Questões de Concursos Especialista em Regulação de Transporte I

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1Q537088 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

As marcas longitudinais pintadas nas vias separam e ordenam as correntes de tráfego. As linhas de divisão, na cor amarela, de fluxos opostos separam os movimentos veiculares de sentidos contrários e regulamentam a ultrapassagem e os deslocamentos laterais, exceto para acesso à imóvel lindeiro. Essas linhas devem ser possuir largura máxima, em milímetros, de
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2Q536577 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

São revestimentos executados através de uma ou mais aplicações de material betuminoso, seguida(s) de idêntico número de operações de espalhamento e compressão de camadas de agregados com granulometrias apropriadas. Conforme o número de camadas tem-se o intitulado tratamento superficial simples, duplo ou triplo. A descrição refere-se aos revestimentos betuminosos
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3Q422401 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere que determinada empresa, tendo firmado contrato de seguros para cobertura de riscos relacionados com execução de uma obra de grande vulto, tenha tomado conhecimento do agravamento de risco coberto na correspondente apólice e não tenha comunicado a ocorrência de tal fato ao segurador. De acordo com as disposições gerais aplicáveis aos contratos de seguros, na forma disciplinada no Código Civil Brasileiro, a situação narrada
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4Q444679 | Direito Constitucional, Estados Federados, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Aos Estados Federados incumbe, dentre outras,
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5Q551950 | Informática, Modem, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere a seguinte situação hipotética: um usuário recebe o sinal de Internet no seu computador desktop através de um modem de banda larga que também é roteador wireless, ligado diretamente ao computador por um cabo ethernet. Apesar de todos os equipamentos serem atuais e terem sido instalados recentemente, em determinado momento a Internet para de funcionar e aparece um símbolo de falha no ícone da rede da barra de tarefas.

Um conjunto de possíveis problemas relacionados a esta situação e ações para resolvê-los é elencado abaixo.

I. O cabo ethernet de par trançado pode ter se desconectado ou ficado frouxo, em decorrência do usuário movimentar o gabinete ou o modem. É recomendável que o usuário verifique a conexão do cabo, tanto no modem quanto no gabinete do computador.

II. O modem pode não estar funcionando bem em decorrência, por exemplo, de sobrecarga no tráfego de informações. É recomendável que o usuário desligue o modem e ligue-o novamente após alguns segundos, para que ele seja reiniciado e o seu funcionamento normal seja restaurado.

III. O adaptador de rede pode estar desativado, o driver pode estar desatualizado ou a placa de rede pode estar danificada. É recomendável que o usuário atualize o driver do adaptador de rede, ative-o, caso esteja desativado, ou providencie a troca da placa de rede, caso esteja danificada.

IV. O cabo ethernet coaxial pode ter se rompido devido ao seu núcleo de alumínio ser bastante sensível, principalmente nas proximidades dos conectores RJ-35 usados para fazer a ligação ao modem e ao gabinete do computador.

É recomendável que o usuário faça uma verificação visual para saber se o cabo está rompido. São problemas e ações corretas que podem ser tomadas para tentar resolvê-los o que consta APENAS em

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6Q738833 | Economia, Estruturas de Mercado, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Na análise da estrutura concorrencial do mercado, o modelo de Cournot
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7Q535058 | Engenharia Civil, Projetos Elétricos, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O circuito elétrico monofásico de uma edificação deve ser dimensionado com condutores de cobre para a tensão de 110 V, potência de 1210 W, fator de potência unitário e distância de 23,2 m até o quadro de distribuição. Considerando a resistividade do cobre igual a 1/ 58 (?×mm2 /m) e a queda de tensão admissível para esse circuito de 2%, a área calculada da seção transversal dos condutores é, em mm2,
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8Q538134 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

No programa de AutoCAD o comando Object Snap também conhecido como Osnap permite
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9Q744471 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Dentre as chamadas reformas estruturais de nossa economia, adotadas ao longo dos anos 1990, elenca-se:

I. Abertura econômica, a partir da redução de tarifas de importação e redução de barreiras não-tarifárias.

II. Proposição do Programa Nacional de Desestatização.

III. Renegociação da dívida externa.

IV. Estabilização de preços a partir do Plano Real.

Está correto o que se apresenta em

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10Q649758 | Informática, Algoritmos, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Em uma aplicação ASP.net, um Especialista em Tecnologia da Informação criou um arquivo chamado header.cshtml com um conteúdo que deseja utilizar como cabeçalho de muitas páginas do site. Para importar o conteúdo deste arquivo em uma página que está criando, este Especialista deve utilizar a instrução
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11Q528671 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Para o cálculo e dimensionamento das estruturas de concreto submetidas à flexão, os esforços nas armaduras podem ser considerados concentrados no centro de gravidade correspondente, se a distância deste centro de gravidade ao centro da armadura mais afastada, medida normalmente à linha neutra, não atingir, em relação à altura da peça, o percentual de
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12Q648991 | Informática, Windows, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O Windows 10, em português, possui suporte a áreas de trabalho virtuais, de forma que possam separar recursos abertos em diferentes áreas de trabalho. Para conseguir uma visão geral das áreas de trabalho abertas, e ter acesso aos recursos para adicionar novas áreas de trabalho ou remover as existentes, pressiona-se a combinação de teclas
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13Q739105 | Economia, Contabilidade Social, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

