Questões de Concursos Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário

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1Q470801 | Direito Tributário, Fato gerador, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos à definição, às finalidades básicas e à natureza jurídica do tributo.

A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, devendo-se considerar, necessariamente, para qualificá-la, a destinação legal do produto de sua arrecadação.

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3Q542727 | Probabilidade e Estatística, Variância Variância Amostral Variância Absoluta, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Um porto possui dois cais para embarque ou desembarque de passageiros. Cada cais atende a uma única embarcação por vez, e assim que a operação de embarque ou desembarque é concluída, a embarcação deixa imediatamente o local para que a próxima embarcação possa ser atracada ao cais. O número de embarcações que chegam a esse porto por dia, X, segue um processo de Poisson com taxa de chegada igual a 1 embarcação/dia. Se uma embarcação chega ao porto no instante em que os dois cais estão ocupados, ela entra em uma fila única; não havendo limites para o tamanho da fila. Em cada cais, a taxa de serviço é igual a 1,5 embarcação/dia.

Considerando as informações apresentadas acima e que se trata, nessa situação, de um modelo de fila M/M/2 baseado no processo de vida e morte com taxas de chegada e de serviço constantes, julgue os itens subsequentes.

A variância da distribuição do tempo gasto na operação de embarque ou desembarque é superior a 0,5 dia/embarcação.

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4Q790785 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O lançamento de uma embarcação consiste em sua transferência da carreira, onde é construída, para o mar. O lançamento pode ser classificado em transversal ou de popa.

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5Q539141 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

As instalações elétricas de construções civis devem ser projetadas e executadas de forma a atender às necessidades da construção e de seus usuários, de forma segura, eficiente e econômica. Com relação a tais instalações, julgue os itens a seguir.

No dimensionamento e especificação de fusíveis em uma instalação elétrica predial, é importante levar em consideração a corrente de curto-circuito definida como aquela que provoca danos à instalação elétrica, inclusive com risco de incêndios.

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6Q542983 | Probabilidade e Estatística, Séries Temporais, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando a hipótese de que a quantidade anual de granéis sólidos transportada por uma empresa forme uma série temporal {Wt}t = 1, ..., n, em que Wt represente a quantidade transportada pela empresa no mês t, e que essa série siga um processo ARIMA(0,1,1), julgue os itens subsequentes.

A função de autocorrelação parcial entre (Wt - Wt - 1) e (Wt -3 -Wt - 4) é nula.

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7Q539401 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Os agregados são componentes fundamentais para a qualidade e a durabilidade de concretos. Com relação a especificação de agregados naturais, julgue os itens a seguir.

Os materiais carbonosos podem estar presentes em agregados para concreto não aparente, desde que em porcentagem máxima de 5% em relação à massa do agregado graúdo.

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9Q543242 | Probabilidade e Estatística, Média, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Um porto possui dois cais para embarque ou desembarque de passageiros. Cada cais atende a uma única embarcação por vez, e assim que a operação de embarque ou desembarque é concluída, a embarcação deixa imediatamente o local para que a próxima embarcação possa ser atracada ao cais. O número de embarcações que chegam a esse porto por dia, X, segue um processo de Poisson com taxa de chegada igual a 1 embarcação/dia. Se uma embarcação chega ao porto no instante em que os dois cais estão ocupados, ela entra em uma fila única; não havendo limites para o tamanho da fila. Em cada cais, a taxa de serviço é igual a 1,5 embarcação/dia.

Considerando as informações apresentadas acima e que se trata, nessa situação, de um modelo de fila M/M/2 baseado no processo de vida e morte com taxas de chegada e de serviço constantes, julgue os itens subsequentes.

Em média, o tempo entre a chegada de uma embarcação e a da embarcação seguinte é superior a 0,9 dia.

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10Q534789 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Os agregados são componentes fundamentais para a qualidade e a durabilidade de concretos. Com relação a especificação de agregados naturais, julgue os itens a seguir.

A distribuição granulométrica do agregado graúdo deve atender a faixa granulométrica estabelecida em função das dimensões dos grãos do agregado e das dimensões das aberturas das peneiras utilizadas no ensaio de granulometria.

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11Q414042 | Direito Ambiental, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação à Resolução CONAMA n.º 237/1997, julgue os itens a seguir.

Entre outras atribuições, compete ao IBAMA o licenciamento ambiental a que se refere artigo de lei específica, relacionada a empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental, cujos impactos diretos ultrapassem os limites territoriais do país ou de um ou mais estados.

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12Q530436 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Os agregados são componentes fundamentais para a qualidade e a durabilidade de concretos. Com relação a especificação de agregados naturais, julgue os itens a seguir.

O teor de cloretos admissível nos componentes para preparo de concretos é o mesmo, independentemente do tipo de concreto — simples, armado ou protendido.

