendo prejudicar o processo de tomada

de decisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q206617 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

Nos regimes supersônicos e hipersônicos, os filetes de ar em contato com a estrutura do avião, incluindo-se os filetes de ar localizados no interior da camada limite, atingem velocidades superiores à do som.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q206619 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Se houver suspeita de que uma aeronave esteja sendo objeto de interferência ilícita e se ela não dispuser de visualização automática distinta dos códigos 7500 e 7700, modo A ou S, do SSR, o controlador deverá sintonizar sucessivamente o decodificador do SSR nos códigos 7500 e 7700, modo A.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q208927 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

No comando de um helicóptero biturbina, voando a uma velocidade de cruzeiro de 140 kt e com consumo médio de 1.000 lb/h, o piloto detectou falha em um dos motores da aeronave, que passou a voar com apenas um motor. Constatada a falha, o piloto reduziu a velocidade a 100 kt e o consumo caiu para 600 lb/h. O próximo ponto de pouso localizava-se a 150 milhas náuticas do ponto onde estava a aeronave e restavam somente 1.500 lb no tanque de combustível. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que deve haver aumento da autonomia, posto que, com os dois motores em funcionamento, a aeronave chegaria ao local de destino com 430 lb e, com apenas um, chegaria com 600 lb.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q210978 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q207139 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A estabilidade lateral estática das aeronaves pode ser definida como um momento restaurador, criado sempre que suas asas saem de uma condição nivelada. Além disso, a referida estabilidade é influenciada pela posição da asa em relação à fuselagem (alta, média ou baixa), pelo enflechamento, pelo ângulo de diedro e pela superfície vertical da empenagem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

O ângulo de diedro, ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal, contribui para a estabilidade lateral estática de um avião. O referido ângulo será positivo se a ponta da asa estiver em uma posição acima da raiz e, se a ponta da asa estiver em uma posição abaixo da raiz, será negativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q208163 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Em situações de emergência, as mensagens de socorro serão sempre precedidas pela expressão ?PAN, PAN; PAN, PAN; PAN, PAN?.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q210213 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

A tendência de picar (tuck under) tem como causas o descolamento do centro de pressão (CP) para trás do centro de gravidade (CG) e a redução do downwash da asa.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q210734 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

Aeronaves com Plano de Voo VFR poderão entrar, sem autorização do respectivo APP, em TMA ou em CTR classes B, C ou D. Os limites laterais e verticais das TMA e CTR são estabelecidos pela ANAC e publicados em cartas e manuais pertinentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q209975 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

À medida que, em uma aeronave, a reação é acelerada a certa fração de mach, a sua estabilidade direcional sofre oscilações em várias transições, de uma velocidade a outra, embora o mach trimmer seja programado para eliminar tais oscilações.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q210744 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Os gráficos de consumo de um helicóptero apresentam um valor de 1000 lb/h para um voo nivelado a 1000 ft agl com velocidade média de 150 km/h e um valor de consumo para 7000 ft de 500 lb/h para uma velocidade de 100 km/h. Utilizando-se dessa aeronave, o piloto, que decolou com 2500 lbs nos tanques, planejou navegar na altura de 7000 ft em uma rota de 300 km certo de que é capaz de fazer a rota e ainda pousar com 1000 lb nos tanques. Após uma hora de voo, o piloto foi obrigado, por condições meteorológicas leves (nebulosidade sem chuva), a reduzir sua altitude para 1000 ft agl. Logo após reduzir a altitude de 7000 ft para 1000 ft, ele concluiu que não seria possível chegar ao destino, dado que não haveria combustível suficiente para o atendimento das normas da aviação civil brasileira, tendo, então, decido alternar para outro aeródromo próximo. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que o piloto agiu de acordo com o disposto no RBHA 91 sobre navegação VFR em helicóptero.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q211001 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Com o objetivo de melhorar a segurança da navegação aérea, a FCA deverá ser usada em AD que não disponha de órgão ATS local ou naquele em que esse órgão opere apenas durante parte do tempo nas proximidades desses AD. Caso não haja frequência destinada à coordenação entre ACFT para o AD, o piloto deverá utilizar a frequência 123,45 MHz como FCA e, quando estiver operando fora do horário de funcionamento do órgão ATS do AD, o piloto deverá utilizar a frequência do referido órgão como FCA.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q208447 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

Identifica-se comumente o não uso ou o uso indevido do checklist, lista de verificação de procedimentos normais a ser realizada pelos membros da tripulação, como um dos fatores que contribuem para acidentes aéreos.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q209986 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.

Uma aeronave situada no ponto coffin corner sujeita-se a dois tipos de buffets: o de alta e o de baixa.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q209738 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Apesar da proibição do uso de aparelhos eletrônicos a bordo, faculta-se aos detentores de certificado (empresas aéreas) autorizar o uso de telefones celulares a bordo de aviões com mais de 20 assentos para passageiros e sistema de reabastecimento de combustível por gravidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.