A respeito do bem-estar econômico, considere:

I. Amplamente relacionado à forma com que os indivíduos valorizam as temáticas humanas, sociais e econômicas, o bemestar pode ser vislumbrado sob diferentes aspectos, no entanto, todos intimamente atrelados entre si. Uma das formas de se observar o bem-estar é através da dimensão econômica, cujo enfoque é direcionado aos elementos que proporcionam maior nível de comodidade econômica e satisfação individual ou coletiva.

II. O PIB per capita ganhou o status de indicador de bem-estar econômico a partir da década de 1950, sobretudo devido às seguintes vantagens: ser facilmente calculado através de base de dados disponíveis na maior parte dos países; permitir a comparabilidade entre estes; incluir em sua extensão variáveis que captam a distribuição de renda, a expectativa de vida, o nível de gastos desagregados, o estoque de recursos naturais, o nível de desemprego, o estoque de capital humano, entre outras características que são de extrema importância à mensuração do nível de bem-estar econômico de uma sociedade.

III. O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, elaborado por Amartya Sen e Mahbub ul Haq, nos anos 1970, busca refletir outros aspectos, que não os estritamente econômicos, em sua composição.

IV. O bem-estar econômico depende de uma ampla gama de variáveis, as quais podem ser agrupadas em quatro dimensões: fluxos de consumo pessoal; estoques de riqueza; distribuição de renda; e seguridade econômica.

V. A necessidade de se conhecer o nível de bem-estar de uma sociedade, assim como mensurar os resultados de uma política focalizada, fez com que surgissem e fossem disseminados diversos instrumentos estatísticos de medição, os chamados “indicadores econômicos e sociais”.

Está correto o que se afirma APENAS em

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14Q646949 | Informática, Linguagens, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere que um Especialista em Tecnologia da Informação da ARTESP está participando de uma reunião técnica que visa decidir qual protocolo utilizar no ambiente de médio porte baseado em Storage Area Network - SAN instalado. O Especialista opinou que deveria ser utilizado o Fibre Channel Protocol - FCP, pois
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15Q405798 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere:

I. Agentes administrativos executando serviços de fiscalização em atividades de comércio.

II. Atuação na área do ilícito puramente administrativo (preventiva ou repressivamente).

III. Inspeções e perícias em determinados locais e documentos, destinados a investigar a prática de crime.

IV. Rege-se pelo Direito Administrativo e incide, dentre outros, sobre as atividades dos indivíduos.

No que concerne às características e exemplos da polícia administrativa, que não se confunde com a polícia judiciária, está correto o que consta APENAS em

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16Q745512 | Economia, Elasticidade, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

A Curva de Laffer nos alerta para uma relação entre
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17Q740137 | Economia, Contabilidade Social, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

A hipótese do Efeito da Curva J preconiza que no curto prazo
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18Q747306 | Economia, Custo de Produção, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Em um mercado caracterizado por concorrência monopolística, o empresário, para maximizar seu lucro, deve produzir uma quantidade tal que a receita marginal seja igual
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19Q420651 | Direito Civil, Pessoas, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

Considere que Carlos, piloto de aeronaves, tenha sido considerado pródigo, nos termos da legislação civil pátria em vigor. Tal declaração significa que Carlos
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20Q409389 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC, 2017

O Estado de São Paulo realizou um importante programa de concessões rodoviárias a partir dos anos de 1990, transferindo à iniciativa privada a manutenção e exploração de diversas rodovias, em relação às quais a receita auferida com a cobrança de pedágios e outras de caráter acessório, mostraram-se suficientes para a sustentabilidade do modelo. Manteve sob sua responsabilidade outras rodovias, arcando com os custos correspondentes à manutenção e às obras necessárias, eis que a receita passível de ser auferida pela exploração das mesmas não seria suficiente para conferir tal sustentabilidade. No atual momento nacional, de constrição orçamentária e financeira, suponha que o Estado cogite desonerar-se ao menos de parte de tais despesas, o que, à luz do ordenamento jurídico pátrio, poderia ser feito mediante a celebração de
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