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13Q543499 | Probabilidade e Estatística, Média, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Um porto possui dois cais para embarque ou desembarque de passageiros. Cada cais atende a uma única embarcação por vez, e assim que a operação de embarque ou desembarque é concluída, a embarcação deixa imediatamente o local para que a próxima embarcação possa ser atracada ao cais. O número de embarcações que chegam a esse porto por dia, X, segue um processo de Poisson com taxa de chegada igual a 1 embarcação/dia. Se uma embarcação chega ao porto no instante em que os dois cais estão ocupados, ela entra em uma fila única; não havendo limites para o tamanho da fila. Em cada cais, a taxa de serviço é igual a 1,5 embarcação/dia.

Considerando as informações apresentadas acima e que se trata, nessa situação, de um modelo de fila M/M/2 baseado no processo de vida e morte com taxas de chegada e de serviço constantes, julgue os itens subsequentes.

Em média, o tempo gasto na operação de embarque ou desembarque, é superior a 1 dia/embarcação.

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14Q740690 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A respeito da compreensão dos fenômenos macroeconômicos nas economias modernas, julgue os itens que se seguem.

Um dos instrumentos de política monetária que podem ser utilizados em situações de grave crise de crédito, como a que tem sido observada nos últimos meses em todo o mundo, consiste no redesconto de títulos dos bancos comerciais a uma taxa prefixada, embora as instituições financeiras somente utilizem esse tipo de operação como último recurso.

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15Q426768 | Direito Constitucional, Competência Comum, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considere que um estado da federação, que não possui fronteira com outros países, pretenda explorar, diretamente, a atividade de transporte aquaviário de passageiros entre portos localizados em seu território, bem como prestar melhor atendimento às demandas por estrutura portuária. Com respeito a essa situação e à organização do Estado, na forma da Constituição Federal (CF), julgue os itens subsequentes.

O serviço público de infraestrutura aeroportuária é de competência comum entre a União, os estados membros, o Distrito Federal e os municípios, não sendo esse serviço monopólio da União.

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16Q534045 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes relativos a redes de água e esgoto.

Em uma rede de esgoto, os sifões invertidos são canalizações rebaixadas, funcionando sob pressão, empregadas na travessia de rios ou de obstáculos, como, por exemplo, rodovias e ferrovias.

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17Q741418 | Economia, MACROECONOMIA, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A respeito da compreensão dos fenômenos macroeconômicos nas economias modernas, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a teoria neoclássica do crescimento econômico, o estoque de capital deve ser tratado como um recurso homogêneo, que pode ser ajustado para qualquer nível de emprego de mão de obra, se a variável do progresso tecnológico não for considerada no modelo.

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18Q542850 | Probabilidade e Estatística, Média, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Um porto possui dois cais para embarque ou desembarque de passageiros. Cada cais atende a uma única embarcação por vez, e assim que a operação de embarque ou desembarque é concluída, a embarcação deixa imediatamente o local para que a próxima embarcação possa ser atracada ao cais. O número de embarcações que chegam a esse porto por dia, X, segue um processo de Poisson com taxa de chegada igual a 1 embarcação/dia. Se uma embarcação chega ao porto no instante em que os dois cais estão ocupados, ela entra em uma fila única; não havendo limites para o tamanho da fila. Em cada cais, a taxa de serviço é igual a 1,5 embarcação/dia.

Considerando as informações apresentadas acima e que se trata, nessa situação, de um modelo de fila M/M/2 baseado no processo de vida e morte com taxas de chegada e de serviço constantes, julgue os itens subsequentes.

Em 18 dias de funcionamento do porto, espera-se que, em média, em apenas um desses dias haja fila de embarcações.

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19Q742046 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A análise da evolução histórica da economia brasileira é essencial não apenas para a compreensão dos fenômenos cotidianos que a atingem, mas também, e sobretudo, para a percepção de suas vulnerabilidades. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O chamado plano cruzado, instituído em 1986, tinha por objetivo principal combater a inflação que ultrapassara os 200% no ano anterior e contava com várias condições favoráveis ao seu sucesso, como o acúmulo de reservas cambiais combinado com taxa de câmbio favorável, aprovação recente de uma reforma fiscal e unificação dos orçamentos fiscal e monetário.

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20Q542679 | Probabilidade e Estatística, Média, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Um porto possui dois cais para embarque ou desembarque de passageiros. Cada cais atende a uma única embarcação por vez, e assim que a operação de embarque ou desembarque é concluída, a embarcação deixa imediatamente o local para que a próxima embarcação possa ser atracada ao cais. O número de embarcações que chegam a esse porto por dia, X, segue um processo de Poisson com taxa de chegada igual a 1 embarcação/dia. Se uma embarcação chega ao porto no instante em que os dois cais estão ocupados, ela entra em uma fila única; não havendo limites para o tamanho da fila. Em cada cais, a taxa de serviço é igual a 1,5 embarcação/dia.

Considerando as informações apresentadas acima e que se trata, nessa situação, de um modelo de fila M/M/2 baseado no processo de vida e morte com taxas de chegada e de serviço constantes, julgue os itens subsequentes.

Sabendo-se que 1 dia corresponde a 24 horas, o tempo médio de espera na fila é inferior a 1 hora/embarcação.

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