Início Questões de Concursos Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2 Resolva questões de Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q208128 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.A identificação de um NDB pode ser feita por meio demodulação de sinal audível emitido em código Morse comduas ou três letras. Os de duas letras, quando usados comomarcadores de posição nas proximidades de aeródromos, nãose prestam a balizar aerovias para os voos em rota. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q210213 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.A tendência de picar (tuck under) tem como causas o descolamento do centro de pressão (CP) para trás do centro de gravidade (CG) e a redução do downwash da asa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q208927 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.No comando de um helicóptero biturbina, voando a uma velocidade de cruzeiro de 140 kt e com consumo médio de 1.000 lb/h, o piloto detectou falha em um dos motores da aeronave, que passou a voar com apenas um motor. Constatada a falha, o piloto reduziu a velocidade a 100 kt e o consumo caiu para 600 lb/h. O próximo ponto de pouso localizava-se a 150 milhas náuticas do ponto onde estava a aeronave e restavam somente 1.500 lb no tanque de combustível. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que deve haver aumento da autonomia, posto que, com os dois motores em funcionamento, a aeronave chegaria ao local de destino com 430 lb e, com apenas um, chegaria com 600 lb. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q211126 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.As aerovias inferiores têm limites laterais de 43 NM (80 km) de largura, estreitando-se a partir de 216 NM (400 km), antes de um auxílio à navegação, e atingindo sobre este a largura de 21,5 NM (40 km). Entre dois auxílios à navegação distantes entre si até 108 NM (200 km), as aerovias inferiores terão a largura de 21,5 NM (40 km) em toda a sua extensão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q209159 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58. Nenhuma pessoa devidamente habilitada pode começar um voo visual VFR, em operação regida pelo RBHA 91, em avião a menos que, considerados o vento e as condições meteorológicas conhecidas, haja combustível suficiente para voar até o local previsto para primeiro pouso e, durante o dia, voar por pelo menos mais 30 min ou, durante a noite, voar por pelo menos mais 45 min. No caso do voo de helicóptero, além das mesmas condições estabelecidas para voo em avião, exige-se quantidade de combustível suficiente para voar mais 30 min, de dia ou de noite. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q206617 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.Nos regimes supersônicos e hipersônicos, os filetes de ar em contato com a estrutura do avião, incluindo-se os filetes de ar localizados no interior da camada limite, atingem velocidades superiores à do som. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q209186 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.Ao atingir o mach crítico, a aeronave alcança, em todos os pontos de sua superfície, velocidade superior à do som. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q210978 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q209168 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.Se a aeronave voa na proa sul com MR de 090º para uma estação NDB, com forte vento de cauda, o piloto, para tomar o rumo da estação, deverá curvar à direita para uma proa maior do que 270º, de modo a compensar o efeito do vento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q208079 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.O yaw damper, ou amortecedor de guinada, é um recurso viável por meio do qual se pode eliminar o dutch roll, sem a necessidade de alteração do desenho da aeronave. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q209414 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Um equipamento transponder (TDR) modo C tem capacidade de resposta automática de altitude para um serviço de Controle de Aproximação por Radar. Acerca desse equipamento, julgue o item a seguir.A cada vez que o TDR responde automaticamente a uma interrogação do radar, um led verde ou letras TX piscam e, ao se pressionar momentaneamente o botão IDENT do TDR, é gerado um sinal de retorno distintivo que permanece visível na tela do radar do controle de tráfego aéreo por 30 s. Por essa razão, o botão IDENT não deve ser pressionado sem que o órgão de controle de voo o solicite. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q211036 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.O AFIS tem por finalidade proporcionar informações que assegurem a condução eficiente do tráfego aéreo nos aeródromos homologados ou registrados que não disponham de órgão ATC. Esse serviço será prestado por uma estação de telecomunicações aeronáuticas identificada como ?RÁDIO? a todo o tráfego aéreo em operação na área de movimento e a todas as aeronaves em voo no espaço aéreo inferior, em um raio de 27 NM (50 km) do aeródromo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q210682 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos recursos aprimorados pela engenharia aeronáutica no intuito de incrementar o desempenho da aeronave, os parâmetros de velocidade e peso/balanceamento, julgue os próximos itensMudanças no formato das asas do tipo wing fences e wing lets contribuem para a redução do arrasto induzido, que é um subproduto da sustentação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q206619 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.Se houver suspeita de que uma aeronave esteja sendo objeto de interferência ilícita e se ela não dispuser de visualização automática distinta dos códigos 7500 e 7700, modo A ou S, do SSR, o controlador deverá sintonizar sucessivamente o decodificador do SSR nos códigos 7500 e 7700, modo A. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q207477 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.Caso uma aeronave esteja sendo interceptada, seu piloto deverá seguir imediatamente as instruções dadas pela aeronave interceptadora; responder aos sinais visuais específicos; notificar, se possível, o fato ao órgão ATS apropriado; tentar entrar em comunicação, via rádio, na frequência de 121,5 MHz, com a aeronave interceptadora; e, caso o contato não seja restabelecido, ele deverá, se possível, repetir a chamada na frequência de emergência 243 MHz. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q209986 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.Uma aeronave situada no ponto coffin corner sujeita-se a dois tipos de buffets: o de alta e o de baixa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q210734 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.Aeronaves com Plano de Voo VFR poderão entrar, sem autorização do respectivo APP, em TMA ou em CTR classes B, C ou D. Os limites laterais e verticais das TMA e CTR são estabelecidos pela ANAC e publicados em cartas e manuais pertinentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q208663 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.Em geral, o uso de técnicas de gerenciamento de estresse parareduzir seus efeitos constitui importante recurso a ser utilizadodurante o voo pela tripulação da cabine, contudo não serecomendam as interrupções da rotina por breves momentos,como, por exemplo, para acalmar a respiração, visto que levamao desvio de foco, podendo prejudicar o processo de tomadade decisão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q211360 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.Em aeronaves turbo-fan ou turbo-hélice movidas a querosene de aviação, pode-se utilizar gasolina de aviação sem quaisquer restrições de tempo de voo, temperatura do combustível na decolagem ou altitude de voo, desde que se verifique constantemente o funcionamento das bombas de combustível. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q207139 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.A estabilidade lateral estática das aeronaves pode ser definida como um momento restaurador, criado sempre que suas asas saem de uma condição nivelada. Além disso, a referida estabilidade é influenciada pela posição da asa em relação à fuselagem (alta, média ou baixa), pelo enflechamento, pelo ângulo de diedro e pela superfície vertical da empenagem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.O ângulo de diedro, ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal, contribui para a estabilidade lateral estática de um avião. O referido ângulo será positivo se a ponta da asa estiver em uma posição acima da raiz e, se a ponta da asa estiver em uma posição abaixo da raiz, será negativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q208128 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.A identificação de um NDB pode ser feita por meio demodulação de sinal audível emitido em código Morse comduas ou três letras. Os de duas letras, quando usados comomarcadores de posição nas proximidades de aeródromos, nãose prestam a balizar aerovias para os voos em rota. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q210213 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.A tendência de picar (tuck under) tem como causas o descolamento do centro de pressão (CP) para trás do centro de gravidade (CG) e a redução do downwash da asa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q208927 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.No comando de um helicóptero biturbina, voando a uma velocidade de cruzeiro de 140 kt e com consumo médio de 1.000 lb/h, o piloto detectou falha em um dos motores da aeronave, que passou a voar com apenas um motor. Constatada a falha, o piloto reduziu a velocidade a 100 kt e o consumo caiu para 600 lb/h. O próximo ponto de pouso localizava-se a 150 milhas náuticas do ponto onde estava a aeronave e restavam somente 1.500 lb no tanque de combustível. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que deve haver aumento da autonomia, posto que, com os dois motores em funcionamento, a aeronave chegaria ao local de destino com 430 lb e, com apenas um, chegaria com 600 lb. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q211126 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.As aerovias inferiores têm limites laterais de 43 NM (80 km) de largura, estreitando-se a partir de 216 NM (400 km), antes de um auxílio à navegação, e atingindo sobre este a largura de 21,5 NM (40 km). Entre dois auxílios à navegação distantes entre si até 108 NM (200 km), as aerovias inferiores terão a largura de 21,5 NM (40 km) em toda a sua extensão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q209159 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58. Nenhuma pessoa devidamente habilitada pode começar um voo visual VFR, em operação regida pelo RBHA 91, em avião a menos que, considerados o vento e as condições meteorológicas conhecidas, haja combustível suficiente para voar até o local previsto para primeiro pouso e, durante o dia, voar por pelo menos mais 30 min ou, durante a noite, voar por pelo menos mais 45 min. No caso do voo de helicóptero, além das mesmas condições estabelecidas para voo em avião, exige-se quantidade de combustível suficiente para voar mais 30 min, de dia ou de noite. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q206617 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.Nos regimes supersônicos e hipersônicos, os filetes de ar em contato com a estrutura do avião, incluindo-se os filetes de ar localizados no interior da camada limite, atingem velocidades superiores à do som. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q209186 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.Ao atingir o mach crítico, a aeronave alcança, em todos os pontos de sua superfície, velocidade superior à do som. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q210978 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q209168 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.Se a aeronave voa na proa sul com MR de 090º para uma estação NDB, com forte vento de cauda, o piloto, para tomar o rumo da estação, deverá curvar à direita para uma proa maior do que 270º, de modo a compensar o efeito do vento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q208079 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.O yaw damper, ou amortecedor de guinada, é um recurso viável por meio do qual se pode eliminar o dutch roll, sem a necessidade de alteração do desenho da aeronave. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q209414 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Um equipamento transponder (TDR) modo C tem capacidade de resposta automática de altitude para um serviço de Controle de Aproximação por Radar. Acerca desse equipamento, julgue o item a seguir.A cada vez que o TDR responde automaticamente a uma interrogação do radar, um led verde ou letras TX piscam e, ao se pressionar momentaneamente o botão IDENT do TDR, é gerado um sinal de retorno distintivo que permanece visível na tela do radar do controle de tráfego aéreo por 30 s. Por essa razão, o botão IDENT não deve ser pressionado sem que o órgão de controle de voo o solicite. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q211036 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.O AFIS tem por finalidade proporcionar informações que assegurem a condução eficiente do tráfego aéreo nos aeródromos homologados ou registrados que não disponham de órgão ATC. Esse serviço será prestado por uma estação de telecomunicações aeronáuticas identificada como ?RÁDIO? a todo o tráfego aéreo em operação na área de movimento e a todas as aeronaves em voo no espaço aéreo inferior, em um raio de 27 NM (50 km) do aeródromo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q210682 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos recursos aprimorados pela engenharia aeronáutica no intuito de incrementar o desempenho da aeronave, os parâmetros de velocidade e peso/balanceamento, julgue os próximos itensMudanças no formato das asas do tipo wing fences e wing lets contribuem para a redução do arrasto induzido, que é um subproduto da sustentação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q206619 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.Se houver suspeita de que uma aeronave esteja sendo objeto de interferência ilícita e se ela não dispuser de visualização automática distinta dos códigos 7500 e 7700, modo A ou S, do SSR, o controlador deverá sintonizar sucessivamente o decodificador do SSR nos códigos 7500 e 7700, modo A. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q207477 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.Caso uma aeronave esteja sendo interceptada, seu piloto deverá seguir imediatamente as instruções dadas pela aeronave interceptadora; responder aos sinais visuais específicos; notificar, se possível, o fato ao órgão ATS apropriado; tentar entrar em comunicação, via rádio, na frequência de 121,5 MHz, com a aeronave interceptadora; e, caso o contato não seja restabelecido, ele deverá, se possível, repetir a chamada na frequência de emergência 243 MHz. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q209986 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.Uma aeronave situada no ponto coffin corner sujeita-se a dois tipos de buffets: o de alta e o de baixa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q210734 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.Aeronaves com Plano de Voo VFR poderão entrar, sem autorização do respectivo APP, em TMA ou em CTR classes B, C ou D. Os limites laterais e verticais das TMA e CTR são estabelecidos pela ANAC e publicados em cartas e manuais pertinentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q208663 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.Em geral, o uso de técnicas de gerenciamento de estresse parareduzir seus efeitos constitui importante recurso a ser utilizadodurante o voo pela tripulação da cabine, contudo não serecomendam as interrupções da rotina por breves momentos,como, por exemplo, para acalmar a respiração, visto que levamao desvio de foco, podendo prejudicar o processo de tomadade decisão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q211360 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.Em aeronaves turbo-fan ou turbo-hélice movidas a querosene de aviação, pode-se utilizar gasolina de aviação sem quaisquer restrições de tempo de voo, temperatura do combustível na decolagem ou altitude de voo, desde que se verifique constantemente o funcionamento das bombas de combustível. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q207139 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.A estabilidade lateral estática das aeronaves pode ser definida como um momento restaurador, criado sempre que suas asas saem de uma condição nivelada. Além disso, a referida estabilidade é influenciada pela posição da asa em relação à fuselagem (alta, média ou baixa), pelo enflechamento, pelo ângulo de diedro e pela superfície vertical da empenagem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.O ângulo de diedro, ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal, contribui para a estabilidade lateral estática de um avião. O referido ângulo será positivo se a ponta da asa estiver em uma posição acima da raiz e, se a ponta da asa estiver em uma posição abaixo da raiz, será negativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro